Preço da carne deve ter mudança nos supermercados nas próximas semanas, diz ministro

O preço da carne nos supermercados deve começar a cair entre o fim de março e o início de abril, segundo o ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira. Ele afirmou que a indústria já está ofertando carne mais barata aos supermercados, mas os estabelecimentos ainda não repassaram a redução ao consumidor devido aos estoques comprados anteriormente por preços mais altos.

“Em cerca de 15 dias, conforme os estoques adquiridos na alta sejam vendidos, os preços já devem cair”, disse Teixeira. O ministro mantém reuniões frequentes com representantes da indústria e do comércio para acompanhar o mercado. A informação é do Uol.

Nos últimos meses, cinco grupos de alimentos puxaram a alta dos preços: proteínas (como carne bovina e suína), ovos, açúcar, café, laranja e derivados de soja. De acordo com Teixeira, o aumento foi causado pela valorização do dólar, maior demanda interna, problemas climáticos e doenças nas plantações. A alta nas exportações também pressionou os preços no mercado interno.

A inflação dos alimentos tem sido um dos principais desafios para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2025. Pesquisas indicam queda na popularidade do governo, com o custo dos alimentos sendo uma das principais queixas da população. Parlamentares da oposição aproveitaram o cenário e passaram a responsabilizar Lula pela alta dos preços, mudando o foco do debate político para a inflação. Deputados do PL chegaram a usar bonés com a frase “Comida barata novamente. Bolsonaro 2026” no plenário do Congresso.

Professora é condenada por agredir aluno autista com puxões de cabelo e beliscões

Uma professora mediadora foi condenada a oito meses de detenção e indenização de R$ 3 mil por maus-tratos a um aluno, de 5 anos, com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Conforme a denúncia, a mulher agredida o menino com puxões de cabelo, beliscões e apertos quando ele apresentava comportamento agressivo.

As agressões foram flagradas por funcionários entre junho e outubro de 2022, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Novo Horizonte, no município de Porto Acre (AC).

O menino, por estar no espectro autista e apresentar déficit de atenção e epilepsia, ficava agressivo em determinados momentos do dia. Com isso, a mulher, contratada pela cidade de Porto Acre para exercer a função de cuidadora especial da criança, a maltratava.

Em depoimento à Justiça, a mãe da criança relatou que o menor sempre teve acompanhamento especializado e apresentou um “notável desenvolvimento linguístico e intelectual”. No entanto, o progresso foi comprometido durante o período em que ficou sob os cuidados da ré.

A juíza Bruna Perazzo destacou que a conduta professora “não se trata de exercício regular de direito, pois a correção de uma criança não pode ultrapassar os limites da razoabilidade e se transformar em atos de violência que causam sofrimento físico ou psicológico”.

A mulher, portanto, foi condenada a cumprir pena definitiva em oito meses de detenção, inicialmente, em regime aberto e, considerando o dano psicológico causado à vítima, a magistrada fixou indenização no valor de R$ 3 mil a ser pago pela pedagoga

Homem pede indenização trabalhista após lesão causada por próprio cachorro em home office

O Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região (TRT-BA) rejeitou a tentativa de um trabalhador de responsabilizar a Vale S.A. por um acidente ocorrido durante o home office. A Segunda Turma do tribunal concluiu que o incidente não estava vinculado às funções desempenhadas pelo funcionário.

O trabalhador alegou ter sofrido uma lesão no joelho esquerdo ao ser atingido por seu próprio cachorro durante o expediente remoto. No recurso, ele argumentou que a empresa deveria ter orientado sobre os riscos de acidentes envolvendo animais no ambiente doméstico.

No entanto, o TRT-BA decidiu que o controle do ambiente de trabalho em home office é responsabilidade do próprio empregado. Além disso, o tribunal também negou o pedido de manutenção do plano de saúde após o término do contrato, considerando que a condição do trabalhador era degenerativa e sem relação com o exercício da profissão.

