Acidente
Bahia

Mais um foragido da Justiça foi capturado durante festejos juninos da Bahia. A captura mais recente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (24), quando um homem, procurado pelo estupro da própria sobrinha, uma criança de 10 anos, acabou preso.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a captura aconteceu na cidade de Amargosa com o suporte do Sistema de Reconhecimento Facial. Com essa prisão, subiu para 38 o número de criminosos detidos com a ajuda da ferramenta durante a Operação São João 2026.
Além do criminoso, a ferramenta também localizou um procurado por furto, foragidos por prática de roubo, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e homicídio, além de devedores de pensão alimentícia.
Os criminosos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil da Bahia distribuídas nos locais dos eventos.

No próximo dia 28 de junho, o Bairro São Cosme, em Aurelino Leal, será palco de uma grande celebração cultural com a realização do projeto comunitário Bloco Cultural Vem Com Nós 1.0. A iniciativa tem como principal objetivo valorizar a cultura popular junina, resgatando brincadeiras tradicionais e fortalecendo os laços sociais entre crianças, jovens, adolescentes e toda a comunidade.
O projeto busca incentivar a convivência saudável, promovendo valores como respeito, cooperação e solidariedade. Além disso, pretende contribuir para o desenvolvimento social dos jovens, oferecendo atividades culturais e recreativas que os aproximem de caminhos positivos e os afastem de situações de vulnerabilidade social.
A programação contará com diversas atividades típicas das festas juninas, incluindo pau-de-sebo, corrida com ovo, cabo de guerra, corrida de saco, quebra-pote e quadrilha junina. Os participantes também poderão acompanhar um bloco cultural itinerante, que percorrerá as ruas da comunidade ao som de músicas tradicionais de São João, levando alegria e animação para moradores de todas as idades.
Além do aspecto cultural e recreativo, o evento terá um importante papel social. Durante a realização do projeto, será promovida a arrecadação de alimentos que serão destinados à montagem de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.
Organizado pela equipe do Bloco Vem Com Nós 1.0, o evento promete unir cultura, diversão e solidariedade, fortalecendo as tradições juninas e contribuindo para o bem-estar da comunidade do Bairro São Cosme.

O cantor Pablo passou por um momento de tensão durante sua apresentação no São João de Gandu, no baixo sul da Bahia, na última sexta-feira (19).
Enquanto cantava no palco, o artista foi atingido no peito por uma lata arremessada por uma pessoa que estava na plateia. O momento foi registrado pela transmissão oficial do evento.
Após o impacto, Pablo interrompeu o show e pediu que a Polícia Militar identificasse e retirasse o responsável pela agressão.
Mesmo indignado com a situação, o cantor pediu que o público não tentasse fazer justiça com as próprias mãos e deixou o caso sob responsabilidade das autoridades.
Depois da atuação da equipe de segurança, o artista voltou ao palco, agradeceu o apoio da Polícia Militar e lamentou o ocorrido. Apesar do susto, ele não sofreu ferimentos e concluiu a apresentação normalmente.

Um vídeo que mostra o cantor baiano Ronny Seresteiro se apresentando para apenas duas pessoas durante os festejos juninos de Ubaitaba viralizou nas redes sociais e emocionou internautas nos últimos dias.
A apresentação aconteceu na última quinta-feira (18), na abertura do São João da cidade. Nas imagens, apenas duas mulheres aparecem em frente ao palco acompanhando o show.
Apesar da baixa presença de público, o artista afirmou que encarou a situação com naturalidade e realizou a apresentação com a mesma dedicação que teria diante de uma multidão.
Segundo Ronny, o horário do show pode ter influenciado no movimento. A apresentação começou por volta das 20h, momento em que muitos moradores ainda estavam trabalhando ou se preparando para participar da festa.
Com mais de 15 anos de carreira na música e 28 anos de atuação como agente comunitário de saúde, o cantor destacou que nunca mediu o sucesso de uma apresentação pela quantidade de pessoas presentes.
“Faço por amor. Para mim, ali tinha milhões de pessoas”, declarou.
A postura do artista repercutiu positivamente nas redes sociais, onde muitos usuários elogiaram sua humildade, profissionalismo e amor pela música.

