Prefeito Marciel Pinheiro participa das comemorações dos 28 anos da Escola Pouso Alegre em Almadina

O município de Almadina, sob a gestão do Prefeito Marciel Pinheiro, celebrou nesta quinta-feira (29) os 28 anos da Escola Pouso Alegre com um evento especial que uniu aprendizado, arte e conscientização ambiental. Com o tema “Água, um pingo de consciência!”, a programação contou com palestras, apresentações culturais e exposições de trabalhos desenvolvidos pelos alunos, reforçando a importância da preservação da água e do meio ambiente.

A diretora da escola, Maria Aparecida, destacou a relevância da educação na formação de cidadãos conscientes e engajados com causas ambientais. “A escola é um espaço onde se constrói não apenas o conhecimento, mas também valores que contribuem para um futuro melhor”, afirmou.

O Prefeito Marciel Pinheiro, acompanhado do Vice-prefeito Jarley Lopes, participou da comemoração e anunciou a construção de mais uma sala de aula climatizada, seguindo o mesmo padrão das já existentes na unidade. O gestor autorizou o secretário de infraestrutura, Willians Oliveira, a iniciar de imediato os trabalhos para a nova estrutura, reafirmando o compromisso da gestão com a melhoria contínua da educação no município.

A secretária de educação, Patrícia Pinheiro, também esteve presente, acompanhando as atividades e reforçando o compromisso da pasta com uma educação pública de qualidade, valorizando o trabalho das escolas e o protagonismo dos alunos.

A comemoração dos 28 anos da Escola Pouso Alegre reforça o papel da instituição na comunidade e o apoio da Prefeitura de Almadina em investir em uma educação cada vez mais estruturada, inclusiva e consciente.

Pesquisa confirma liderança da Ipiaú FM na audiência em Ipiaú e região

Uma pesquisa realizada pelo instituto Data Sol, com base em entrevistas com 572 pessoas nas cidades de Ipiaú, Ibirataia (incluindo o distrito de Algodão), Itagibá, Jitaúna, Itagi, Barra do Rocha e Aiquara, comprovou a hegemonia da Rádio Ipiaú FM na preferência dos ouvintes. Os dados confirmam a posição consolidada da emissora, que aparece com 71,8% da audiência em Ipiaú. A segunda colocada da cidade obteve 17,8%.

Na região, a presença da Ipiaú FM também é expressiva. O levantamento revela que, nas cidades circunvizinhas, a emissora mantém uma média de aproximadamente 50% de audiência, reafirmando sua força e alcance fora da sede.

A comprovação da ampla liderança foi comemorada pela diretoria da rádio. “Esse resultado é o reflexo do nosso compromisso com a informação de qualidade, uma programação diversificada e uma equipe dedicada. Nos últimos meses, fizemos investimentos importantes em novos equipamentos, o que elevou significativamente a qualidade do nosso som. E ainda este ano, possivelmente, estaremos operando com 6KW de potência, o que nos permitirá ampliar ainda mais nosso sinal”, destacou Erick Vasconcelos, diretor da Ipiaú FM.

Esses avanços são fruto do esforço do diretor-presidente da emissora, Guilherme Andrade, que vem conduzindo um trabalho de modernização e fortalecimento institucional, honrando o legado do seu pai, o ex-deputado e empresário Cleraldo Andrade (in memoriam).

Fundada há 33 anos, a Ipiaú FM se tornou uma referência não apenas na cidade de Ipiaú, mas em todo o Médio Rio de Contas. Com uma programação que mescla jornalismo, entretenimento e música de qualidade, a emissora se consolidou como voz ativa da comunidade regional.

Prefeitura de Ibirataia inicia restauração do Portal de entrada da cidade

A Prefeitura de Ibirataia deu início à restauração do Portal de entrada da cidade, localizado na saída para Ipiaú. Considerado um dos principais cartões postais do município, o espaço é ponto de recepção dos visitantes, especialmente durante o período junino, quando o fluxo de turistas aumenta consideravelmente. A iniciativa integra o plano de valorização dos espaços públicos e do turismo local.

