Ipiaú segue consolidando sua posição no cenário turístico brasileiro, com iniciativas que reforçam o desenvolvimento e a sustentabilidade do setor. Como parte desse compromisso, o Conselho Municipal de Turismo de Ipiaú realizou seu primeiro encontro do ano nesta semana, os 32 membros discutiram idéias essenciais para o avanço das atividades locais.
Em 2025, o Ministro de Estado do Turismo e o Secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade no Turismo, por meio do Programa de Regionalização do Turismo e de seus Interlocutores Estaduais, reconheceram oficialmente o Conselho Municipal de Turismo de Ipiaú/BA. O registro foi incluído no Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro, reforçando a importância do município no setor.
Crédito: Janaína Castro
Essa conquista reafirma o potencial turístico de Ipiaú e a dedicação dos atores locais em promover um turismo estruturado, sustentável e competitivo. O fortalecimento das atividades e a participação ativa do conselho municipal são passos fundamentais para o crescimento econômico e cultural da região, garantindo visibilidade e oportunidades para os diversos segmentos envolvidos no turismo local.
O reconhecimento pelo governo federal evidencia o trabalho conjunto entre poder público, municipal, estadual, empresários e sociedade civil, consolidando Ipiaú como um destino relevante no cenário turístico nacional. As ações seguirão ao longo do ano para fortalecer ainda mais o setor, com planejamento estratégico, sustentabilidade e inovação.
A Polícia Civil prendeu na noite desta quinta-feira (13) mais um suspeito no âmbito da Operação Espinha Dorsal, elevando para seis o número de capturados. A ação foi realizada por equipes da Delegacia Territorial de Jequié, vinculada à 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (9ª COORPIN), e contou com o apoio da Coordenação de Apoio Tático e Técnico à Investigação (CATTI/CENTRAL).
O alvo da operação, que não teve o nome revelado pela polícia civil por conta da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), foi identificado pelo Jornalista Mateus Oliver com sendo João da Cruz dos Santos Neto, vulgo “Joãozinho”, foi localizado por volta das 21h30 em um estabelecimento comercial no bairro Joaquim Romão, após denúncia anônima. Durante a abordagem, ele estava na posse de uma motocicleta Honda Biz, que foi apreendida devido a indícios de envolvimento no crime investigado.
Após a prisão, Joãozinho foi conduzido à Delegacia Territorial de Jequié, onde permanece à disposição da Justiça. A Polícia Civil segue com as investigações e reforça a importância da colaboração da sociedade por meio de denúncias anônimas, que podem ser feitas pelo Disque Denúncia 181, garantindo o sigilo das informações.
A Operação Espinha Dorsal teve início em 11 de fevereiro, quando Policiais civis da Bahia, através do Núcleo de Homicídios de Jequié, com o apoio da 9ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior deflagraram a Operação, visando cumprir 11 mandados de busca e apreensão, além de prisões de investigados envolvidos em crimes como homicídios, tráfico de drogas, organização criminosa e lavagem de dinheiro. As investigações apontaram para um grupo criminoso responsável por diversas mortes na cidade.
Na época as equipes de policiais conseguiram apreender diversos materiais, incluindo acessórios de armas de fogo, seis celulares, 21 cartões de crédito, uma máquina de cartão de crédito, R$ 19 mil em espécie, além de uma quantidade significativa de documentos financeiros, como sete folhas de cheque em branco, sete canhotos de cheques preenchidos no valor total de R$ 9.6 mil, 26 notas promissórias somando R$ 22 mil e moeda estrangeira.
Policiais militares da 5ª CIA do 19ºBPM, apreenderam na manhã desta sexta-feira (14) um total de 300 pinos contendo substância análoga a cocaína e 12 embalagens contendo outra substância análoga a crack no Residencial Vida Nova, Bairro Curral Novo em Jequié.
De acordo com informações dos policiais, os agentes estavam em patrulhamento pela região quando foram avistados dois elementos em atitude suspeita, empreendendo fuga por entre as residências.
