Deputado Patrick Lopes celebra conquista histórica: Ampliação da rede de água para Ipiaú e Ibirataia

Durante as comemorações do aniversário de Ipiaú, o deputado estadual Patrick Lopes anunciou uma conquista histórica para a região: a ampliação da rede de tratamento de água de Ipiaú e Ibirataia, com um investimento de quase R$ 40 milhões. A obra, que será realizada pela Embasa com recursos do Governo do Estado, é resultado de uma luta incansável do parlamentar para garantir melhores condições de saneamento básico para a população dessas cidades.

O projeto vai beneficiar milhares de moradores, melhorando significativamente o abastecimento de água e garantindo maior qualidade de vida para as comunidades. A licitação já está em andamento, e em janeiro será aberta a proposta das empresas que concorrem para a execução da obra. A expectativa é que, até março de 2024, o governador Jerônimo Rodrigues dê início à construção da nova infraestrutura.

Essa obra é uma resposta às demandas de muitos anos da população local, que enfrentava dificuldades com a distribuição e qualidade da água. Para o deputado Patrick Lopes, essa é uma vitória importante, fruto de seu trabalho dedicado em prol do desenvolvimento e do bem-estar da população de Ipiaú e Ibirataia.

Com a ampliação da rede, a região dará um grande passo em direção a um futuro mais saudável e sustentável. O deputado continuará acompanhando de perto a execução da obra, garantindo que todos os prazos sejam cumpridos e que a obra traga os benefícios esperados para a comunidade.

Moradora de Gandu e Enfermeira de Itamaraty são identificadas após grave acidente envolvendo ônibus da empresa Kal Tour de Ubatã

Reprodução: Amarelinho Notícias

Um acidente envolvendo um ônibus de turismo da empresa Kal Tour de Ubatã e uma carreta, na BR-110 no interior da Bahia, deixou ao menos seis mortos e diversos feridos na noite desta quarta-feira (4).

Entre uma das vítimas está uma enfermeira de Itamaraty, segundo informações ela trabalha no hospital de Ibirapitanga, e também tinha uma loja de roupa e está entre as vítimas, a outra vítima é uma mulher de Gandu.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na altura de Olindina, próximo à divisa com o estado de Sergipe. A batida entre um ônibus e uma carreta se deu em um ponto onde outro caminhão há estava parado. Não havia sinalização no local.

Ao tentarem desviar do veículo, a carreta e o ônibus se chocaram. Ao menos cinco mortes foram confirmadas pelas autoridades baianas. O número de feridos ainda é desconhecido.

A empresa dona do ônibus de turismo que levava passageiros para compras em Sergipe tinha licença da Agência Nacional de Transportes Terrestres para operar com fretamento.

Padrasto e avô são presos suspeitos de estuprar menina de 12 anos na Bahia; criança está grávida de 7 meses

O padrasto e o avô materno de uma menina de 12 anos foram presos na tarde da última terça-feira (3), em Juazeiro, no norte da Bahia, suspeitos de estupro de vulnerável contra garota, que está grávida de sete meses. Ainda não se sabe, porém, qual deles é o pai do bebê.

De acordo com a Polícia Civil, a menina morava com o avô e era aliciada por ele. Depois, quando foi acolhida pela mãe, passou a sofrer abusos por parte do padrasto. A gravidez só foi descoberta após um parente levá-la a um posto médico por achar a barriga da vítima muito grande.

O marido da mãe da menina foi denunciado em novembro e, a partir daí, descobriram o crime que também foi cometido pelo avô. Após o nascimento do bebê, serão realizados exames para identificar a paternidade.

O primeiro mandado de prisão preventiva foi cumprido contra o padrasto, no distrito de Itamotinga, zona rural de Juazeiro. Ele foi levado para a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM). Na sequência, agentes localizaram o avô, que também possuía mandado de prisão preventiva expedido pelo crime de estupro cometido contra a própria neta.

Ambos foram encaminhados ao Presídio de Juazeiro, onde permanecerão à disposição da Justiça

Gongogi: Adriano e Fernando serão diplomados em cerimônia no dia 18 de dezembro

Adriano Mendonça (Avante) e Fernando Matos (Avante) serão diplomados prefeito e vice-prefeito, respectivamente, em cerimônia que será realizada no próximo dia 18 de dezembro, às 14h, na Sala do Júri, do Fórum da Comarca de Ubaitaba. A cerimônia também fará a diplomação dos vereadores eleitos para o mandato 2025-2028.