A Prefeitura de Itabuna realiza, na próxima quinta-feira (25), às 15h, a inauguração da nova Feira do São Caetano, uma das obras mais aguardadas pelos comerciantes e moradores do bairro. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da economia local e a melhoria das condições de trabalho dos feirantes.
Segundo o gestor, a obra foi executada em parceria com o Governo da Bahia e representa um marco para a comunidade do São Caetano. O novo espaço conta com estrutura moderna, organizada e planejada para oferecer mais conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores.
A nova feira foi projetada para proporcionar melhores condições de comercialização dos produtos, além de garantir um ambiente mais adequado para quem frequenta o local diariamente. A expectativa da administração municipal é que o equipamento impulsione o comércio da região e contribua para o desenvolvimento econômico do município.
“É um investimento que fortalece o comércio, movimenta a economia e transforma a vida de quem trabalha e de quem frequenta a feira todos os dias”, destacou Augusto Castro ao convidar a população para participar da cerimônia de entrega.
A inauguração marca mais uma etapa dos investimentos em infraestrutura realizados pela gestão municipal, buscando modernizar os espaços públicos e oferecer mais qualidade de vida à população de Itabuna. A expectativa é de que a nova Feira do São Caetano se torne uma referência para feirantes e consumidores da cidade.

O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de simular um assalto para receber indenizações de seguros foi encontrado dentro de uma mochila, segundo informações divulgadas sobre o caso.
O episódio aconteceu no interior da Bahia e voltou a ganhar repercussão após a conclusão do processo judicial. De acordo com as investigações, o homem teria tentado fraudar seguradoras para receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações por invalidez.
Segundo a polícia, o membro foi localizado junto a objetos pessoais que teriam sido apresentados como itens roubados durante a suposta ação criminosa. O caso passou por perícias e análises que apontaram inconsistências na versão apresentada pelo servidor.
As apurações também indicaram que o investigado havia contratado múltiplas apólices de seguro pouco tempo antes do episódio, o que levantou suspeitas das seguradoras e das autoridades.
O servidor foi condenado pela Justiça por estelionato e teve a pena substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Os baianos vão pagar mais caro pela conta de água e esgoto a partir do dia 20 de julho. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) aprovou o reajuste tarifário anual de 3,57%, que será aplicado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em todas as categorias de consumo.
A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). Segundo a Embasa, o aumento será aplicado de forma linear em todas as faixas da tabela tarifária.
Na categoria Residencial Normal, a tarifa mínima, correspondente ao consumo de até seis metros cúbicos, passará de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um acréscimo de R$ 1,54 por mês. Já na faixa Residencial Social, o valor subirá de R$ 15,72 para R$ 16,28, aumento de R$ 0,56.
De acordo com a Embasa, o percentual aprovado ficou abaixo da inflação acumulada no período, que alcançou 4,13%.
A empresa explica que o reajuste anual está previsto na Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. A atualização tem como objetivo recompor os custos operacionais relacionados à inflação e às despesas com energia elétrica, produtos químicos, materiais hidráulicos e equipamentos utilizados nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.
O novo valor passará a valer para todos os consumidores atendidos pela Embasa em municípios baianos a partir de 20 de julho.

Um homem morreu após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central) na tarde desta sexta-feira (19), na zona rural de Jequié. A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, durante uma operação realizada em continuidade às diligências iniciadas após um ataque a equipes policiais ocorrido no dia anterior.
De acordo com a CIPE Central, as guarnições intensificavam o patrulhamento em uma área de vegetação densa em busca de suspeitos que teriam efetuado disparos contra equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático do Médio Rio de Contas (CIPT-MRC) e fugido para uma região de mata. Durante as buscas, os policiais afirmam ter avistado um grupo de indivíduos armados que, ao perceber a aproximação das equipes, teria aberto fogo contra os agentes.
Ainda segundo a polícia, houve revide à agressão e, após o cessar dos disparos, foi realizada uma varredura no local. Um dos suspeitos foi encontrado ferido, caído ao solo e portando uma pistola calibre .380. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), mas não resistiu aos ferimentos. A identidade do homem não foi divulgada até o momento.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista concedida nesta sexta-feira (19) ao site norte-americano Axios.
Ao comentar a relação com o chefe do Executivo brasileiro, Trump afirmou que não costuma pensar em Lula e declarou que “não poderia se importar menos” com o presidente do Brasil.
“Não se trata de ser fã ou não ser fã. Para ser sincero, eu não penso nele. Realmente não penso nele. Não poderia me importar menos. Mas agora ele é um tipo diferente de pessoa. Muito volátil”, disse o republicano.