Apesar do acompanhamento dos militares, não foi possível alcançar nenhum dos criminosos, que haviam abandonado uma sacola contendo a vasta quantidade de entorpecentes. Diante dos fatos, o material apreendido foi encaminhado para a 9ª COORPIN para adoção das medidas legais cabíveis.
A Justiça Eleitoral da Bahia determinou, nesta sexta-feira, 14, a inelegibilidade do ex-prefeito de Ubaitaba, Asclepíades Almeida, conhecido como Bêda (MDB), e do seu candidato a vice-prefeito, Ismaile Mota (MDB), por um período de 8 anos. A decisão foi do juiz George Barboza Cordeiro, da 73ª Zona Eleitoral, que julgou procedente uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) movida pela coligação adversária “Ubaitaba para Todos”.
Segundo a ação, Bêda e Ismaile teriam cometido abuso de poder político e econômico durante a campanha eleitoral, utilizando a máquina pública para obter vantagens indevidas. Entre as irregularidades apontadas estão o uso de ônibus escolar para transportar eleitores, a participação do então prefeito na inauguração de obras em período proibido, a construção de um palanque com a cor do partido e jingle de campanha, além da suposta oferta de dinheiro a eleitores em troca de votos.
Na decisão, o juiz afirmou que houve a “doação de itens de consumo na casa do então gestor municipal a menos de dois dias da eleição, visando captar votos, caracterizando abuso de poder econômico”. Com isso, a Justiça considerou que as irregularidades foram suficientes para tornar Bêda e seu vice inelegíveis.
Com a decisão, ambos ficam impedidos de disputar eleições pelos próximos oito anos. Ainda cabe recurso.
“A permanência da ViaBahia, a pior concessionária do Brasil, na administração das BRs 324 e 116 após o dia 31 deste mês de março, prazo determinado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) é mais uma ofensa aos baianos, que já não suportam trafegar em rodovias em péssimo estado de conservação e que causam insegurança aos usuários”, disse, indignado com o impasse para concretizar o fim do contrato da ViaBahia, o deputado municipalista Hassan (PP).
O legislador, que desde o início do seu mandato parlamentar, em fevereiro de 2023, vem denunciando as irregularidades praticadas pela ViaBahia e reivindicando a duplicação da BR-116, cobrou providências ao Ministério dos Transportes e à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e afirmou que “nós, deputados desta casa legislativa, seguiremos lutando contra essa decisão, e esperamos providências firmes e urgentes do governo federal. Também convocamos a sociedade civil para que possa aderir à nossa luta contra a permanência da pior concessionária do país”.
O parlamentar lembrou que o acordo para a saída da ViaBahia foi fechado com a proposta absurda da ANTT de pagar à concessionária R$ 892 milhões, sendo 681 milhões em indenização e mais R$ 211 milhões como compensação pela desistência de ações judiciais. A partir de 1º de abril, o governo federal reassumiria a administração das rodovias por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), até a realização de nova licitação.
“Mas infelizmente isso não está acontecendo, porque o pagamento acordado não foi realizado dentro do prazo devido à falta de aprovação do Orçamento da União de 2025 pelo Congresso Nacional”, citou o deputado, questionando a postura da ViaBahia de anunciar que diante dessa ocorrência permaneceria administrando as duas rodovias. “Ao longo de 15 anos, a ViaBahia maltratou e desrespeitou os baianos e não cumpriu as cláusulas do contrato de concessão. Agora, o justo seria a saída da ViaBahia no dia 31 deste mês de março, conforme acordo homologado pelo TCU, ficando a concessionária aguardando o pagamento, mas sem ter o direito de continuar tendo a concessão das rodovias baianas”, considera o parlamentar.
O deputado Hassan destaca que “enquanto essa situação se arrasta, nós, usuários das BRs 324 e 116, continuamos sendo desrespeitados e correndo risco de vida ao trafegar nessas rodovias, que continuam sem manutenção, sinalização e iluminação adequadas”. E finaliza afirmando que “não vamos nos acomodar. Vamos continuar lutando, pois queremos festejar a saída da ViaBahia”.
