Brasil registra 11 mil partos anuais de meninas menores de 14 anos

O Brasil registra, em média, 11 mil partos anuais de meninas menores de 14 anos, caracterizados como “estupro de vulnerável” pela legislação. Os dados são de um estudo conduzido pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) com base no Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (Sinasc), abrangendo os anos de 2020 a 2022.

Segundo a pesquisa, cerca de 40% dessas adolescentes não conseguem iniciar o pré-natal dentro do prazo recomendado, até a 12ª semana de gestação. A epidemiologista Luiza Eunice Sá da Silva, do Centro Internacional de Equidade em Saúde da UFPel, destacou que os números incluem fatores como idade, raça/cor, região e escolaridade das meninas.

Barreiras ao acesso ao aborto legal e pré-natal

Além da dificuldade de acesso ao pré-natal, o estudo revelou que muitas dessas adolescentes enfrentam obstáculos médicos e burocráticos para realizar o aborto legal, mesmo quando têm direito ao procedimento.

“Demoras no reconhecimento da gravidez e na comunicação para a família são fatores que atrasam o início do pré-natal e dificultam a decisão de interromper a gestação”, explicou o levantamento.

Estupro de vulnerável em números

Em 2022, foram registrados 74.930 casos de estupro no Brasil, sendo 56.820 (75%) classificados como estupro de vulnerável. O estudo da UFPel alerta que mudanças legislativas, como propostas de alteração nas leis que regem o aborto, podem agravar a situação, deixando ainda mais meninas sem o suporte necessário após um episódio de violência sexual.

O levantamento reforça a necessidade de políticas públicas voltadas para o atendimento integral dessas vítimas, garantindo acesso à saúde e a serviços de apoio social e psicológico.

Prefeita Maria das Graças homenageia Ipiaú pelos 91 anos de emancipação

No início da manhã desta segunda-feira (2), a prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, publicou uma mensagem emocionante em homenagem aos 91 anos de emancipação político-administrativa do município. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, a gestora destacou o orgulho de fazer parte da história da cidade e relembrou as conquistas alcançadas ao longo de seus oito anos de gestão.

Na mensagem, Maria expressou gratidão e alegria ao celebrar a data, enfatizando o compromisso de sua administração em promover o desenvolvimento e a qualidade de vida para a população, reforçando a importância de cada ipiauense no progresso do município.

A gestora também mencionou avanços em áreas estratégicas como educação, saúde, cultura, esporte, infraestrutura, agricultura e desenvolvimento econômico. “A marca desse trabalho é percebida no dia a dia dos ipiauenses”, afirmou, reconhecendo o esforço conjunto de sua equipe de governo e da comunidade para transformar Ipiaú na “cidade do desenvolvimento”.

Encerrando a homenagem, a prefeita renovou o compromisso com o futuro do município, chamando a população a se unir em prol de novos avanços. “Neste dia especial dos 91 anos, vamos juntos renovar o nosso compromisso de cuidar de Ipiaú e construir um futuro ainda mais promissor.”

A partir das 9h, a gestora marcará presença nos eventos da festividade do aniversário da cidade, que acontecerá na praça Ruy Barbosa e a igreja Matriz São Roque. *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Sessão proposta por Sandro Régis homenageia centenário do ex-governador Antônio Lomanto Júnior

Amigos familiares e nomes importantes da classe política prestigiaram a sessão especial realizada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), nesta quinta-feira (28), em homenagem ao centenário do ex-governador Antônio Lomanto Júnior (1924-2015). Proponente da sessão, o deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) destacou que o legado de Lomanto Júnior revolucionou a forma de fazer política.

“Ele mudou a forma de enxergar a coisa pública e se tornou um exemplo de dedicação, competência e amor ao povo baiano em todos cargos que ocupou. Prova disso é que 100 anos após o seu nascimento, estamos aqui, a antiga e a nova geração, juntas, celebrando o poder do exemplo que ficou marcado para a história”, afirmou Sandro Régis.

Conduzida pelo presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD), a sessão teve a presença de deputados federais, estaduais, além do ex-governador Paulo Souto, do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União Brasil) e do deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil), neto do ex-governador.

Em seu discurso, Sandro Régis destacou que, desde o início de sua carreira política como vereador em 1947 em Jequié, Lomanto já mostrava talento para liderança. Logo depois, acrescentou o deputado, ele foi eleito prefeito entre 1951 e 1955 e em seguida deputado estadual, com um mandato de destaque como um “incansável defensor do interior baiano”.