Venda de tadalafila aumentou 60% na Bahia em um ano; saiba o que elevou a procura pelo medicamento

Ela foi criada para tratar a disfunção erétil no início dos anos 2000, mas tem sido utilizada para fins que não envolvem impotência sexual. Nas academias, uma turma jovem, que sequer sofre com a doença, faz o uso para obter uma alta performance. Virou moda até mesmo no Carnaval, sendo vendida por ambulantes como se fosse doce – embora necessite de prescrição médica. Trata-se da tadalafila, mais conhecida como tadala.

O fármaco é eficaz 30 minutos após sua administração, por até 36 horas, mas exige uso racional e deve, obrigatoriamente, ser estipulado por um médico. Entre 2023 e 2024, a venda do medicamento cresceu em 60% na Bahia, segundo Cleiton Vieira, diretor comercial da Associação de Farmácias do Nordeste (Assofarne). Nos últimos quatro anos, o aumento foi de 220%.

A tadalafila foi o terceiro medicamento mais vendido no Brasil em 2024, atrás apenas da losartana, que é utilizada para controle da pressão arterial, e da metformina, para diabetes, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Em quatro anos, foi registrado um aumento de 10 milhões nas vendas do fármaco: saiu de 21, 4 milhões para 31,4 milhões. Os dados de Bahia foram solicitados à agência, mas não houve resposta até a publicação desta matéria. O aumento foi puxado pelo consumo indiscriminado da população.

No caso do uso como pré-treino, as pessoas idealizaram equivocadamente que a tadalafila pode ter uma ação no endotélio muscular, fazendo com os vasos dos músculos dilatem e que haja uma maior nutrição dos músculos antes ou durante a atividade física. Com isso, a pessoa teria um ganho de massa muscular maior.

“Não existe evidência científica em relação a esse tipo de posologia e de resultado com a utilização do medicamento. Portanto, é estritamente contraindicado o uso desse remédio para esse tipo de objetivo”, diz o médico urologista Lucas Batista, sócio do Instituto de Urologia da Bahia e chefe dos serviços de Urologia do Hospital das Clínicas da Universidade Federal da Bahia (Ufba). Também não há nenhuma relação do medicamento com o ganho de energia ou resistência para ‘aguentar’ rotina de festas, tais quais o Carnaval.

Muitos jovens recorrem ao medicamento de forma recreativa por uma questão de insegurança pessoal, como se a tadalafila fosse um apoio psicológico para um desempenho sexual mais duradouro. “Tenho amigo que bota (tadala) na carteira, mas ninguém vai querer admitir, mesmo sob condição de anonimato”, disse uma jornalista, que preferiu não identificar. A amiga contou que o assunto surgiu durante uma conversa em que todos estavam alcoolizados. “Tem alguns que usam desse grupinho. Um deles toma sem a namorada saber para fazer ‘surpresa’”, relatou.

O uso desenfreado do fármaco também foi puxado pela divulgação, muitas vezes sem responsabilidade, de influenciadores digitais e comediantes. “Eu realmente achava que não era perigoso porque o pessoal faz piada e fala sobre isso abertamente nas redes sociais”, disse um jovem, de 29 anos, que usou o medicamento três vezes, sem prescrição. Ele contou, sob anonimato, que era amigo de um farmacêutico, o que explicou a obtenção do fármaco sem receita.

O influenciador carioca Jon Vlogs lançou, na última semana, uma gummy (bala de goma) de tadafila, a primeira do Brasil, segundo ele. “Qual dos teus amigos estão precisando de uma caixa?”, escreveu ele no post de anúncio, acompanhado de um “*Venda sob prescrição médica”. O produto esgotou em três dias. Em Salvador, o comediante Claudio Saback, que foi candidato a vereador da cidade em 2024, é conhecido como ‘Embaixador do Tadala’ no Instagram, onde acumula 384 mil seguidores. Ele, aliás, desfilava nas ruas do IAPI com um carro anunciando o medicamento.