Aumento de preços – inflação – Pacotes de arroz e feijão no mercado Vince em Curitiba
Em janeiro de 2025, as vendas do varejo na Bahia recuaram (-0,4%) em relação a dezembro de 2024, voltando a apresentar resultado negativo nessa comparação com o mês imediatamente anterior, livre de influências sazonais (desconsiderando os efeitos de eventos recorrentes, como o Natal). Entre novembro e dezembro do ano passado, as vendas haviam avançado 0,8%.
O resultado baiano ficou abaixo do registrado no Brasil, onde as vendas tiveram variação negativa de -0,1%, ocupando a 21ª posição entre os 27 estados (ou o 7º pior desempenho). Quinze estados registraram crescimento nas vendas do varejo nessa comparação, com destaque para Amapá (13,1%), Tocantins (4,6%) e Mato Grosso (3,1%), que lideraram as altas.
Os dados são da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC), do IBGE.
Já na comparação entre janeiro de 2025 e janeiro de 2024, as vendas do varejo na Bahia mantiveram-se positivas (1,0%), completando 27 avanços consecutivos em relação ao mesmo mês do ano anterior (em alta desde novembro de 2022).
Ainda assim, o crescimento ficou abaixo da média nacional (3,1%) e foi apenas o 19º entre as unidades da Federação. Vinte e três estados registraram aumento nas vendas em janeiro de 2025, com Amapá (14,3%), Rio Grande do Sul (10,8%) e Santa Catarina (8,3%) liderando o ranking.
Nos 12 meses encerrados em janeiro, as vendas do varejo baiano acumulam alta de 6,5%, superando o indicador nacional (4,7%) e ocupando a 8ª posição entre os 27 estados. Todas as unidades da Federação apresentaram crescimento nas vendas nesse período, com Amapá (17,3%), Paraíba (12,0%) e Tocantins (9,6%) registrando as maiores variações.
Na Bahia, em janeiro, seis das oito atividades do varejo restrito (que exclui as vendas de automóveis, material de construção e atacado de alimentos) registraram crescimento nas vendas em relação ao mesmo mês de 2024.
Os dois segmentos que apresentaram queda no estado foram:
Combustíveis e lubrificantes (-3,7%, terceira retração consecutiva).
Livros, jornais, revistas e papelaria (-4,8%, 24ª queda seguida, acumulando retração desde fevereiro de 2023).
As vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação registraram o maior crescimento (48,4%), sendo o principal fator para o bom desempenho do comércio baiano em janeiro. Esse foi o primeiro resultado positivo do setor após quatro quedas significativas consecutivas.
Com o segundo maior crescimento, o segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos avançou 7,4%, contribuindo para a alta geral das vendas no estado. A categoria acumula 22 meses consecutivos de crescimento (desde abril de 2023) e apresenta o maior aumento acumulado em 12 meses (13,4%).
As vendas do comércio varejista ampliado na Bahia apresentaram variação positiva de 0,2% em janeiro de 2025 em relação a dezembro de 2024, considerando a série livre de influências sazonais. No entanto, na comparação com janeiro de 2024, houve variação negativa de -0,3%.
Nos dois casos, os resultados do varejo ampliado baiano ficaram abaixo da média nacional (2,3% e 2,2%, respectivamente). Frente a dezembro, a Bahia registrou apenas a 20ª maior alta entre os estados e, em relação a janeiro de 2024, ficou na 22ª posição (ou seja, teve o 6º pior desempenho).
Nos 12 meses encerrados em janeiro, as vendas do varejo ampliado na Bahia acumulam crescimento de 5,2%, superior ao do Brasil (3,8%), mas apenas o 14º maior entre as unidades da Federação.
O varejo ampliado inclui, além do varejo restrito, as vendas de veículos, motos, partes e peças; material de construção; e atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo (“atacarejos”), para os quais não há uma separação clara entre varejo e atacado.
