Bahia
Notícias

A contagem regressiva terminou. Começa neste sábado (27) o São Pedro de Ipiaú 2026, considerado um dos maiores festejos juninos da Bahia. Durante três dias de festa, a Praça de Eventos Álvaro Jardim receberá grandes atrações locais, regionais e nacionais, com expectativa de reunir cerca de 50 mil pessoas por noite.
E o Amarelinho Notícias estará presente fazendo uma cobertura especial, levando ao público todos os detalhes, os melhores momentos, entrevistas, bastidores e a emoção de uma das festas mais tradicionais do interior baiano.
A estrutura do evento contará com dois palcos, reforço na segurança, praça de alimentação e espaços preparados para receber moradores e turistas com conforto.
No domingo (28), a programação também contempla as crianças com a segunda edição do São Pedrinho, que terá parque de diversões gratuito, apresentações de quadrilhas juninas e personagens temáticos.
Confira a programação:
Sábado (27/06)
17h30 às 19h30 – Andinho Brito
19h30 às 20h30 – Carol Souza e Adriano Rios
20h30 às 22h00 – Netinho Cabral
22h00 às 23h30 – Tarcísio do Acordeon
23h30 à 1h00 – Rafinha – O Bom de Verdade
1h00 às 2h30 – Mestrinho
2h30 às 4h00 – Toque 10
4h00 às 5h00 – Kal Love Hits
Domingo (28/06)
16h00 às 18h00 – Festival de Quadrilhas Juninas
18h00 às 19h00 – Juninho dos Teclados
19h00 às 20h30 – Dudu Ferreira
20h30 às 22h00 – Banda Carretel
22h00 às 23h30 – Neto Brito
23h30 à 1h00 – Magníficos
1h00 às 2h30 – Léo Foguete
2h30 às 4h00 – João Gomes
4h00 às 6h00 – Larissa Souza
Segunda-feira (29/06)
18h00 às 19h00 – Breno Forró Saborear
19h00 às 21h00 – Cupim de Ferro
21h00 às 22h30 – Dorgival Dantas
22h30 à 0h00 – Heitor Costa
0h00 às 1h30 – Pablo
1h30 às 3h00 – Theuzinho
3h00 às 4h30 – Cacau com Leite
4h30 às 5h30 – Deivson Machado
Fique ligado! O Amarelinho Notícias estará acompanhando tudo de perto para que você curta os melhores momentos do São Pedro de Ipiaú 2026, com cobertura em tempo real nas redes sociais e no portal de notícias.

O deputado estadual Euclides Fernandes intensificou as articulações políticas de olho nas eleições de outubro e vem ampliando sua base de apoio em Jequié. Caso seja reeleito, o parlamentar iniciará seu sexto mandato consecutivo na Assembleia Legislativa da Bahia.
Nas últimas semanas, Euclides consolidou o apoio de importantes lideranças políticas e vereadores do município, fortalecendo seu grupo para a disputa eleitoral. Entre os aliados já confirmados estão o vereador Ramon Fernandes (PT), filho do deputado, além de Duda Simões (PSDB), Marcos do Ovo (PV), Marcinho (Solidariedade), Moana Meira (PSD) e Robson Machado (MDB).
O deputado também mantém diálogo com outras lideranças do Legislativo Municipal em busca de novos apoios. Estão em fase de conversações o presidente da Câmara, Tinho (PDT), a vereadora Professora Cida (PDT) e o vereador André da Sintracal (Solidariedade).
Nos últimos dias, a pré-campanha de Euclides ganhou dois reforços considerados estratégicos. O vereador Júnior de Márcia de Xexéu (União Brasil), que tem se destacado pela atuação na Câmara Municipal, oficializou seu apoio ao deputado.
Outro movimento de grande repercussão política foi a decisão do então secretário municipal de Esportes, San David, de deixar o cargo na administração do prefeito Flávio Santana para declarar apoio ao projeto político de Euclides Fernandes.
A saída de San David da gestão municipal é vista nos bastidores como um gesto político relevante, uma vez que o agora ex-secretário passa a integrar o grupo de lideranças que trabalharão pela reeleição do deputado na região.
Com uma base já consolidada e novas negociações em curso, Euclides Fernandes busca ampliar ainda mais sua capilaridade política em Jequié. A estratégia é reunir representantes de diferentes partidos e correntes políticas, fortalecendo sua presença no município e consolidando apoios para a campanha eleitoral deste ano.
A movimentação demonstra que a disputa pela representação regional na Assembleia Legislativa deverá ser marcada por intensas articulações entre lideranças locais, com Jequié ocupando posição estratégica no cenário político baiano.