Lomanto Júnior voltou a assumir a Prefeitura de Jequié pela segunda vez entre 1959 e 1963 e então alcançou o auge de sua carreira política: se tornou governador da Bahia com apenas 37 anos, sendo o mais jovem a alcançar o cargo até então, entre 1963 e 1967. Depois foi deputado federal por duas vezes, com o feito histórico de ter sido reeleito em 1975 junto com o filho Leur Lomanto, que também compôs a mesa da homenagem na Assembleia Legislativa.

“Nesta Casa, Lomanto Júnior teve a oportunidade de defender as suas bandeiras”, afirmou o deputado federal Leur Lomanto Júnior. ao agradecer a homenagem, destacando que entre as suas principais bandeiras estava a defesa do municipalismo.

Quem também saudou a memória de Lomanto Júnior foi o ex-deputado Ewerton Almeida, contemporâneo do ex-governador, que lembrou o episódio em que “Lomanto levou a Bahia ao cenário internacional ao visitar o presidente dos EUA, John F. Kennedy, na Casa Branca”.

Também marcaram presença na sessão especial os deputados federais Paulo Magalhães (PSD), Adolfo Viana (PSDB), Gabriel Nunes (PSD), Lídice da Mata (PSB), José Rocha (União Brasil), o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcus Presídio, o presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia (IGHB), Joaci Góes, além de dezenas de deputados estaduais e outras autoridades.

Prefeita Ana Cléia marca presença na 33ª edição da FENAGRO em Salvador e participa de encontro com lideranças estaduais

A prefeita Ana Cléia participou, neste domingo (1º), da abertura oficial da 33ª Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), realizada no Parque de Exposições em Salvador. O evento, que reúne produtores, expositores e gestores públicos, é considerado um dos maiores do setor no país. A expectativa da organização é receber mais de 100 mil visitantes ao longo da programação, que inclui exposição de animais e produtos agropecuários, leilões, shows, espaço infantil e mais de 25 estandes com serviços gratuitos oferecidos pelo Governo do Estado.

Durante sua visita, a prefeita se encontrou no estande do jornal A Tarde com gestores municipais que integram a União dos Municípios da Bahia (UPB). O momento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, que reforçou a importância da Fenagro para o fortalecimento da economia baiana e o papel estratégico dos municípios na promoção do desenvolvimento rural.

“A Fenagro é mais do que uma feira; é um símbolo da força do agronegócio e da cultura do nosso estado. Participar deste evento nos permite conhecer novas tecnologias, fortalecer parcerias e levar para o nosso município ideias e projetos que podem transformar a vida dos nossos produtores e ampliar o desenvolvimento econômico local”, destacou Ana Cléia.

O encontro no estande do jornal também foi uma oportunidade para estreitar laços entre os gestores e alinhar estratégias conjuntas para fortalecer as ações municipais no interior do estado. A Fenagro segue até o próximo domingo (8), consolidando-se como um espaço de integração, negócios e valorização da agropecuária baiana.

Ubaitaba: Acidente na BR-101 deixa dois jovens feridos, próximo a polpa de frutas

Reprodução: Ubaitaba Urgente

Na noite deste domingo (1º), um grave acidente foi registrado na BR-101, nas proximidades da Polpa de Frutas, em Ubaitaba. Um veículo capotou e caiu em uma ribanceira às margens da rodovia, deixando várias pessoas feridas.

De acordo com informações preliminares, o número de ocupantes no veículo varia entre três e quatro pessoas. Duas vítimas foram socorridas pelo SAMU e encaminhadas ao Hospital São Vicente de Paulo, em Ubaitaba. Entre elas, Lucas de Oliveira Santos, morador de Aurelino Leal, e uma jovem que não teve a identidade divulgada.

Lucas apresentava grande agitação e precisou ser transferido para o Hospital de Base, em Itabuna, para exames mais detalhados. A jovem recebeu atendimento médico e foi liberada.

O veículo ficou completamente destruído após o acidente. Ainda não há informações precisas sobre o estado de saúde das outras possíveis vítimas ou as causas que levaram ao capotamento. A polícia investiga as circunstâncias do ocorrido.