O apelo cultural também acontece por meio das canções que ganham força nas plataformas digitais. Ao pesquisar ‘Tadala’ no Youtube, por exemplo, o primeiro vídeo que aparece é o clipe da música que leva o nome do medicamento. Lançada há um mês, a canção é interpretada por Tierry, J. Eskine, Seresta do Rasta e Erick Woods. Até esta segunda-feira (17), o vídeo tinha 7,9 milhões de visualizações. “É o que a gente pode chamar de modismo midiático porque existem canções de funk, arrocha…, que promovem esse tipo de medicação com trocadilhos, brincadeiras, estímulos sexuais e etc”, disse o farmacêutico Gibran Sousa, diretor do Sindicato de Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma).

Divulgação online reforça expectativas de masculinidade

Em novembro de 2023, o CORREIO produziu uma reportagem especial sobre o uso de tadalafila e como o medicamento virou tendência nas redes sociais. Observar o sucesso desse medicamento pode fazer refletir sobre a masculinidade. Segundo o professor Djalma Thürler, do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade da Universidade Federal da Bahia (Ufba), a masculinidade é histórica e produto de uma construção social e deve ser analisada de forma relacional.

“Portanto, do ponto de vista da construção da subjetividade masculina, o dispositivo online de venda desse tipo de medicamento, apenas reforça uma das maneiras de como os homens se tornam homens, de como cumprem as expectativas de seu papel social”, disse ele, que é pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Culturas, Gêneros e Sexualidades (NuCus).

Nos últimos anos, segundo o professor, cresceram os debates sobre a crise da masculinidade. No entanto, um dos delírios da chamada ultramasculinidade, que forma o arquétipo de masculinidade épica, ainda é a ideia de um homem poderoso, sempre disposto a dar prazer.

O ideal é que este homem vá a muitos encontros, de preferência com parceiras diferentes. “O medo da rejeição, caso não esteja à altura de uma mulher (em espanhol, ‘no dar la talla’) somado a outros fantasmas da masculinidade, como ‘quanto o pênis deve medir?’ ‘quanto tempo precisa durar a transa?’ ‘o que acontece se ele brochar?’ ‘quando eu envelhecer, ele não vai mais endurecer?’, não são, em absoluto, perguntas de quem procura medicamentos para disfunção erétil para uso recreativo, mas, de quem tem verdadeira obsessão para a manutenção da masculinidade, para quem homens não choram, eles ejaculam”, refletiu.

Ex-candidata a vereadora é presa vendendo brigadeiros de maconha

Um mulher de 34 anos, identificada inicialmente como Brunella Hilton, foi presa no Centro de São Paulo no dia 2 de março por vender brigadeiros contendo maconha, conhecidos como ‘brigadonhas’ ou ‘brisadeiros’.

Antes de ser localizada pela polícia, Brunella estava desaparecida havia mais de 15 dias, o que preocupou seus familiares. No sábado, 15, a família registrou um boletim de ocorrência relatando o sumiço inesperado.

A prisão aconteceu na Avenida São João, na região da República, durante uma ronda da Polícia Militar. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), ela carregava 800 gramas de doces feitos com a substância e foi indiciada por tráfico de drogas.

O caso foi encaminhado para a 5ª Delegacia de Polícia de Investigações sobre Pessoas Desaparecidas, do DHPP, que já notificou os familiares sobre a situação.

De acordo com informações do G1, o advogado Roberto Guastelli, responsável pela defesa de Brunella, informou que vai até o DHPP nesta segunda-feira (17) conversar com os investigadores sobre o caso”. Atualmente, Brunella segue detida no CDP ll Pinheiros, na Zona Oeste da cidade.

Ela foi candidata a vereadora em 2024 pelo PSOL, integrando a candidatura coletiva Bancada dos LGBTQIA+, que recebeu 1.113 votos nas eleições municipais.