O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, anunciou nesta quinta-feira (25) ponto facultativo para os servidores públicos estaduais na próxima segunda-feira (29), dia do confronto da Seleção Brasileira pelas oitavas de final da Copa do Mundo.
Segundo o governador, o expediente nos órgãos estaduais será das 8h às 11h. As horas não trabalhadas deverão ser compensadas posteriormente, conforme regras que serão divulgadas pela Secretaria da Administração do Estado da Bahia (Saeb).
O anúncio foi feito por meio das redes sociais de Jerônimo Rodrigues, que justificou a medida pela classificação do Brasil para a fase eliminatória do Mundial.
A decisão será oficializada no Diário Oficial do Estado e valerá para os órgãos e entidades da administração pública estadual. Os serviços considerados essenciais continuarão funcionando normalmente, seguindo escalas próprias.
A Seleção Brasileira entra em campo às 14h da próxima segunda-feira (29), em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo.

Um homem de 30 anos, investigado por homicídio qualificado, foi preso nesta quinta-feira (25) no município de Wenceslau Guimarães, no baixo sul da Bahia. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial da cidade em cumprimento a um mandado de prisão.
Segundo a Polícia Civil, a investigação apura a morte de Domingos Rosário da Cruz, de 38 anos, assassinado a tiros no último dia 20 de junho, na localidade conhecida como Iraque, na zona rural do município.
As investigações apontam que a vítima já havia sido alvo de atentados anteriores. Com o avanço das diligências, os policiais reuniram elementos que embasaram o pedido de prisão do suspeito, posteriormente autorizado pela Justiça.
O mandado foi expedido pela Vara de Jurisdição Plena da Comarca de Wenceslau Guimarães. Após ser detido, o investigado passou pelos procedimentos legais e permanece custodiado à disposição da Justiça.
A Polícia Civil informou que as investigações continuam para esclarecer a motivação do crime e identificar a possível participação de outras pessoas.

A saúde de Ipiaú acaba de receber um importante reforço financeiro. Na última terça-feira (24), o município foi contemplado com mais R$ 1 milhão em recursos destinados ao setor, por meio de emenda parlamentar do deputado federal Antônio Brito.
O valor já foi creditado e deverá contribuir para a ampliação dos investimentos na rede municipal de saúde, fortalecendo os serviços oferecidos à população e garantindo melhores condições de atendimento.
De acordo com a prefeita Laryssa Dias, a parceria com o parlamentar tem sido fundamental para o desenvolvimento da saúde pública no município. Com este novo repasse, os recursos destinados por Antônio Brito para Ipiaú já ultrapassam a marca de R$ 10 milhões.
“Recebemos com alegria mais esse importante recurso para a saúde de nossa cidade. Agradecemos ao deputado Antônio Brito pela parceria e pelo compromisso demonstrado com Ipiaú. Esses investimentos ajudam a fortalecer nossa rede de atendimento e a garantir mais qualidade nos serviços prestados à população”, destacou a gestora.
A administração municipal ressaltou que seguirá buscando novas parcerias e investimentos para ampliar os avanços na área da saúde, considerada uma das prioridades da gestão.
Fonte: Fernando Canuth / Amarelinho Notícias

Um carro por pouco não caiu em um barranco na tarde desta quinta-feira (25), nas proximidades da Embasa, no bairro Irmã Dulce, em Ipiaú. O incidente chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam pelo local.
De acordo com informações apuradas pelo Amarelinho Notícias, o veículo teria patinado, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção. O carro acabou ficando muito próximo da borda do barranco, gerando preocupação entre populares.
Apesar do susto, não houve registro de feridos. Ainda não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias exatas que levaram ao incidente nem sobre possíveis danos ao veículo.
Fonte: Amarelinho Notícias.