“O Portal é o nosso cartão de visitas e precisa estar à altura da beleza e da hospitalidade de Ibirataia”, destacou o prefeito Sandro Futuca, reforçando o compromisso da gestão com a imagem e o acolhimento da cidade. A obra inclui nova pintura, reforço estrutural e iluminação, melhorando a segurança e a experiência de quem chega ao município.

O Secretário de Cultura e Turismo Silvio Brandão afirmou que “a restauração é mais do que estética: é um investimento no turismo e no orgulho do povo ibirataense”. A ação reforça o trabalho da gestão municipal em preparar a cidade para grandes eventos, como o São João, fortalecendo o desenvolvimento econômico e a identidade cultural de Ibirataia.

Alckmin foi internado com quadro de enjoo e dores abdominais

O vice-presidente e ministro do governo Lula, Geraldo Alckmin, foi levado ao hospital Sírio-Libanês, nesta quinta-feira (29/5), após um mal-estar. Em nota, a assessoria de imprensa informou que Alckmin foi encaminhado à unidade de saúde depois de “ter apresentado um quadro de enjoo e de dores abdominais”.

“O vice-presidente da República e ministro, Geraldo Alckmin, passou por consulta médica, na manhã de hoje, no hospital Sírio-Libanês, em Brasília, após ter apresentado um quadro de enjoo e de dores abdominais”, diz a nota.
A nota prossegue dizendo que “o vice-presidente realizou exames preliminares que sugerem uma inflamação intestinal, os quais serão complementados à tarde, pela equipe médica que o está assistindo”.
Ele teria reuniões com os deputados federais Pedro Campos (PSB-PE) e Jonas Donizette (PSB-SP), e no Ministério da Saúde.

Mais de uma tonelada de armas apreendidas é destruída na Bahia

Mais de uma tonelada de armas foi destruída pela Polícia Civil nesta quinta-feira, 29, em Salvador. Ao todo, 1.200 pistolas, revólveres e armas longas apreendidas em operações foram eliminadas. O secretário de Segurança Pública, Marcelo Werner, afirmou que as forças de segurança têm aumentado progressivamente o número de operações e, consequentemente, o número de armas apreendidas.

“Somente esse ano nós estamos com aumento de mais de 20% em relação ao mesmo período do ano passado. Tivemos aqui armamento de grosso calibre que foram destruídos, armas que foram autorizadas pela justiça à destruição. A gente segue fortalecendo nossas ações e trabalhando para a retirada de armas das ruas, porque as armas são os objetos utilizados para as mortes violentas e o que a gente vem fazendo é o combate incessante à violência e as facções do nosso estado”, completou.

As armas foram apreendidas nos últimos três anos e passaram por inquérito policial e solicitação de destruição desse armamento. “Hoje a gente simboliza isso. Essas destruições, de agora em diante, vão se tornar permanentes para que a gente possa, cada vez mais rápido, logicamente após a perícia e após a decisão judicial, trazer essas armas para a destruição e retirá-las de forma definitiva de circulação das nossas ruas”, disse Werner.

Vice-prefeito de Gandu, Dr. Marcos de Araújo Filho, morre aos 86 anos

A Prefeitura de Gandu informou por uma nota de pesar, o falecimento do vice-prefeito do município, Dr. Marcos de Araújo Filho, chamado de ‘Doutor Marcos’ (PP) nas urnas, amorte teria ocorrido nesta quarta-feira (28). Aos 86 anos, Dr. Marcos era natural de Jitaúna e residia há quatro décadas em Gandu.

Em nota oficial, a Prefeitura destacou os ‘relevantes serviços prestados pelo médico e político à comunidade ganduense’. Além de sua atuação na área da saúde, Dr. Marcos exerceu o cargo de vereador em 1988, foi secretário municipal de Saúde e vice-prefeito entre os anos de 2000 a 2008, retornando ao cargo atualmente.