A Polícia Civil da Bahia entrou em uma nova fase de sua estrutura operacional com a chegada da primeira aeronave própria da corporação. O helicóptero, um Airbus H125 batizado de “Polícia 01”, foi entregue nesta sexta-feira (19), em Salvador, e passa a integrar as ações de inteligência, investigação e combate ao crime organizado em diferentes regiões do estado.
A entrega ocorreu durante cerimônia realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O equipamento faz parte de um pacote de três aeronaves multimissão destinadas às forças de segurança baianas, incluindo também a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O investimento na aquisição do helicóptero da Polícia Civil foi de aproximadamente R$ 33,8 milhões.
Com capacidade para atuar em diversas frentes, a aeronave será empregada em operações especiais, transporte aeromédico, buscas e salvamentos, deslocamento de equipes especializadas e apoio às investigações conduzidas pela instituição.

A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, na sessão legislativa desta quinta-feira (18/06), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, que dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú referente ao exercício financeiro de 2021, de responsabilidade da então prefeita Maria das Graças César Mendonça. O parecer pela aprovação, de relatoria do Vereador Beto Costa, foi submetido à discussão e votação única, sendo aprovada por unanimidade.
Votaram favoravelmente os vereadores San de Paulista, Andreia, Cláudio Nascimento, Cristiano Santos, Danilo Art’D, Edson da Star Vídeo, Beto Costa, Lucas de Vavá, Picolé, Mônica Souza, Naciel Ramos e Robson Moreira. O vereador Tony do Ônibus não participou da votação por ausência.
Durante os debates em plenário, os vereadores ressaltaram a relevância do julgamento das contas públicas como uma das principais atribuições constitucionais do Poder Legislativo. Os parlamentares destacaram que a análise da matéria foi realizada com base nos documentos constantes do processo, nos pareceres técnicos e nas informações que instruíram a prestação de contas, observando os princípios da legalidade, da transparência e da responsabilidade na gestão pública.
Também foi enfatizado que o julgamento das contas deve ocorrer de forma técnica e criteriosa, assegurando a observância do devido processo legal, da imparcialidade e do interesse público. Os vereadores ressaltaram ainda que a atuação fiscalizatória da Câmara constitui instrumento essencial para o fortalecimento do controle externo e para a garantia da correta aplicação dos recursos públicos.
Com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, ficam aprovadas as contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú relativas ao exercício de 2021, encerrando-se a apreciação legislativa da mat
éria.

Um grave acidente na manhã desta sexta-feira (19/06) tirou a vida de um médico psiquiatra, Dr. Ângelo Bonfim, de Jequié, que trafegava pela Rodovia BR-420 a bordo de um carro Jeep Renegade de cor vermelha, que colidiu frontalmente com um caminhão na altura do KM 309, no trecho entre os municípios de Santa Inês e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá.
De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, que apura as causas do desastre o médico era o condutor do carro. Conforme informações apuradas pelo BMF, Ângelo estava na companhia do irmão, que ficou ferido e foi socorrido. Em razão do acidente registrado por volta das 08h40 a BR-420 ficou totalmente bloqueada e, a partir das 10h a interdição passou a ser parcial.
A Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus foi acionada para a remoção do cadáver. O médico Ângelo, que atuava em vários municípios do Vale era também servidor do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, cuja unidade se manifestou em solidariedade à família.
Ele era muito querido entre os pacientes e colegas de profissão, deixa esposa e uma filha. Ainda de acordo com informações apuradas, Ângelo era acostumado com o trajeto, trafegava com frequência pela BR-420 com uma caminhonete para cumprir plantões em unidades de Saúde da região e dessa vez decidiu viajar com o carro de propriedade da sua esposa.
*Por Marcos Frahm / BMF

