Prefeitura Municipal de Ibirataia Divulga Decreto para Recadastramento dos Concursados: CONFIRA

 

A Prefeitura Municipal de Ibirataia informa que o recadastramento dos servidores concursados será realizado entre os dias 8 e 19 de janeiro de 2025, de forma presencial.

Os atendimentos acontecerão nos seguintes locais e horários:

Escola Mariana Andrade Meira: das 8h às 12h e das 14h às 17h;

Distrito de Algodão (Rua Mauro Barreira, nº 2): das 8h às 12h e das 14h às 17h.

 

Os servidores deverão comparecer munidos dos seguintes documentos:

Carteira de Identidade (RG) ou CNH;

CPF;

Carteira de Trabalho;

Certidão de Nascimento ou Casamento;

Certidão dos filhos menores de 14 anos;

Comprovante de Residência atualizado;

Título de Eleitor;

Certidão de Quitação Eleitoral.

 

A Prefeitura reforça a importância de cumprir o prazo e apresentar todos os documentos exigidos para garantir a atualização cadastral.

Itacaré: Rede Municipal de ensino iniciará as matrículas a partir do dia 16

A Prefeitura de Itacaré, por meio da Secretaria de Educação, anunciou o início do período de matrículas para o ano letivo de 2025, entre os dias 16 e 31 de janeiro, abrangendo todas as modalidades de ensino oferecidas pela rede municipal.

As inscrições podem ser realizadas na Central de Matrículas, localizada na Escola Municipal Maria Benjamina, no Centro de Itacaré, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou, no caso de Taboquinhas, diretamente nas instituições de ensino do distrito.

Os pais ou responsáveis devem apresentar a documentação necessária, incluindo RG e CPF dos responsáveis, RG ou Certidão de Nascimento do aluno, 3 fotos 3×4, cartão do SUS, carteira de vacinação, comprovante de residência atualizado e, exclusivamente para o Colégio Municipal Dr. Manoel Castro, comprovante do tipo sanguíneo.

A secretária de Educação, Jamille Silva, destacou a importância do processo: “Educação é a base para a transformação de nossa sociedade. Por isso, convidamos todas as famílias a garantirem a vaga de suas crianças e jovens, assegurando o planejamento de um ensino de qualidade em 2025.”

Paraguaia presa prometia emprego e estudo a adolescentes estupradas

Nesta segunda-feira, 6, a Polícia Federal prendeu a paraguaia Mercedes Lopez Sosa, condenada por uma série de crimes, incluindo tráfico de pessoas, redução à condição análoga à escravidão e estupro de menor. Segundo o jornal Extra, Mercedes atraía adolescentes paraguaias com promessas falsas de emprego e estudos no Brasil, trazendo-as para trabalhar em uma creche improvisada em sua residência, localizada em Belford Roxo, na Baixada Fluminense.

As jovens eram submetidas a jornadas exaustivas de 11 horas diárias sem remuneração e, ao final do dia, sofriam abusos sexuais, conforme relatado em decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Além de Mercedes, seu marido, Rodrigo Moreira de Araújo, também foi preso. Ambos foram condenados a 47 anos, 1 mês e 23 dias de prisão. Os mandados foram expedidos no início de dezembro após o trânsito em julgado de um recurso analisado pelo STJ.

A decisão judicial descreve os abusos como especialmente cruéis. As vítimas, além de trabalharem sem descanso cuidando de mais de 15 crianças na creche, enfrentavam restrições severas, como a proibição de sair à noite ou nos fins de semana. Até mesmo o tempo para refeições era controlado. Os contatos com familiares eram monitorados, e o silêncio das jovens era garantido por meio de ameaças. Mercedes e Rodrigo afirmavam que, por estarem em situação irregular no Brasil, as adolescentes seriam presas caso denunciassem os crimes.