“Diante desta perda irreparável para o município, a Prefeitura de Gandu decreta luto oficial de três dias e se solidariza com a família, parentes e amigos enlutados. Rogamos a Deus misericórdia e que conforte o coração de todos”, diz a nota assinada pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura.

Dr. Marcos de Araújo Filho deixa um passado expressivo de serviço público, dedicação à política de Gandu. Ainda não há informações oficiais sobre velório e sepultamento.

Frente fria histórica atinge todo o Brasil e traz neve; confira os impactos na Bahia

Após a previsão do tempo para esta semana apontar possibilidade de neve na região Sul do Brasil, a cidade de São Joaquim, em Santa Catarina, registrou queda de neve na manhã desta quinta-feira (29). Outras cidades catarinenses também tiveram registros, segundo a Defesa Civil do estado.

Em Urupema, os termômetros chegaram a -1ºC, enquanto em outras cidades as temperaturas ficaram próximas de 0ºC. No Rio Grande do Sul, a neve foi registrada em pelo menos quatro cidades da Serra Gaúcha: São José dos Ausentes, São Francisco de Paula, Bom Jesus e Cambará do Sul, conforme informou a MetSul.

De acordo com a Climatempo, o ar polar derrubou as temperaturas no Brasil, afetando todas as regiões do país. Além da neve no Sul, a frente fria também provocou quedas de árvores e ventanias em São Paulo, além de pancadas de chuva no Rio de Janeiro e em Minas Gerais.

No Centro-Oeste, embora não haja mais chuva com o avanço da frente fria, geadas foram registradas no sul do Mato Grosso do Sul. As manhãs prometem ser geladas, e as temperaturas devem permanecer baixas durante todo o dia em Mato Grosso, Goiás e Mato Grosso do Sul, com possibilidade de recordes de frio nas capitais Campo Grande e Cuiabá.

Já na região Nordeste, temporais isolados chamam a atenção no sul da Bahia. Também há previsão de pancadas de chuva desde o litoral baiano até o Rio Grande do Norte, podendo avançar para outros estados da região. A principal característica da frente fria serão pancadas de intensidade moderada a forte. No interior, porém, o tempo segue seco, com umidade abaixo dos 30%.

Homem é hospitalizado após introduzir coco nas partes íntimas

Um homem do município de Belém, na Paraíba, precisou ser transferido na noite desta terça-feira (27) para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa após dar entrada em uma unidade hospitalar local com um objeto semelhante a um coco introduzido no ânus.

Segundo informações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), a equipe foi acionada após a unidade de saúde de Belém relatar que o paciente estava com fortes dores e apresentava um quadro de sangramento anormal.

Devido à gravidade da situação e à significativa perda de sangue, os socorristas realizaram a transferência para a capital, onde o homem recebeu atendimento especializado. No Hospital de Trauma, médicos avaliam a necessidade de uma intervenção cirúrgica para a remoção do corpo estranho.

Jerônimo propõe abertura de cancelas dos pedágios para melhorar fluxo da BR-324 durante o São João

Durante o 3º Seminário Estadual do programa Bahia Sem Fome, realizado nesta quarta-feira (28), no Centro de Convenções de Feira de Santana, o governador Jerônimo Rodrigues propôs a abertura das cancelas nas praças de pedágio da BR-324, com o objetivo de facilitar o fluxo de veículos durante o período junino.

A solicitação foi feita ao Ministério dos Transportes. Desde a saída da ViaBahia, no último dia 15 de maio, os pedágios foram desativados, mas os motoristas continuam passando por vias laterais, o que tem causado engarrafamentos.

“Daqui a 10 dias começam as festividades juninas com Santo Antônio, depois vem São João e São Pedro. Pedi ao ministro que a gente possa acelerar o processo e garantir, pelo menos, duas coisas: abrir mais cancelas do pedágio, porque está engarrafando, e melhorar o piso da estrada”, afirmou Jerônimo.

Ele também reforçou a necessidade de ampliação dos serviços de guincho e ambulância na rodovia, que liga Salvador a Feira de Santana — principal eixo de deslocamento durante o São João, uma das festas mais populares do estado.