A vice-prefeita de uma cidade do litoral de São Paulo poderá perder o cargo e ficar inelegível caso sejam confirmadas as acusações de desvio de recursos públicos para o pagamento de serviços relacionados a uma suposta “amarração amorosa”. O caso ganhou repercussão nacional após o avanço das investigações e dos processos judiciais.
Segundo as apurações, a gestora é acusada de utilizar aproximadamente R$ 41 mil de recursos públicos para custear despesas que não teriam relação com atividades da administração municipal. As suspeitas envolvem pagamentos destinados a práticas espirituais e serviços particulares.
O caso está sendo analisado pela Justiça, que avaliará se houve improbidade administrativa, enriquecimento ilícito ou danos aos cofres públicos. Dependendo da decisão, a vice-prefeita poderá sofrer sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e declaração de inelegibilidade por determinado período.
A investigação também busca esclarecer a origem dos recursos utilizados e a participação de outras pessoas que eventualmente tenham contribuído para a realização dos pagamentos investigados.
A defesa da vice-prefeita contesta as acusações e afirma que irá apresentar os esclarecimentos necessários durante a tramitação do processo. O caso segue em andamento e ainda não há decisão definitiva da Justiça sobre as acusações.

Uma operação da Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (19), em Ipiaú, resultou na morte de um suspeito e deixou um tenente da corporação ferido. O caso foi registrado na região da Horta Comunitária, no bairro Santa Rita.
De acordo com informações da 55ª CIPM, as guarnições realizavam rondas de rotina quando se depararam com um grupo de aproximadamente oito homens armados. Ainda segundo a PM, os suspeitos abriram fogo contra os policiais, dando início a uma intensa troca de tiros.
Durante o confronto, um dos suspeitos foi atingido. Ele chegou a ser socorrido pelos próprios militares e levado ao Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas não resistiu aos ferimentos. Sua identidade ainda não foi oficialmente divulgada.
Na ação, um tenente da Polícia Militar também foi baleado em um dos pés. O oficial recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao HGI, onde passou por avaliação.
Após o confronto, os demais suspeitos conseguiram fugir. Equipes policiais seguem realizando buscas na tentativa de localizá-los.
A Polícia Militar deverá divulgar novas informações sobre a ocorrência e possíveis materiais apreendidos durante a operação nas próximas horas.

O deputado estadual Patrick Lopes acompanhou, nesta quinta-feira (18/06), a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Ubatã, em uma agenda marcada por importantes entregas e novos anúncios para a população.
Durante a visita, foram entregues a modernização do Colégio Estadual e o novo Mercado Municipal Flávio Dias, equipamentos que representam mais desenvolvimento, educação de qualidade e fortalecimento da economia local.
Além das ações do Governo do Estado, Patrick também destinou, por meio de emenda parlamentar, uma ambulância para reforçar a saúde do município.
“Ubatã pode contar com o nosso mandato. Seguiremos trabalhando ao lado do governador Jerônimo, do prefeito Tinho e das lideranças locais para levar mais investimentos e melhorias para a população”, destacou Patrick.
A agenda reforça a parceria entre município, mandato e Governo do Estado.