Prefeito Marciel Pinheiro realiza grande festa e faz história nos 63 anos de Almadina

Nos dias 14 e 15 de março, Almadina viveu momentos inesquecíveis ao celebrar seus 63 anos de história com uma festa marcada por muita fé, alegria e animação. A comemoração, a primeira realizada sob a gestão do prefeito Marciel Pinheiro, foi um verdadeiro sucesso, reunindo um grande público durante as duas noites de evento.

No dia 14, a cidade se encheu de emoção em uma noite especial dedicada à fé e ao louvor, com apresentações marcantes dos cantores Marcy Almeida, Rebeca Freitas e Gerson Rufino, levando mensagens de esperança e gratidão a Deus.

Já no dia 15, o clima de festa tomou conta da cidade com grandes atrações que levantaram o público. O palco recebeu os shows de Canindé, Jairo Barboza, Asas Livres, Companhia do Kaprixxo e Kit do Baile, garantindo muita diversão e celebração para todos.

Com a cidade cheia e clima de celebração, o evento foi um sucesso e mostrou o compromisso da gestão de Marciel Pinheiro com o bem-estar e a alegria do povo de Almadina.

Essa grande festa foi realizada em parceria com o Governo da Bahia e a SETUR (Secretaria de Turismo), fortalecendo ainda mais o compromisso com o desenvolvimento cultural e turístico de Almadina.

Banco Central informa vazamento de dados de 25 mil chaves Pix

Nesta segunda-feira (17), o Banco Central (BC) comunicou um vazamento de dados envolvendo 25.349 chaves Pix de clientes da fintech QI Sociedade de Crédito Direto S.A.

De acordo com o BC, o incidente foi causado por falhas pontuais nos sistemas da instituição financeira, e os dados expostos são de natureza cadastral, como nome, CPF, instituição financeira vinculada, agência, número e tipo de conta.

O BC assegurou que informações mais sensíveis, como senhas, saldos e movimentações financeiras, não foram comprometidas.

A autoridade monetária tomou as medidas necessárias para mitigar os impactos do incidente e garantiu que os afetados serão informados por meio dos canais oficiais da instituição. Além disso, o BC aplicará sanções à fintech conforme a regulamentação vigente.

Bahia é 2º estado com menor tempo de espera para consultas pelo SUS

A Bahia figura entre os estados com menor tempo médio de espera para consultas especializadas no Sistema Único de Saúde (SUS), com 12,5 dias, conforme dados do Ministério da Saúde. O estado ocupa a segunda posição no ranking, atrás apenas do Piauí, que registra 10,8 dias.

O estado possui uma descentralização do atendimento especializado, com a implementação das policlínicas regionais de saúde. Atualmente, 26 unidades estão em funcionamento, oferecendo acesso a especialistas em diversas áreas e exames de alta complexidade. Desde sua criação, as policlínicas realizaram mais de 7 milhões de atendimentos, reduzindo a sobrecarga dos grandes centros urbanos e hospitais.

A secretária da Saúde da Bahia, Roberta Santana, destaca que a redução do tempo de espera reflete o compromisso do Governo estadual com a ampliação do acesso à saúde. “A redução no tempo de espera para consultas especializadas é um reflexo do compromisso do Governo da Bahia com a ampliação do acesso à saúde. As policlínicas regionais estão garantindo que os baianos tenham atendimento rápido e próximo de suas casas, reduzindo desigualdades e promovendo uma saúde pública mais eficiente e resolutiva”, disse.

Coaraci: Mulher é presa suspeita de atropelar ex-companheiro

Uma mulher foi presa em flagrante na cidade de Coaraci, no sul da Bahia, suspeita de avançar com o carro que dirigia contra o ex-companheiro. O homem e o piloto da motocicleta onde ele estava ficaram feridos no ataque.

