Ipiaú: Carro patina e quase cai em barranco próximo à Embasa no bairro Irmã Dulce

Um carro por pouco não caiu em um barranco na tarde desta quinta-feira (25), nas proximidades da Embasa, no bairro Irmã Dulce, em Ipiaú. O incidente chamou a atenção de moradores e pessoas que passavam pelo local.

De acordo com informações apuradas pelo Amarelinho Notícias, o veículo teria patinado, fazendo com que o motorista perdesse o controle da direção. O carro acabou ficando muito próximo da borda do barranco, gerando preocupação entre populares.

Apesar do susto, não houve registro de feridos. Ainda não foram divulgadas informações sobre as circunstâncias exatas que levaram ao incidente nem sobre possíveis danos ao veículo.

Fonte: Amarelinho Notícias.

São João da Bahia tem 45 foragidos presos e redução de acidentes nas estradas

A Operação São João 2026 registrou a prisão de 45 foragidos da Justiça em diferentes cidades da Bahia, entre elas Santo Antônio de Jesus. Os dados fazem parte do balanço parcial divulgado pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) na madrugada desta quinta-feira (25).

As capturas foram realizadas com apoio do Sistema de Reconhecimento Facial e das novas Plataformas de Observação Elevadas (POEs), que ampliaram o monitoramento dos festejos juninos em 24 municípios baianos.

Os presos eram procurados por crimes como homicídio, estupro, tráfico de drogas, receptação, furto, porte ilegal de arma de fogo e dívida de pensão alimentícia.

Segundo o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner, o resultado é reflexo do trabalho integrado das forças de segurança. Mais de 27 mil profissionais continuam atuando na Operação São João, que segue até o dia 30 de junho, durante os festejos de São Pedro.

Além das prisões, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) registrou redução de 50% nos acidentes sem vítimas nas rodovias estaduais durante o período junino.

As ações incluíram blitz, testes de bafômetro, fiscalização de documentos e inspeções veiculares. O BPRv também informou aumento de 75% nos flagrantes e crescimento de 33% na recuperação de veículos com restrição de furto ou roubo em comparação com o mesmo período do ano passado.

Deputado Hassan destaca São João de Jequié que se consolida como um dos melhores do Brasil

O deputado municipalista Hassan (PP) que nesse período junino viveu verdadeira maratona, visitando diversos municípios de sua base política no Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas, destacou os festejos no município de Jequié, realizado com muita organização e segurança. O parlamentar parabenizou o prefeito Flávio Santana (Flavinho) e sua equipe por ter dado continuidade à tradição iniciada na gestão do ex-prefeito Zé Cocá, consolidando o São João de Jequié, pelo quinto ano consecutivo, como o melhor da Bahia e um dos melhores do Brasil.

 

Hassan frisou que “o prefeito Flavinho, com muita responsabilidade financeira, ajustou-se à orientação do Ministério Público Estadual com relação aos cachês das bandas contratadas, e conseguiu realizar os festejos juninos com a presença de artistas consagrados na Bahia e no Brasil, e para manter a tradição também prestigiou os artistas regionais”.

 

O deputado ressaltou o cuidado da gestão com as pessoas com deficiência, reservando dezenas de lugares no Espaço PCD, denominado Espaço Dai Cruz, criado para promoção da inclusão, dando oportunidade para esse público assistir aos shows em uma área mais próxima ao palco, com maior conforto, tranquilidade e segurança.

 

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a expectativa é superar a movimentação financeira registrada no ano passado, quando R$ 337,5 milhões circularam no município, impulsionando diversos setores produtivos, aquecendo o comércio, o turismo e os serviços, gerando empregos diretos e indiretos.

