Com a expectativa de aumentar as vendas este ano em relação à Páscoa passada, de pequenas fábricas artesanais de chocolates aos grandes empreendimentos, a produção e as entregas foram aceleradas nos últimos meses para atender as demandas.
Na Bahia o destaque deste movimento é o sul do estado, principal produtor e onde estão mais de 80 marcas de chocolate. Na região, berço da cacauicultura baiana, além de encontrar os derivados, os visitantes tem a oportunidade de conhecer fazendas centenárias caminhando pela lavoura e acompanhando o processo de beneficiamento das amêndoas.
A estimativa de entidades com base na agricultura familiar desta região é aumentar em 20% sobre 2022 as vendas de ovos e chocolates artesanais, com grande concentração de cacau e variações com castanhas e frutas regionais. Produzidos com as melhores amêndoas orgânicas, boa parte tem o selo de Indicação Geográfica (IG) Sul da Bahia, atestando sua origem.
Nas grandes indústrias, dados da Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Amendoim e Balas (Abicab) apontam que no ano passado o setor vendeu mais de 10 mil toneladas no país, com aumento de 13% sobre o mesmo período de 2021 e a expectativa de crescer mais em 2023.
A festa, que se consolidou na modernidade como um evento cristão comemorando a ressurreição de Jesus, tem atualmente a característica de estimular o consumo de chocolates e outras guloseimas nesta época, mesmo em famílias que não praticam os princípios religiosos.
Rota turística
No período também o segmento do turismo sente o reflexo da data, com aumento de viagens de curta distância, aproveitando o feriadão. Neste contexto a rota turística Estrada do Chocolate (na BA 262 até a BR 101), entre Ilhéus e Uruçuca, oferece diversas opções aos visitantes.
Da lavoura à comercialização dos derivados, passando pela preparação das amêndoas e elaboração dos melhores produtos, a Estrada do Chocolate tem 45 km em meio à Mata Atlântica, em um roteiro histórico, rural e gastronômico, que faz parte da Zona Turística Costa do Cacau.
Trabalhada desde 2010, “a rota associa a produção do cacau e do chocolate com a atividade turística”, afirmou o secretário estadual de Turismo, Maurício Bacelar, acrescentando que este tipo de roteiro tem uma procura crescente também em outras regiões.
Ele citou que o vinho é outro produto que tem consumo tradicional nesta época do ano, e tem rotas em duas regiões do estado. No Norte o roteiro da uva e do vinho pode ser feita em Juazeiro/Petrolina e na Chapada Diamantina, em Mucugê e Morro do Chapéu.
Sobre a rota do chocolate o secretário salientou que “a maior parte da produção baiana de cacau está na região sul da Bahia, que concentra fazendas com construções centenárias”, pontuou, acrescentando que o projeto foi requalificado em 2022.
Para incrementar o atendimento aos visitantes, desde o ano passado a Setur em parceria com o Sebrae executa um projeto de capacitação da mão-de-obra para as equipes de colaboradores e proprietários que atuam nos diversos empreendimentos que estão localizados nesta rota.
Segundo Bacelar, outro aspecto importante para a consolidação do roteiro tem sido a divulgação dos destinos baianos em eventos do Brasil e exterior, garantindo também atração de visitantes de outros estados e países.
Como resultado, disse que é crescente a procura por parte dos passageiros dos navios de cruzeiro em conhecer, além das praias e outros atrativos da Zona Turística Costa do Cacau, também as fazendas e agroindústrias são diferenciais entre os demais pontos de desembarque dos turistas.
Turistas visitam fazendas de cacau no feriadão