Uma das adolescentes, que esteve sob o controle do casal entre outubro de 2015 e o final de 2016, relatou que engravidou após ser estuprada. Ela foi obrigada a interromper a gravidez com medicamentos, o que resultou em complicações e sangramentos que duraram cinco dias. Essa jovem, que era vizinha da mãe de Mercedes no Paraguai, decidiu fugir após descobrir que o casal planejava levá-la a um prostíbulo no Rio de Janeiro. Ela foi ajudada por clientes da creche, que a encaminharam à polícia e ao consulado paraguaio.

Outra vítima, mantida na casa entre março e junho de 2017, foi estuprada por três pessoas, incluindo Rodrigo. De acordo com o STJ, Mercedes cobrava dinheiro pelos abusos cometidos por terceiros. Rodrigo, mesmo estando preso por violência doméstica contra Mercedes quando a jovem chegou ao Brasil, também a violentou diversas vezes após ser solto. A adolescente foi expulsa da casa depois de recusar uma investida de Rodrigo e encontrou abrigo com uma vizinha.

Operação

As investigações revelaram que as jovens trabalhavam na chamada “creche da Tia M”, sem remuneração, com documentos retidos e sob constante vigilância. Ambas as vítimas deram depoimentos que, segundo o STJ, eram consistentes e reforçavam a gravidade dos crimes. “Não há como cogitar que as vítimas teriam combinado suas versões, pois nunca se conheceram nem se comunicaram, sendo abusadas em períodos distintos, com intervalo de quase seis meses”, destaca a decisão.

Além de Mercedes e Rodrigo, outras pessoas envolvidas no esquema criminoso também foram investigadas. Em 2017, a Polícia Civil realizou a operação Coiote, que resultou na prisão temporária de quatro suspeitos: Mercedes, Rodrigo, seu irmão Denyel Camilo de Araújo e um vizinho do casal, Eder da Silva Carvalho. A operação foi conduzida pelas delegacias de Atendimento à Mulher de Belford Roxo (DEAM-Belford Roxo) e da Criança e Adolescente Vítima (DCAV).

Jerônimo anuncia trocas na direção dos presídios de Eunápolis e Jequié

O Governador Jerônimo Rodrigues, na manhã desta terça-feira, 7, afirmou que exonerações e trocas estão sendo realizadas na direção do Conjunto Penal de Jequié e no de Eunápolis, com o objetivo objetivo de enfraquecer possíveis conexões entre os detentos e as atividades criminosas.

“Hoje, no Diário Oficial, foi publicada uma nova equipe para conduzir os trabalhos no presídio de Jequié, assim como no de Eunápolis”, declarou Jerônimo. A decidão ocorre após as fugas de 16 detentos na unidade prisional de Eunápolis e os oito homicídios ocorridos em Jequié no último final de semana.

Em relação ao combate ao crime dentro dos presídios, o governador citou o uso de inteligência como um aliado no processo para identificar os suspeitos envolvidos nos homicídios em Jequié.

“A inteligência está funcionando para tentar identificar quem são os culpados e entregar justiça. Nós não vamos dar trégua. Assim como dentro dos presídios, também há um serviço de inteligência sob a responsabilidade das forças policiais para transferir aqueles presos que representam mais riscos para a comunidade prisional ou até mesmo para a comunidade externa, como é o caso de Jequié, onde, de vez em quando, vemos intervenções dentro dos presídios”, afirmou o governador.

Jerônimo também destacou medidas para restringir a comunicação entre internos e suspeitos fora da unidade. “Assim como estamos entregando hoje equipamentos para fortalecer o sistema de inteligência, também estamos aguardando equipamentos para garantir que, dentro dos presídios, haja tecnologia para frear o uso de dispositivos como celulares”, completou Jerônimo.

Gerente de hospital é demitida após suspeita de injúria racial em pet shop de Salvador

Camilla Ferraz Barros, gerente de operações do Hospital Mater Dei Salvador, foi demitida neste domingo (5) após ser acusada de injúria racial em um pet shop no bairro da Boca do Rio, em Salvador. O incidente ocorreu no sábado (4) e gerou grande repercussão nas redes sociais, com vídeos mostrando a cliente utilizando expressões ofensivas contra funcionárias do estabelecimento.

