
Ibirataia: Mais um acidente na BA-120, motociclista colide com vaca



Uma égua da raça mangalarga, de cor pampa de preto, foi furtada no último final de semana em Ipiaú. O animal estava em um pasto localizado entre a BR-330 e o Parque de Exposição José Thiara.
De acordo com informações repassadas por populares ao dono do animal, um automóvel modelo Gol, de cor prata, quatro portas, foi visto na noite do furto próximo ao local, acompanhado de um trolete. Testemunhas relataram que quatro pessoas entraram no pasto e estavam “rodando” os animais, levantando suspeitas de que possam ser responsáveis pelo crime.
O caso foi registrado na delegacia de Ipiaú, e a Polícia Civil está investigando. Imagens de câmeras de segurança na cidade serão analisadas para tentar identificar o veículo e os possíveis envolvidos.
Quem tiver informações que possam ajudar na localização da égua ou na identificação dos responsáveis pode entrar em contato com a polícia ou com o proprietário pelo telefone (73) 98808-7229

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue realizando ações de limpeza em bueiros, bocas-de-lobo, galerias e esgotos a céu aberto de forma constante. Com as recentes fortes chuvas, o trabalho foi intensificado em locais estratégicos para garantir a segurança e o bem-estar da população.
Ruas como Do Honório, Amâncio Félix, Do Sapo, Nova Conquista e ACM estão recebendo atenção especial das equipes. No bairro ACM, a macrodrenagem, que está em fase de conclusão, evitou alagamentos como os registrados em chuvas anteriores. Ainda assim, a limpeza preventiva continua sendo realizada no local.
Em suas redes sociais, a prefeita Maria das Graças destacou a importância do trabalho conjunto entre a gestão e a comunidade para minimizar os impactos das chuvas. “Nesse período de chuvas, nossa equipe está nas ruas limpando bueiros e prevenindo alagamentos. Mas para que o trabalho dê certo, precisamos contar com você! Evite deixar lixo fora do horário da coleta e ajude a manter nossa cidade limpa e segura”, escreveu a prefeita em uma publicação recente.
O secretário de Desenvolvimento Urbano, Henrique Romano, reforçou que a secretaria está atenta às demandas e trabalha em integração com a Defesa Civil do município. “Nosso objetivo é agir com rapidez e eficiência diante das urgências”, pontuou.
A gestão lembra à população que, em caso de emergências, é fundamental acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo contato 73 99103-0831. A colaboração de todos é essencial para garantir uma cidade mais segura e resiliente diante das adversidades climáticas.

Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde sofreu um princípio de incêndio durante uma viagem Ubatã-Itabuna na manhã desta terça-feira, 26. O incidente ocorreu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, já na chegada de Itabuna.
No momento do ocorrido pelo menos 07 pessoas eram transportadas no veículo. O condutor, após perceber o aquecimento no motor, parou a ambulância, que felizmente não foi tomada pelo fogo. A Prefeitura de Ubatã enviou outro veículo para conduzir os pacientes, que foram à Itabuna passar por exames e procedimentos médicos. Não há informações acerca do que poderia ter causado o incêndio. *As informações são do Ubatã Notícias

Nesta manhã (25), a prefeita eleita de Ubaitaba-Ba, Gracinha Viana, reuniu-se em Salvador com os demais prefeitos eleitos do partido Avante da Bahia.

Evento organizado pelo presidente estadual, Ronaldo Carletto. Que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o ministro Rui Costa, senador Jaques Wagner e o deputado federal Neto Carletto.

Na oportunidade do momento, Gracinha aproveitou a presença dos representantes do governo federal e estadual, para tratar sobre demandas para os próximos quatro anos e também estreitar laços com diversas potências políticas.

Mais uma vez, Gracinha mostra que não esperará janeiro para começar as movimentações e planejamentos políticos.