Ipiaú completa 91 anos de emancipação política; conheça a história do município

Ipiaú celebra nesta segunda-feira, 91 anos de sua emancipação político-administrativa, marcando quase um século de história rica e singular. Situada no coração da região cacaueira da Bahia, o município possui raízes que remontam à ocupação indígena dos Tapuias e ao contexto desafiador da colonização. Com o passar do tempo, essa área transformou-se em um polo de desenvolvimento econômico e cultural.

As origens: de Rapa-tição a Alfredo Martins

A história de Ipiaú começa em uma região de vastas matas, inicialmente habitada pelos índios da tribo Tapuia. O local, que atraía criminosos e aventureiros, ficou conhecido como Rapa-tição, um nome que simbolizava “roubo de tições” ou, em outra interpretação, “barulho ou desordem”, referindo-se ao uso de tições como armas em conflitos.

Por volta de 1913, Raimundo dos Santos se estabeleceu na região que hoje é a vila de Ibirataia, conhecida na época como Tesouras. Naquele tempo, o local era praticamente deserto, habitado apenas por duas mulheres e um fugitivo de Castro Alves. Em meio a fazendas de cacau, Raimundo dos Santos dedicava-se à lavoura cacaueira, vendendo sua produção aos viajantes que transitavam pela área.

Percebendo o potencial de crescimento da região, em 1916, ele conseguiu junto a Camamu a criação de um Distrito de Paz no povoado. Embora desejasse o nome Rio Novo, o distrito foi batizado de Alfredo Martins. Esse foi o primeiro passo para a formação de um núcleo urbano organizado.

A expansão cacaueira e a chegada dos colonizadores

A fertilidade do solo atraiu um grande número de colonizadores, que chegaram em levas vindas de diferentes regiões da Bahia. A parte norte recebeu moradores do sertão, especialmente de Jequié e Nossa Senhora da Conquista. No sul, a ocupação foi mais antiga, com colonos provenientes de Ilhéus, subindo o Rio das Contas em busca de terras férteis para o cultivo do cacau. Já na parte leste, o fluxo de povoadores veio de Camamu e Santarém.

A partir desse cenário de expansão, a região se consolidou como um importante centro agrícola, baseado especialmente na produção cacaueira. Em 1933, o município de Rio Novo, antigo nome de Ipiaú, já era constituído pelos distritos de Rio Novo, Barra do Rocha, Dois Irmãos e Tesouras.

De Rio Novo a Ipiaú: a mudança do nome

Com o tempo, mudanças administrativas foram moldando o território. Pelo Decreto-Lei Estadual n.º 141, de 31 de dezembro de 1943, e sua retificação pelo Decreto Estadual n.º 12.978, de 1 de junho de 1944, o município passou a se chamar Ipiaú. Na mesma ocasião, os distritos de Dois Irmãos e Tesouras receberam os novos nomes de Ubatã e Ibirataia, respectivamente.

Já em 1950, a divisão territorial confirmou o município constituído pelos distritos de Ipiaú, Barra do Rocha, Ibirataia e Ubatã, delineando os limites que persistem até hoje.

Ipiaú hoje: legado e futuro

Atualmente, Ipiaú é um município que combina a herança cultural do passado com as perspectivas de desenvolvimento no presente. Sua importância histórica é reflexo de um povo resiliente que transformou uma terra inóspita em um lugar próspero. O cultivo do cacau ainda ocupa papel central na economia local, mas novas atividades econômicas têm surgido, diversificando a base produtiva da região.

Comemorar os 91 anos de emancipação é relembrar o caminho percorrido e projetar um futuro de progresso para Ipiaú, sempre honrando sua rica história e os esforços daqueles que a construíram.

Ipiauense fica ferido em acidente na BR-330, entre Ubatã e Barra do Rocha

Na tarde deste domingo (02), um morador de Ipiaú, identificado como Josenaldo Santos morador de Ipiaú, de 38 anos, sofreu ferimentos após um acidente com uma motocicleta na BR-330, próximo ao lixão de Ubatã.

De acordo com informações preliminares, o acidente aconteceu a aproximadamente 600 metros do local, quando Josenaldo perdeu o equilíbrio e caiu do veículo. Ele foi socorrido e encaminhado para uma unidade de saúde da região.

Segundo informações o mesmo estava fazendo uso de bebida alcoólica e já teria tomado uma queda mais cedo em Ubatã, o mesmo teve fratura em uma das costelas e também no pé e foi transferido para o hospital de base em Itabuna.