Em nota, a Rede Mater Dei de Saúde informou que o desligamento da funcionária ocorreu devido à gravidade dos atos divulgados e reiterou que não tolera qualquer tipo de discriminação. “Reafirmamos nosso compromisso com a igualdade, inclusão e respeito a todos”, declarou a instituição.

Já o Grupo Petz, proprietário do pet shop onde a confusão ocorreu, repudiou qualquer atitude de discriminação racial, social ou política e anunciou que acionou suas equipes jurídicas e de recursos humanos para apoiar as colaboradoras envolvidas, tanto em questões legais quanto psicológicas.

O caso

Nos vídeos, Camilla Ferraz Barros, que se autodenominava juíza, foi flagrada dizendo frases como “eu poderia te dar ordem de prisão” e utilizando os termos “petista, baixa e preta” ao se dirigir às funcionárias da loja. Segundo a Polícia Civil, a gerente teria ameaçado e ofendido verbalmente as colaboradoras, que registraram queixa por injúria racial.

Em contrapartida, Camilla alegou que foi agredida fisicamente por funcionários e seguranças do pet shop e que teve sua imagem gravada sem autorização.

A Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) emitiu um esclarecimento público confirmando que a acusada não é juíza nem faz parte da Magistratura Baiana. A entidade repudiou o racismo e reforçou a importância de combater práticas discriminatórias.

A ocorrência foi registrada na 9ª Delegacia Territorial da Boca do Rio como injúria racial, lesão corporal culposa e ameaça. A Polícia Civil informou que segue investigando o caso e colhendo depoimentos das partes envolvidas.

Jovem é morto a tiros após fazer publicação com gesto associado a facção criminosa

Um homem de 20 anos foi assassinado a tiros na tarde de segunda-feira (6), em Feira de Santana, cidade localizada a cerca de 100 km de Salvador. O crime ocorreu na Rua Boa Esperança, no bairro Asa Branca. Conforme apuração da TV Bahia, o jovem teria feito uma publicação nas redes sociais com um gesto associado a uma facção criminosa que atua no município.

Segundo informações da Polícia Civil, o jovem foi abordado por dois homens que se aproximaram e dispararam contra ele. O órgão informou que o jovem não possuía antecedentes criminais, e agora investiga se o assassinato foi uma retaliação de uma facção rival.

Filho de 12 anos é baleado na cabeça após ex-companheiro tentar matar mãe na Bahia

Uma criança de 12 anos foi baleada na cabeça durante uma tentativa de feminicídio de um ex-companheiro de sua mãe, conforme apuração da TV Santa Cruz. O caso ocorreu na madrugada de domingo (5), em Ibirapuã, no extremo sul da Bahia. Na ocasião, outro homem, ex-companheiro da mãe do garoto, foi baleado no pescoço.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito, Juciel Rocha, não aceitava o término do relacionamento com Beatriz Carnal, ocorrido há cerca de três semanas. Em estado de embriaguez, ele agrediu a ex-companheira, levando ela a buscar abrigo na casa de outro ex-parceiro, Orlando Nascimento, junto com o filho. Juciel seguiu a mulher até o local e, ao ser impedido de entrar, disparou pela janela da residência, ferindo a criança e Orlando.

As duas vítimas foram hospitalizadas, enquanto Juciel foi preso em flagrante. Com ele, foram apreendidas a arma do crime e uma motocicleta. Ele foi encontrado em uma fazenda onde havia se escondido e encaminhado à Delegacia de Teixeira de Freitas.

Gusttavo Lima aparece em segundo lugar para corrida presidencial, aponta pesquisa

O cantor sertanejo Gusttavo Lima (sem partido) aparece em segundo lugar em uma simulação de disputa presidencial, caso a eleição fosse realizada atualmente. Segundo pesquisa da Simplex Consultoria, encomendada pelo Portal CBN Recife, o “Embaixador” conquistaria 20,7% das intenções de voto, ficando atrás apenas do presidente Lula (PT), que lidera com 33,7%.