A Operação São João 2026 registrou a prisão de 45 foragidos da Justiça em diferentes cidades da Bahia, entre elas Santo Antônio de Jesus. Os dados fazem parte do balanço parcial divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na madrugada desta quinta-feira (25).
As capturas foram realizadas com apoio do Sistema de Reconhecimento Facial e das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), que ampliaram o monitoramento dos festejos juninos em 24 municípios baianos.
Os presos eram procurados por crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas, receptação, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o resultado é reflexo do trabalho integrado das forças de segurança. Mais de 27 mil profissionais continuam atuando na Operação São João, que segue até o dia 30 de junho, durante os festejos de São Pedro.
Além das prisões, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) registrou redução de 50% nos acidentes sem vítimas nas rodovias estaduais durante o período junino.
As ações incluíram blitz, testes de bafômetro, fiscalização de documentos e inspeções veiculares. O BPRv também informou aumento de 75% nos flagrantes e crescimento de 33% na recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo em comparação com o mesmo período do ano passado.

O deputado municipalista Hassan (PP) que nesse período junino viveu verdadeira maratona, visitando diversos municípios de sua base política no Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, destacou os festejos no município de Jequié, realizado com muita organização e segurança. O parlamentar parabenizou o prefeito Flávio Santana (Flavinho) e sua equipe por ter dado continuidade à tradição iniciada na gestão do ex-prefeito Zé Cocá, consolidando o São João de Jequié, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor da Bahia e um dos melhores do Brasil.
Hassan frisou que “o prefeito Flavinho, com muita responsabilidade financeira, ajustou-se à orientação do Ministério Público Estadual com relação aos cachês das bandas contratadas, e conseguiu realizar os festejos juninos com a presença de artistas consagrados na Bahia e no Brasil, e para manter a tradição também prestigiou os artistas regionais”.
O deputado ressaltou o cuidado da gestão com as pessoas com deficiência, reservando dezenas de lugares no Espaço PCD, denominado Espaço Dai Cruz, criado para promoção da inclusão, dando oportunidade para esse público assistir aos shows em uma área mais próxima ao palco, com maior conforto, tranquilidade e segurança.
De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é superar a movimentação financeira registrada no ano passado, quando R$ 337,5 milhões circularam no município, impulsionando diversos setores produtivos, aquecendo o comércio, o turismo e os serviços, gerando empregos diretos e indiretos.
Mantendo o alto padrão de organização, segurança e animação, o circuito dos festejos recebeu, a cada noite, um público estimado entre 80 e 100 mil pessoas, movimentando não apenas o circuito festivo, mas também fortalecendo o comércio, os serviços e toda cadeia produtiva ligada ao evento. Entre as atrações deste ano estavam João Gomes, Pablo, Elba Ramalho e Encontro dos Sanfoneiros. Léo Santana, Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Embalo 4 e Matheus Ferraz. Iguinho e Lulinha, Victor & Leo, Luiz Caldas, Unha Pintada e Trio Forró + Eu.
Também se apresentaram Mari Fernandez, Bruno & Marrone, Adelmário Coelho, Forrozão Marajá e Dudu Silva. Natanzinho Lima, Eduardo Costa, Felipe Amorim, Eric Land, Rosy Banda e Banda Poizé. A programação foi encerrada nesta quarta-feira (24), com as apresentações de Toque Dez, Nattan, Klessinha, Filomena Bagaceira e Só o Básico.
O Melhor São João da Bahia encantou moradores e visitantes com ampla programação, pensada para valorizar as diversas manifestações da cultura nordestina. Com múltiplos circuitos espalhados pela cidade, o evento ofereceu experiências distintas para diferentes públicos, consolidando Jequié como um dos principais destinos juninos do estado.
Além dos grandes shows na Praça da Bandeira, o festejo contou com o receptivo junino na Estação Rodoviária, o Pôr do Sol com Forró, no Alto da Prefeitura, a Marinete do Forró, que percorreu pontos turísticos do município, e a Vila Junina, instalada na Praça Rui Barbosa.
25 de junho de 2026
Josalto Alves – DRT-BA 931
71.987997484
Foto – Aquila Novais