 

Ubatã: Condutor colide com ônibus e caminhão em grave acidente

Foto: Interiorano

Na noite deste domingo (1º), um grave acidente foi registrado no trecho urbano da BR-330, nas proximidades do acesso ao bairro 31 de Março, em Ubatã, no sul da Bahia.

De acordo com informações preliminares, o motorista de um veículo modelo Gol, que apresentava sinais visíveis de embriaguez, seguia no sentido bairro Londrina quando perdeu o controle da direção. O carro colidiu lateralmente com um ônibus e, na sequência, chocou-se frontalmente contra um caminhão que transitava em sentido oposto.

O impacto foi tão forte que o motorista do Gol ficou ferido e precisou ser socorrido no local por uma equipe de emergência. Até o momento, não há informações sobre o estado de saúde do condutor ou se houve outros feridos entre os ocupantes do ônibus e do caminhão.

Fonte: Interiorano

Atentado em Dário Meira: Mulher é Baleada Dentro de Casa

Foto Montagem: Amarelinho Noticias

Uma mulher identificada como Aline Jesus Viana, de 27 anos, foi gravemente ferida após ser baleada dentro de sua residência na noite deste domingo, 1º de dezembro, em Dário Meira. O crime ocorreu por volta das 19h, quando dois homens invadiram uma casa localizada na Rua Quintino Bastos, no bairro Nova Cajazeira, e efetuaram vários disparos contra a vítima em um dos quartos do imóvel.

Apesar de estar presente no local, a filha de Aline não foi atingida. Segundo relatos de moradores, cerca de seis disparos foram ouvidos no momento do ataque. Aline foi socorrida pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhada em estado gravíssimo para o Hospital Geral de Ipiaú.

A Polícia Militar iniciou buscas pelos suspeitos, que fugiram logo após o crime. A autoria e motivação do atentado estão sendo investigadas pela Polícia Civil.

Redação Amarelinho Noticias 

 

Dário Meira: Adolescente morto em atentado era de Itambé e teria sido aprovado em peneira do Cruzeiro, diz mãe

Foto: Blog do Marcos Frahm

Foram identificados pela Polícia Técnica e liberados neste domingo do Instituto Médio Legal de Jequié, no Médio Rio de Contas, os corpos de duas das vítimas do atentado ocorrido na madrugada de sábado (30) na localidade de Planalto íris, no município de Dário Meira. Na ação criminosa, um homem de 29 anos, Luiz Henrique Passos de Jesus, e um adolescente de 15, Luiz Gustavo Ferreira da Silva, morreram no local e outra pessoa que teria sido baleada foi socorrida para uma unidade de Saúde. As vítimas estavam em uma casa, que foi invadida pelos atiradores.

O crime mobilizou equipes policiais de Dário Meira e da região, inclusive a equipe da 9ª Coorpin / Jequié, onde a mãe de Luiz Gustavo esteve neste sábado e domingo para prestar esclarecimentos e fazer o reconhecimento do corpo. A mulher, Érica Barbosa, conta que o filho, que era oriundo da cidade de Itambé/BA estaria se relacionando com outra adolescente e que ambos estavam há meses em São Paulo, que teriam retornado, mas não sabe por qual motivo o filho desembarcou em Dário Meira, onde foi morto. Ela conta ainda que não estava conseguindo manter contato com a jovem que se relacionava com o filho e nem com a mãe da adolescente.

A redação do Blog do Marcos Frahm e à polícia na Delegacia de Jequié Érica fez também a revelação de que o filho tinha um sonho de ser jogador de futebol, que teria sido aprovado peneira do Cruzeiro/MG em SP e que aguardava a convocação. A polícia investiga o crime, apura se o atentado teve relação com outros crimes e até este domingo ninguém foi preso.

Donald Trump ameaça tarifar Brics em 100% se tentarem substituir o dólar como moeda de referência

Em post na rede social Truth, o presidente eleito dos EUA, Donald Trump, mandou um recado para os países Brics. Disse que os EUA não ficarão parados diante da ideia dos Brics de tentar substituir o dólar.

”Exigimos compromisso desses países de que não criarão uma nova moeda Brics, nem apoiarão nenhuma outra moeda para substituir o poderoso dólar americano ou enfrentarão tarifas de 100% e devem esperar dizer adeus à venda para a maravilhosa economia dos EUA. Eles podem encontrar outro otário!”, escreveu Trump, ressaltando que ”não há chance de que os Brics substituam o dólar americano no comércio internacional, e qualquer país que tente deve dizer adeus à América”.