Adriano Mendonça (Avante) venceu Dodô (MDB) nas últimas eleições municipais e foi reeleito prefeito de Gongogi por ampla maioria de votos. O atual prefeito obteve 2.617 votos (60,30% dos votos válidos), ante 1.723 votos (39,70%) de Dodô, que é atual vice-prefeito do município. (Ubatã Notícias)

Ilhéus: Homem é condenado a 13 anos de prisão por matar indígena

Um homem foi condenado a 13 anos de prisão por matar o indígena tupinambá Adenilson Silva Nascimento, conhecido como Pinduca, de 55 anos. O crime aconteceu em maio de 2015, em Ilhéus, no sul da Bahia, na ocasião, ele ainda atirou na esposa da vítima, Zenaildes Menezes Ferreira.

O júri popular de Edivan Moreira da Silva começou na terça-feira, 3, e encerrou nesta quarta, 4. O julgamento contou com sete jurados, onde quatro votaram a favor da condenação e três contra. Edivan foi levado para o Presídio Ariston Cardoso, em Ilhéus, onde cumprirá a pena em regime fechado. A defesa de Edivan informou que vai recorrer da decisão.

Jequié: 46 estudantes universitários ocupavam ônibus de Maracás que pegou fogo, mas ninguém ficou ferido

O ônibus que pegou fogo na noite desta quarta-feira (4) no semi-anel rodoviário de Jequié transportava 46 estudantes universitários de Maracás, segundo informações do 8º Batalhão de Bombeiros Militares, que atendeu a ocorrência por volta das 18h50.

De acordo com informações do Comando do 8º BBM, o combate ao incêndio durou cerca de uma hora e meia e não houve registro de feridos. O incêndio no ônibus, que ficou destruído, teve início pelas rodas traseiras do veículo.

Datena é anunciado no SBT após sair da Band e tentar política

José Luiz Datena, ex-candidato a prefeitura de São Paulo e ex apresentador do Brasil Urgente, na Band, agora irá para o SBT. A emissora divulgou uma nota informando a chegada do artista para compor a grade.

“Datena traz todo o seu talento na apresentação de programas jornalísticos para abrilhantar a programação do SBT já a partir desta segunda-feira, 9 de dezembro, no comando do programa Tá na Hora. No mesmo dia, Marcão do Povo assumirá a apresentação de parte do jornalístico Primeiro Impacto”, explica a nota.

O apresentador, famoso pelo seu trabalho, acabou viralizando em setembro após dar uma “cadeirada” no também ex-candidato Pablo Marçal, durante um debate na própria Band. Agora, ele diz que sempre sonhou em mudar de emissora.

“Vir para o SBT é cumprir o meu sonho de trabalhar na casa que foi montada pelo maior apresentador de todos os tempos. Silvio Santos foi e sempre será o meu ídolo e a minha referência”, celebra Datena.

Sobe para 6 o número de mortos em acidente envolvendo ônibus da empresa Kal Tour de Ubatã

Reprodução: Redes Sociais

 

Um acidente envolvendo um ônibus de turismo da empresa Kal Tour de Ubatã e uma carreta, na BR-110 no interior da Bahia, deixou ao menos cinco mortos e diversos feridos na noite desta quarta-feira (4).

Entre uma das vítimas está uma enfermeira de Itamaraty, segundo informações ela trabalha no hospital de Ibirapitanga, e também tinha uma loja de roupa e está entre as vítimas, outra suspeita é que uma pessoa de Gandu está entre as vítimas também.

De acordo com informações da Polícia Rodoviária Federal, o acidente aconteceu na altura de Olindina, próximo à divisa com o estado de Sergipe. A batida entre um ônibus e uma carreta se deu em um ponto onde outro caminhão há estava parado. Não havia sinalização no local.

Ao tentarem desviar do veículo, a carreta e o ônibus se chocaram. Ao menos cinco mortes foram confirmadas pelas autoridades baianas. O número de feridos ainda é desconhecido.

A empresa dona do ônibus de turismo que levava passageiros para compras em Sergipe tinha licença da Agência Nacional de Transportes Terrestres para operar com fretamento.

Estudante de 17 anos atira em colega de 16 dentro de escola no Piauí

Uma estudante de 17 anos disparou contra um colega de 16 dentro de uma escola particular em Teresina, Piauí, na manhã desta quarta-feira (4). 0 adolescente foi atingido no rosto e encaminhado ao Hospital de Urgência de Teresina, onde permanece internado em estado grave.