Ela faz questão de sempre reafirmar o seu compromisso com a população Ubaitabense. Essa é uma das missões para sua gestão, responsabilidade com o cidadão.
ASCOM

Na manhã desta terça-feira (26), um corpo foi encontrado em uma roça próxima à Vila de Tesourinhas, na zona rural de Ibirataia.
Moradores locais avistaram o cadáver e acionaram a polícia, que encontrou sinais de tiros na vítima, sugerindo que a morte foi por disparos.
A identidade da pessoa ainda não foi confirmada, e a causa da morte será apurada por exames periciais.
A Polícia Civil e a Polícia Técnica irão apurar o caso, e qualquer informação relevante pode ser repassada de forma anônima.

Um caminhão tanque capotou nesta segunda-feira (25) ao trafegar pela BR-330, entre o Povoado de Morro Verde e Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano.
De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a guarnição foi ao local por volta das 15h, para averiguar uma informação sobre o tombamento de um caminhão e constatou que o veículo VW 24.280 CRM 6X2 teria capotado.
Ainda de acordo com a PRE, o condutor do caminhão, Juarez nascimento Souza revelou que o acidente aconteceu por volta das 06h40, que o tempo estava chuvoso e que tentou desviar de dois animais equinos na pista, que o veículo derrapou e capotou a direita. O homem estava sozinho e não sofreu ferimentos.

Para alguns, chuva é trilha sonora gostosa para dormir, para outros é motivo de preocupação. Na Bahia aconteceram ocorrências com danos materiais em 39 municípios por conta da chuva, com maior impacto em Wenceslau Guimarães e Gandu, além de Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador. A atuação da frente fria no estado gerou uma precipitação intensa e maior do que o esperado. Diante do cenário, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) tem se mobilizado com outros órgãos para enfrentar o fenômeno.
A previsão é que a chuva continue até a sexta-feira, de acordo com a meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Julyane Souza.
“Vai seguir, porém com menor intensidade. É aquela chuvinha fininha, fraca, mas continua ao decorrer dessa semana”, afirma.
Ela ainda reforça que as chuvas do último fim de semana foram “acima da média histórica”, comenta.
Por conta das fortes precipitações foi determinada situação de emergência em Gandu ontem. Deslocamento de massa e alagamentos são as principais razões para os 64 desalojados do município. Já em Wenceslau Guimarães são 26 pessoas desalojadas e um total de 240 afetadas de alguma maneira por conta das chuvas.
“Esses dois municípios são os que tiveram mais gravidade nesse momento. Pela intensidade, as chuvas acabam causando problemas, mas sem maiores ocorrências do ponto de vista de danos humanos”, conta o superintendente da Sudec, Heber de Souza.
Ribeirão do Largo, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Pindobaçu, Anagé, Morro do Chapéu, Uruçuca, Correntina, Itabela, Livramento de Nossa Senhora, Encruzilhada, Pau Brasil, Lapão, Lençóis Lençóis, Salvador, Macarani, Ipiaú, Caem, Ruy Barbosa, Jaguaquara, Porto Seguro, Ibipitanga, Ibitiara, Alcobaça, Guaratinga, Simões Filho, Itaquara, Barra do Rio Grande, Barra do Rocha, Luís Eduardo Magalhães, Ibipeba, São Félix do Coribe, Jacobina, Macururé, Riachão das Neves, Barreiras e Santa Rita de Cássia são os municípios afetados.
Esforço conjunto
Diante deste cenário, na tarde de ontem, representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram para tratar da situação, e alinhar ações para diminuir os impactos. Para proteger a população, a Sudec está em parceira com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) e a Neoenergia Coelba, além dos coordenadores de Defesa Civil municipais, secretários de Assistência Social, prefeitos e outras autoridades locais para fortalecer as ações de resposta.
O trabalho conjunto é importante para monitorar os danos e fornecer suporte imediato às vítimas. Outra ação da Superintendência é o compartilhamento de alertas meteorológicos para prevenção de novos incidentes, além de informar a Coelba sobre a queda de energia nos municípios por conta da chuva.
“Temos procurado estar seriamente à disposição, não só nós, mas toda a infraestrutura do governo do estado. É um trabalho que é feito a muitas mãos. Tivemos uma reunião hoje (ontem) determinada com vários órgãos do estado participando, que estão trabalhando no monitoramento e distribuição de equipes. Temos atuado com diversos órgãos no salvamento, resgate, restabelecimento, para que a gente possa dar um retorno o mais rápido possível”, afirma o chefe da Sudec.

