Jogador de futebol é baleado na cabeça após pisar no pé de traficante

Um jovem de 18 anos foi baleado após uma discussão com um homem em um baile funk, em Queimados, na Baixada Fluminense, durante a madrugada de quarta-feira, 1º. Kauan Galdino Florêncio Pereira era jogador de futebol amador e foi atingido na cabeça.

Segundo relato de testemunhas, o suspeito é um traficante conhecido como De Ferro, que teria se irritado ao ter o pé pisado pela vítima. Em depoimento, as testemunhas contaram que o criminoso ordenou a Kauan que pedisse desculpas, mas o jovem, nervoso, não atendeu à ordem. Em resposta, o traficante disparou contra sua cabeça.

Em espaço de 20 minutos criminosos armados executam segundo homicídio do ano de 2025 em Jequié

Dois elementos armados executaram a tiros um homem preliminarmente conhecido como “Niel Mototaxi” em Jequié no final da tarde desta sexta-feira (03) elevando assim em menos de 30 minutos o número de homicídios a 02 no ano de 2025.

O crime aconteceu minutos após elementos armados executarem Isadora Santos, 32 anos, que segundo informações é uma forte aliada do crime organizado na Rua Taurino Bispo no mesmo Bairro.

A polícia militar foi acionada e de posse das primeiras informações seguiu para o local enquanto outra guarnição encontrou dois elementos em atitude suspeita a bordo de uma motocicleta e com armas em punho, que na tentativa de evadir-se empreenderam fuga pela avenida Lomanto Junior, porém abandonaram o veículo que foi apreendido pela guarnição e fugiram a pé.

O DPT foi acionado para fazer a remoção do corpo e a polícia civil deve investigar o crime. Até o fechamento desta matéria ninguém foi preso.

Fonte: Mateus Oliver Repórter

Marcelo Pecorelli e Laryssa Dias assumem compromisso de impulsionar o desenvolvimento regional no CIMURC

O prefeito reeleito de Jitaúna, Marcelo Pecorelli, foi eleito na tarde desta sexta-feira (03) o novo presidente do Consórcio Intermunicipal do Médio Rio de Contas (CIMURC) para o biênio 2025/2026. A eleição ocorreu durante uma assembleia realizada na sede do consórcio, em Jequié, e contou com a participação de gestores municipais da região.

A chapa única foi composta pela prefeita de Ipiaú, Laryssa Dias, como vice-presidente; Sandro Futuca, prefeito de Ibirataia, como tesoureiro; Adriano Mendonça, prefeito de Gongogi, como primeiro secretário; e Zé Cocá, prefeito de Jequié, como segundo secretário.

Marcelo Pecorelli, que vem se destacando pela gestão eficiente em Jitaúna, agora terá a missão de liderar pautas importantes do municipalismo à frente do CIMURC. Ele contou com o apoio unânime dos prefeitos presentes, que destacaram sua capacidade de articulação e gestão.

Durante o discurso de posse, Pecorelli enfatizou o compromisso da nova gestão em priorizar os interesses dos municípios consorciados, com foco em levar ao Governo do Estado demandas essenciais, especialmente na área ambiental, que foi uma das principais reivindicações apresentadas na assembleia.

A votação contou com a presença dos prefeitos de Jequié, Jitaúna, Ibirataia, Ipiaú, Gongogi, Aiquara, Apuarema, Itamari e Barra do Rocha. A nova diretoria assumirá o consórcio em um momento estratégico, com a promessa de desenvolver projetos voltados ao desenvolvimento sustentável e melhorias na infraestrutura regional, beneficiando milhares de pessoas nos municípios consorciados.

Prefeito de Ibirapitanga dá posse aos secretários municipais

O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, deu posse aos secretários que comporão a nova gestão municipal. O ato oficial ocorreu nesta quinta-feira (02), na sede da prefeitura de Ibirapitanga e marcou o início das atividades administrativa.

Em seu discurso, Jé Assunção destacou a importância de cada integrante da equipe para o sucesso da gestão e reafirmou seu compromisso com um governo participativo e voltado para o progresso de Ibirapitanga. “Estamos formando uma equipe técnica e comprometida com os interesses do nosso povo. Juntos, vamos trabalhar para transformar nossa cidade em um lugar de oportunidades e desenvolvimento para todos”, declarou o prefeito.