O caso ocorreu na sexta-feira (14). As vítimas foram socorridas por populares até a chegada do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que as encaminhou para um hospital da região. Ainda não há informações sobre o estado de saúde dos envolvidos.

De acordo com a Polícia Civil, a suspeita alegou em depoimento que o veículo ficou sem freio e negou ter atropelado o ex-companheiro intencionalmente. No entanto, ela foi autuada por tentativa de duplo homicídio. No sábado (15), a prisão em flagrante foi convertida para preventiva.

Ainda segundo a polícia, a mulher já possuía um histórico de agressões contra o ex-companheiro e, em outra ocasião, teria tentado esfaqueá-lo. Ela segue à disposição da Justiça.

Operação policial termina com 4 suspeitos mortos em Jequié

Uma Operação do 19°bpm, CIPE CENTRAL e Rondesp em Jequié terminou com 4 mortos após um grupo de criminosos reagirem contra a abordagem policial no Bairro Mandacaru.

Segundo informações da polícia, a operação aconteceu após denúncia anônima e durante as incursões os militares foram surpreendidos com a reação violenta dos criminosos outrora que os mesmos passaram a atirar contra os agentes.

A resposta a injusta agressão foi necessária e após cessar os disparos os indivíduos foram encontrados ao solo e após socorridos não resistiram aos ferimentos evoluindo para o óbito.

No local, os policiais apreenderam um arsenal composto por uma pistola CANIK 9mm, duas pistolas Taurus (.380 e 9mm) e um revólver Taurus calibre .38. Além disso, foram encontrados 45 petecas de maconha, um pedaço grande da mesma substância, 27 trouxinhas de cocaína, uma faca grande, dois celulares (Samsung e Redmi), um blusão camuflado e uma jaqueta preta com capuz. Todo o material apreendido foi encaminhado para a delegacia, onde serão adotadas as medidas cabíveis.

Fonte:Mateus Oliver Repórter

Idosa que era analfabeta termina Ensino Médio aos 91 e ganha bolsa para faculdade; ela venceu

Que vitória! A idosa Iolanda Ribeiro Conti, de 91 anos, concluiu o Ensino Médio no ano passado. E ela, que era analfabeta até a terceira idade, acaba de ganhar um presentão: uma bolsa para cursar Nutrição em uma faculdade de São Paulo.

Natural de Minas Gerais, Iolanda aprendeu a ler e a escrever aos 85 anos. Seu sonho sempre foi estudar e ela seguiu à risca o objetivo. Quando ela concluiu o Ensino Médio, todos achavam que sua jornada acadêmica havia terminado. Só que não.

Ela foi além e no fim de fevereiro recebeu a notícia da bolsa integral na Universidade Guarulhos (UnG). “Fiquei surpresa de ganhar a bolsa. Vou estudar todo dia a nutrição. Querer é poder e vou conseguir. Não sabia nem assinar meu nome quando entrei na escola. A professora pegava na minha mão até eu aprender. Hoje, escrevo com caneta em qualquer lugar, e gosto muito de ler. É uma benção de Deus”, contou em entrevista ao G1.

74 dias de governo, 63 anos de Almadina: Uma festa histórica com grandes conquistas

Almadina celebrou seus 63 anos com um dia inesquecível, marcado por entregas e anúncios que ficarão na história. O prefeito Marciel Pinheiro, ao lado do vice-prefeito Jarley Lopes, recebeu o governador Jerônimo Rodrigues, que iniciou as comemorações tomando café com a população, acompanhou a missa e seguiu para uma agenda intensa de inaugurações.

A grande expectativa do dia foi a entrega da tão esperada BA-262 Almadina x Floresta Azul, um marco para o desenvolvimento da região.

Além disso, a cidade foi contemplada com um carro para a Polícia Civil, que há mais de 15 anos não tinha um veículo próprio, uma van para a saúde, um carro de carroceria e um trator de arado para a agricultura familiar, um ônibus escolar, além de kits para UBS e kits odontológicos.

