Dados da Neoenergia Coelba apontam o crescimento de 13% em número de colisão de veículos em postes no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período de 2023. Ao todo, foram 1,7 mil registros deste tipo, o que prejudicou cerca de 342 mil consumidores, que ficaram um determinado período sem energia.
Em maio deste ano, um homem morreu após batida do carro que conduzia com um poste, na Alameda Camburiú, em Stella Maris. Já em janeiro, o motorista de um ônibus perdeu o controle do veículo, que se chocou contra três postes na Avenida San Martin, derrubando os equipamentos. O acidente não deixou feridos, mas a região ficou sem energia durante uma madrugada.
De acordo com a Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador), foram registrados 159 choques de veículos com postes na capital baiana em 2023, 63 deles com feridos e 15 com mortos. Por sua vez, até junho de 2024, foram contabilizados 65 casos deste tipo, 7,5% a menos do que no mesmo período do ano passado. Nos seis primeiros meses do ano, 25 pessoas ficaram feridas e quatro morreram em Salvador, após colisão de veículos com os equipamentos de iluminação pública.
A principal medida, portanto, para evitar esse tipo de acidente é de cunho educativo, pois de acordo com a Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip), que atua em conjunto com a Transalvador, a maioria das ocorrências teve relação com o excesso de velocidade e com o consumo de bebidas alcoólicas. Dentre as orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto, estão: seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir.
Fornecimento de energia
A concessionária Neoenergia Coelba informa que, apesar do aumento do número de ocorrências, a quantidade de clientes que ficaram com o fornecimento de energia suspenso devido às colisões foi cerca de 5% menor em 2024. Isso porque houve ampliação das tecnologias instaladas na rede elétrica, como o self-healing.
A Coelba explica que a substituição de um poste é uma atividade complexa, que frequentemente exige a recomposição de cabos e equipamentos, e, portanto, o atendimento para esse tipo de serviço demora, no mínimo, quatro horas. “Com o self-healing, porém, o consumidor não precisa esperar a conclusão, tendo a sua energia restabelecida em menos de um minuto”, explica a empresa, em nota.
Quando detectam uma interferência, que pode ser causada por acidentes de veículos, queda de árvores, efeitos climáticos ou até mesmo animais, o “self – healing” permite isolar automaticamente a região afetada e reconecta a rede por um caminho alternativo, garantindo o retorno imediato do serviço. Com isso, o menor número possível de clientes seja impactado por uma interrupção.