A composição do secretariado é a seguinte:

Chefe de Gabinete: Renato Rocha dos Santos Júnior

Procurador Geral do Município: Rafael Silva Argolo

Secretário Municipal de Controle e Transparência: Uiliam Pinheiro dos Santos

Secretário Municipal de Governo: Paulo Lamarque de Souza Menezes

– Secretária Municipal de Administração: Tatiane Mota Nascimento

-Secretário Municipal de Finanças: Antônio Luiz Bezerra Filho

Assessora Especial de Finanças e Tesouraria: Caroline Souza Clemente

Secretária Municipal de Saúde: Keziah Maiane Santos Rangel

Secretário Municipal de Infraestrutura: Eduado Brito de Faria

Secretário Municipal de Desenvolvimento Social: Francisco de Souza Moreira

Secretário Municipal de Agricultura, Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente: Iago da Silva Oliveira

Secretária Municipal de Educação e Cultura: Soraia Silva Santos

-Secretário Municipal de Transporte e Segurança Pública: Daniel Macário da Silva

-Secretária Municipal de Emprego e Renda, Mulher e Juventude: Eliada Santos Oliveira Macedo

A posse dos secretários simboliza o compromisso, em construir um futuro próspero e inclusivo para todos os ibirapitanguenses.

Tragédia na BR-116: Sobe para 5 o número de mortos, todos da mesma família, inclusive criança

O ano de 2025 começou com mais uma tragédia na BR-116. O número de mortos no grave acidente ocorrido na manhã desta sexta-feira (3), no trecho de Cândido Sales, próximo à divisa com Minas Gerais, subiu para cinco. Todas as vítimas fatais eram da mesma família e estavam no carro de passeio que colidiu com uma carreta.

Segundo informações entre os mortos há uma criança, o que aumenta ainda mais a comoção. O impacto da colisão foi tão violento que o veículo de passeio ficou completamente destruído, e nenhuma das pessoas a bordo sobreviveu.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) estiveram no local para realizar os trabalhos de resgate e perícia. O trânsito na rodovia precisou ser parcialmente interditado.

A tragédia deixa a comunidade de Cândido Sales em luto e chama atenção para a necessidade de reforçar a segurança nas rodovias, especialmente em trechos conhecidos pelo alto índice de acidentes. Amigos e familiares lamentam a perda irreparável de uma família inteira e aguardam por informações sobre as causas do acidente.

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Thays Cardoso assume direção do Hospital Geral de Ipiaú

Thays Cardoso, filha de Binho da Caixa Econômica Federal, bancário aposentado, será a nova diretora do Hospital Geral de Ipiaú (HGI). Ela assume o cargo no lugar de Daniel Dias, que é esposo da prefeita Laryssa Dias. A mudança foi anunciada na manhã desta sexta-feira (03), quando Daniel foi oficialmente anunciado como secretário de Desenvolvimento Econômico do município.

Thays Cardoso, que já atua como enfermeira no HGI, assume a direção da unidade com a responsabilidade de dar continuidade ao trabalho desenvolvido por seu antecessor, além de implementar novas estratégias para aprimorar os serviços de saúde na região. O anúncio da enfermeira a frente do HGI, reflete a confiança na experiência e no comprometimento de Thays com a comunidade ipiauense.

Fonte: Amarelinho Noticias 

VÍDEO – Força-tarefa é montada para capturar suspeito de homicídios em Ibirapitanga

Moradores da região de Rio do Braço, área rural vinculada a Itamaraty, uniram-se à polícia na tarde desta sexta-feira (03) para formar uma força-tarefa com o objetivo de capturar Tiago Silva dos Santos. Ele é acusado de ser o autor de três homicídios registrados no município de Ibirapitanga em um intervalo de apenas cinco dias, gerando comoção e revolta na comunidade.

Nos últimos dias, populares interditaram três vezes o trecho urbano da BR-101, em Itamarati, em protesto e reivindicando justiça. Os bloqueios causaram transtornos no trânsito e demonstraram a indignação da população com a falta de respostas rápidas para os casos.