Também foram anunciadas a construção do portal de entrada da cidade, quatro novas pontes e a Escola Alice Oliveira Lima.

O ponto alto do evento foi o anúncio da construção de 30 casas habitacionais nos 7 hectares desapropriados pelo prefeito Marciel Pinheiro. Essas moradias garantirão mais dignidade e qualidade de vida para muitas famílias.

Com apenas 74 dias de gestão, o prefeito Marciel Pinheiro já demonstra um compromisso firme com o progresso de Almadina.

O aniversário da cidade foi mais do que uma festa, foi um dia de conquistas e avanços para toda a população!

Dois homens são presos com arsenal de armas e mais de 600 munições no norte da Bahia

Dois suspeitos foram presos pelos policiais militares da Cipe Caatinga, no início da noite de quinta-feira (13), no município de Remanso, na região norte do estado. A PM também apreendeu em posse dos homens seis armas de fogo, munições, dinheiro e materiais utilizados no reparo de armamentos.

Os militares foram acionados, por uma denúncia de que dois homens, envolvidos em vendas de armamento, estariam no povoado do Desterro. Os militares se dirigiram ao local, onde encontraram um deles, em posse de uma espingarda e munições. O segundo suspeito foi encontrado no centro da cidade, com cinco armas de fogo, munições e dinheiro em espécie.

Na ação, foram apreendidos seis armas de fogo, sendo quatro espingardas (duas calibre 28, uma delas com numeração raspada, uma calibre 12 e uma 40) e dois revólveres 38, duas embalagens de chumbo, um cinto para munições, 447 munições de calibre 12, 43 de calibre 38, 7 de calibre 40, 25 de calibre 36, 50 de calibre 28, 30 de calibre 32, quatro recipientes com espoletas, uma coronha de madeira, duas maletas com utensílios para armas de fogo, dois extratores de espoletas, três capas para armas longas, um porta-munições para calibre 40 e R$ 18 mil reais em espécie.

Cidade baiana registra a maior temperatura do Brasil

O verão está em sua reta final e, enquanto o seu fim não chega, baianos enfrentam altas temperaturas e uma sensação térmica elevada. Uma das cidades da Bahia que tem sofrido com o calor é Ibotirama, na região do Vale do São Francisco.

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o município foi o responsável por registar a maior temperatura do Brasil, nesta quinta-feira, 13. Com 23,6 mil habitantes, a cidade observou os termômetros alcançarem 39,1ºC.

Nesta sexta-feira, 14, a cidade foi a segunda com a maior temperatura do Brasil, com 38,6ºC, um pouco abaixo do registrado ontem.

Mulher que deu golpe no Exército por 33 anos terá que devolver R$ 3,7 milhões

O Superior Tribunal Militar (STM) condenou Ana Lucia Umbelina Galache de Souza a 3 anos e 3 meses de prisão por crime contra o patrimônio e estelionato.

Durante 33 anos, ela recebeu indevidamente R$ 3,7 milhões ao se passar por filha de um ex-combatente da Segunda Guerra Mundial. A decisão, divulgada nesta quinta-feira (13), também determina a devolução do valor obtido ilegalmente.

As investigações apontaram que Ana Lucia, na verdade, era sobrinha-neta do militar e falsificou documentos aos 17 anos para se registrar como filha dele. Com isso, garantiu o direito à pensão desde 1988. A farsa só foi descoberta em 2021, após denúncia feita pela própria avó da acusada, Conceição Galache, à Polícia Civil e à Administração Militar.

A fraude foi confirmada por meio de uma sindicância, que revelou que Ana Lucia usava uma segunda identidade e CPF para receber os valores. Ela admitiu o crime e afirmou que dividia o dinheiro com sua avó, que faleceu antes de prestar depoimento à Justiça.

