Piquet é condenado a pagar R$ 5 milhões por racismo contra Hamilton

O ex-piloto brasileiro de Fórmula 1 Nelson Piquet foi condenado pela Justiça nesta sexta-feira, 24, a pagar R$ 5 milhões em danos morais após comentários considerados racistas e homofóbicos direcionados a Lewis Hamilton, da equipe Mercedes.

A decisão é da Justiça do Distrito Federal em ação movida pela Aliança Nacional LGBTI, Associação Brasileira de Famílias Homotransafetivas, Centro Santo Dias de Direitos Humanos da Arquidiocese de SP e Francisco de Assis: Educação, cidadania e direitos humanos.

Em novembro de 2021, Piquet usou palavras racistas para se referir a Hamilton, único piloto negro a representar uma equipe na F1, ao comentar a queda de Hamilton no Grande Prêmio da Inglaterra com Max Verstappen.

“O neguinho (Hamilton) devia estar dando mais c… naquela época e ‘tava’ meio ruim”. Piquet chegou a pedir desculpas ao piloto britânico e disse que seus comentários foram mal traduzidos.

Na sentença, o juiz Pedro Matos de Arruda afirmou que Piquet é uma pessoa pública, conhecida internacionalmente, e não deve ter as suas declarações desprezadas. “Esta ofensa é intolerável. Mais ainda quando se considera a projeção que é dada quando é uma pessoa tão reconhecida e tão admirada como o réu”.