 

Mantendo o alto padrão de organização, segurança e animação, o circuito dos festejos recebeu, a cada noite, um público estimado entre 80 e 100 mil pessoas, movimentando não apenas o circuito festivo, mas também fortalecendo o comércio, os serviços e toda cadeia produtiva ligada ao evento. Entre as atrações deste ano estavam João Gomes, Pablo, Elba Ramalho e Encontro dos Sanfoneiros. Léo Santana, Tarcísio do Acordeon, Limão com Mel, Embalo 4 e Matheus Ferraz. Iguinho e Lulinha, Victor & Leo, Luiz Caldas, Unha Pintada e Trio Forró + Eu.

 

Também se apresentaram Mari Fernandez, Bruno & Marrone, Adelmário Coelho, Forrozão Marajá e Dudu Silva. Natanzinho Lima, Eduardo Costa, Felipe Amorim, Eric Land, Rosy Banda e Banda Poizé. A programação foi encerrada nesta quarta-feira (24), com as apresentações de Toque Dez, Nattan, Klessinha, Filomena Bagaceira e Só o Básico.

 

O Melhor São João da Bahia encantou moradores e visitantes com ampla programação, pensada para valorizar as diversas manifestações da cultura nordestina. Com múltiplos circuitos espalhados pela cidade, o evento ofereceu experiências distintas para diferentes públicos, consolidando Jequié como um dos principais destinos juninos do estado.

 

Além dos grandes shows na Praça da Bandeira, o festejo contou com o receptivo junino na Estação Rodoviária, o Pôr do Sol com Forró, no Alto da Prefeitura, a Marinete do Forró, que percorreu pontos turísticos do município, e a Vila Junina, instalada na Praça Rui Barbosa.

 

 

 

25 de junho de 2026

 

Josalto Alves – DRT-BA 931

 

71.987997484

 

Foto – Aquila Novais

Com dois gols de Vini Jr, Brasil vence a Escócia e se classifica em 1º do grupo

O Brasil assegurou a liderança do grupo C da Copa do Mundo. O time Canarinho venceu os escoceses por 3 a 0, nesta quarta-feira (24), no Hard Rock Stadium, pela terceira rodada da Copa do Mundo. Vini Jr marcou duas vezes no primeiro tempo, e Matheus Cunha completou o placar na etapa complementar.

Com a vitória, a seleção brasileira somou sete pontos e se classificou como líder do grupo C. Com a mesma pontuação, o Marrocos ficou com a segunda posição, por causa do saldo de gols. Com três, os escoceses vão precisar torcer para avançaram como um dos oito melhores terceiros colocados. Em último lugar, o Haiti se despediu do Mundial com um ponto conquistado.

O adversário do Brasil na fase de 16 avos será o segundo colocado do grupo F, podendo ser Holanda, Japão ou Suécia. O jogo do primeiro mata-mata do time Canarinho vai acontecer na próxima segunda-feira (29), às 14h no horário de Brasília, em Houston, nos Estados Unidos.

 

Suspeito de estuprar a sobrinha de 10 anos é preso enquanto curtia São João em cidade baiana

Mais um foragido da Justiça foi capturado durante festejos juninos da Bahia. A captura mais recente ocorreu na madrugada desta quarta-feira (24), quando um homem, procurado pelo estupro da própria sobrinha, uma criança de 10 anos, acabou preso.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), a captura aconteceu na cidade de Amargosa com o suporte do Sistema de Reconhecimento Facial. Com essa prisão, subiu para 38 o número de criminosos detidos com a ajuda da ferramenta durante a Operação São João 2026.

Além do criminoso, a ferramenta também localizou um procurado por furto, foragidos por prática de roubo, porte ilegal de arma de fogo, lesão corporal e homicídio, além de devedores de pensão alimentícia.

Os criminosos foram encaminhados para unidades da Polícia Civil da Bahia distribuídas nos locais dos eventos.

Bloco Cultural “Vem Com Nós” promove tradição junina e solidariedade em Aurelino Leal

No próximo dia 28 de junho, o Bairro São Cosme, em Aurelino Leal, será palco de uma grande celebração cultural com a realização do projeto comunitário Bloco Cultural Vem Com Nós 1.0. A iniciativa tem como principal objetivo valorizar a cultura popular junina, resgatando brincadeiras tradicionais e fortalecendo os laços sociais entre crianças, jovens, adolescentes e toda a comunidade.