A mobilização busca intensificar as buscas e trazer alívio à comunidade, que vive um momento de tensão. As autoridades locais reafirmaram o compromisso com a resolução dos crimes e pediram colaboração da população, garantindo que as investigações estão avançando para responsabilizar o suspeito.

Release – Posse da Prefeita Eleita Gracinha Viana, Vice-Prefeito Beto da Padaria e Vereadores de Ubaitaba

Ubaitaba, 01 de janeiro de 2025 – A cidade de Ubaitaba viveu um momento histórico durante a manhã da última quarta-feira (01), com a posse da prefeita eleita Gracinha Viana, do vice-prefeito Beto da Padaria e dos 11 vereadores eleitos para a nova legislatura. A programação contou com uma missa na Igreja Matriz de Santo Antonio, em seguida, a cerimônia de posse que ocorreu no Centro de Cultura Edgar Cerqueira Filho e contou com a presença de autoridades locais, familiares, amigos e uma expressiva participação da população.

Gracinha Viana, eleita pela primeira vez prefeita de Ubaitaba, assumiu o cargo com um discurso focado no compromisso com o desenvolvimento da cidade. “É com muita gratidão e responsabilidade que assumo a prefeitura de Ubaitaba. Peço a Deus que nos ajude a conduzir esse município, dando sabedoria a mim e a toda equipe para trabalhar e desenvolver o melhor serviço para nosso município pois precisamos trazer dias melhores para nosso povo e trazer progresso”, afirmou a prefeita em seu discurso.

O vice-prefeito Beto da Padaria também se mostrou comprometido em contribuir para o crescimento de Ubaitaba. A cerimônia de posse foi marcada por momentos de emoção e entusiasmo, refletindo o engajamento dos cidadãos com o processo democrático e as expectativas positivas para a nova gestão.

 

 

Sobre Gracinha Viana

Gracinha Viana vive desde os seis anos de idade em Ubaitaba e tem uma trajetória marcada pela dedicação à cidade. Exerceu cargos importantes no setor público e é reconhecida por sua luta em prol da educação, saúde e inclusão social. A prefeita eleita tem como principais pilares de sua gestão a transparência, a gestão eficiente e o fortalecimento da infraestrutura urbana.

Jé Assunção inicia mandato em Ibirapitanga e encontra cenário caótico na administração pública

No primeiro dia de mandato à frente da Prefeitura de Ibirapitanga, o prefeito Jé Assunção (Avante) se deparou com uma situação alarmante. A sede da prefeitura e as secretarias municipais estavam completamente destruídas, com falta de móveis básicos como mesas e cadeiras, ar-condicionado e computadores ausentes, e uma infraestrutura em estado precário.

A situação não era diferente no Hospital Municipal, onde o cenário era de abandono: paredes sujas, aparelho de raio-X quebrado, escassez de medicamentos e alimentação para os pacientes. Além disso, as máquinas que dão suporte à zona rural estavam inoperantes, comprometendo o atendimento à população.

Apesar do quadro de desmonte, o prefeito destacou a determinação do governo “Trabalhando e Cuidando de Gente” em superar os desafios e reconstruir a cidade. “O que encontramos foi uma verdadeira terra arrasada, mas isso não vai nos desanimar. Sabemos do compromisso que assumimos com o povo de Ibirapitanga e estamos prontos para enfrentar e resolver cada adversidade. Vamos trabalhar incansavelmente para devolver dignidade e qualidade de vida à nossa população”, afirmou Jé Assunção.

O novo governo já começou a traçar um plano emergencial para recuperar os serviços essenciais e oferecer condições dignas de atendimento à população. “Essa é uma gestão que não foge à luta. Estamos aqui para reconstruir e fazer de Ibirapitanga um lugar melhor para todos”, completou o prefeito.

Com foco no trabalho e na dedicação, a nova gestão promete dar respostas rápidas à comunidade, demonstrando que os tempos de descaso ficaram para trás.

Prefeita Laryssa Dias Apresenta Novo Secretariado para Ipiaú

 

Prefeita Laryssa Dias , Vice Orlando e Novo Secretariado 2025/2028

Em uma coletiva de imprensa realizada na manhã desta sexta-feira (03) no gabinete da Prefeitura Municipal de Ipiaú, a prefeita Laryssa Dias anunciou os integrantes do seu secretariado, destacando os profissionais que atuarão em diversas áreas estratégicas do governo municipal.