O Brasil assegurou a liderança do grupo C da Copa do Mundo. O time Canarinho venceu os escoceses por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, pela terceira rodada da Copa do Mundo. Vini Jr marcou duas vezes no primeiro tempo, e Matheus Cunha completou o placar na etapa complementar.
Com a vitória, a seleção brasileira somou sete pontos e se classificou como líder do grupo C. Com a mesma pontuação, o Marrocos ficou com a segunda posição, por causa do saldo de gols. Com três, os escoceses vão precisar torcer para avançaram como um dos oito melhores terceiros colocados. Em último lugar, o Haiti se despediu do Mundial com um ponto conquistado.
O adversário do Brasil na fase de 16 avos será o segundo colocado do grupo F, podendo ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo do primeiro mata-mata do time Canarinho vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 14h no horário de Brasília, em Houston, nos Estados Unidos.

Mais um foragido da Justiça foi capturado durante festejos juninos da Bahia. A captura mais recente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (24), quando um homem, procurado pelo estupro da própria sobrinha, uma criança de 10 anos, acabou preso.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a captura aconteceu na cidade de Amargosa com o suporte do Sistema de Reconhecimento Facial. Com essa prisão, subiu para 38 o número de criminosos detidos com a ajuda da ferramenta durante a Operação São João 2026.
Além do criminoso, a ferramenta também localizou um procurado por furto, foragidos por prática de roubo, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e homicídio, além de devedores de pensão alimentícia.
Os criminosos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil da Bahia distribuídas nos locais dos eventos.

No próximo dia 28 de junho, o Bairro São Cosme, em Aurelino Leal, será palco de uma grande celebração cultural com a realização do projeto comunitário Bloco Cultural Vem Com Nós 1.0. A iniciativa tem como principal objetivo valorizar a cultura popular junina, resgatando brincadeiras tradicionais e fortalecendo os laços sociais entre crianças, jovens, adolescentes e toda a comunidade.
O projeto busca incentivar a convivência saudável, promovendo valores como respeito, cooperação e solidariedade. Além disso, pretende contribuir para o desenvolvimento social dos jovens, oferecendo atividades culturais e recreativas que os aproximem de caminhos positivos e os afastem de situações de vulnerabilidade social.
A programação contará com diversas atividades típicas das festas juninas, incluindo pau-de-sebo, corrida com ovo, cabo de guerra, corrida de saco, quebra-pote e quadrilha junina. Os participantes também poderão acompanhar um bloco cultural itinerante, que percorrerá as ruas da comunidade ao som de músicas tradicionais de São João, levando alegria e animação para moradores de todas as idades.
Além do aspecto cultural e recreativo, o evento terá um importante papel social. Durante a realização do projeto, será promovida a arrecadação de alimentos que serão destinados à montagem de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.
Organizado pela equipe do Bloco Vem Com Nós 1.0, o evento promete unir cultura, diversão e solidariedade, fortalecendo as tradições juninas e contribuindo para o bem-estar da comunidade do Bairro São Cosme.

O cantor Pablo passou por um momento de tensão durante sua apresentação no São João de Gandu, no baixo sul da Bahia, na última sexta-feira (19).
Enquanto cantava no palco, o artista foi atingido no peito por uma lata arremessada por uma pessoa que estava na plateia. O momento foi registrado pela transmissão oficial do evento.
Após o impacto, Pablo interrompeu o show e pediu que a Polícia Militar identificasse e retirasse o responsável pela agressão.
Mesmo indignado com a situação, o cantor pediu que o público não tentasse fazer justiça com as próprias mãos e deixou o caso sob responsabilidade das autoridades.
Depois da atuação da equipe de segurança, o artista voltou ao palco, agradeceu o apoio da Polícia Militar e lamentou o ocorrido. Apesar do susto, ele não sofreu ferimentos e concluiu a apresentação normalmente.