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a abertura de uma inspeção formal na Câmara Municipal de Itagibá para apurar a regularidade da gestão financeira e o cumprimento das normas legais no âmbito do Poder Legislativo. A medida foi oficializada por meio do Ato nº 266/2026, publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial Eletrônico.
Para conduzir os trabalhos de fiscalização, foram designados os auditores estaduais de controle externo Tiago Bentes Araújo Pinto Gondim e Samira Andrade Iossef Fonseca. A inspeção está vinculada ao processo eletrônico nº 15957e26, que investiga atos atribuídos ao atual presidente da Câmara, Aleandro Santos da Silva, que já foi formalmente notificado pelo órgão de controle.
Segundo informações divulgadas nos bastidores do meio político, um dos principais focos da auditoria é a análise dos gastos com combustíveis realizados pela Câmara Municipal nos últimos anos. Os valores destinados ao abastecimento de veículos oficiais teriam despertado a atenção do setor de fiscalização do TCM, motivando uma apuração mais detalhada sobre a aplicação dos recursos públicos.
Durante a inspeção, os técnicos do Tribunal deverão examinar contratos, notas fiscais, processos de pagamento, sistemas de controle interno e relatórios de abastecimento. O objetivo é verificar se os procedimentos adotados pela Casa Legislativa seguem os princípios da legalidade, transparência e economicidade exigidos pela administração pública.
O TCM destaca que a abertura da inspeção não representa condenação ou comprovação prévia de irregularidades. Trata-se de uma etapa de investigação e coleta de informações. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório técnico apontando a regularidade ou eventuais desconformidades encontradas nas contas da Câmara Municipal de Itagibá.
A fiscalização acompanha uma crescente atuação dos órgãos de controle no acompanhamento das despesas públicas, especialmente em áreas consideradas sensíveis, como contratos de fornecimento de combustíveis e manutenção da frota oficial.
Redação Amarelinho Notícias.

O deputado federal Leur Lomanto Jr. (União), presidente da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, foi incluído na edição 2026 da lista dos “Cabeças do Congresso Nacional”, elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (DIAP). O levantamento reconhece os deputados e senadores que têm maior participação e influência nas decisões do Congresso Nacional. À frente da principal comissão da Câmara, Leur Jr. tem exercido papel de destaque na condução de discussões e votações de matérias de grande impacto para o país.
O reconhecimento reflete a atuação de Leur Jr. em áreas como articulação política, participação nos debates nacionais, apresentação de propostas e defesa de pautas relevantes para a população.
“É uma honra e uma grande alegria estar entre os parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. Esse reconhecimento é resultado de muito trabalho e demonstra que estamos cumprindo a missão de representar a Bahia e defender os interesses da população brasileira. Cada decisão, posicionamento e iniciativa do nosso mandato tem sido guiada pelo compromisso de melhorar a vida das pessoas”, afirmou.
Segundo Leur. Jr a homenagem aumenta o seu comprometimento e empenho em favor da população. “Recebo esse destaque com muita gratidão e com a certeza de que isso amplia ainda mais a nossa responsabilidade. Seguiremos trabalhando com seriedade, diálogo e dedicação, contribuindo para os debates e decisões que ajudam a transformar o Brasil e buscando cada vez mais conquistas para a Bahia e para os baianos”, enfatizou.
A edição de 2026 reúne 100 parlamentares, sendo 69 deputados federais e 31 senadores. Além de integrar a lista dos mais influentes, Leur também foi incluído na categoria “Parlamentares em Ascensão”, destinada aos deputados e senadores que vêm assumindo missões partidárias, políticas e institucionais relevantes, destacando-se pela capacidade de liderança, interlocução e construção de espaços de diálogo no Congresso Nacional.
Mais informações:
Assessoria de Imprensa deputado federal Leur Lomanto Jr
(71)9-9955-0603
Lílian Machado

A Polícia Civil da Bahia, por meio da 11ª Delegacia de Tóxicos e Entorpecentes (DTE) de Jequié, vinculada ao Departamento Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (DENARC), deflagrou na manhã desta quarta-feira (17) a Operação Peppaloso. A ação é resultado de uma investigação iniciada em 2024 para combater o tráfico de drogas e a atuação de uma organização criminosa com presença em diversos bairros de Jequié.
De acordo com a Polícia Civil, as investigações permitiram identificar integrantes do grupo criminoso, sua forma de atuação e reunir elementos que embasaram pedidos de medidas cautelares autorizadas pela Justiça. Durante a apuração, os investigadores constataram que os suspeitos ostentavam veículos e outros bens de alto valor, supostamente adquiridos com recursos provenientes da atividade criminosa, evidenciando sinais de enriquecimento ilícito ligado ao narcotráfico.
A operação contou com o apoio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Jequié. Como resultado, foram cumpridos três mandados de prisão preventiva e um mandado de prisão temporária. Além disso, duas pessoas foram presas em flagrante, enquanto uma mulher foi conduzida à delegacia por porte de drogas para consumo pessoal.
Durante as diligências, os policiais apreenderam porções de maconha, haxixe e ecstasy, além de balanças de precisão, aparelhos celulares, dois automóveis de luxo e duas motocicletas. Segundo a Polícia Civil, dois investigados que tiveram mandados de prisão preventiva decretados continuam foragidos. As buscas para localizá-los seguem em andamento. A corporação destacou que a operação reforça o compromisso da instituição no combate ao tráfico de drogas e às organizações criminosas que atuam na região.