*por Amélia Alves/Estadão Conteúdo

Corpo de homem é encontrado no Sun Ville, em Jequié; dois mortos e um baleado em Dário Meira

O corpo de um homem foi encontrado com sinais de agressão em um matagal na região do bairro Sun Ville, em Jequié, na tarde deste sábado (30). O homem, que trajava bermuda jeans e camiseta vermelha estava em avançado estado de decomposição e teve o corpo removido ao Instituto Médico Legal pela Polícia Técnica e Polícia Militar.

O caso será apurado pela Delegacia Territorial de Jequié através da 9ª Coorpin, que designou encaminhou equipe para levantar informações no município de Dário Meira, onde duas pessoas foram assassinadas e uma baleada na madrugada de hoje na localidade de Planalto íris, no Médio Rio de Contas. As vítimas, ainda não identificadas foram surpreendidas por criminosos que invadiram uma casa e fizeram os disparos.

O homem baleado foi socorrido para uma unidade de saúde. A polícia investiga se o atentado tem relação com outros crimes na região. Os corpos foram encaminhados ao IML de Jequié e a Polícia Civil faz buscas em ação conjunta com a PM.

Polícia apreende 60kg de maconha e munição em Itabuna, na Bahia

Policiais militares apreenderam drogas e munição na Rua Hercília Teixeira, em Itabuna, cidade distante cerca de 317 km de Salvador, na última sexta-feira (29).

Os agentes do 15º BPM estavam realizando a Operação Garra de Arquimedes, quando foram acionados, por meio de uma denúncia, acerca de um suposto recebimento de drogas por parte de traficantes.

Ao chegarem no local indicado pela denúncia, os policiais encontraram a droga e munições na parte subterrânea de um imóvel. Foram apreendidas três caixas contendo 60 kg de maconha, 26 munições cal.556, um carregador de fuzil e uma balança de precisão.

Nenhum suspeito foi localizado no imóvel ou próximo dele e todo o material apreendido pela Polícia Militar foi apresentado à delegacia de Itabuna para que a ocorrência fosse registrada.

Suspeito de tráfico é preso por porte ilegal de arma na Bahia

Um suspeito de tráfico de drogas, de 26 anos, foi preso por porte ilegal de arma na manhã desta quarta-feira (27), em Feira de Santana, cidade a 100 km de Salvador.

Segundo informações da Polícia Civil da Bahia (PC-BA), policiais militares estavam em patrulhamento, quando viram um homem com algo enrolado em uma camisa. Ao avistar a viatura, o suspeito fugiu, mas foi capturado.

Ao realizar a abordagem, os policiais encontraram um revólver, 30 pedras de crack e duas porções de maconha. O suspeito e o material foram apresentados à delegacia para adoção das medidas cabíveis.

Mulher é morta a tiros dentro de casa no interior da Bahia

Segundo informações da Polícia Civil, a vítima foi identificada como Girlene Souza, de 38 anos, e foi morta por três homens encapuzados que invadiram a residência e dispararam os tiros. A mulher morreu no local.

PMs também estiveram no lugar e isolaram o local para que o DPT realizasse a perícia e a remoção do corpo. A autoria e motivação para o crime serão investigadas pela Polícia Civil.

Uma mulher de 29 anos foi morta a tiros, após ter tido a casa invadida por homens armados na madrugada desta terça-feira (24), no bairro de Praia Grande, no Subúrbio de Salvador. A vítima foi identificada como Tailane dos Santos Pereira. Ela estava sozinha no imóvel.

Policiais militares da 18ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) foram acionados pelos vizinhos para averiguar a situação e no local, eles já localizaram a mulher sem vida. Parte da rua Nova Divinéia foi isolada e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) fez a remoção do corpo e perícia.