Um vídeo que mostra o cantor baiano Ronny Seresteiro se apresentando para apenas duas pessoas durante os festejos juninos de Ubaitaba viralizou nas redes sociais e emocionou internautas nos últimos dias.
A apresentação aconteceu na última quinta-feira (18), na abertura do São João da cidade. Nas imagens, apenas duas mulheres aparecem em frente ao palco acompanhando o show.
Apesar da baixa presença de público, o artista afirmou que encarou a situação com naturalidade e realizou a apresentação com a mesma dedicação que teria diante de uma multidão.
Segundo Ronny, o horário do show pode ter influenciado no movimento. A apresentação começou por volta das 20h, momento em que muitos moradores ainda estavam trabalhando ou se preparando para participar da festa.
Com mais de 15 anos de carreira na música e 28 anos de atuação como agente comunitário de saúde, o cantor destacou que nunca mediu o sucesso de uma apresentação pela quantidade de pessoas presentes.
“Faço por amor. Para mim, ali tinha milhões de pessoas”, declarou.
A postura do artista repercutiu positivamente nas redes sociais, onde muitos usuários elogiaram sua humildade, profissionalismo e amor pela música.

A Prefeitura de Itabuna realiza, na próxima quinta-feira (25), às 15h, a inauguração da nova Feira do São Caetano, uma das obras mais aguardadas pelos comerciantes e moradores do bairro. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da economia local e a melhoria das condições de trabalho dos feirantes.
Segundo o gestor, a obra foi executada em parceria com o Governo da Bahia e representa um marco para a comunidade do São Caetano. O novo espaço conta com estrutura moderna, organizada e planejada para oferecer mais conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores.
A nova feira foi projetada para proporcionar melhores condições de comercialização dos produtos, além de garantir um ambiente mais adequado para quem frequenta o local diariamente. A expectativa da administração municipal é que o equipamento impulsione o comércio da região e contribua para o desenvolvimento econômico do município.
“É um investimento que fortalece o comércio, movimenta a economia e transforma a vida de quem trabalha e de quem frequenta a feira todos os dias”, destacou Augusto Castro ao convidar a população para participar da cerimônia de entrega.
A inauguração marca mais uma etapa dos investimentos em infraestrutura realizados pela gestão municipal, buscando modernizar os espaços públicos e oferecer mais qualidade de vida à população de Itabuna. A expectativa é de que a nova Feira do São Caetano se torne uma referência para feirantes e consumidores da cidade.

O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de simular um assalto para receber indenizações de seguros foi encontrado dentro de uma mochila, segundo informações divulgadas sobre o caso.
O episódio aconteceu no interior da Bahia e voltou a ganhar repercussão após a conclusão do processo judicial. De acordo com as investigações, o homem teria tentado fraudar seguradoras para receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações por invalidez.
Segundo a polícia, o membro foi localizado junto a objetos pessoais que teriam sido apresentados como itens roubados durante a suposta ação criminosa. O caso passou por perícias e análises que apontaram inconsistências na versão apresentada pelo servidor.
As apurações também indicaram que o investigado havia contratado múltiplas apólices de seguro pouco tempo antes do episódio, o que levantou suspeitas das seguradoras e das autoridades.
O servidor foi condenado pela Justiça por estelionato e teve a pena substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Os baianos vão pagar mais caro pela conta de água e esgoto a partir do dia 20 de julho. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) aprovou o reajuste tarifário anual de 3,57%, que será aplicado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em todas as categorias de consumo.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). Segundo a Embasa, o aumento será aplicado de forma linear em todas as faixas da tabela tarifária.
Na categoria Residencial Normal, a tarifa mínima, correspondente ao consumo de até seis metros cúbicos, passará de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um acréscimo de R$ 1,54 por mês. Já na faixa Residencial Social, o valor subirá de R$ 15,72 para R$ 16,28, aumento de R$ 0,56.
De acordo com a Embasa, o percentual aprovado ficou abaixo da inflação acumulada no período, que alcançou 4,13%.
A empresa explica que o reajuste anual está previsto na Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. A atualização tem como objetivo recompor os custos operacionais relacionados à inflação e às despesas com energia elétrica, produtos químicos, materiais hidráulicos e equipamentos utilizados nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O novo valor passará a valer para todos os consumidores atendidos pela Embasa em municípios baianos a partir de 20 de julho.