O São Pedro de Ipiaú recebeu, mais uma vez, o Selo de Transparência dos Festejos Juninos, reconhecimento concedido pelo Ministério Público da Bahia e pelo Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, que reafirma o compromisso da nossa gestão com a responsabilidade, a organização e o respeito aos recursos públicos.
Essa conquista demonstra que é possível realizar uma grande festa, valorizando nossa cultura e tradição, com transparência, planejamento e compromisso com o povo.
Seguimos trabalhando para construir uma Ipiaú cada vez melhor para todos, com responsabilidade, desenvolvimento e cuidado com a nossa gente.
Laryssa Dias
Prefeita de Ipiaú
https://www.instagram.com/p/DZsyLnTlKJH/?igsh=MXh3MzA5Y3g4djdqYQ==

Na manhã desta quarta-feira, 17, a prefeita Laryssa Dias participou da abertura da IIª Flipiaú no espaço destinado Mercado da Economia Criativa Cleraldo Andrade, localizado na Praça Dr. Salvador da Matta, centro da cidade.
Em breve o espaço será oficialmente inaugurado, com o objetivo de valorizar talentos, fomentar oportunidades, fortalecer empreendedores culturais e impulsionar o desenvolvimento econômico através da arte, da cultura e da criatividade.
No ato de abertura da IIª Flipiaú, a prefeita Laryssa disse que o evento se fortalece como um importante instrumento de democratização do acesso aos bens culturais, de incentivo à leitura, de formação de novos leitores e de valorização da produção literária do município e de toda a Bahia
“ Mais do que um evento literário, hoje celebramos, a força da cultura, da educação, da memória e da identidade do nosso povo. “, ressaltou a prefeita.
Laryssa observou que a Flipiaú se consolida como um espaço de formação, difusão cultural e fortalecimento da economia criativa, contribuindo diretamente para o desenvolvimento cultural, social e econômico do Território do Médio Rio das Contas.
Ratificando sua alegria em poder contribuir com a realização deste projeto em Ipiaú, a prefeita
agradeceu a todos os parceiros, apoiadores, instituições, artistas, escritores, educadores e profissionais que acreditam no poder transformador da cultura e ajudam a construir esta grande festa literária.
Um agradecimento especial foi direcionado à empresa à produtora Voo Audivisual, nas pessoas dos seus dirigentes Edson Bastos e Henrique Filho, pela idealização de tão importante iniciativa, que vem contribuindo para fortalecer a cena cultural de Ipiaú e à Secretaria de Cultura da Bahia(Secult) por estimular oportunidades de encontro, diálogo e valorização da história.
“Neste ano, a feira nos convida a navegar pelo tema ”Um Rio de Memórias”, uma escolha extremamente significativa para o nosso território. Um tema que nos leva a refletir sobre quem somos, de onde viemos e quais histórias queremos preservar e compartilhar com as futuras gerações”, explicou a prefeita.
Na conclusão da sua fala a prefeita destacou: “As memórias de um povo são a sua maior riqueza, e a literatura tem o poder de mantê-las vivas, conectando passado, presente e futuro”.
No ato de abertura da IIª Flipiaú, a prefeita laryssa Dias esteve acompanhada do vice-prefeito Orlando Santos, da secretária da Cultura Erlandia Souza e do diretor de Cultura, Leo Felix, dentre outras autoridades do município. (José Américo Castro/Decom-PMI).