Na comparação com janeiro de 2024, apenas o segmento de veículos apresentou alta (32,1%), sendo o 10º avanço consecutivo e o maior crescimento para um mês de janeiro desde 2022.
As vendas no setor de atacado de alimentos tiveram a maior queda (-28,8%), marcando o sexto recuo consecutivo e acumulando uma retração de -13,0% nos 12 meses encerrados em janeiro.
Já o segmento de materiais de construção registrou queda de -2,3% em janeiro, encerrando uma sequência de 19 altas
O prefeito Adriano Mendonça (Avante) e o vice-prefeito Nando Matos (Avante) realizaram, nesta quinta-feira, 13, a entrega de novos materiais esportivos para os alunos do Centro Esportivo de Gongogi. O projeto atende crianças e adolescentes no Estádio Osmar Fernandes de Oliveira, espaço em que alunos – da rede municipal de educação – têm acesso a treinos físicos, técnicos e táticos.
Nesta etapa, foram entregues coletes, bolas, cones e redes. “É um projeto importante, que é coordenado pela nossa Diretoria de Esportes, que oferta todo o suporte necessário para o desenvolvimento dos atletas. Uma iniciativa que tem caráter esportivo e também social”, destacou o prefeito Adriano.
Três pessoas que ocupavam um carro oficial da Prefeitura de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, sobreviveram a um grave acidente envolvendo o veículo que segundo informações seguia em direção a Salvador, na manhã desta quinta-feira (13) e saiu da pista após atropelar um cavalo na BR-101, na altura do município de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo baiano.
De acordo com informações da Rádio Andaiá FM, o acidente ocorreu por volta das 04h30 e, no carro, apesar de aparecer a logomarca da gestão caracterizando o carro como da frota da Educação levava um senhor que seria submetido a tratamento de saúde na capital baiana. O motorista, o paciente e o acompanhante e o senhor nada sofreram. O animal morreu.
A Polícia Rodoviária Federal foi acionada e esteve no local para fazer o registro da ocorrência. O carro da Prefeitura de Itaquara ficou destruído com o impacto.
Um homem armado tomou de assalto, na região do guloso, zona rural entre Ipiaú e Ibirataia, uma motocicleta CBX 200 Strada de cor preta, placa policial JPJ-3A28, que pertence a um mototaxista da cidade de Ibirataia.
O homem cercou o rapaz numa estrada e anunciou o assalto. Ele fugiu em seguida sentido a Fazenda do Povo. O proprietário do veículo prestou queixa na Delegacia de Polícia de Ibirataia.
A Polícia Militar foi acionada e realizou rondas, mas, até o momento, a moto não foi encontrada. *Blog Ocorrência Policial
A Polícia Civil da Bahia, por meio do Setor de Investigação da Delegacia Territorial de Jequié, realizou na tarde desta quarta-feira (13/03) o cumprimento de um mandado de prisão contra um indivíduo o qual a polícia não divulgou a sua identidade, porém o jornalista Mateus Oliver identificou como sendo Anderson dos Santos Pereira, 44 anos, condenado definitivamente pelo crime de tráfico de drogas.
O investigado foi localizado e preso pelos investigadores da Polícia Civil em plena data do seu aniversário, outrora que segundo apurou a nossa reportagem, o criminoso é de 13 de Março de 1981, sendo encaminhado à sede da Delegacia Territorial de Jequié para os procedimentos legais. Posteriormente, ele será recambiado ao sistema prisional, onde permanecerá à disposição da Justiça.
A Polícia Civil da Bahia reafirma seu compromisso com o combate ao tráfico de drogas e à criminalidade, intensificando ações para garantir a segurança da população e a efetivação da Justiça.
Contamos com o apoio da população para denúncias que auxiliem na localização de foragidos da Justiça. Qualquer informação pode ser repassada de forma anônima e segura através do Disque Denúncia 181.
Joelson Costa Pinto apelidado de Magrão, 52 anos, morreu às 07h20 desta quinta-feira (13) no Hospital Costa do Cacau, após ser agredido a pauladas em várias partes do corpo, na tarde da quinta-feira da semana passada, na central de abastecimento do Malhado.