A jovem foi apreendida pela Polícia Civil e levada à Delegacia do Menor Infrator. Durante a abordagem, os policiais encontraram em sua bolsa uma faca e uma pistola. A arma seria do pai da adolescente, que é policial militar.

A Polícia informou que vai instaurar um inquérito para investigar o caso, incluindo a origem da arma e possíveis motivações para o ataque.

Em nota oficial, o colégio lamentou profundamente o ocorrido e afirmou que está colaborando com as autoridades. As atividades escolares foram suspensas nesta quarta-feira (4) por conta do incidente.

Ganhador de R$ 201 milhões da Mega-Sena morre 24 dias após retirar prêmio no Mato Grosso

Antonio Lopes, um pecuarista de 73 anos que conquistou sozinho um prêmio de mais de R$ 201 milhões no sorteio da Mega-Sena em novembro, morreu nesta quarta-feira (4) em uma clínica odontológica de Cuiabá. A suspeita inicial é de que ele tenha sofrido um mal súbito.

Antonio, conhecido por trabalhar com compra e venda de gado em fazendas do Mato Grosso, deixa quatro filhos. O delegado Edison Pick, da Polícia Civil, declarou que investigações estão em andamento para esclarecer a causa do óbito.

“Caso tenha sido um mal súbito, não há responsabilidade da clínica. Agora precisamos aguardar o exame de necrópsia e o laudo para esclarecer o que de fato aconteceu”, disse Pick.

Antonio foi o grande vencedor do sorteio 2.795 da Mega-Sena, realizado em 9 de novembro, em São Paulo. Com uma aposta simples de R$ 5, ele acertou as seis dezenas e retirou o prêmio dois dias depois. A quantia recebida está entre os 10 maiores valores já pagos em concursos regulares da Mega-Sena, excluindo as edições da Mega da Virada.

Barra do Rocha Avança na Infraestrutura com Pavimentação e Modernização de Vias Urbanas

O prefeito José Luiz, acompanhado do presidente da Câmara Amaurilio (Xexeu) do Secretário de Finanças André Felipe e do engenheiro Everton Araújo, participaram de uma audiência com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Sérgio Brito, para tratar de diversas solicitações de melhorias para o município. Entre as demandas atendidas, destaca-se a pavimentação asfáltica da estrada que liga o Assentamento Coroa Verde à BR-330, assim como o asfaltamento das principais vias da cidade, que receberão sinalização e iluminação. Essa conquista representa um importante avanço para a infraestrutura local, facilitando o acesso e contribuindo para o desenvolvimento e modernização da cidade.

Moto com chassi de Feira de Santana e placa inexistente é apreendida na BA-650 Entre Ipiaú e Ibirataia

Uma motocicleta com irregularidades foi apreendida nesta terça-feira (04), na BA-650, Km 39, nas proximidades do Campo do Ceará. Durante uma abordagem realizada por agentes da polícia rodoviária, foi constatado que o veículo ostentava uma placa que não existe nos registros oficiais, além de apresentar um chassi vinculado a outra motocicleta da cidade de Feira de Santana.
A situação chamou a atenção dos policiais, que realizaram a verificação detalhada do veículo após notarem sinais de adulteração. O motorista não apresentou documentação que comprovasse a origem legal da motocicleta e foi conduzido, juntamente com o veículo, para a delegacia territorial de Ipiaú.
Giro em Ibirataia

Sandro Régis direciona emendas impositivas para Centro de Capacitação Rural em Ipiaú e reforço na Segurança Pública em Jequié e região

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) formalizou a indicação de emendas impositivas para investimentos que vão atender aos municípios de Jequié, Ipiaú e toda a região do sudoeste baiano.

O primeiro aporte, no valor de R$ 200 mil, vai permitir a reforma do imóvel do Sindicato Rural de Ipiaú, onde funcionará o Centro de Capacitação Regional.

Na proposta encaminhada à Secretaria estadual de Agricultura (Seagri), o deputado destaca que a iniciativa vai “apoiar as cadeias produtivas da agropecuária em suas diversas etapas, desde a modernização dos espaços até a produção e comercialização, visando fortalecer a eficiência, a sustentabilidade e a competitividade do setor”.

Sandro Régis ainda direcionou uma emenda impositiva de R$ 150 mil para a reforma do Centro Integrado de Comunicação da Secretaria de Segurança Pública, com objetivo de aprimorar o atendimento da SSP/STELECOM à população de Jequié, Ipiaú e demais cidades adjacentes.