Um homem morreu após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central) na tarde desta sexta-feira (19), na zona rural de Jequié. A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, durante uma operação realizada em continuidade às diligências iniciadas após um ataque a equipes policiais ocorrido no dia anterior.
De acordo com a CIPE Central, as guarnições intensificavam o patrulhamento em uma área de vegetação densa em busca de suspeitos que teriam efetuado disparos contra equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático do Médio Rio de Contas (CIPT-MRC) e fugido para uma região de mata. Durante as buscas, os policiais afirmam ter avistado um grupo de indivíduos armados que, ao perceber a aproximação das equipes, teria aberto fogo contra os agentes.
Ainda segundo a polícia, houve revide à agressão e, após o cessar dos disparos, foi realizada uma varredura no local. Um dos suspeitos foi encontrado ferido, caído ao solo e portando uma pistola calibre .380. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), mas não resistiu aos ferimentos. A identidade do homem não foi divulgada até o momento.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista concedida nesta sexta-feira (19) ao site norte-americano Axios.
Ao comentar a relação com o chefe do Executivo brasileiro, Trump afirmou que não costuma pensar em Lula e declarou que “não poderia se importar menos” com o presidente do Brasil.
“Não se trata de ser fã ou não ser fã. Para ser sincero, eu não penso nele. Realmente não penso nele. Não poderia me importar menos. Mas agora ele é um tipo diferente de pessoa. Muito volátil”, disse o republicano.

A Polícia Civil da Bahia entrou em uma nova fase de sua estrutura operacional com a chegada da primeira aeronave própria da corporação. O helicóptero, um Airbus H125 batizado de “Polícia 01”, foi entregue nesta sexta-feira (19), em Salvador, e passa a integrar as ações de inteligência, investigação e combate ao crime organizado em diferentes regiões do estado.
A entrega ocorreu durante cerimônia realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O equipamento faz parte de um pacote de três aeronaves multimissão destinadas às forças de segurança baianas, incluindo também a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O investimento na aquisição do helicóptero da Polícia Civil foi de aproximadamente R$ 33,8 milhões.
Com capacidade para atuar em diversas frentes, a aeronave será empregada em operações especiais, transporte aeromédico, buscas e salvamentos, deslocamento de equipes especializadas e apoio às investigações conduzidas pela instituição.

A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, na sessão legislativa desta quinta-feira (18/06), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, que dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú referente ao exercício financeiro de 2021, de responsabilidade da então prefeita Maria das Graças César Mendonça. O parecer pela aprovação, de relatoria do Vereador Beto Costa, foi submetido à discussão e votação única, sendo aprovada por unanimidade.
Votaram favoravelmente os vereadores San de Paulista, Andreia, Cláudio Nascimento, Cristiano Santos, Danilo Art’D, Edson da Star Vídeo, Beto Costa, Lucas de Vavá, Picolé, Mônica Souza, Naciel Ramos e Robson Moreira. O vereador Tony do Ônibus não participou da votação por ausência.
Durante os debates em plenário, os vereadores ressaltaram a relevância do julgamento das contas públicas como uma das principais atribuições constitucionais do Poder Legislativo. Os parlamentares destacaram que a análise da matéria foi realizada com base nos documentos constantes do processo, nos pareceres técnicos e nas informações que instruíram a prestação de contas, observando os princípios da legalidade, da transparência e da responsabilidade na gestão pública.
Também foi enfatizado que o julgamento das contas deve ocorrer de forma técnica e criteriosa, assegurando a observância do devido processo legal, da imparcialidade e do interesse público. Os vereadores ressaltaram ainda que a atuação fiscalizatória da Câmara constitui instrumento essencial para o fortalecimento do controle externo e para a garantia da correta aplicação dos recursos públicos.
Com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, ficam aprovadas as contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú relativas ao exercício de 2021, encerrando-se a apreciação legislativa da mat
éria.