95% das pessoas diagnosticadas com HIV no Brasil não transmitem a doença

No Brasil, 95% das pessoas em tratamento contra o HIV (Vírus da Imunodeficiência Humana) estão em supressão viral, quando a doença é intransmissível, segundo dados divulgados na quinta-feira (28) pelo Ministério da Saúde.
Em 2023, o país diagnosticou 96% das pessoas estimadas de serem infectadas por HIV, de acordo com informações do Unaids (Programa Conjunto das Nações Unidas para o HIV e a Aids). O percentual é calculado a partir da estimativa de pessoas vivendo com HIV.
A ONU (Organização das Nações Unidas) definiu metas globais para acabar com a Aids como problema de saúde pública: ter 95% das pessoas vivendo com HIV diagnosticadas; ter 95% dessas pessoas em tratamento antirretroviral; e, dessas em tratamento, ter 95% em supressão viral. Hoje, em números gerais, o Brasil possui, respectivamente, 96%, 82% e 95% de alcance.
O Brasil subiu seis pontos percentuais na meta de diagnóstico das pessoas vivendo com HIV, passando de 90% em 2022 para 96% em 2023.
“Não foi fácil essa reconstrução. Esse trabalho é resultado do diálogo com a sociedade civil e vários movimentos que, historicamente, também foram responsáveis pela centralidade que a agenda passou a ter como política pública”, disse em evento a ministra da Saúde, Nísia Trindade.
Para o Ministério da Saúde, o aumento no número de diagnósticos da doença foi registrado devido à expansão da oferta da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição), uma vez que para iniciar a profilaxia, é necessário fazer o teste. Com isso, mais pessoas com infecção pelo HIV foram detectadas e incluídas imediatamente em terapia antirretroviral.
Também na quinta, o Ministério da Saúde lançou uma nova campanha de conscientização, com o tema “HIV. É sobre viver, conviver e respeitar. Teste e trate. Previna-se”. Pela primeira vez, o governo federal conscientiza que “i é igual a zero”, ou seja, quando o HIV fica indetectável, há zero risco de transmissão.

Garota contrata Luan Santana com cache de 2 milhões para sua festa de 15 anos

O sonho de toda menina, ao completar 15 anos, é uma festa. Mas a festa que aconteceu nesta sexta-feira (29) em Curitiba, no Clube Curitibano, talvez tenha superado qualquer expectativa de uma jovem de 15 anos. Com muito luxo, decoração impecável e comida de milhões, a adolescente Jhennifer Lopes teve também nada menos do que Luan Santana se apresentando em sua festa.

A aniversariante Jhennifer Lopes é moradora de São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e faz parte da dupla sertaneja com o irmão, Thiago. Além disso, a adolescente é fã, desde a infância, de Luan Santana. Veio daí a surpresa do pai da jovem.

Ao todo, a festa reuniu aproximadamente 1200 pessoas. Para o show, que aconteceu no salão principal (o azul) do clube que é um dos mais famosos e tradicionais de Curitiba, o cantor adaptou a estrutura de Luan City.  A reportagem da Banda B apurou que o show de Luan Santana custou R$ 2 milhões. Já o custo total da festa gira em torno dos R$ 5 milhões.

Puro luxo A festa de Jhennifer Lopes teve uma estrutura gigantesca. Celebrada no maior salão e o mais importante também, a comemoração contou com recepção elegante de um quinteto, entre eles um dos principais professores que marcaram a trajetória musical de Jhennifer.

O jantar foi uma verdadeira experiência gastronômica, com um cardápio variado que incluía finger foods, culinária japonesa e o melhor da gastronomia curitibana, cuidadosamente elaborado para agradar todos os paladares. Já a parte dos doces impressionava qualquer um. Além dos tradicionais doces de festa, os convidados tinham à disposição guloseimas à vontade e sorvete.

Luan Santana foi a grande surpresa  Um dos momentos mais aguardados da noite foi a abertura da pista de dança. Jhennifer surgiu ao piano, com uma performance que emocionou os convidados. Depois da tradicional valsa, que a jovem escolheu dançar com o irmão, Jhennifer Lopes se uniu a Thiago no palco, e os dois abriram a noite de shows. A grande surpresa da noite foi a presença de Luan Santana, ídolo de Jhennifer desde os dois anos. Luan, que se casou um dia antes da festa, ao saber disso, não fez por menos: entregou um show completo e ficou feliz em estar presente nesse momento tão especial na vida da adolescente.

 

 

 

 

 

 

Homem é morto a tiros dentro de estabelecimento comercial em Valença

Na manhã deste sábado (30), um homem foi assassinado a tiros dentro de um estabelecimento comercial localizado no Bairro da Bolívia, em Valença. De acordo com informações de populares, o criminoso entrou no local e disparou contra a vítima, que não resistiu aos ferimentos e morreu no próprio local.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre a identidade da vítima, nem a motivação ou a autoria do crime. A remoção do corpo foi realizada pelas equipes do Departamento de Polícia Técnica (DPT) e da Polícia Civil de Valença. A Polícia Militar preservou o local e iniciou as buscas para localizar os responsáveis pelo homicídio.