O projeto busca incentivar a convivência saudável, promovendo valores como respeito, cooperação e solidariedade. Além disso, pretende contribuir para o desenvolvimento social dos jovens, oferecendo atividades culturais e recreativas que os aproximem de caminhos positivos e os afastem de situações de vulnerabilidade social.

A programação contará com diversas atividades típicas das festas juninas, incluindo pau-de-sebo, corrida com ovo, cabo de guerra, corrida de saco, quebra-pote e quadrilha junina. Os participantes também poderão acompanhar um bloco cultural itinerante, que percorrerá as ruas da comunidade ao som de músicas tradicionais de São João, levando alegria e animação para moradores de todas as idades.

Além do aspecto cultural e recreativo, o evento terá um importante papel social. Durante a realização do projeto, será promovida a arrecadação de alimentos que serão destinados à montagem de cestas básicas para famílias em situação de vulnerabilidade.

Organizado pela equipe do Bloco Vem Com Nós 1.0, o evento promete unir cultura, diversão e solidariedade, fortalecendo as tradições juninas e contribuindo para o bem-estar da comunidade do Bairro São Cosme.

Pablo é atingido por lata durante show, interrompe apresentação e aciona a PM em Gandu

O cantor Pablo passou por um momento de tensão durante sua apresentação no São João de Gandu, no baixo sul da Bahia, na última sexta-feira (19).

Enquanto cantava no palco, o artista foi atingido no peito por uma lata arremessada por uma pessoa que estava na plateia. O momento foi registrado pela transmissão oficial do evento.

Após o impacto, Pablo interrompeu o show e pediu que a Polícia Militar identificasse e retirasse o responsável pela agressão.

Mesmo indignado com a situação, o cantor pediu que o público não tentasse fazer justiça com as próprias mãos e deixou o caso sob responsabilidade das autoridades.

Depois da atuação da equipe de segurança, o artista voltou ao palco, agradeceu o apoio da Polícia Militar e lamentou o ocorrido. Apesar do susto, ele não sofreu ferimentos e concluiu a apresentação normalmente.

Cantor baiano viraliza após fazer show para apenas duas pessoas em festa junina de Ubaitaba: “Faço por amor”

Um vídeo que mostra o cantor baiano Ronny Seresteiro se apresentando para apenas duas pessoas durante os festejos juninos de Ubaitaba viralizou nas redes sociais e emocionou internautas nos últimos dias.

A apresentação aconteceu na última quinta-feira (18), na abertura do São João da cidade. Nas imagens, apenas duas mulheres aparecem em frente ao palco acompanhando o show.

Apesar da baixa presença de público, o artista afirmou que encarou a situação com naturalidade e realizou a apresentação com a mesma dedicação que teria diante de uma multidão.

Segundo Ronny, o horário do show pode ter influenciado no movimento. A apresentação começou por volta das 20h, momento em que muitos moradores ainda estavam trabalhando ou se preparando para participar da festa.

Com mais de 15 anos de carreira na música e 28 anos de atuação como agente comunitário de saúde, o cantor destacou que nunca mediu o sucesso de uma apresentação pela quantidade de pessoas presentes.

“Faço por amor. Para mim, ali tinha milhões de pessoas”, declarou.

A postura do artista repercutiu positivamente nas redes sociais, onde muitos usuários elogiaram sua humildade, profissionalismo e amor pela música.

Grande inauguração da nova Feira do São Caetano será realizada nesta quinta-feira em Itabuna

A Prefeitura de Itabuna realiza, na próxima quinta-feira (25), às 15h, a inauguração da nova Feira do São Caetano, uma das obras mais aguardadas pelos comerciantes e moradores do bairro. O anúncio foi feito pelo prefeito Augusto Castro, que destacou a importância do equipamento para o fortalecimento da economia local e a melhoria das condições de trabalho dos feirantes.

