PF investiga organização criminosa que traficava drogas do Ceará para Europa

A Polícia Federal deflagrou a Operação Néctar na manhã desta quarta-feira (6), que apura uma organização criminosa que traficava cocaína para a Europa. A quadrilha enviava a droga para destinos no Continente europeu, por meio de navios no Porto de Pecém, no Ceará.

Informações da PF revelam que, durante as investigações, policiais em conjunto com a Receita Federal e órgãos parceiros, identificaram um “engendrado esquema que possibilitava o envio da droga ilícita ao exterior por meio de diversas estruturas portuárias”.

Cerca de 130 policiais federais participam da operação, e cumprem oito mandados judiciais de prisão preventiva, 22 de prisão temporária, 30 de busca e apreensão, além de 88 ordens de bloqueio de bens e valores, em endereços ligados aos investigados.

As ações policiais decorrem em oito estados: Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e no exterior. Todos os mandados foram expedidos pela Justiça Federal no Ceará. As investigações seguem sob segredo de justiça.

Segundo a PF, os crimes já apurados são de tráfico internacional de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro, com penas máximas somadas de até 30 anos de prisão. (metro1)