A defesa tentou argumentar que Ana Lucia era menor de idade quando obteve os documentos falsos e que não teve intenção criminosa. No entanto, o STM rejeitou a tese e manteve a condenação, que já transitou em julgado, ou seja, não cabe mais recurso.

Remédios devem ter o menor reajuste dos últimos anos, aponta indústria farmacêutica

O reajuste médio dos medicamentos poderá ser de 3,48%, o menor dos últimos sete anos, segundo estimativa do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos).

O índice representa um aumento abaixo da inflação medida pelo IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), que subiu 5,06% nos últimos 12 meses.

O valor previsto pela indústria é apurado com base em critérios de reajustes divulgados pela Cmed (Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos), vinculada à Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). O aumento costuma ser publicado no último dia útil de março.

São definidos três índices de reajuste. Quanto maior a concorrência daquele remédio, maior o percentual permitido. O primeiro grupo, que tem o maior reajuste, inclui genéricos e similares sem patentes, que têm preços menores devido à alta competição entre as fabricantes. O grupo de média concorrência abrange medicamentos similares e genéricos que já começaram a entrar no mercado, mas que não enfrentam uma competição massiva. Nos mercados de baixa concorrência, há patente ativa e, por isso, o preço pode ser maior devido à falta de alternativas no mercado.

“Será o menor reajuste médio dos últimos sete anos, o que pode impactar negativamente os contínuos e fundamentais investimentos da indústria farmacêutica instalada no país em pesquisa e desenvolvimento (P&D) de novos produtos e na modernização e construção de novas fábricas”, afirma Nelson Mussolini, presidente-executivo do Sindusfarma, em nota.

O reajuste é feito apenas uma vez no ano para compensar os aumentos de custo de produção acumulados nos 12 meses anteriores. Segundo o Sindusfarma, com o atual modelo de controle de preços de medicamentos, no entanto, as empresas do setor “têm notórias dificuldades para equilibrar suas contas”.

Para decidir o reajuste dos valores, a Cmed usa a seguinte fórmula: IPCA – Fator X + Fator Y + Fator Z.

Em fevereiro, a Anvisa anunciou que o Fator Y, que representa o ajuste de preços entre o setor farmacêutico e os demais setores da economia, será zero para 2025 e 2026.

O Fator X, que mede a produtividade da indústria farmacêutica, é de 2,459% para o período de julho de 2024 a junho de 2025.

Deputado Patrick Lopes acompanha entrega do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães

O deputado estadual Patrick Lopes esteve presente na entrega do Novo Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães (HBLEM) em Itabuna, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do ministro Rui Costa. A unidade passou por uma ampla reforma, ampliação e modernização, tornando-se uma das mais avançadas da região.

Com um Pronto-Socorro totalmente reestruturado, setor de Bioimagem, um moderno Centro Cirúrgico com seis salas, além de um Centro de Telemedicina e duas UTIs equipadas, o HBLEM se consolida como referência em politraumas, urgência e emergência na Bahia.

Para o deputado Patrick Lopes, essa transformação representa um avanço significativo na saúde pública. “Essa entrega reforça nosso compromisso em garantir um atendimento de qualidade à população, com infraestrutura moderna e mais eficiência nos serviços”, destacou.

A modernização do HBLEM é um marco para a saúde do estado, proporcionando mais segurança e conforto aos pacientes e profissionais.

Preço do café já subiu quase 40% no mundo e alta deve durar pelo menos quatro anos, diz ONU

O preço mundial do café registrou um aumento de 38,8% em 2024 na comparação com a média do ano anterior, conforme relatório divulgado nesta sexta-feira (14) pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO). A alta é impulsionada, principalmente, por problemas climáticos que afetaram a oferta global e reduziram os estoques.

O café arábica, uma das variedades mais consumidas no mundo, já acumulou um crescimento de 70% na bolsa Intercontinental Exchange (ICE) em 2023 e mais 20% neste ano, reforçando a tendência de preços elevados.