Segundo o gestor, a obra foi executada em parceria com o Governo da Bahia e representa um marco para a comunidade do São Caetano. O novo espaço conta com estrutura moderna, organizada e planejada para oferecer mais conforto, segurança e dignidade tanto para os trabalhadores quanto para os consumidores.

A nova feira foi projetada para proporcionar melhores condições de comercialização dos produtos, além de garantir um ambiente mais adequado para quem frequenta o local diariamente. A expectativa da administração municipal é que o equipamento impulsione o comércio da região e contribua para o desenvolvimento econômico do município.

“É um investimento que fortalece o comércio, movimenta a economia e transforma a vida de quem trabalha e de quem frequenta a feira todos os dias”, destacou Augusto Castro ao convidar a população para participar da cerimônia de entrega.

A inauguração marca mais uma etapa dos investimentos em infraestrutura realizados pela gestão municipal, buscando modernizar os espaços públicos e oferecer mais qualidade de vida à população de Itabuna. A expectativa é de que a nova Feira do São Caetano se torne uma referência para feirantes e consumidores da cidade.

Servidor que amputou próprio pé para tentar receber R$ 1,5 milhão em seguro é encontrado com membro dentro de mochila

O pé do servidor público que amputou o próprio membro em uma tentativa de simular um assalto para receber indenizações de seguros foi encontrado dentro de uma mochila, segundo informações divulgadas sobre o caso.

O episódio aconteceu no interior da Bahia e voltou a ganhar repercussão após a conclusão do processo judicial. De acordo com as investigações, o homem teria tentado fraudar seguradoras para receber cerca de R$ 1,5 milhão em indenizações por invalidez.

Segundo a polícia, o membro foi localizado junto a objetos pessoais que teriam sido apresentados como itens roubados durante a suposta ação criminosa. O caso passou por perícias e análises que apontaram inconsistências na versão apresentada pelo servidor.

As apurações também indicaram que o investigado havia contratado múltiplas apólices de seguro pouco tempo antes do episódio, o que levantou suspeitas das seguradoras e das autoridades.

O servidor foi condenado pela Justiça por estelionato e teve a pena substituída por prestação de serviços à comunidade e pagamento de multa.

Conta de água fica R$ 1,54 mais cara na Bahia após reajuste anual

Os baianos vão pagar mais caro pela conta de água e esgoto a partir do dia 20 de julho. A Agência Reguladora de Saneamento Básico do Estado da Bahia (Agersa) aprovou o reajuste tarifário anual de 3,57%, que será aplicado pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) em todas as categorias de consumo.

A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (20). Segundo a Embasa, o aumento será aplicado de forma linear em todas as faixas da tabela tarifária.

Na categoria Residencial Normal, a tarifa mínima, correspondente ao consumo de até seis metros cúbicos, passará de R$ 43,23 para R$ 44,77, representando um acréscimo de R$ 1,54 por mês. Já na faixa Residencial Social, o valor subirá de R$ 15,72 para R$ 16,28, aumento de R$ 0,56.

De acordo com a Embasa, o percentual aprovado ficou abaixo da inflação acumulada no período, que alcançou 4,13%.

A empresa explica que o reajuste anual está previsto na Lei Federal nº 11.445/2007, que estabelece as diretrizes nacionais para o saneamento básico. A atualização tem como objetivo recompor os custos operacionais relacionados à inflação e às despesas com energia elétrica, produtos químicos, materiais hidráulicos e equipamentos utilizados nos sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário.

O novo valor passará a valer para todos os consumidores atendidos pela Embasa em municípios baianos a partir de 20 de julho.

Jequié: Homem suspeito de tráfico tomba em confronto com a CIPE na zona rural do município

Um homem morreu após um confronto com policiais militares da Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE Central) na tarde desta sexta-feira (19), na zona rural de Jequié. A ocorrência foi registrada por volta das 17h30, durante uma operação realizada em continuidade às diligências iniciadas após um ataque a equipes policiais ocorrido no dia anterior.