“A intenção é que a gente não possa, em 100 quilômetros, gastar cinco ou seis horas de viagem. Se o piso estiver bom, a vida melhora bastante e ele se comprometeu com essa situação”, disse o governador.

Além das questões de mobilidade, Jerônimo também destacou os investimentos em cultura e reforçou o apoio do governo estadual aos municípios durante os festejos juninos. Segundo ele, já foram abertos editais para contratação de artistas locais, regionais e estaduais.

“Sempre reforço que os prefeitos possam estimular que esse dinheiro contrate artistas da região. É uma forma de movimentar a economia local e valorizar os nossos talentos”, concluiu.

MC Poze é preso por apologia ao crime e por envolvimento com o tráfico

Um vídeo divulgado nesta quinta-feira (29) pelo portal Leo Dias mostra o momento exato em que o cantor MC Poze do Rodo é preso dentro de casa, no Recreio dos Bandeirantes, zona oeste do Rio de Janeiro. A operação foi conduzida por agentes da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE).

As imagens mostram o funkeiro sendo algemado e recebendo ordem de prisão na mansão onde mora com a família, em um condomínio de luxo. Em seguida, ele é conduzido à viatura da Polícia Civil.

Durante a ação, os policiais também revistaram os pertences do artista, entre eles cordões de ouro, alguns já apreendidos em operação anterior, e celulares com capa estilizada como arma de fogo.

MC Poze é investigado por apologia ao crime e associação ao tráfico de drogas. Segundo a Polícia Civil, o cantor teria ligação com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), com indícios como apresentações feitas exclusivamente em áreas controladas pelo grupo, sob forte presença de traficantes armados, inclusive com fuzis.

As autoridades apontam ainda que os shows teriam apoio logístico e financeiro da própria facção, com o objetivo de fortalecer o tráfico de drogas nas comunidades. Um desses eventos teria ocorrido horas antes da morte do policial civil José Antônio Lourenço, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), durante operação na região.

Recentemente, viralizou nas redes sociais um vídeo em que o cantor se apresenta em um baile funk na Cidade de Deus, também na zona oeste. Durante o show, supostos traficantes exibem armas de grosso calibre ao lado do palco.

As investigações também consideram que as letras das músicas de MC Poze ultrapassam os limites da liberdade de expressão.

Segundo a polícia, há “clara apologia ao tráfico de drogas, ao uso ilegal de armas e incitação de confronto entre facções rivais”. Para os investigadores, o conteúdo das músicas configura crime grave, o que motivou a prisão do artista.

Bahia é destaque nacional com alto número de estudantes da rede pública aprovados no Enem 2024

A Bahia conquistou um lugar de destaque no cenário educacional nacional ao figurar entre os três estados brasileiros com maior número de estudantes da rede pública estadual aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024.

Segundo levantamento feito pelo Ministério da Educação (MEC) no início deste ano, o estado ficou atrás apenas de Minas Gerais e Rio de Janeiro em número total de aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2025.

O bom desempenho é atribuído aos investimentos feitos pela Secretaria Estadual da Educação (SEC), que, por meio do plano de ação ‘Tô com você no ENEM’, tem incentivado a participação dos alunos em todas as etapas do processo, desde a inscrição até o dia da prova. O projeto inclui atividades como revisões intensivas, aulões de redação e até oferta de transporte gratuito nos dias de exame.

Para o assessor especial da SEC, Manoel Calazans, os resultados refletem o esforço coletivo das escolas e da própria comunidade escolar. “A rede estadual trabalha o tempo todo incentivando o aluno a se inscrever. As escolas realizam verdadeiras maratonas para garantir que o estudante consiga acesso à universidade pública”, afirmou.

As inscrições para o Enem 2025 seguem abertas até o dia 6 de junho. Para participar, os candidatos devem informar o número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e telefone, além de indicar o município onde desejam fazer as provas e a língua estrangeira de preferência (Inglês ou Espanhol).