A professora Sueli Santana, que atua na rede municipal de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), registrou um boletim de ocorrência e uma denúncia junto ao Ministério Público, na semana passada, por causa das agressões verbais e físicas que vem sofrendo por parte de alunos da instituição, que não respeitam o credo da docente. Em entrevista ao site Farol da Bahia, a professora contou que sofre racismo e intolerância religiosa desde o início do ano letivo.
De acordo com a professora, os comentários ofensivos sobre a religiosidade começaram quando alunos entre 10 e 12 anos, da mesma família, ingressaram na Escola Municipal Rural Boa União, localizada na Zona Rural de Abrantes, onde Sueli leciona, e se recusaram a assistir à aula sobre cultura afro-brasileira. Vale lembrar que tal disciplina, oriunda da Lei 10.639 de 2003, determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.
“No início do ano, chegaram novos alunos e, entre eles, três pertencentes a uma família evangélica tradicional. Essas crianças se incomodaram ao me verem em uma sexta-feira com minhas vestes tradicionais do Candomblé. Eu sou professora da rede municipal, mas também sou makota do Terreiro de Lembarocy, em Salvador. Makota é um título candomblecista, e eu sempre assumi minha religiosidade. Vou de branco toda sexta-feira à escola e, quando estou em rituais, além de vestir branco, cubro minha cabeça”, revelou a professora ao site.

Pelo menos sete bovinos morreram na madrugada deste domingo (24), após supostamente serem atingidos por um raio na localidade de Gonçalo, no município de Caém, região do Piemonte da Diamantina, na Bahia.
Entre os animais mortos estão três vacas, um garrote (macho jovem) e três novilhas (fêmeas jovens), conforme informou o portal Jacobina Notícias. Até o momento, não foi divulgado o valor estimado do prejuízo para o proprietário da fazenda.
A tempestade que atingiu a região assustou os moradores, mas não foram registrados outros danos significativos. O fenômeno reforça a importância de medidas preventivas para minimizar perdas e garantir a segurança em áreas rurais durante períodos de tempestade.

Uma mulher perdeu eletrônicos, roupas, alimentos, documentos pessoais e todas as economias após um incêndio atingir a casa em que morava, no bairro da Polêmica, em Salvador. Ismaiara Ganconte, moradora do imóvel, suspeita que um carregador de celular que foi deixado na tomada seja a causa do incidente registrado na sexta-feira (22).
Entre os prejuízos está o valor de R$2.400 em dinheiro que foi queimado pelo fogo. A quantia seria usada para quitar uma dívida. Ismaiara trabalha como garçonete e faz bolos pra complementar a rendas, ela tinha vendido um notebook e um celular para juntar o dinheiro.
Segundo a moradora, que vivia no imóvel com três filhas, ninguém estava no local no momento que o fogo começou. Ismaiara tinha saído de casa para ir ao mercado quando tudo aconteceu.
Em entrevista a TV Bahia, nesta segunda-feira (25), ela contou colocou o celular para carregar em cima do sofá e saiu com uma das crianças. As outras duas estavam na escola. Minutos depois de sair, foi chamada pelos vizinhos e encontrou a casa em chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência.
“Foi muito rápido, deixei o celular no carregador porque não estava 100%. Quando cheguei do outro lado da rua, em menos de três minutos, os vizinhos me chamaram. Quando cheguei aqui estava essa tragédia”, relatou.
Com a ajuda dos vizinhos, a mulher conseguiu retirar o botijão de gás, jogar água, cortar a fiação e esperar a chegada dos bombeiros, mas a casa ficou completamente destruída. *Com informações do g1

Evento reforça parcerias para fortalecer gestões municipais na Bahia.
Nesta segunda-feira (25), o prefeito eleito de Ibirapitanga, Jé Assunção, participou do Encontro Estadual dos Prefeitos do Avante, realizado no auditório do Hotel Quality, em Salvador. Promovido pelo presidente estadual do partido, Ronaldo Carletto, o evento reuniu lideranças políticas como o governador Jerônimo Rodrigues, o senador Jaques Wagner e o deputado federal Neto Carletto, além de prefeitos eleitos, secretários estaduais e técnicos. O objetivo foi discutir estratégias e alinhar parcerias para fortalecer as administrações municipais.