Confira os nomes e suas respectivas pastas:

Planejamento e Administração Municipal

Sandro Gomes de Oliveira – Bacharel em Direito

Secretaria da Fazenda

Bismarck Novaes – Administrador

Procuradoria Jurídica

Isabelle Araújo – Advogada

Controladoria Geral do Município

Bruno Gonçalves – Mestre em Administração

Secretaria de Governo

Marcos Miranda – Especialista em Gestão de Projetos

Secretaria de Infraestrutura

Ítalo Maurício – Engenheiro e Projetista

Secretaria de Educação

Erlândia Souza – Pedagoga

Secretaria de Saúde

Keila Maia – Enfermeira

Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Daniel Dias – Empresário e Administrador

Secretaria de Assistência Social

Rebeca Câncio – Administradora

Secretaria de Meio Ambiente

Valnei Pestana – Médico

Secretaria de Serviços Públicos

Andréia Suzart – Administradora

Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer

Caio Braga – Bacharel em Artes Cênicas

A equipe foi destacada pela prefeita como fundamental para alcançar os objetivos de gestão e promover avanços em diversas áreas do município.

Mudanças na aposentadoria em 2025: entenda regras de pontos

Quem já começou o ano de olho no tão aguardado momento da aposentadoria precisa se atentar com as novas mudanças causadas pela reforma da previdência, que aconteceu em 2019. A medida gerou um processo de transição no direito à aposentadoria que vai durar até 2031. Neste ano as mudanças são nas regras de aposentadoria pelo sistema de pontos e por idade mínima.

A aposentadoria definida por pontos – que é o cálculo da soma da idade do indivíduo com os seus anos de contribuição – aumenta de 91 para 92 pontos em 2025 para mulheres, enquanto para homens o crescimento é de 101 para 102 pontos. Mesmo neste modelo é preciso ter o mínimo de tempo de contribuição, que para a mulher é de 30 anos, e para os homens de 35.

A outra mudança é referente à regra da idade mínima da aposentadoria por tempo de contribuição. Para mulheres que alcançaram o tempo necessário de contribuição é preciso ter ao menos 59 anos para se aposentar, enquanto para os homens a idade determinada é 64 . A requisição é de um tempo mínimo de 30 anos de contribuição para mulheres e 35 anos para homens.

Porém, é preciso atenção já que uma opção pode ser mais vantajosa do que a outra dependendo do cenário. Por exemplo, um homem que tem 35 anos de contribuição e 65 anos de idade não pode se aposentar por pontos já que seu total é 100 e o número requisitado é 102. Contudo, ele pode usar a regra da idade mínima para se aposentar, então o que às vezes não é suficiente para uma regra, por outra é.

Por isso, é importante que o trabalhador esteja atento ao tempo de contribuição que possui, de acordo com a professora da Faculdade Baiana de Direito e advogada que atua na área previdenciária, Anna Carla Fracalossi. Ela explica que a plataforma MEU INSS – em que é possível requisitar a aposentadoria ou simular quanto falta para se aposentar – é um ponto de partida, mas que a pessoa deve sempre estar com sua carteira de trabalho em mão e de olho para que nenhum período de contribuição se perca no sistema.

“A gente nunca faz uma escolha correta se não houver uma informação, conhecimento, propriedade sobre aquilo que a gente está escolhendo. É preciso saber se o INSS está computando todos os vínculos da pessoa e se a regra que ela está escolhendo é a melhor que ela pode ter direito”, comenta. Anna indica ainda que o INSS possui uma assistência para tirar dúvidas, mas que a Defensoria Pública da União, as faculdades de direito ou mesmo profissionais especializados da advocacia privada também podem prestar assistência nesse processo.

O valor da aposentadoria parte do número de 60% da média salarial do indivíduo – corrigida pela inflação – ao longo de sua vida. O número recebe aumento de 2% para cada ano adicional a partir de 15 anos de contribuição para mulheres e 20 para homens. A única exceção são para as regras de transição de pedágio de 50% e 100%, que são uma modalidade para quem estava próximo de se aposentar quando as novas regras entraram em vigor.