A família relatou à reportagem do Fábio Roberto Notícias que Joelson estava bebendo em um bar, momento pelo qual homens não identificados se aproximaram exigindo dinheiro da vítima, o pedido foi negado, e Joelson passou a ser violentado de maneira cruel, sem chances de defender, com requintes de perversidade. Os criminosos ainda roubaram o aparelho celular, documentos e certa quantia em dinheiro.
A família disse ainda ele trabalhava com carga e descarga de caminhões no bairro do Iguape e era muito conhecido na região do distrito industrial. Todos pedem por justiça e a prisão dos culpados por esse crime bárbaro.
O corpo do trabalhador foi removido para o departamento de polícia técnica para necrópsia e apurar às circunstâncias da morte. O caso será investigado pelo Núcleo de Homicídios da 7ª COORPIN/Ilhéus.
O deputado estadual Patrick Lopes demonstrou mais uma vez seu compromisso com o desenvolvimento do interior baiano ao levar importantes demandas do Sindicato Rural de Jequié e do Distrito de Irrigação da Fazenda Velha (DIRFAV) ao secretário de Relações Institucionais da Bahia, Adolpho Loyola.
Em reunião estratégica, o parlamentar destacou a necessidade de investimentos para impulsionar a agricultura e garantir melhores condições de trabalho para os produtores rurais da região. Entre os pleitos apresentados, estavam melhorias na infraestrutura hídrica, ampliação de incentivos para a produção agrícola e ações que promovam o fortalecimento da economia local.
Patrick Lopes reafirmou seu compromisso com os trabalhadores do campo, ressaltando a importância do diálogo entre o legislativo e o executivo para atender às necessidades da população. “Seguimos firmes na luta pelo desenvolvimento da nossa região”, afirmou o deputado. O secretário Adolpho Loyola se comprometeu a avaliar as demandas e buscar soluções para atender às reivindicações apresentadas.
A polícia Militar da Bahia sob jurisprudência do 19º Batalhão de Jequié, cumpriu na manhã desta quinta-feira (13) um mandado de recaptura contra um indivíduo que não teve a identidade revelada pela polícia, mais foi identificado pelo Jornalista Mateus Oliver, como sendo Edmilson Lisboa de Oliveira, vulgo “Godin”, 24 anos, que estava foragido do sistema carcerário do conjunto penal Jequieense.
Segundo informações, o indivíduo havia dado entrada no Hospital Geral Prado Valadares (HGPV) para atendimento médico após ser baleado no Braço e no pescoço no Bairro Km 03 e ficou sob observação, sendo liberado e preso.
Após detido o elemento que respondia pelo crime de tráfico de drogas no regime semi-aberto porém não se apresentou para assinar o termo da condenação e acabou sendo alvo de recaptura por mandado judicial foi encaminhado ao plantão da delegacia territorial de Jequié e posteriormente ao Instituto Médico Legal para exames e reencaminhado ao presídio, onde cumprirá a sentença de 05 anos em regime fechado.
Uma clínica clandestina foi desativada pela Polícia Militar na madrugada desta quarta-feira (12). O local funcionava como hospital para membros de uma organização criminosa. A operação foi coordenada pelo 19º Batalhão da corporação e ocorreu na região de Sapopemba, Zona Leste de São Paulo.
No interior da clínica, foram encontradas prateleiras com diversos medicamentos, materiais cirúrgicos, macas e até um tipo de recepção. A polícia afirmou que, nesse espaço, criminosos feridos em confrontos eram tratados sem chamar a atenção das autoridades.
Segundo o portal G1, havia quatro pessoas no momento em que os agentes chegaram ao local: um assaltante baleado, um biomédico, uma técnica de enfermagem e uma faxineira. O suspeito foi detido, enquanto os outros irão responder em liberdade.