Vale lembrar que, na semana passada, um outro crime ocorreu no centro da cidade, na Praça da Independência, aumentando a preocupação com a segurança na região.

Jequié: Assaltantes invadem sítio e matam homem de 69 anos

A comunidade de Jequié, no Médio Rio de Contas, está abalada após um crime bárbaro ocorrido na madrugada deste sábado (30), na localidade rural de Limoeiro. Criminosos armados invadiram o sítio de Roque, um idoso de 69 anos, que estava com a esposa e duas crianças adotadas.

Durante a invasão, os assaltantes roubaram R$ 5 mil e uma motocicleta antes de atirar contra Roque, que morreu no local. Encobertos por capuzes, os criminosos executaram o ato na presença da família, deixando a esposa e as crianças em estado de choque.

As forças de segurança foram mobilizadas, e as polícias Militar e Civil iniciaram diligências para localizar os responsáveis. A Polícia Técnica removeu o corpo, que foi levado ao Instituto Médico Legal de Jequié para necropsia.

A Delegacia de Furtos e Roubos, sob a liderança do delegado Ivan Lessa, está conduzindo as investigações. A Polícia Civil informou que já há suspeitos sob vigilância, mas ainda não divulgou mais detalhes sobre a operação.

O caso gerou grande repercussão na cidade, com pedidos de justiça por parte dos moradores e familiares da vítima.

Anatel e Receita apreendem cerca de 22 mil produtos na Black Friday

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) apreendeu aproximadamente 22 mil produtos de telecomunicações, avaliados em mais de R$ 3 milhões, durante uma operação realizada em parceria com a Receita Federal.

A operação, chamada Black Friday, foi conduzida em centros de distribuição da Amazon e Mercado Livre nas cidades de Betim (MG) e Cajamar (SP). Entre os itens apreendidos estavam celulares, power banks, drones, fones de ouvido, entre outros dispositivos.

O uso da Inteligência Artificial (IA) foi um dos destaques da operação, com a ferramenta Regulatron ajudando na análise automatizada dos anúncios online. A IA verificou se os produtos vendidos em marketplaces atendiam aos requisitos legais e de segurança exigidos pela Anatel.

A superintendente de Fiscalização da Anatel, Gesiléa Teles, destacou que ações como essa são parte do esforço contínuo para combater a pirataria e garantir que apenas produtos homologados, que atendem aos padrões de qualidade e segurança, sejam comercializados.

Os produtos de telecomunicações no Brasil só podem ser vendidos se forem homologados, o que assegura que eles não apresentem riscos, como radiação excessiva ou falhas de segurança. Além disso, a homologação garante que haja um responsável legal para os consumidores, caso haja necessidade de assistência.

A ação também reforça o compromisso da Anatel em fiscalizar e regulamentar os marketplaces, com a imposição de medidas como a exigência do código de homologação válido para aparelhos celulares anunciados nas plataformas.

Gás de cozinha ficará mais caro para os baianos a partir desta segunda

O gás de cozinha ficará mais caro para o baiano a partir desta sexta-feira, 2. Conforme adiantou o presidente do Sindicato dos Revendedores de Gás da Bahia (Sinrevgas), Robério Souza, o preço sofrerá mais um reajuste e custará entre R$ 6 e R$ 7 a mais para o consumidor final.

Robério detalhou que a Acelen, empresa que administra a Refinaria de Mataripe, em São Francisco do Conde, na Região Metropolitana de Salvador, reajustou em R$ 4 na distribuidora e o aumento já passa a valer a partir de amanhã.

O último reajuste foi realizado no mês de outubro e subiu 10,5% para as distribuidoras, causando um impacto de aproximadamente R$ 8 ao bolso do consumidor.

Ao Portal, a Acelen confirmou o reajuste e detalhou que será de 9,47% no preço do GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) para distribuidoras.

“Os preços dos produtos da Refinaria de Mataripe seguem critérios de mercado que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, que é adquirido a preços internacionais, dólar e frete, podendo variar para cima ou para baixo”, disse em nota.