Outra regra para aposentadoria é a por idade, que vale para trabalhadores que contribuíram pouco para a Previdência Social. Para os homens a idade mínima é de 65 anos e para as mulheres de 62, porém é preciso contribuição de pelo menos 15 anos.

Esses princípios da reforma da previdência afetam classes específicas da mesma forma, porém os números envolvidos são diferentes. Para se aposentar o professor precisa fazer 97 pontos, já a professora 87, agora com relação a regra da idade mínima para esse profissional da educação é de 59 anos para o homem e 54 para a mulher. O período mínimo de contribuição no magistério é de 30 anos para os homens e 25 para mulheres.

Outras classes como os servidores públicos também são afetadas pela mudança, mas de forma diferente, porque “cada regime tem suas próprias especificações”, conta o gerente-executivo do INSS em Salvador, Ygor Sousa. Ou seja, o servidor da Prefeitura de Salvador pode ter uma variação diferente do servidor do Governo do Estado.

De forma remota

O processo para requisitar aposentadoria pode ser feito de forma remota por meio do aplicativo MEU INSS, ou pelo site gov.br/meuinss, ou através do telefone 135. As Agências de Previdência Social são indicadas para situações específicas ou dificuldade com a regularização. Ao fazer a solicitação pelo MEU INSS é possível juntar toda a documentação na plataforma no ato do requerimento. Pela Central Telefônica é possível que sejam requisitados documentos adicionais, que podem ser entregues pela plataforma digital ou presencialmente em uma das agências.

Outra possibilidade da plataforma MEU INSS é a de simular sua aposentadoria. Você utiliza os seus dados do cadastro para identificar se sua situação se encaixa em alguma das condições necessárias para aposentar ou até mesmo quanto tempo falta para que seja possível fazer a requisição. Você pode aproveitar este momento para adicionar tempo de contribuição que pode não estar presente no sistema.

Número de acidentes em rodovias baianas foi menor neste fim de ano

Divulgado ontem, o balanço da Operação Ano Novo da Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontou uma queda no número de acidentes, de 57 para 54, e de óbitos de dez para sete, em relação ao mesmo período do ano passado nas estradas federais no estado.

A redução na maior parte dos números apurados entre 27 de dezembro e 1º de janeiro na Bahia acompanha a tendência nacional, considerando que em todo o País foram registrados no período 1.023 acidentes, uma queda de 9,8% sobre o réveillon de 2024.

No período, 77 pessoas morreram e 1.231 ficaram feridas nos seis dias da operação de Ano Novo nas estradas federais do Brasil, representando uma redução de 18,6% e 20,8%, respectivamente. As ações fazem parte da Operação Rodovida 2024/25, iniciada em dezembro com a Operação Natal e que prossegue até o Carnaval.

Entre os 17 acidentes graves registrados na Bahia durante a última operação, ainda repercute na região Oeste o choque ocorrido na noite de 31 de dezembro, na BR 242/020, no trecho de Luís Eduardo Magalhães (LEM), entre um veículo de passeio dirigido por Marcos Pinto, 44 anos, que morreu no local, contra uma van com nove pessoas.

Cometeu crime e fugiu

Conforme apurado pela equipe de investigadores da Polícia Civil, momentos antes da colisão frontal, ele tinha tentado assassinar sua companheira com facadas e marteladas em Luís Eduardo Magalhães. Até ontem ela permanecia internada em estado grave no Hospital do Oeste.

A van, que tinha saído de Riachão das Neves com um grupo de amigos que iriam celebrar o Ano Novo na cidade de LEM, seguia no sentido contrário. De acordo com os relatos das testemunhas, o motorista deste veículo, que até ontem permanecia internado na UPA de LEM, foi surpreendido com a manobra do carro de passeio.

Outros seis passageiros foram atendidos na UPA/LEM e liberados na quarta-feira. Uma das mulheres que estavam na van teve ferimentos graves e até ontem estava internada no HO, em Barreiras.

Conscientização

Os números do fato registrado dia 31 no oeste da Bahia fazem parte do levantamento publicado ontem com os dados do estado, somando 17 acidentes graves e 72 feridos no período.