O Enem é a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, sendo utilizado em processos seletivos como o Sisu, o Prouni e o Fies, além de instituições internacionais que aceitam a nota do exame.

Jequié: Polícia civil prende dupla de estelionatos e desarticula esquema de golpe

Policiais civis do Departamento Especializado de Investigações Criminais (DEIC), por meio da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Jequié, lograram êxito na prisão em flagrante de P. H. S. S. e F. G. de M. B., na data de 27/05/2025.

Após registro de ocorrência policial a respeito de uma série de compras ilícitas que estavam

sendo efetuadas através de cartões de créditos clonados, a equipe passou a monitorar a ação dos criminosos através de ferramentas de inteligência.

As compras totalizavam um prejuízo de cerca de R$ 40.000,00 ao lojista, bem como aos donos dos cartões de créditos utilizados de maneiras fraudulentas nas compras dos produtos.

Tendo a informação de um nova solicitação de compra, a equipe passou a acompanhar em campo a articulação dos criminosos, e após montar uma campana, obteve êxito em efetuar a prisão do primeiro envolvido no momento em que o mesmo saiu da loja e deslocou-se ao local onde os produtos foram armazenados antes de serem destinados ao outro comparsa que faria a venda dos objetos.

Em diligência continuada a equipe chegou ao segundo envolvido, no local onde o mesmo se encontrava havia diversos cartões de créditos, 02 celulares, maquinetas, sacolas de compras, notas fiscais e resquícios de entorpecentes.

Foi dada voz de prisão em flagrante aos estelionatários, que foram apresentados à autoridade policial competente juntamente com os objetos apreendidos para adoção das medidas cabíveis de polícia judiciária.

Fonte : DEIC

Ação do Dnit nas BRs 324 e 116 contemplam preocupação de Hassan

Contemplando a preocupação do deputado municipalista Hassan (PP), manifestada através de ofícios enviados ao Ministério dos Transportes, à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), cobrando providências urgentes para garantir a segurança dos usuários das BRs 324 e 116 no período das festas juninas, o Dnit informou que já foram contratadas empresas de manutenção emergencial, com sistema de suporte e comunicação, e montado o Centro de Controle Operacional (CCO). Durante esse período festivo acontece expressivo aumento do fluxo de veículos nas rodovias, ampliando a ocorrência de acidentes, muitos deles com gravidade.

A informação foi prestada nesta terça-feira (27), pelo engenheiro Max Gil Leite, que representou o superintendente regional do Dnit/BA durante audiência pública realizada na Comissão de Infraestrutura, Desenvolvimento Econômico e Turismo da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), proposta pelo deputado Robinson Almeida para debater o projeto da ANTT de concessão das rodovias BR-324 e BR-116 na Bahia. O deputado Hassan, em virtude de ter realizado um procedimento cirúrgico, não pode participar, mas através de pedido ao presidente da Comissão de Infraestrutura, deputado Eduardo Salles, solicitou à ANTT a realização de audiência pública no município de Jequié, reforçando a reivindicação apresentada em Brasília no dia 20, durante audiência pública.

O legislador parabenizou o colega Robison Almeida pela importante iniciativa do debate, que reuniu além do proponente, o presidente da comissão, Eduardo Salles, o representante da Seinfra, Geraldo Luz, o superintendente substituto de Concessão de Infraestrutura da ANTT, Stéphane Louies Georges Quebaud, e o engenheiro Max Gil Leite. “Devemos e precisamos discutir profundamente esse projeto de licitação, para que não se cometa os mesmos erros que aconteceram com o contrato com a ViaBahia e que atrasaram o desenvolvimento da Bahia por longos e sofridos 15 anos”, afirmou Hassan.

Faltou transparência

Com voz apática e sem entusiasmo, o superintendente de Concessão Stéphane Louies Georges apresentou o projeto 2 de Julho, focando no que para ele seria novidades, sem abordar as questões que mais preocupam os deputados: a mudança do tempo de concessão, que passaria de 25 para 30 anos; os postos de pedágio, de 7 para 14, e o valor do pedágio, que seria triplicado, segundo informou o proponente da audiência.