De acordo com a CIPE Central, as guarnições intensificavam o patrulhamento em uma área de vegetação densa em busca de suspeitos que teriam efetuado disparos contra equipes da Companhia Independente de Policiamento Tático do Médio Rio de Contas (CIPT-MRC) e fugido para uma região de mata. Durante as buscas, os policiais afirmam ter avistado um grupo de indivíduos armados que, ao perceber a aproximação das equipes, teria aberto fogo contra os agentes.

Ainda segundo a polícia, houve revide à agressão e, após o cessar dos disparos, foi realizada uma varredura no local. Um dos suspeitos foi encontrado ferido, caído ao solo e portando uma pistola calibre .380. Ele chegou a ser socorrido e encaminhado ao Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), mas não resistiu aos ferimentos. A identidade do homem não foi divulgada até o momento.

Trump volta a criticar Lula e o chama de “muito volátil” em entrevista

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltou a fazer críticas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) durante entrevista concedida nesta sexta-feira (19) ao site norte-americano Axios.

Ao comentar a relação com o chefe do Executivo brasileiro, Trump afirmou que não costuma pensar em Lula e declarou que “não poderia se importar menos” com o presidente do Brasil.

“Não se trata de ser fã ou não ser fã. Para ser sincero, eu não penso nele. Realmente não penso nele. Não poderia me importar menos. Mas agora ele é um tipo diferente de pessoa. Muito volátil”, disse o republicano.

 

Polícia Civil da Bahia passa a contar com helicóptero próprio e reforça operações em todo o estado

A Polícia Civil da Bahia entrou em uma nova fase de sua estrutura operacional com a chegada da primeira aeronave própria da corporação. O helicóptero, um Airbus H125 batizado de “Polícia 01”, foi entregue nesta sexta-feira (19), em Salvador, e passa a integrar as ações de inteligência, investigação e combate ao crime organizado em diferentes regiões do estado.

A entrega ocorreu durante cerimônia realizada na Vila Policial Militar do Bonfim, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues. O equipamento faz parte de um pacote de três aeronaves multimissão destinadas às forças de segurança baianas, incluindo também a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar. O investimento na aquisição do helicóptero da Polícia Civil foi de aproximadamente R$ 33,8 milhões.

Com capacidade para atuar em diversas frentes, a aeronave será empregada em operações especiais, transporte aeromédico, buscas e salvamentos, deslocamento de equipes especializadas e apoio às investigações conduzidas pela instituição.

Câmara aprova por unanimidade contas referentes a 2021 da ex-prefeita Maria das Graças

A Câmara Municipal de Ipiaú aprovou, na sessão legislativa desta quinta-feira (18/06), o Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, que dispõe sobre a aprovação da Prestação de Contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú referente ao exercício financeiro de 2021, de responsabilidade da então prefeita Maria das Graças César Mendonça. O parecer pela aprovação, de relatoria do Vereador Beto Costa, foi submetido à discussão e votação única, sendo aprovada por unanimidade.

Votaram favoravelmente os vereadores San de Paulista, Andreia, Cláudio Nascimento, Cristiano Santos, Danilo Art’D, Edson da Star Vídeo, Beto Costa, Lucas de Vavá, Picolé, Mônica Souza, Naciel Ramos e Robson Moreira. O vereador Tony do Ônibus não participou da votação por ausência.

 

Durante os debates em plenário, os vereadores ressaltaram a relevância do julgamento das contas públicas como uma das principais atribuições constitucionais do Poder Legislativo. Os parlamentares destacaram que a análise da matéria foi realizada com base nos documentos constantes do processo, nos pareceres técnicos e nas informações que instruíram a prestação de contas, observando os princípios da legalidade, da transparência e da responsabilidade na gestão pública.