O levantamento também incluiu o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), com 16,1%, e o ex-candidato à prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal (PRTB), que registrou 8,4%. Além dos candidatos, 21,1% dos entrevistados optaram por branco/nulo ou se declararam indecisos.

A pesquisa foi realizada nos dias 3 e 4 de janeiro, com 1.000 entrevistas telefônicas automatizadas em todo o Brasil. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Suspeito de executar casal no Mandacaru é morto após receber a tiros guarnições da Rondesp e 93ªCIPM em Maracás

Uma ação conjunta entre a RONDESP Recôncavo e a 93ª CIPM resultou na apreensão de uma arma de fogo e na neutralização de uma agressão armada em Maracás.

Durante o patrulhamento no bairro Irmã Dulce, os policiais avistaram um dos indivíduos, que estava sendo procurado pelas equipes policiais em Jequié, que efetuou disparo e empreendeu fuga ao perceber a aproximação dos militares.

Após uma perseguição, o indivíduo, que segundo informações da polícia civil ao jornalista Mateus Oliver é um dos suspeitos de participar do assassinato de um casal no Bairro Mandacaru na cidade Sol na madrugada de domingo (05) se refugiou em uma residência, onde os policiais foram recebidos com disparos de arma de fogo.

Para cessar a agressão, os policiais utilizaram força proporcional, e o indivíduo foi encontrado ao lado de um revólver calibre .38. Ele foi socorrido e encaminhado ao hospital local, mas infelizmente foi constatado o óbito. A arma apreendida foi encaminhada à delegacia para investigação.

43ª Maratona Pinta Roxa é um sucesso em Ibirapitanga; Evento reúne atletas, cultura e animação, celebrando 43 anos de tradição esportiva na Bahia

A 43ª edição da Maratona Pinta Roxa movimentou Ibirapitanga nesana, atraindo atletas e entusiastas de várias cidades baianas. A competição principal, com um percurso de 15 km, teve início na BR-330 (trevo de Ubatã) e chegada, na Praça da Secretaria de Educação, consolidando o evento como um marco de esporte e cultura no estado.

Organizada por Antônio Conceição Ferreira, conhecido como Bigode, a maratona teve o apoio da Prefeitura Municipal e empresários locais. “A prefeitura trabalhando e cuidando de gente está de parabéns. Quero agradecer a toda a equipe pela estrutura maravilhosa. Ano que vem, com a ajuda novamente da prefeitura, esperamos fazer um evento ainda maior”, destacou Bigode.

O prefeito Jé Assunção expressou orgulho em participar e apoiar o evento. “São 43 anos de maratona, vivo isso desde criança. Bigode é o mentor de tudo isso, e nós só temos a agradecer. Nosso compromisso é resgatar e devolver uma mega maratona para a região”, afirmou.

O atleta ibirapitanguense Jair da Conceição conquistou o primeiro lugar na categoria masculina geral pelo segundo ano consecutivo, emocionando o público. “Quero agradecer primeiramente a Deus. Foi difícil, mas valeu a pena, e ano que vem estarei aqui novamente”, celebrou Jair.

Classificação Final – Corrida Principal

Masculino (Ibirapitanga)
1º – Jair da Conceição
2º – Piriquito
3º – Silmar
4º – Ricardo
5º – Pinta

Masculino (Outras Cidades)
1º – Diones (Valença)
2º – Antônio (Ubaira)
3º – Neri (Feira de Santana)
4º – Erivaldo (Jequié)
5º – Alexandre (Jequié)

Feminino (Ibirapitanga)
1º – Aline
Feminino (Outras Cidades)
1º – Graciete (Santo Antônio de Jesus)
2º – Catiane (Santo Antônio de Jesus)

Cultura e diversão completam a festa
Após a corrida, a programação seguiu com brincadeiras, um show de calouros e apresentações de bandas locais, reafirmando o compromisso do evento em unir esporte e cultura. Com o apoio da Prefeitura Municipal de Ibirapitanga, empresários locais e contou com a presença de vereadores e do Capitão da PM Lucas Maia.