Com firmeza, o deputado Robinson Almeida contestou o superintendente, afirmando que “perdoe-me a franqueza, mas faltou transparência em sua apresentação”. E acrescentou, “por isso precisamos debater esse projeto com profundidade, ampliar o prazo de consultas e ouvir o máximo de pessoas, ouvir os prefeitos, vereadores, o governo do estado, e debater os impactos que os municípios ao longo das rodovias sofrerão”.

Robinson Almeida lembrou que com o projeto da ANTT a vencedora da nova concorrência vai faturar R$ 2,56 bilhões/ano com o aumento das tarifas por quilometragem e duplicação das praças de pedágio. E fez as contas. O projeto apresentado prevê R$ 24 bilhões em investimentos pela nova concessionária, mas quanto ela vai arrecadar com a proposta apresentada pela ANTT? “Em 30 anos, serão R$ 76,8 bilhões, o que representa a previsão de remuneração da concessionária de R$ 52,8 bilhões.

Questionado sobre esses números, Stéphane Louies Georges foi lacônico: “não tem como fazer as obras com tarifas baixas”.

Em fala capacitista, vereador baiano diz que “autismo está na moda”

O vereador Ronaldo de Lenito (Avante), de Itapé, no Sul da Bahia, fez uma declaração capacitista durante sessão da Câmara Municipal na última terça-feira (27) ao comentar sobre diagnósticos do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

O vereador afirmou que “hoje o autismo está na moda”, em referência ao aumento de identificações da condição.

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que o autismo atinge uma em cada 100 crianças no mundo, sendo uma condição neurológica reconhecida pela medicina.

Idoso é preso por pagar R$ 500 para estuprar adolescente de 13 anos na Bahia

Um idoso de 61 anos foi preso no último domingo (25), na cidade de Macaúbas, no sudoeste da Bahia, suspeito de estuprar uma adolescente de 13 anos. De acordo com as investigações, o homem prometeu pagar repassar R$ 250 para outros dois suspeitos, totalizando o pagamento de R$ 500 em troca da jovem. O inquérito foi concluído nesta terça-feira (27).

Segundo a Polícia Militar, o suspeito levou a garota para a casa dele na noite de sábado (24) após “negociá-la” com outros dois homens, sendo um de 17 anos e primo da vítima.

O pai da adolescente flagrou o momento em que o idoso passava de moto com a menina na garupa em uma avenida da cidade. Quando ela tentou descer da motocicleta, o idoso arrancou com o veículo. Neste momento, a PM e o Conselho Tutelar foram acionados.

Fraudes no INSS: aposentados e pensionistas vítimas de golpe devem ser ressarcidos até dezembro

Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) pretende devolver o dinheiro de aposentados e pensionistas lesados por descontos indevidos em seus benefícios até 31 de dezembro.

O compromisso foi anunciado nesta terça-feira (27) pelo presidente do órgão, Gilberto Waller Júnior, durante reunião do Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS).

Segundo ele, o Tesouro Nacional poderá antecipar os pagamentos, utilizando valores já bloqueados das entidades investigadas, que serão devolvidos ao governo após decisão judicial definitiva.

Atualmente, mais de R$ 1 bilhão está disponível para cobrir parte dos reembolsos.

O cronograma detalhado dos pagamentos será divulgado em breve. O presidente do INSS ressaltou que os valores bloqueados visam garantir o ressarcimento aos cofres públicos e às vítimas dos descontos irregulares.

Virginia Fonseca e Zé Felipe anunciam fim do casamento após cinco anos juntos

A influenciadora e apresentadora Virginia Fonseca e o cantor Zé Felipe anunciaram nesta terça-feira (27) o fim do relacionamento. Após cinco anos juntos, o casal decidiu encerrar a união, mas destacou que continuará unido na criação dos filhos.