Para Jé Assunção, o encontro foi uma oportunidade estratégica para o planejamento de sua gestão. “Este evento nos permite conhecer as ferramentas e os apoios disponíveis para realizar uma gestão eficiente e transformadora. Ibirapitanga precisa estar conectada a esses projetos para garantir avanços significativos para nossa gente”.
O governador Jerônimo Rodrigues, em sua fala, reforçou o compromisso do Governo do Estado em apoiar as gestões municipais e destacou a importância da integração entre as esferas de poder. “Governo bom, seja ele Municipal, Estadual ou Federal, é aquele que muda a vida das pessoas”, afirmou.

A programação do evento foi intensa e diversificada. Pela manhã, o governador Jerônimo Rodrigues, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, com uma mensagem direto de Brasília e o senador Jaques Wagner participaram de uma reunião com prefeitos e lideranças políticas. À tarde, ocorreram palestras com a secretária de Educação, Rowena Brito, e o secretário de Desenvolvimento Rural, Osni Cardoso, além de discussões sobre saúde, finanças e gestão eleitoral com técnicos do Banco do Brasil, do TCM e especialistas como o advogado Fernando Vaz.
O encontro contou ainda com a presença do vice-governador Geraldo Júnior, dos deputados estaduais Niltinho, Rosemberg Pinto, Felipe Duarte, Soane Galvão, Vitor Azevedo, Patrick Lopes e Marquinho Viana, além do deputado federal Pastor Isidoro. A diversidade de lideranças presentes reforçou o compromisso do Avante em promover o diálogo e a cooperação entre os gestores públicos, fortalecendo os municípios baianos e suas comunidades.
Confira a programação completa:
9h – Reunião com o Governador Jerônimo, o Ministro Rui Costa e o Senador Jaques Wagner
14h – Palestra com a Secretária de Educação – Rowena Brito
1430h – Palestra com a Secretária de Saúde – Roberta Santana
15h – Palestra com o Secretário de Desenvolvimento Rural – Osni Cardoso
15:30h – Palestra com o Banco do Brasil com o Gerente Rodrigo Dias
16h – Palestra do TCM com os écnicos Charles Henrique Teixeira e Alessandro Prazeres
16:30h – Palestra com o Advogado Eleitoral Fernando Vaz

A prefeita Maria das Graças tem reforçado a importância da emissão da nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) pelos moradores de Ipiaú. O processo para emissão do documento, que traz mais segurança e praticidade, já está disponível no SAC de Ipiaú, oferecendo um número único nacional por meio do CPF e garantindo um padrão unificado de dados em todo o Brasil.
Segundo a prefeita, a modernização dos documentos de identificação é fundamental para assegurar mais agilidade no atendimento e confiabilidade nas informações pessoais. “A CIN representa um avanço significativo na forma como os cidadãos se identificam em todo o território nacional, trazendo mais praticidade para o dia a dia. Orientamos que todos os ipiauenses procurem o SAC para garantir esse novo documento,” afirmou Maria das Graças.
Para a emissão da CIN, é necessário apresentar documentos como Certidão de Nascimento, CPF, Título de Eleitor, CNH (caso possua) e um comprovante do tipo sanguíneo. O prazo médio para recebimento é de 15 dias e o cidadão poderá optar pelas versões física ou digital do documento.
Mais informações sobre o projeto da CIN estão disponíveis no site ( https://www.gov.br/governodigital/pt-br/identidade/identificacao-do-cidadao-e-carteira-de-identidade-nacional ) oficial do Governo Federal.
Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Na madrugada desta segunda-feira (25), um ônibus tombou na BR-324, na cidade de Candeias, Região Metropolitana de Salvador, deixando dez pessoas feridas. De acordo com o Corpo de Bombeiros, as vítimas não correm risco de morte.
O veículo saiu de Pindobaçu, conhecida como a “capital das esmeraldas”, no norte da Bahia, com destino à rodoviária de Salvador, a 389 km de distância. Segundo o motorista, havia 20 passageiros no coletivo no momento do acidente.
O condutor relatou que o tombamento ocorreu por volta das 4h30, quando uma carreta forçou uma ultrapassagem na pista. Para evitar a colisão, ele freou bruscamente, o que fez o ônibus perder o equilíbrio e tombar.
Equipes de resgate estiveram no local para prestar atendimento às vítimas e liberar a via. O acidente está sendo investigado pelas autoridades para apurar as circunstâncias e responsabilidades.