“A gente vai seguir trabalhando para corresponder à confiança da população no nosso mandato e continuar buscando mais investimentos à nossa região”, pontuou o deputado Sandro Régis.

Ubatã: PM prende servidor público em cumprimento a mandado de prisão por receptação e uso de documento falso

Uma guarnição do 3º Pelotão da Polícia Militar prendeu, na manhã desta quarta-feira, 04, um servidor público municipal em cumprimento a um mandado de prisão preventiva expedido pela Comarca de Ipiaú. O servidor é acusado de receptação, uso de documentos falsos e foi preso  no local de trabalho.

O servidor, que não teve o nome revelado, conforme apurou o Ubatã Notícias, não ofereceu resistência. Ele foi conduzido à Delegacia Territorial de Ubatã e deve passar por exame de corpo de delito. (Ubatã Notícias)

Assembleia Legislativa aprova por unanimidade projeto de Sandro Régis que nomeia BA-650 como “Rodovia Jorge Abdon Fair”

O plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) aprovou por unanimidade, nesta terça-feira (3), o projeto de lei apresentado pelo deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) que denomina a BA-650 como “Rodovia Jorge Abdon Fair”, em homenagem ao ex-prefeito de Ibirataia.

A rodovia liga as cidades de Ipiaú e Ibirataia, na região cacaueira do Estado, onde Jorge Abdon Fair exerceu forte liderança na política e também na agropecuária.

“Independente da bandeira partidária, ele era uma pessoa que todos adoravam, todos respeitavam pela sua história de vida, um produtor rural que vem de uma família que gera muito emprego e muita renda em nossa região. Um político de uma alma generosa, mesmo fora do poder nunca disse não a ninguém, sempre estava ali para ajudar o mais necessitado”, afirmou o deputado Sandro Régis, ao celebrar a aprovação da homenagem.

Jorge Fair morreu no último dia 7 de novembro depois de ter sofrido um acidente na fazenda. Ele chegou a ser socorrido, mas não resistiu.

O projeto aprovado nesta terça teve como relator o deputado Rosemberg Pinto (PT), líder de governo, que junto com o líder da oposição, Alan Sanches (União Brasil), dispensou as formalidades para acelerar a votação.

Agora, caberá ao Governo do Estado providenciar a sinalização apropriada e comunicar a nova denominação da rodovia às prefeituras de Ibirataia e Ipiaú e à Superintendência de Infraestrutura de Transportes.

Vice-prefeito eleito de Santa Cruz Cabrália e filho são sequestrados

O vice-prefeito eleito de Santa Cruz Cabrália, Cláudio Xêpa, e seu filho, Xande, foram vítimas de um assalto com sequestro na última terça-feira (03/12), em uma via vicinal próxima ao distrito de Ponto Central, no município de Cabrália, sul da Bahia.

De acordo com informações, o crime aconteceu enquanto eles viajavam para Ilhéus, em um trecho que liga a fábrica da Veracel Celulose à BR-101. Dois veículos interceptaram o carro das vítimas. Sob ameaça, os criminosos apontaram armas, roubaram celulares e outros pertences e fugiram com o veículo.

Após serem liberados, Cláudio Xêpa e seu filho precisaram caminhar por um longo trecho até serem encontrados por dois professores que passavam pelo local. Os educadores prestaram auxílio e os levaram de volta para casa.

Apesar do susto, as vítimas já estão em casa, mas ainda não há confirmação se sofreram ferimentos. A Polícia Militar iniciou buscas pela região, mas, até o momento, nenhum suspeito foi preso.

O caso é investigado pela Polícia Civil.

Ônibus com 27 pessoas tomba e 4 ficam feridos; Um idoso e um bebê estão entre as vítimas

Quatro pessoas ficaram feridas após um ônibus ocupado por 27 pessoas tombar na BR-153. O caso aconteceu na madrugada desta quarta-feira, 4, em Santa Tereza de Goiás, no estado de Goiás. As vítimas são dois homens adultos, um idoso e um bebê. Todos foram levados a uma unidade de saúde em Porangatu.

Conforme a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o relato do motorista dá conta de que o veículo foi fechado por um caminhão e, na tentativa de desviar, ele perdeu e saiu da pista. Só não houve mais feridos porque a maioria dos passageiros estava com o cinto de segurança.