Com todas as equipes das dez delegacias regionais envolvidas nas ações, a fiscalização foi reforçada para prevenir os acidentes nos principais pontos de perigo e ocorrência de sinistros nas estradas federais baianas.

Para os profissionais envolvidos diretamente na operação, a redução dos acidentes e mortes é reflexo do trabalho de conscientização realizado junto dos condutores, não apenas no período de férias, mas durante todo o ano.

Queda de avião de pequeno porte deixa ao menos 2 mortos e 18 feridos

Um avião de pequeno porte caiu no telhado de um depósito de móveis na Califórnia, nos Estados Unidos, na tarde de quinta-feira (2). Segundo informações de autoridades locais, duas pessoas morreram e outras 18 ficaram feridas.

A aerovane era um RV-10 monomotor da Vans Aircraft, de quatro lugares. Ela caiu menos de dois minutos após decolar do Aeroporto Municipal de Fullerton, em Orange County.

Um vídeo que circula nas redes sociais mostram fumaça saindo do telhado do depósito. No momento da queda, pelo menos 200 pessoas trabalhavam no local. O motivo do acidente está sendo investigado.

Gusttavo Lima anuncia pré-candidatura à Presidência da República para 2026

O cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou em entrevista que pretende disputar a Presidência da República nas eleições gerais de 2026. Faltando um ano e meio para o pleito, o artista ainda não se filiou a nenhum partido, mas destacou sua intenção de entrar na política como uma alternativa para o país.

“O Brasil precisa de alternativas. Estou cansado de ver o povo passar necessidade sem poder fazer muito para ajudar. Eu mesmo enfrentei muitas dificuldades na vida, mas aproveitei as oportunidades que recebi. Vim de uma condição bastante humilde, cheguei a perder três dentes, mas, claro, tive condições de me tratar, algo que muita gente não tem”, declarou.

Embora tenha sido apoiador declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Gusttavo Lima afirmou que sua candidatura não se baseia em alinhamentos ideológicos. “Chega dessa história de direita e esquerda. Não é sobre isso, é sobre fazer um gesto para o país, no sentido de colocar o meu conhecimento em benefício de um projeto para unir a população.”

Plano de atuação política e busca por partido

Sem experiência política, Gusttavo Lima aposta em sua trajetória como empreendedor para justificar sua candidatura. “Montei muitas empresas e sei como fazer a roda girar. A gente tem que desburocratizar para o país funcionar melhor. Os pobres estão sem poder de compra, e o agronegócio não aguenta mais pagar impostos sem benfeitorias. Eu acho que posso ajudar”, afirmou.

Sobre a falta de filiação partidária, o cantor disse que iniciará diálogos com grupos políticos que compartilhem sua visão de governo. “Conheço muita gente, e agora é o momento de começar essas conversas. Talvez mude de ideia até 2026, mas, hoje, minha disposição está muito inclinada para me tornar candidato à Presidência da República.”

Vereador de Canarana surpreende ao chegar à posse montado em jumento

Durante a posse dos vereadores e da prefeita de Canarana, na região de Irecê, um fato curioso ocorreu nesta quarta-feira (1°). O vereador Romário Plínio de Souza, conhecido como Cia de Beré (PT), chegou à cerimônia montado em um jumento, vestindo terno e gravata, o que chamou a atenção de todos presentes.

Cia de Beré, empresário do ramo de estruturas metálicas, foi eleito com 589 votos. O gesto fez referência à sua origem e à cultura local.

Em 2021, outro fato curioso aconteceu na Bahia, quando o prefeito de Jacobina, Tiago Dias (PCdoB), percorreu as ruas da cidade montado em um boi antes de sua posse.

Prefeito reeleito é preso pouco antes de tomar posse; filho é quem assume a prefeitura interinamente

O prefeito reeleito de Santa Quitéria (Ceará), José Braga Barrozo (PSB), conhecido como Braguinha, foi preso pouco antes de tomar posse de seu segundo mandato como prefeito da cidade, pelas Polícias Federal (PF) e Civil do Estado do Ceará (PC-CE), suspeito de envolvimento com facção criminosa no pleito de 2024.