Ana Paula Minerato enfrenta graves consequências após falas racistas contra a cantora Ananda, integrante do grupo Melanina Carioca. A ex-apresentadora do programa Estação Band FM foi desligada pela TV Band, que emitiu um comunicado oficial anunciando sua saída.
“A Band repudia veementemente qualquer forma de racismo, discriminação ou preconceito. As declarações de Ana Paula Minerato, mesmo sendo de cunho pessoal, não estão alinhadas com os valores e diretrizes da emissora. Por esse motivo, a colaboradora foi desligada da empresa”, informou a emissora.
Ana Paula, que trabalhava na Band desde 2015, também perdeu seu posto como musa da escola de samba Gaviões da Fiel. Em nota enviada à revista Quem, a diretoria da escola afirmou que as atitudes da ex-integrante são incompatíveis com os princípios defendidos pela organização.
“A decisão foi tomada após a divulgação de condutas incompatíveis com os valores e princípios que defendemos, incluindo manifestações de cunho racista. Reforçamos que o combate ao racismo é uma luta permanente do Gaviões da Fiel, que se posiciona de forma intransigente contra qualquer atitude discriminatória”, declarou a Gaviões.
O comunicado também destacou o compromisso da escola de samba com a igualdade e a justiça: “Seguiremos firmes em nossa trajetória de respeito, inclusão e justiça, valores que sempre guiaram nossa história.”
A repercussão reforça a importância do combate ao racismo e à discriminação, temas que seguem no centro do debate público. Ana Paula Minerato ainda não se pronunciou oficialmente sobre os episódios

José Gomes Souza, natural de Manoel Vitorino/BA foi mais uma vítima do crime em Jequié. O homem, de 49 anos, foi surpreendido por indivíduos que segundo informações estariam a bordo de um carro preto e passaram atirando no fim da manhã deste domingo (13), em frente a uma residência na 5ª Travessa São Lucas, no Alto da Bela Vista, bairro Joaquim Romão, e atingiram a vítima, que tombou dentro da casa.
As polícias Civil e Militar foram acionadas, o levantamento cadavérico realizado pela Polícia Técnica e o corpo do homem encaminhado ao Instituto Médico Legal de Jequié. O caso será apurado pela Delegacia Territorial. No local, as informações eram de que os criminosos fugiram a bordo do carro preto.

Meticuloso, detalhista e obstinado. Assim costuma definir quem conhece de perto Alexsandro Freitas Silva (MDB), o Sandro Futuca, prefeito eleito de Ibirataia, que deve implantar uma gestão moderna no município. Com 52 anos e sem nunca ter exercido um mandato eletivo, o político, presidente licenciado do MDB da Bahia, trará com trunfo para seu mandato a excelente relação com o governo do Estado e também a experiência acumulada em diversos cargos exercidos.
Dentre outros funções, Futuca já presidiu a Companhia de Engenharia Hídrica da Bahia (CERB) e foi Secretário de Administração da gestão Ana Cléa (PSD). A atual prefeita, por sinal, junto ao candidato a vice-prefeito Caio Pina (PSB), o ex-prefeito Marcos Aurélio e outras lideranças políticas foram determinantes para a vitória do prefeito eleito, numa eleição bastante disputada contra o atual vice-prefeito Juca Muniz (Avante).
“Sandro sempre foi bastante inteligente e obstinado, mas passou grande parte da vida em Salvador, onde ocupou cargos importantes. Havia dúvidas se conseguiria dialogar com a comunidade e formar um grupo político forte e coeso, mas ele surpreendeu positivamente e tem tudo para fazer um excelente governo”, disse um experiente observador político ao Ubatã Notícias.
“Ele [Futuca] já mostrou habilidade na campanha e deve também ser um habilidoso político durante o mandato. Sem dúvida, Ibirataia terá uma gestão moderna”, encerrou o observador. Nas próximas semanas Futuca deve anunciar o primeiro escalão de seu governo e conforme apurou o Ubatã Notícias, o novo gestor deve imprimir sua marca e “refrescar” a gestão municipal com novos nomes.

A Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPRv) de Itabuna, por meio do 3º Pelotão em Jequié, iniciou nesta semana uma ação de poda preventiva nas margens da BA-650, entre Ipiaú e Ibirataia. A iniciativa, realizada em parceria com proprietários rurais da região, tem como objetivo melhorar a visibilidade dos condutores e reduzir os riscos para os usuários da via.
De acordo com a CIPRv, a poda de galhos que invadem o espaço da rodovia é essencial para evitar acidentes e garantir uma circulação mais segura. Além disso, o posto 3/3 de Japomirim, responsável pela fiscalização da BA-650, intensificará as ações de recolhimento de animais soltos na pista, um problema recorrente que representa grande perigo para motoristas e motociclistas.
A medida segue diretrizes do comando da unidade e busca promover maior tranquilidade e segurança aos usuários da rodovia. A colaboração de proprietários rurais e da comunidade em geral é fundamental para o sucesso dessas ações preventivas.
Denúncias e colaboração
A CIPRv reforça que os usuários da BA-650 podem contribuir com denúncias de situações de risco, como a presença de animais soltos ou outros obstáculos, por meio dos canais oficiais da corporação.

O presidente da Câmara de Vereadores de Ilhéus, Paulo Carqueija (PSD), sofreu acidente na BA-262, no trecho Coaraci-Itajuípe. O motorista do carro em que ele viajava perdeu o controle do veículo em uma curva e o carro caiu em uma ribanceira. A pista estaria suja de óleo.
O acidente ocorreu neste domingo (24), quando o presidente voltava de agenda política em Inema, distrito de Ilhéus. O ex-vereador Valmir Freitas também estava no automóvel. Valmir e Carqueija tiveram ferimentos leves.
Com um ferimento na cabeça, o motorista Fábio Oliveira precisou de atendimento médico. Ele recebeu os primeiros cuidados no Hospital de Itajuípe, antes de ser transferido para o Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus.
Paulo Carqueija disse que saiu ileso do acidente por um milagre de Deus.

A onda de crimes no campo continua a preocupar produtores e trabalhadores rurais em Ibirataia. Na madrugada deste sábado (23), criminosos realizaram mais um roubo em uma fazenda localizada na região do Guloso. Durante a ação, cerca de 20 sacas de cacau foram levadas, representando um grande prejuízo para o proprietário.
Este é o segundo caso de roubo a propriedades rurais em menos de três dias. Na última quarta-feira (20), bandidos armados invadiram uma fazenda na região das Três Barras. Durante o crime, os assaltantes dispararam contra um trabalhador que estava dentro da casa e foi verificar o barulho ao abrir a janela. Felizmente, o trabalhador não teve ferimentos graves, mas o ocorrido evidencia o aumento da violência nas zonas rurais.
Moradores da região estão preocupados com a escalada de crimes e cobram maior atuação das autoridades de segurança pública. As fazendas, muitas vezes localizadas em áreas de difícil acesso, tornam-se alvos fáceis para criminosos, que aproveitam a vulnerabilidade das propriedades.
As autoridades locais ainda não se pronunciaram sobre os recentes casos, mas é esperado que medidas sejam tomadas para reforçar a segurança nas áreas rurais e evitar novos ataques. Enquanto isso, os produtores da região seguem apreensivos, temendo que se tornem as próximas vítimas.
David Santos / Giro em Ibirataia