Jequié recebe força-tarefa para combater onda de violência com ações ostensivas e de inteligência

Diante da recente onda de violência, Jequié, recebeu nesta segunda-feira (06) uma força-tarefa formada pelas Polícias Militar (PM) e Civil (PC) para intensificar o combate ao crime organizado. A operação, que não tem prazo para ser encerrada, visa desarticular facções criminosas envolvidas com tráfico de drogas e armas, homicídios, roubos e aliciamento de menores.

A Operação Hórus, deflagrada pela Polícia Militar, conta com o apoio de PMs de diversas regiões do estado, incluindo as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs), popularmente conhecidas como “Caatingas”. Além das unidades especializadas, policiais de unidades convencionais também foram convocados para reforçar a segurança na cidade.

A operação concentra esforços em áreas críticas, utilizando recursos operacionais qualificados e direcionados para garantir uma resposta eficiente à criminalidade e preservar a ordem pública.

Paralelamente às ações ostensivas, a Polícia Civil intensificou o trabalho de inteligência com equipes do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI) e do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

Durante as primeiras horas da operação, os policiais civis apreenderam câmeras de monitoramento instaladas por traficantes em áreas dominadas por facções. Os equipamentos eram usados para vigiar a movimentação das forças de segurança e facilitar a fuga de criminosos.

A população de Jequié poderá colaborar com a força-tarefa enviando informações sobre integrantes de facções criminosas através do Disque Denúncia da SSP, pelo número 181. O serviço funciona 24 horas por dia, é gratuito e garante o anonimato do denunciante. As informações recebidas serão repassadas diretamente para as equipes da PM e da PC, auxiliando na identificação e prisão de criminosos.

A ação coordenada ocorre após uma série de episódios violentos que deixaram a população em estado de alerta. Com a intensificação das operações e o uso de tecnologia, a força-tarefa pretende garantir a tranquilidade dos moradores e enfraquecer o domínio das facções na região.

Inmet emite aviso de chuvas intensas para toda a Bahia

Prepara o guarda-chuva que tem frente fria aí e é para toda a Bahia. O fenômeno atinge desde domingo (5) cidades nas regiões Extremo-Oeste, Sul, Norte e Vale do São Francisco, mas a previsão é que, ao decorrer da semana, se espalhe para o resto do estado.

Em Salvador, as chuvas intensas devem cair no fim de semana, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Cláudia Valéria.

O alerta acontece devido à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), faixa de nebulosidade que costuma atuar na Bahia durante o Verão, e a média de duração é entre quatro a dez dias. A ZCAS é composta por uma frente fria, junto com outros sistemas atmosféricos. É esperado trovões, chuvas fortes e rajadas de vento.

Nesta segunda-feira (6) há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas no Sul e Centro-Sul. As outras regiões do estado têm perigo potencial. Já são afetados municípios como Teixeira de Freitas, Barreiras, Bom Jesus da Lapa, Irecê, Luís Eduardo Magalhães, Porto Seguro, Prado e Vitória da Conquista.

Em caso de rajadas de vento, a orientação é não se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas, e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.

Jequié paga um preço muito alto pela negligência do PT na segurança pública”, afirma Sandro Régis após cidade registrar oito assassinatos em três dias

O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil) lamentou a onda de violência que deixou oito pessoas mortas no município de Jequié, entre sexta-feira (3) e domingo (5), e afirmou que a passividade do Governo do Estado na segurança pública favorece que casos como esse tenham se tornado rotina na Bahia.

Entre as vítimas estão dois jovens, que foram encontrados despidos e com os corpos carbonizados em uma casa abandonada.

“Até quando o governador vai continuar passivo no enfrentamento à segurança? O que aconteceu em Jequié neste final de semana é mais uma evidência de que o governo do PT na Bahia não tem mais forças para enfrentar a criminalidade e deixa a população vivendo debaixo de um ambiente de terror”, pontuou Sandro Régis, ao cobrar reação do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

“A gente espera que o governador finalmente assuma o controle e a responsabilidade da situação, inclusive nas cidades onde os prefeitos não são seus aliados políticos, como é o caso de Jequié, porque ele foi eleito para governar para todo o povo da Bahia, sem fazer distinção de posição política”, acentuou Régis.