 

Também foi enfatizado que o julgamento das contas deve ocorrer de forma técnica e criteriosa, assegurando a observância do devido processo legal, da imparcialidade e do interesse público. Os vereadores ressaltaram ainda que a atuação fiscalizatória da Câmara constitui instrumento essencial para o fortalecimento do controle externo e para a garantia da correta aplicação dos recursos públicos.

 

Com a aprovação do Projeto de Decreto Legislativo nº 001/2026, ficam aprovadas as contas da Prefeitura Municipal de Ipiaú relativas ao exercício de 2021, encerrando-se a apreciação legislativa da mat

éria.

 

 

VIDEO – Médico psiquiatra morre em grave acidente na BR-420; vítima atendia em Ipiaú e região

Crédito: Blog Marcos Frahm

Um grave acidente na manhã desta sexta-feira (19/06) tirou a vida de um médico psiquiatra, Dr. Ângelo Bonfim, de Jequié, que trafegava pela Rodovia BR-420 a bordo de um carro Jeep Renegade de cor vermelha, que colidiu frontalmente com um caminhão na altura do KM 309, no trecho entre os municípios de Santa Inês e Ubaíra, no Vale do Jiquiriçá.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, que apura as causas do desastre o médico era o condutor do carro. Conforme informações apuradas pelo BMF, Ângelo estava na companhia do irmão, que ficou ferido e foi socorrido. Em razão do acidente registrado por volta das 08h40 a BR-420 ficou totalmente bloqueada e, a partir das 10h a interdição passou a ser parcial.

A Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus foi acionada para a remoção do cadáver. O médico Ângelo, que atuava em vários municípios do Vale era também servidor do Hospital Geral Prado Valadares – HGPV, cuja unidade se manifestou em solidariedade à família.

Ele era muito querido entre os pacientes e colegas de profissão, deixa esposa e uma filha. Ainda de acordo com informações apuradas, Ângelo era acostumado com o trajeto, trafegava com frequência pela BR-420 com uma caminhonete para cumprir plantões em unidades de Saúde da região e dessa vez decidiu viajar com o carro de propriedade da sua esposa.

*Por Marcos Frahm / BMF

Vice-prefeita acusada de desviar R$ 41 mil para amarração amorosa pode perder cargo e ficar inelegível; entenda

A vice-prefeita de uma cidade do litoral de São Paulo poderá perder o cargo e ficar inelegível caso sejam confirmadas as acusações de desvio de recursos públicos para o pagamento de serviços relacionados a uma suposta “amarração amorosa”. O caso ganhou repercussão nacional após o avanço das investigações e dos processos judiciais.

Segundo as apurações, a gestora é acusada de utilizar aproximadamente R$ 41 mil de recursos públicos para custear despesas que não teriam relação com atividades da administração municipal. As suspeitas envolvem pagamentos destinados a práticas espirituais e serviços particulares.

O caso está sendo analisado pela Justiça, que avaliará se houve improbidade administrativa, enriquecimento ilícito ou danos aos cofres públicos. Dependendo da decisão, a vice-prefeita poderá sofrer sanções como perda da função pública, suspensão dos direitos políticos e declaração de inelegibilidade por determinado período.

A investigação também busca esclarecer a origem dos recursos utilizados e a participação de outras pessoas que eventualmente tenham contribuído para a realização dos pagamentos investigados.

A defesa da vice-prefeita contesta as acusações e afirma que irá apresentar os esclarecimentos necessários durante a tramitação do processo. O caso segue em andamento e ainda não há decisão definitiva da Justiça sobre as acusações.

Ipiaú: Confronto armado deixa suspeito morto e tenente da PM ferido

Uma operação da Polícia Militar na manhã desta sexta-feira (19), em Ipiaú, resultou na morte de um suspeito e deixou um tenente da corporação ferido. O caso foi registrado na região da Horta Comunitária, no bairro Santa Rita.