O homem havia sido baleado horas antes, quando tentava roubar uma farmácia com um parceiro no bairro do Brooklin, Zona Sul da capital. Ele foi atingido por um PM da reserva, que entrou no local e encontrou o espaço vazio, rendendo o suspeito e o levando para os fundos da loja.
Foi então que o policial sacou a pistola, empurrou e baleou o suspeito. Os dois acusados fugiram em seguida. A ocorrência foi registrada no 69º Distrito Policial de Teotônio Vilela, que solicitou perícia.
Um caso chocante em Pouso Alegre, Minas Gerais, envolve um homem de 41 anos acusado de abusar sexualmente de seus dois filhos, um deles autista, e duas enteadas. Entre as vítimas está uma menina de seis anos, que chegou a colar suas partes íntimas na tentativa de se proteger dos abusos.
De acordo com a polícia, os crimes teriam começado em 2021, no Maranhão, e continuaram após a família se mudar para Minas Gerais. A mãe das crianças, de 36 anos, sabia dos abusos e os considerava “naturais”, alegando que já havia passado por situações semelhantes na infância.
A delegada responsável pelo caso destacou que a criança de seis anos relatou ter colado as partes íntimas para evitar que o padrasto “mexesse” ou “namorasse” com ela. As vítimas foram encaminhadas a um abrigo, enquanto o acusado foi preso e aguarda julgamento. A mãe, por sua vez, segue em liberdade.
Como denunciar
Casos de abuso sexual podem ser denunciados pelo Disque 100 ou em delegacias especializadas.
Criado pelo Banco Central (BC) em 2020, o sistema de pagamentos instantâneos Pix teve uma adesão de mais de 60% da população brasileira em 2024, segundo o estudo “Geografia do Pix” da Fundação Getulio Vargas (FGV). O levantamento revelou que o Pix teve uma rápida aceitação em todo o país, com o valor médio das transferências, no ano passado, sendo de R$ 190,57.
O Distrito Federal liderou a adesão ao Pix, com 77% dos moradores utilizando o sistema. Em relação às transações, o Amazonas teve a maior média de transações por pessoa, com 48, enquanto Santa Catarina apresentou a menor média, com 25 transações por usuário.
São Paulo registrou uma média de 29 transações mensais por usuário, com um valor médio de R$ 221,72 por transação. Em termos financeiros, o estado ficou atrás apenas de Mato Grosso, que teve a maior média, com R$ 272,44 por transação.
A Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária será realizada nesta sexta-feira(14) , na Praça de Eventos de Barra do Rocha, promovendo a valorização dos produtos dos agricultores locais. O evento é uma realização da Secretaria de Agricultura, em parceria com as Secretarias de Cultura e Ação Social.
Os visitantes poderão encontrar uma grande variedade de produtos da agricultura familiar, como frutas, hortaliças, doces caseiros, artesanato e muito mais. Além de impulsionar a economia local, a feira fortalece a cultura e incentiva a produção sustentável no município.
A gestão municipal convida toda a população a prestigiar a feira, apoiar os produtores locais e adquirir produtos frescos e de qualidade, diretamente das mãos de quem planta e colhe.
A Secretaria de Assistência Social, por meio do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), realizou na manhã desta quarta-feira, a apresentação do Kit Terapêutico para a rede de proteção aos direitos da criança e do adolescente.
Ao som da apresentação da cantora ipiauense, Larissa Souza, os kits foram disponibilizados pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social da Bahia (SEADES) e têm como objetivo fortalecer o enfrentamento ao trabalho infantil, à exploração e ao abuso sexual de crianças e adolescentes. A iniciativa busca aprimorar a rotina de atendimentos nos CREAS, promovendo ações de proteção social e auxiliando o trabalho com famílias e crianças em situação de violência, vulnerabilidade e risco social.
Crédito: Fernando Canuth / Decom PMI
Além disso, os kits permitem que as equipes técnicas dos equipamentos utilizem estratégias lúdicas no desenvolvimento do trabalho social, incentivando as crianças a denunciarem qualquer situação de abuso ou assédio sexual, reforçando a importância de comunicarem seus pais, responsáveis ou autoridades competentes.