Impacto no Consumidor

O relatório aponta que os valores devem continuar altos nos próximos anos. Em média, leva cerca de um ano para que o aumento do preço da commodity chegue ao consumidor final, mas o impacto pode durar até quatro anos.

Na União Europeia, 80% do reajuste no preço do café será sentido em até 11 meses, enquanto nos Estados Unidos, o mesmo percentual de repasse deve ocorrer em apenas 8 meses.

No Brasil, a inflação do café já reflete a escalada dos preços. Segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), divulgado na última terça-feira (12), o produto acumulou uma alta de 66,18% nos últimos 12 meses até fevereiro.

Especialistas alertam que, caso as condições climáticas continuem adversas e os estoques globais permaneçam reduzidos, o café poderá manter-se em patamares elevados por um longo período, pressionando a economia e o bolso dos consumidores.

Governo planeja aumentar etanol na gasolina para 30% e reduzir preço do combustível

O governo federal pretende aumentar o percentual de etanol anidro na gasolina para 30% ainda em 2025. A medida, segundo o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, visa reduzir o preço do combustível para os consumidores e fortalecer a independência energética do Brasil.

“Acho que nós temos oferta para chegar no E30 [30% de etanol] rapidamente, ainda neste ano”, afirmou Silveira em entrevista à TV Globo e ao G1. O ministro destacou que o etanol, além de ser mais barato que a gasolina, contribui para a sustentabilidade e pode reduzir o impacto da precificação internacional do combustível.

Atualmente, a gasolina vendida nos postos contém 27% de etanol anidro. No entanto, a Lei do Combustível do Futuro, sancionada no ano passado, permite a adição de até 30% do biocombustível. Estudos técnicos realizados pelo Instituto Mauá garantem a viabilidade da mudança, sem riscos para os motores dos veículos, incluindo aqueles que utilizam exclusivamente gasolina.

Os estudos serão encaminhados ao Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), responsável por deliberar sobre a implementação da nova mistura. A expectativa é que a mudança comece ainda em 2025.

A proposta surge em meio a movimentos contrários aos biocombustíveis. O deputado Marcos Pollon (PL-MS) apresentou um projeto de lei que permitiria a venda de gasolina e diesel sem adição de etanol ou biodiesel. Além disso, distribuidoras solicitaram à Agência Nacional do Petróleo (ANP) a suspensão da adição de biodiesel ao diesel fóssil por 90 dias.

Silveira criticou essas iniciativas, ressaltando que elas poderiam comprometer uma indústria consolidada no Brasil há mais de 50 anos. “Não há que se falar da destruição completa de uma grande indústria como a do biodiesel”, afirmou.

Carro é encontrado abandonado após sequestro de presidente do PV da Bahia

A polícia encontrou um carro abandonado no bairro do Nordeste de Amaralina, em Salvador, nesta sexta-feira (14), durante as buscas pelo presidente do Partido Verde (PV) na Bahia, Ivanilson Gomes. Ainda não há confirmação se o veículo tem ligação com o sequestro, mas as autoridades investigam a possibilidade.

Gomes foi sequestrado por volta das 12h38, quando dois homens armados invadiram a sede do PV no Rio Vermelho e o levaram junto com uma mulher ainda não identificada. Uma fonte confirmou que o político está em cativeiro, mas seu paradeiro exato permanece desconhecido.

Os sequestradores entraram em contato com a esposa de Ivanilson e fizeram exigências financeiras, cobrando um alto montante pela liberação do líder político. O valor não foi revelado. O celular dela foi o único não levado pelos criminosos, enquanto os demais presentes tiveram seus aparelhos roubados.

Viaturas da Polícia Militar e da Polícia Civil seguem em frente à sede do partido, acompanhando as investigações. As autoridades ainda não divulgaram se há suspeitos identificados ou detalhes sobre possíveis negociações para a libertação do dirigente político.