A prisão se deu em cumprimento de um mandado de prisão preventiva do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE). Além da prisão do mandatário, foi cumprido um mandado de busca e apreensão em sua casa em Fortaleza (Ceará).

O vice-prefeito da cidade, Francisco Gardel Mesquita Ribeiro (PSB), conhecido como Gardel Padeiro, é investigado no mesmo processo envolvendo a facção criminosa. Quem assume o cargo, de forma interina, é o filho de Braguinha, Joel Barroso (PSB), que foi eleito presidente da Câmara Municipal no dia 1º, com 7 votos contra 6 da oposição.

A vice-presidente da Casa, Emanuela Barbosa (Republicanos), foi quem anunciou a posse de Barroso. “Tendo em vista a decisão oriunda da Justiça Eleitoral do Ceará, que cautelarmente afastou o prefeito e o vice-prefeito eleitos, impedindo o exercício do mandato eletivo, hei por bem dar prosseguimento ao rito de sucessão legal para a ocupação do cargo de prefeito da cidade de Santa Quitéria”, afirmou a vereadora.

Em nota oficial, a Polícia Federal explicou a prisão preventiva: “Foi apurado que chefes de uma organização criminosa, com apoio financeiro e logístico de outros investigados, atuaram para beneficiar candidatos específicos no município de Santa Quitéria (CE). Entre os crimes identificados estão ameaças diretas, ameaça a moradores e uso indevido de recursos públicos para atender aos interesses do grupo criminoso”. (Bahia Notícias)

Ibirapitanga: Quatro suspeitos morrem em confronto contra a PM no bairro do Cigano

Um dos mortos – Isaac

Quatro suspeitos morreram em confronto contra policiais do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 61ª CIPM, CPRS e Rondesp Sul durante uma operação na manhã desta sexta-feira, 03, no bairro do Cigano, em Ibirapitanga. O local é um dos principais QGs do tráfico de drogas na região. Os mortos, conforme a Polícia Militar, eram apontados como integrantes de uma facção criminosa e suspeitos de homicídios, tráfico de drogas e assaltos. Um dos mortos foi identificado como Isaac Alcântara Santos, que possuía posição de liderança e foi flagrado numa troca de mensagens planejando executar um policial militar.

Segundo informou a PM, uma denúncia informou sobre a presença de homens traficando e ostentando armas de fogo no bairro do Cigano. As guarnições se deslocaram ao local e foram recebidas a tiros. Houve revide e quatro homens foram baleados. Eles foram socorridos ao Hospital Edvaldo Magalhães Nascimento, onde foi constatado o óbito. Com o quarteto, três deles ainda não tiveram os nomes revelados, a polícia apreendeu drogas e 04 revólveres calibre 38. (Ubatã Notícias)

Ipiaú: Justiça Suspende Eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal 

 

A Justiça Estadual da Bahia, por meio de decisão liminar da juíza Leandra Leal Lopes, suspendeu a eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Ipiaú, realizada em 1º de janeiro de 2025. A votação havia declarado Andreia Novaes (PP) presidente do legislativo para o biênio 2025/2026. Além de anular a eleição, a magistrada determinou a realização de uma nova sessão em até 24 horas, sob pena de multa de R$ 30 mil em caso de descumprimento.

A decisão foi motivada por um mandado de segurança apresentado por sete vereadores diplomados, que não participaram da votação. Eles alegaram a ausência de quórum mínimo, o que configuraria violação ao regimento interno da Câmara e à Lei Orgânica do município. Segundo a juíza, a eleição ocorreu com apenas seis vereadores presentes, enquanto a maioria absoluta dos 13 parlamentares era necessária para a realização válida do pleito.

A magistrada também ordenou a repetição da posse da prefeita e do vice-prefeito, vinculando os atos à regularidade da formação da Mesa Diretora. A posse depende da apresentação do diploma eleitoral, mas a juíza ressaltou que eventuais ausências de documentos não justificariam a realização da eleição em desacordo com as normas internas.

O caso gerou tumulto na sessão, marcada por polêmicas. Andreia Novaes foi eleita com seis votos, incluindo o dela e os dos vereadores Cláudio Nascimento, Naciel Ramos, Danilo, Picolé e Mônica Souza. No entanto, a condução da sessão por Cláudio Nascimento foi questionada, especialmente pela exigência inédita da apresentação física dos diplomas eleitorais, considerada por opositores como uma manobra política.