O interior do estado, que já foi sinônimo de tranquilidade e qualidade de vida, passou também a sentir mais de perto os efeitos da violência. Jequié, inclusive, já foi apontada em 2022 como a cidade mais violenta do Brasil pelo Anuário Brasileiro de Segurança Pública.

“Jequié e a Bahia como um todo estão pagando um preço muito alto pela negligência dos governos do PT nesses 20 anos em que eles estão no poder. É lamentável que o governo do estado continue agindo de maneira tardia, realizando operações apenas depois que as pessoas já morreram”, completou Sandro Régis.

Wenceslau Guimarães: Carreta carregada de compensado tomba na BR-101

No final da manhã desta segunda-feira (6), uma carreta da empresa ABTLogic Transportadora, carregada de placas de compensado (MDF), tombou na BR-101, a cerca de dois quilômetros do município de Wenceslau Guimarães, em um trecho conhecido como Curva de Henrique. O acidente ocorreu próximo à estação de gás da Petrobras.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram uma carreta tombada, bloqueando parcialmente a via. Uma ambulância da Prefeitura de Wenceslau Guimarães, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), além de agentes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Polícia Militar, estão no local.

As autoridades estão organizando o trânsito e trabalhando para a desobstrução da via. Até o momento, segundo informações o motorista da carreta não resistiu aos ferimentos e veio a óbito.

Jequié: Polícia penal faz intervenção no conjunto penal, e Helicóptero do Graer sobrevoa a cidade

Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) e do DHPP fazem diligências pela cidade atrás de suspeitos dos crimes

Equipes do Graer também já estão sobrevoando na cidade em busca de suspeito

Para garantir a segurança da população e reforçar as investigações sobre as oito mortes registradas entre a sexta-feira e a madrugada deste domingo, em Jequié, a Polícia Civil da Bahia reforçou o efetivo de policiais na cidade.

Equipes da Coordenação de Apoio Técnico e Tático (CATTI) foram deslocadas da sede do Departamento de Polícia do Interior, em Salvador e em Vitória da Conquista, e com o reforço de equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) já estão atuando desde as primeiras horas deste domingo em Jequié.

Trabalhos de Inteligência estão sendo feitos e equipes já apreenderam câmeras instaladas por criminosos nas ruas do município. Esses equipamentos eram utilizados para vigiar a chegada da polícia em determinados locais.

Suspeitos dos crimes já foram identificados. As equipes da Polícia Civil da Bahia continuam em diligências nas ruas da cidade em busca dos criminosos.

Ubaitaba: Gracinha edita decreto e torna nula concessões de terrenos na gestão Bêda

A prefeita de Ubaitaba Gracinha Viana (Avante), por meio do Decreto 015/2024, suspendeu na última sexta-feira, 03, todos os contratos de concessão não onerosa que estão vinculados ao chamamento público edital de concessão 001/2024, editados ainda na gestão do ex-prefeito Asclepíaldes Almeida (MDB), o Bêda. Para suspender as concessões, o texto do Decreto sustenta que, dentre outras irregularidades, que “a gestão anterior não observou as normas legais e os estudos necessários, comprometendo a regularidade jurídica, econômica e ambiental da administração pública”.

 

A gestão Bêda, no apagar das luzes de seu governo, em dezembro de 2024, viabilizou o procedimento de concessão onerosa de 21 terrenos às margens da BR-101 por um período de 120 meses, podendo ser prorrogado por igual período. Existe a suspeita de que a concessão beneficiou aliados políticos e não atendeu aos interesses da administração pública. Bêda, ainda durante o mandato, teve várias de suas decisões contestadas à frente do executivo, como a demolição do Estádio Municipal e o posterior Leilão do terreno. (Ubatã Notícias)

Primeiro final de semana de 2025 com 08 homicídios em Jequié; autoridades se pronunciam, “Vamos dar a resposta talvez em algumas horas” diz delegado

O primeiro final de semana do ano de 2025 foi sangrento para a cidade de Jequié, no sudoeste da Bahia que registrou 08 homicídios entre os dias sexta-feira 13 e madrugada de Domingo 05 de Janeiro em 03 pontos diferentes da cidade.