O encontro contou com a participação de representantes da Educação, Saúde (CAPS), Hospital Geral de Ipiaú (HGI), Conselho Tutelar, Ronda Maria da Penha, profissionais dos CRAS, Programa Criança Feliz, Fundação Antônio Carlos Magalhães, Conselho municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal do Direito da Criança e do Adolescente (CMDCA). Também esteve presente a Prefeita Laryssa Dias e a procuradora jurídica do município, Isabelle Araújo.
Crédito: Fernando Canuth / Decom PMI
O momento foi essencial para o fortalecimento da rede de proteção, garantindo um atendimento mais qualificado e integrado às crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.
A prefeita de Itapitanga, Glis Dórea, está participando do curso “Comunicação e Negociação para Prefeitas”, promovido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), em Brasília. O evento, que acontece entre os dias 12 e 14 de março, tem como objetivo fortalecer as habilidades de comunicação estratégica e negociação das gestoras municipais, potencializando a liderança e a resolução de conflitos na administração pública.
Para a prefeita Glis Dórea, a capacitação é uma oportunidade valiosa para aprimorar a gestão e garantir uma comunicação mais eficaz com a população. “É fundamental que os gestores estejam preparados para dialogar com clareza, negociar com segurança e apresentar resultados com transparência. Esse curso reforça nosso compromisso com uma administração eficiente e cada vez mais conectada com as necessidades da nossa cidade”, destacou.
O curso
Está acontecendo na Escola Nacional de Administração Pública (Enap), tem
Uma carga horária de 20h e Faz parte do programa Liderando para o Desenvolvimento, voltado para prefeitas e vice-prefeitas em exercício, e conta com especialistas em comunicação política e negociação.
O prefeito de Ibirapitanga, Jé Assunção, realizou, nesta quarta-feira (12), a inauguração simbólica da primeira creche do distrito de Camamuzinho, que funcionará na Escola Municipal Silzuíta Mimoso. O novo espaço conta com quatro salas climatizadas, mobiliário adaptado para crianças pequenas, área de recreação e estrutura adequada para o atendimento infantil.
Logo após a inauguração, o prefeito e sua comitiva visitaram o prédio da merenda escolar, onde experimentaram a alimentação que será servida a todos os alunos da rede municipal. A visita destacou a preocupação da gestão com a qualidade da merenda, garantindo refeições nutritivas, com acompanhamento especializado para os estudantes.
Na sequência, o gestor acompanhou as aulas na Escola Municipal de Tempo Integral Professor Ademária Ribeiro de Andrade, a primeira escola de tempo integral do município. “Nossa gestão será lembrada por tudo que estamos fazendo pela primeira vez. Pela primeira vez, Camamuzinho tem uma creche, e pela primeira vez, Ibirapitanga tem uma escola de tempo integral. Esse é o legado que queremos deixar”, afirmou Jé Assunção. Ele também ressaltou a alegria de ver as crianças beneficiadas: “Meu maior momento de felicidade é quando encontro essas crianças sorrindo”.
A vice-prefeita Val de Gude também participou dos momentos e destacou a emoção de vivenciar esse momento histórico. “É uma felicidade imensa compartilhar essa conquista com a comunidade. Sabemos o quanto essa creche e essa escola significam para o futuro das nossas crianças”, afirmou.
A secretária de Educação, Soraia Santos, reforçou o impacto da iniciativa. “O maior investimento que podemos fazer na vida de um filho é na educação. Estamos à disposição para garantir que esse projeto cresça e traga ainda mais benefícios para as famílias de Ibirapitanga”, declarou.
O evento contou com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Xico Moreira; do chefe de Gabinete, Pericoleon Costa; dos vereadores Bá da Bainha, Hélio do Cajá e Cosme Kombeiro, além da diretora da Escola Municipal de Tempo Integral, Oádes Ribeiro, da diretora da Escola Creche Silzuíta Mimoso, Lucineide Barbosa; professores, auxiliares, funcionários e familiares dos alunos.