De acordo com informações da 55ª CIPM, as guarnições realizavam rondas de rotina quando se depararam com um grupo de aproximadamente oito homens armados. Ainda segundo a PM, os suspeitos abriram fogo contra os policiais, dando início a uma intensa troca de tiros.

Durante o confronto, um dos suspeitos foi atingido. Ele chegou a ser socorrido pelos próprios militares e levado ao Hospital Geral de Ipiaú (HGI), mas não resistiu aos ferimentos. Sua identidade ainda não foi oficialmente divulgada.

Na ação, um tenente da Polícia Militar também foi baleado em um dos pés. O oficial recebeu atendimento médico e foi encaminhado ao HGI, onde passou por avaliação.

Após o confronto, os demais suspeitos conseguiram fugir. Equipes policiais seguem realizando buscas na tentativa de localizá-los.

A Polícia Militar deverá divulgar novas informações sobre a ocorrência e possíveis materiais apreendidos durante a operação nas próximas horas.

Patrick Lopes acompanha visita de Jerônimo em Ubatã e destina ambulância ao município

O deputado estadual Patrick Lopes acompanhou, nesta quinta-feira (18/06), a visita do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Ubatã, em uma agenda marcada por importantes entregas e novos anúncios para a população.

Durante a visita, foram entregues a modernização do Colégio Estadual e o novo Mercado Municipal Flávio Dias, equipamentos que representam mais desenvolvimento, educação de qualidade e fortalecimento da economia local.

Além das ações do Governo do Estado, Patrick também destinou, por meio de emenda parlamentar, uma ambulância para reforçar a saúde do município.

“Ubatã pode contar com o nosso mandato. Seguiremos trabalhando ao lado do governador Jerônimo, do prefeito Tinho e das lideranças locais para levar mais investimentos e melhorias para a população”, destacou Patrick.

A agenda reforça a parceria entre município, mandato e Governo do Estado.

TCM abre inspeção na Câmara de Itagibá e mira gastos com combustíveis

O Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia (TCM-BA) determinou a abertura de uma inspeção formal na Câmara Municipal de Itagibá para apurar a regularidade da gestão financeira e o cumprimento das normas legais no âmbito do Poder Legislativo. A medida foi oficializada por meio do Ato nº 266/2026, publicado nesta quinta-feira (18) no Diário Oficial Eletrônico.

Para conduzir os trabalhos de fiscalização, foram designados os auditores estaduais de controle externo Tiago Bentes Araújo Pinto Gondim e Samira Andrade Iossef Fonseca. A inspeção está vinculada ao processo eletrônico nº 15957e26, que investiga atos atribuídos ao atual presidente da Câmara, Aleandro Santos da Silva, que já foi formalmente notificado pelo órgão de controle.

Segundo informações divulgadas nos bastidores do meio político, um dos principais focos da auditoria é a análise dos gastos com combustíveis realizados pela Câmara Municipal nos últimos anos. Os valores destinados ao abastecimento de veículos oficiais teriam despertado a atenção do setor de fiscalização do TCM, motivando uma apuração mais detalhada sobre a aplicação dos recursos públicos.

Durante a inspeção, os técnicos do Tribunal deverão examinar contratos, notas fiscais, processos de pagamento, sistemas de controle interno e relatórios de abastecimento. O objetivo é verificar se os procedimentos adotados pela Casa Legislativa seguem os princípios da legalidade, transparência e economicidade exigidos pela administração pública.

O TCM destaca que a abertura da inspeção não representa condenação ou comprovação prévia de irregularidades. Trata-se de uma etapa de investigação e coleta de informações. Ao final dos trabalhos, será elaborado um relatório técnico apontando a regularidade ou eventuais desconformidades encontradas nas contas da Câmara Municipal de Itagibá.

A fiscalização acompanha uma crescente atuação dos órgãos de controle no acompanhamento das despesas públicas, especialmente em áreas consideradas sensíveis, como contratos de fornecimento de combustíveis e manutenção da frota oficial.

Redação Amarelinho Notícias.