O primeiro homicídio aconteceu por volta de 16h da tarde de Sexta-feira (03) quando bandidos armados assassinaram a tiros a jovem Isadora Santos, 28 anos, na Rua Taurino Bispo Bairro Joaquim Romão com aproximadamente 05 disparos de arma de fogo que impossibilitaram a vítima de qualquer defesa indo a óbito no passeio de um estabelecimento comercial onde a mesma estava no momento do ataque. O segundo crime foi praticado na Rua Princesa Isabel, também no Joaquim Romão contra um moto taxista identificado como Niel por volta de 17:40 horas de sexta-feira. A terceira vítima foi Cezar, morador do Bairro Curral Novo que foi surpreendido por elementos fortemente armados e executado por volta de 21:00 horas.

No Sábado (04) por volta das 17:30 horas os delinquentes continuaram a agir e em uma só ação executaram o comerciante Adailton da Silva Barros, 29 anos e um outro jovem ainda não identificado no Bairro Jequiezinho, em uma localidade conhecida como Baixa do Bonfim; e também executaram já por volta das 21:00 horas do mesmo dia um outro homem em um beco da Av. Lomanto Jr no Bairro Joaquim Romão sendo que nessa ação uma criança ficou ferida na cabeça porém foi socorrida a UPA e não corre risco de morte, e o crime aconteceu minutos após bandidos tentarem contra a vida de um idoso no Bairro Curral Novo o atingindo no ombro direito com um .

No domingo (05) a empreitada delituosa começou por volta das 02:00 horas da madrugada quando indivíduos armados invadiram uma residência em um Conjunto Habitacional conhecido como “Casinhas” no Bairro Mandacaru e executaram o casal Abraão Almeida da Conceição e Maria Clara Silva Lago, vulgo “Gaza” com diversos disparos de arma de fogo, arrastaram os corpos e tentaram atear fogo. Em seguida também tentaram contra a vida de um outro homem de identidade não revelada no Bairro KM 03 por volta de 05:30 horas da manhã.

Autoridades do município se mobilizaram sobre o assunto como por exemplo; o Deputado Estadual Hassan (PP), que foi o único político a se pronunciar até o momento, e afirmou que está desde sexta-feira mantendo contato com o Secretário de Relações institucionais Adolfo Loyola pedindo que ações firmes e rápidas sejam executadas para reverter o cenário e pediu apoio ao Governador Jerônimo Rodrigues (PT) para que ações imediatas sejam tomadas.

O delegado Titular da Delegacia Territorial de Jequié, Dr. Vinícius falou com o jornalista Mateus Oliver e afirmou que já está nas ruas colhendo elementos para agregar as investigações; Já o coordenador Regional da 9ª Corpim afirmou ao Jornalista Mário Lima que equipes de Salvador e outras regiões do estado estão chegando a Jequié juntamente com outras tropas da polícia militar para se juntar em uma megaoperação e afirmou que, já de posse de resultados das investigações possivelmente em questão de horas a resposta comece a ser dada a sociedade.

Todos os corpos foram removidos pelo Departamento de Polícia Técnica de Jequié para procedimentos de perícia e a polícia civil segue investigando os crimes afim de esclarecer nos próximos dias as circunstâncias, motivação e ligação de cada vítima com o crime organizado ou não para uma elucidação completa de todos os casos.

Fonte:Blog Mateus Oliver Repórter

Homem morre afogado após tentar atravessar a nado o Rio de Contas

Um homem identificado como Perivaldo de Jesus Santos, de 42 anos, morreu afogado no Rio de Contas no final da tarde deste domingo, 05, em Piraúna, distrito de Ubaitaba. Conforme apurou o Ubatã Notícias, Perivaldo teria tentado atravessar o rio quando teria se afogado.