Pais de três crianças, Maria Alice, de 3 anos, Maria Flor, de 2, e José Leonardo, de apenas seis meses, os dois comunicaram a separação por meio de publicações conjuntas nas redes sociais.

No texto, afirmaram que seguem amigos e que a prioridade agora é o bem-estar da família. “Juntos sempre e agora de uma maneira diferente. Decidimos que seremos amigos para cuidar do nosso maior bem, nossos três filhos”, diz o comunicado.

Virginia e Zé Felipe também refletiram sobre os momentos vividos durante o casamento. “Vivemos isso intensamente, nos aproximamos, descobrimos a alegria de sermos pais e fomos cúmplices em cada momento”, escreveram. A decisão, segundo eles, foi tomada com “honestidade e maturidade”, para evitar uma vida baseada apenas nas aparências.

Por fim, o ex-casal pediu respeito à privacidade neste momento e reforçou que ambos seguem em busca da felicidade. “Somos humanos e estaremos sempre em busca da felicidade plena, a mesma que um dia vivemos”, concluíram.

Ipiaú: TCM aprova contas de 2022 da ex-prefeita Maria das Graças

A ex-prefeita de Ipiaú, Maria das Graças, teve as contas referentes ao exercício de 2022 aprovadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. O conselheiro Paulo Rangel, relator do parecer, concedeu a aprovação durante sessão realizada na manhã desta terça-feira, 27.

O TCM já tinha aprovado em março deste ano as contas referentes ao exercício de 2023. Essa mais nova aprovação demonstrou o compromisso de Maria das Graças com a transparência para com o recurso público e a população.

Aos 101 anos, idoso renova CNH e promete voltar em 2028: “Não sou homem de esperar”

Com simpatia, lucidez e muito bom humor, o senhor Ranulfo Custódio Alves, de 101 anos, emocionou a equipe do Detran de Camapuã, no Mato Grosso do Sul, ao renovar sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Ele chegou sozinho, dirigindo sua caminhonete F1000, e fez questão de deixar claro: pretende voltar em 2028 para renovar novamente o documento.

Durante o atendimento, Ranulfo se destacou não só pela idade, mas também pela disposição e clareza. Ele passou pelo exame oftalmológico com tranquilidade, conversando sobre a vida e o prazer de continuar ao volante. “Guio devagar, não passo de 70 km/h. Coloco meu carro na minha faixa. Quem tiver com pressa, me poda. Sou escravo da minha obrigação. Gosto de andar da forma correta, respeito muito a lei”, declarou.

Com 36 anos de experiência como condutor, ele garante que não pretende contratar motorista particular, apesar dos pedidos dos filhos. “O importante é eu ter minha vida com liberdade, porque você combina com um motorista às 7h, ele chega às 9h. E eu não sou homem de esperar”, disparou, arrancando risos dos presentes.

O médico responsável pela avaliação, Osvaldo Góis Figueiredo, autorizou a renovação da CNH por mais três anos, com a orientação de que Ranulfo utilize óculos ao dirigir. Segundo ele, não houve impedimentos clínicos para a liberação.

Ranulfo agora é oficialmente o condutor ativo mais velho do estado, e se diz orgulhoso do feito. “Eu acho que vocês vão voltar aqui daqui a 3 anos. Vão dizer: vamos lá, o ‘véinho’ vai renovar de novo”, brincou ao final da consulta.

Sucuri gigante aparece em praia da ribeira em Itacaré

Uma cobra sucuri com cerca de três metros de comprimento foi capturada na manhã desta terça-feira (27) na Praia da Ribeira, um dos pontos turísticos mais conhecidos de Itacaré, no sul da Bahia.

O aparecimento do animal chamou a atenção de moradores e turistas que estavam no local. A presença da serpente surpreendeu os banhistas e gerou bastante curiosidade, mas a situação foi controlada sem incidentes.

Cerca de cinco homens participaram da retirada do animal, garantindo a segurança de todos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente foi acionada e realizou o resgate da sucuri, que foi encaminhada para uma área adequada de preservação ambiental.