Sócios de autoescola e servidor da Ciretran são presos por venda de CNH na Bahia

A ‘Operação Stop Driver’, realizada pela Polícia Federal e Ministério Público, nesta quarta-feira, 28, resultou na prisão de sócios de autoescolas e um servidor e um ex-servidor da 17ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran). Eles são suspeitos de participar de um esquema ilegal de venda de carteiras de habilitação, tanto dentro como fora da Bahia.

As investigações, iniciadas a partir de denúncias anônimas, revelam que o esquema está em vigor desde 2016 e envolve um grande número de habilitações concedidas a pessoas de outras localidades, inclusive de outros estados.

O esquema consistia na venda de CNHs sem a devida avaliação exigida pelo Detran, permitindo que os compradores obtenham a habilitação sem demonstrar conhecimento prático e teórico necessários para se tornarem condutores. As autoridades agora estão analisando o material apreendido, como computadores, documentos e celulares, em busca de novos suspeitos e informações adicionais sobre as atividades criminosas.

Foram cumpridos quatro mandados de prisão preventiva e 21 de busca e apreensão nas cidades baianas de Bom Jesus da Lapa, Canarana, Coribe, Correntina, Santa Maria da Vitória e São Félix do Coribe, e em Brasília (DF) e Goiânia (GO), em endereços residenciais e comerciais.

Eles são suspeitos de cometerem os crimes de associação criminosa, corrupção ativa e passiva, falsidade ideológica, falsificação de documento público, lavagem de capitais e estelionato. As penas podem superar 40 anos de prisão.

A Vara Criminal de Santa Maria da Vitória também decretou o afastamento do servidor da 17ª Ciretran e o bloqueio dos bens dos quatro investigados. Os presos foram conduzidos à Delegacia da Polícia Federal de Barreiras.