O ônibus havia saído de Belém e estava em direção a Goiânia quando o acidente aconteceu. A empresa responsável pelo ônibus prestou apoio aos passageiros e a viagem foi concluída com outro veículo.

Polícia Civil cumpre mandato de busca e apreensão contra adolescente de 16 anos acusado de agredir mãe e irmã

Um adolescente de 16 anos foi apreendido nesta terça-feira (3) por ato infracional análogo ao crime de lesão corporal no âmbito da violência doméstica. O mandado de busca e apreensão foi cumprido por equipes da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) de Feira de Santana, no Conjunto Feira IX.

“Ele agrediu fisicamente a genitora e a irmã em 2023 e foi apreendido. Em setembro de 2024 o adolescente foi sentenciado com a medida socioeducativa de semiliberdade e após dois meses fugiu do local de cumprimento da medida. Por esse motivo, foi expedido o mandado de busca e apreensão em desfavor dele”, explicou a titular da DAI, delegada Danielle Matias.

O adolescente foi encaminhado ao Pronto Atendimento da Fundac e se encontra à disposição da Vara da Infância e Juventude da cidade.

Adolescente de 16 anos é apreendido pela Polícia Civil em Feira de Santana

Policiais Civis da Delegacia para o Adolescente Infrator (DAI) de Feira de Santana cumpriram, na segunda-feira (2), um mandado de busca e apreensão contra um adolescente de 16 anos suspeito de praticar ato infracional análogo ao crime de estupro de vulnerável, ocorrido em 2023.

“O adolescente apreendido praticou relação sexual com uma garota de 13 anos. O ato foi consumado junto com outro garoto que já teve o seu mandado cumprido semana passada. Como se não bastasse, no momento em que praticaram a conduta, eles ainda filmaram o ato”, explicou a titular da DAI, delegada Danielle Matias.

O garoto cumprirá medida socioeducativa de internação em razão de sentença judicial. Ele foi encaminhado ao Pronto Atendimento da Fundac e permanece à disposição da Vara da Infância e Juventude do município.

Itagi: Acusado de estuprar criança autista de 03 anos é preso pela polícia

A Polícia Militar prendeu, na noite desta terça-feira (03/12), por volta das 19hs, um homem acusado pelo crime de estupro de vulnerável ocorrido no município de Itagi. Segundo informações, uma Guarnição do 19° BPM que estava em rondas ostensivas em Jitaúna deslocou-se até uma Fazenda nas proximidades de Barra Avenida para averiguar a informação de que um homem teria sido linchado e estaria amarrado por moradores locais.

No local, a Guarnição constatou a veracidade da denúncia e encontrou o homem de iniciais N. C. P. 58 anos, caído ao chão ensanguentado com algumas escoriações e amarrado. O homem foi conduzido ao hospital Nossa Senhora de Fátima, onde foi atendido e posteriormente liberado. Diante dos fatos, o indivíduo foi encaminhado para delegacia de Jitaúna onde ficará à disposição da Justiça.

O Caso.

O homem já estava sendo procurado pela Polícia acusado pelo crime de estupro de vulnerável praticado contra uma criança autista de 3 anos na cidade de Itagi. O crime somente foi descoberto após a mãe da criança desconfiar do companheiro e instalou uma câmera no quarto da menina. No vídeo e possível ver o homem com as partes intimas expostas e deitado ao lado da criança.

Depois de flagrar o crime a mãe resolveu compartilhar o vídeo e o caso ganhou ampla repercussão. O homem chegou a ser contido por populares na rodovia próximo a Itajurú, mais conseguiu fugir para uma área de matagal sendo encontrado por moradores já na região da Barra Avenida onde foi linchado, amarrado e entregue a Policia. (Jitaúna Em Dia)

Itagi: Homem é brutalmente assassinado na zona rural do município

– Créditos: Jitaúna Em Dia

Um homem foi morto com requintes de crueldade na zona rural de Itagi. O homicídio aconteceu na noite desta segunda-feira (14), numa região conhecida como Jaguarana. De acordo informações apuradas pelo Jitaúna em Dia, o homem conhecido por “Bado” foi baleado nas costas aparentemente com uma arma artesanal, e foi golpeado várias vezes com uma arma branca.

A vítima não tinha envolvimento com o crime e era trabalhador rural. Populares acionaram a Polícia que foi ao local, realizou buscas mais ninguém foi preso. O DPT realizou o levantamento cadavérico e a Polícia Civil de Itagi estará investigando o caso. (Jitaúna em Dia)