A vítima, moradora do distrito, foi resgatada por populares já sem os sinais vitais. Uma guarnição do Pelotão de Emprego Tático Operacional (PETO) da 61ª CIPM acionou o DPT para fazer a remoção do corpo. (Ubatã Notícias)

Jequié: Polícia Civil apreende câmeras espiãs instaladas por criminosos e identificam suspeitos de homicídios

A Polícia Civil da Bahia Equipes da Coordenação de Apoio Tático (CATTI) e o Departamento de Homicídios e Proteção a Pessoa (DHPP) com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN) apreenderam na madrugada desta segunda-feira (06) câmeras de seguranças instaladas por criminosos em diversos pontos da cidade de Jequié, que tinham como finalidade vigiar a chegada da polícia em determinados locais.

Os policiais que deslocaram de Salvador, Vitória da Conquista, Itabuna e outras cidades do interior da Bahia para reforçar o policiamento na Cidade Sol com intuito de elucidar 08 homicídios praticados em menos de 32 horas (RELEMBRAR) já sabem quem são os criminosos e buscam localizá-los com apoio da sociedade que pode contribuir com informações via 181 que é o Disk Denúncia da Polícia Civil.

As informações foram enviadas a redação do Site Mateus Oliver Repórter pela Assessoria de Comunicação da Polícia Civil da Bahia por volta de 01:30 da madrugada e as ações acontecem desde os primeiros minutos desta segunda-feira e devem continuar pelas próximas horas ou dias afim de garantir a paz e a ordem na cidade.

Jequié receberá reforço no combate ao crime com ação integrada de forças de segurança

Em resposta à escalada da violência na cidade de Jequié, uma força-tarefa composta pelas Secretarias de Segurança Pública (SSP), Administração Penitenciária e Ressocialização (SEAP), além das Polícias Militar (PM) e Civil (PC), será mobilizada para intensificar o combate às facções criminosas que atuam na região. O principal objetivo é identificar e desarticular grupos envolvidos em crimes como tráfico de drogas e armas, homicídios e aliciamento de menores.

Entre o período da tarde de sexta-feira (03) e a madrugada de domingo (05) foram registrados na cidade 08 homicídios. Uma criança de 12 anos foi baleada e encaminhada ao hospital local.

A ação contará com a deflagração da Operação Hórus, sob responsabilidade da Polícia Militar. Todas as Companhias Independentes de Policiamento Especializado (CIPEs), conhecidas como “Caatingas”, serão reunidas para ampliar a repressão qualificada a atividades ilícitas, garantindo maior presença policial em áreas consideradas críticas. A Operação Hórus já foi realizada com sucesso em Salvador no ano passado e promete intensificar as ações ostensivas em Jequié.

A Polícia Civil reforçará o trabalho de inteligência por meio de equipes especializadas do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN), do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e da Coordenação de Apoio Técnico e Tático à Investigação (CATTI). O foco será a identificação de líderes de facções criminosas, a apreensão de armas e drogas e a descapitalização financeira das organizações criminosas, enfraquecendo suas estruturas.

Paralelamente, a SEAP atuará no sistema prisional em ações coordenadas com a SSP, visando desarticular redes criminosas que operam de dentro das unidades prisionais. Essa medida visa neutralizar a comunicação e a influência de líderes encarcerados sobre as operações criminosas externas.

A iniciativa foi bem recebida pela população, que vem sofrendo com o aumento da violência nos últimos meses. Com o reforço das ações de inteligência e o emprego de tropas especializadas, a expectativa é de que a operação resulte na redução dos índices de criminalidade e traga mais tranquilidade para a cidade de Jequié.

A SSP informou que divulgará periodicamente os resultados das operações, como prisões, apreensões de armas e drogas, além de outros desdobramentos das ações policiais. A mobilização das forças de segurança é uma das maiores já realizadas na região e faz parte de uma estratégia do governo estadual para combater o avanço das facções criminosas em áreas do interior do estado.