O Ministério Público será acionado para acompanhar o caso, e cabe recurso da decisão.

 

Jé Assunção, Val de Gude e vereadores tomam posse em Ibirapitanga, posse marca início da gestão “Trabalhando e Cuidando de Gente”

Na tarde desta quarta-feira (01), o prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção (Avante) e a vice-prefeita Val de Gude (Solidariedade) tomaram posse em uma cerimônia realizada na Câmara de Vereadores de Ibirapitanga. O evento também marcou a posse dos vereadores e vereadoras eleitos para o mandato de 2025-2028 e a eleição da nova Mesa Diretora da Câmara.

Reconduzido à presidência do Legislativo Municipal, Everaldo dos Gatos (Avante) foi eleito junto com Hélio do Cajá (Avante) como vice-presidente, Dr. Newton (Avante) como 1º secretário e Bá da Bainha (Solidariedade) como 2º secretário.

Os vereadores e vereadoras empossados foram Everaldo dos Gatos, Hélio do Cajá, Professor Balbino, Cosminho Kombeiro, Dimas de Manga Rosa, Hebert de Dôre, Ivan Come Sapo, Lorena Barcelos, Marlene de Jalmir, Dr. Newton e Bá da Bainha.

Durante seu discurso, o prefeito Jé Assunção destacou o compromisso de trabalhar ao lado da população para transformar a cidade: “Quero dizer mais uma vez a todos os ibirapitanguenses, que iremos governar Ibirapitanga juntos. E pedir paciência a cada um de vocês, porque a turma que deixou o governo já vinha há 16 anos. Não é fácil mudar e a gente avançar. Tenham paciência, porque minha vida será para lutar pelo povo de Ibirapitanga”.

A vice-prefeita Val de Gude também discursou, celebrando o momento e reafirmando sua dedicação ao município: “Na campanha, eu fui muito atacada, mas sempre me mantive firme, pois a melhor resposta é aquela que não se dá. E, hoje, eu estou aqui assumindo mais uma vez, como vice-prefeita do meu município.”

No final da cerimônia, o prefeito Jé apresentou a nova marca do governo, com o slogan “Trabalhando e Cuidando de Gente”, que guiará as ações da gestão pelos próximos quatro anos.

Os festejos começaram com o culto, na Igreja Batista Sião, proferido pelo pastor Rafael Argolo. Em seguida, a missa de benção na Paróquia Nossa Senhora do Carmo, com o padre Wellington.

Abertura da prefeitura

Após a solenidade, Jé Assunção, Val de Gude e a população seguiram juntos para a sede da Prefeitura de Ibirapitanga, marcando simbolicamente o início de um novo ciclo político para o município.

Gastos com material escolar impactam orçamento de 85% das famílias

As famílias brasileiras gastaram R$ 49,3 bilhões com materiais escolares em 2024, o que representou um aumento de 43,7% ao longo dos últimos quatro anos. O valor é uma estimativa de pesquisa inédita do Instituto Locomotiva e QuestionPro. O levantamento mostra que essas compras impactam o orçamento de 85% das famílias brasileiras com filhos em idade escolar e que um a cada três compradores pretende parcelar para poder dar conta das despesas para o ano letivo de 2025.

Ao todo, foram realizadas 1.461 entrevistas com homens e mulheres com mais de 18 anos em todo o país. Os questionários foram aplicados entre 2 e 4 de dezembro.

O estudo mostra que a maioria dos pais e responsáveis de estudantes tanto da rede pública quanto da rede privada disseram que comprará materiais escolares para o ano letivo de 2025: 90% daqueles com filhos em escolas públicas e 96% daqueles com filhos em estabelecimentos privados.

A maior parte das famílias precisará comprar materiais escolares solicitados pelas escolas (87%), seguido de uniformes (72%) e livros didáticos (71%).

Os pesquisadores estimam que os valores gastos com materiais escolares aumentaram ao longo dos últimos anos, passando de um montante nacional de R$ 34,3 bilhões em 2021 para os atuais R$ 49,3 bilhões. *Com informações da Agência Brasil