Homem mata ex-esposa degolada para viver romance com genro adolescente

Um caso estarrecedor chocou moradores da Zona Oeste do Rio de Janeiro. Ronald Mendes, de 32 anos, foi preso acusado de assassinar a ex-esposa, Daniele Sanches, de 36 anos, para viver com o próprio genro, um adolescente de 17 anos.

De acordo com a Polícia Civil, o crime foi meticulosamente planejado e aconteceu no sub-bairro de Santa Veridiana, em Santa Cruz. A motivação teria sido uma paixão doentia do acusado pelo namorado da enteada.

Ronald e Daniele estavam juntos desde 2019. Ela já tinha dois filhos de um relacionamento anterior, e mais tarde o casal teve um bebê, atualmente com dois anos. Em 2024, a filha de Daniele iniciou um relacionamento com o jovem que despertou o interesse do padrasto.

Segundo testemunhas, o ambiente familiar era marcado por brigas constantes e episódios de violência. Familiares relataram que Daniele era ameaçada pelo companheiro sempre que falava em deixá-lo, principalmente por causa da guarda do filho caçula.

Pouco antes de ser morta, Daniele decidiu sair de casa com os filhos mais velhos e foi para a casa da mãe, em Nova Iguaçu. Ela chegou a comunicar ao ex que buscaria a guarda judicial do filho menor — atitude que, segundo a polícia, motivou Ronald a colocar o plano macabro em prática.

Execução do crime

Para atrair a vítima, Ronald enviou mensagens sugerindo uma noite romântica. Daniele chegou a comprar vinho e salgadinhos antes de ir ao encontro do ex. No local, uma área de mata em Santa Cruz, ela foi algemada e degolada. Como a faca utilizada estava cega, Ronald a esfaqueou várias vezes. Em depoimento, confessou que voltou ao local em três ocasiões para tentar destruir os restos mortais, ateando fogo ao corpo da vítima.

Governo da Bahia abre 12 mil vagas para tirar a primeira CNH gratuitamente

O Governo da Bahia lançou dois editais que oferecem, ao todo, 12 mil vagas para a obtenção gratuita da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no estado. A convocação foi publicada no Diário Oficial desta quarta-feira (4), com inscrições abertas entre os dias 16 e 30 de junho, exclusivamente pelo site ba.gov.br.

As vagas estão distribuídas entre os programas CNH da Gente e CNH na Escola, voltados para estudantes da rede estadual e jovens em situação de vulnerabilidade social. Os interessados poderão escolher, no momento da inscrição, entre as categorias A (motocicleta) ou B (carro).

CNH na Escola

Voltado a estudantes do ensino médio e da educação profissional e tecnológica da rede pública estadual, o programa oferece 2 mil vagas. As aulas teóricas acontecerão dentro do ambiente escolar. O edital não estipula idade mínima para participação.

CNH da Gente

Já o programa CNH da Gente contempla:

  • 5 mil vagas para maiores de 18 anos matriculados na rede estadual e inscritos nos programas Bolsa Presença e CadÚnico;
  • 1 mil vagas destinadas a jovens de 18 a 29 anos vinculados ao programa Bahia pela Paz, residentes em comunidades de Salvador e Feira de Santana.

Os editais completos estão disponíveis no site oficial do governo e contêm todas as informações sobre critérios de prioridade, etapas do processo seletivo e documentos necessários para participar da seleção.

Após sofrer surto mulher abandona veículo em uma das principais BR’s da Bahia

do bairro da Estação, às margens da BR-101, em Sapeaçu, foram surpreendidos na manhã desta sexta-feira (6) com a presença de um veículo abandonado às margens da rodovia. O carro, um Chery Tiggo 2 de cor cinza e placa RDK 7C21, ano 2022, foi encontrado com as portas abertas, indicando possível abandono.

Segundo informações, o veículo pertence a uma mulher da cidade de São Gonçalo dos Campos, identificada como professora aposentada. Ainda de acordo com as informações, ela teria sofrido um surto e dirigido até Sapeaçu, onde deixou o veículo e entrou na cidade a pé.

Após ser localizada, a mulher foi encaminhada para o Hospital Municipal de Sapeaçu (HMS), onde recebeu atendimento. A família foi acionada e já se encontra ao lado dela, prestando o devido acompanhamento.

O caso chamou a atenção de moradores e motoristas que passaram pela região, mas não houve registro de acidente ou ferimentos.

Polícia da Bahia recebe novos veículos blindados e armamentos para reforçar combate ao crime

Na manhã desta sexta-feira (6), a Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) entregou novos equipamentos às forças policiais do estado. A entrega aconteceu no Centro de Operações e Inteligência (COI) e contou com a presença do vice-governador Geraldo Júnior e do secretário da SSP, Marcelo Werner.

Foram entregues quatro veículos táticos blindados para transporte de tropa, além de 650 fuzis e 23 mil espargidores (equipamentos usados para dispersar agentes químicos em ações de controle). Também serão adicionadas sete viaturas semiblindadas às ações preventivas da segurança pública.

O investimento total foi de cerca de R$ 16,5 milhões. Segundo a SSP, os novos equipamentos devem garantir mais segurança e eficiência para os policiais que atuam em operações na capital, na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e no interior da Bahia.

Participaram da solenidade o comandante-geral da PM, coronel Antônio Magalhães, o delegado-geral da Polícia Civil, André Viana, o diretor-geral do Departamento de Polícia Técnica (DPT), perito criminal Osvaldo Silva, entre outras autoridades da segurança pública.

Brasil tem menor parcela de católicos da história; evangélicos batem recorde

A proporção de brasileiros que se declaram católicos caiu e chegou ao menor nível já registrado desde 1872 segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base em dados do Censo 2022 divulgados nesta sexta-feira (6).

Apesar da queda, o catolicismo segue sendo a maior religião no país, seguida da evangélica.

Segundo o instituto, 56,7% da população brasileira afirmou ser católica em 2022, o menor percentual desde as primeiras pesquisas sobre religião realizadas no país, há 153 anos. Em 1872, quando o primeiro levantamento do tipo foi feito no país, os católicos representavam 99,7% da população.

Desde então, a religião católica vem diminuindo. A maior queda ocorreu entre 2000 e 2010, quando a proporção de católicos no país recuou 9 pontos percentuais, de 74,1% para 65,1%. Na última década, o ritmo foi um pouco mais lento: 8,4 pontos, de 65,1% para 56,7%.

População evangélica cresce e chega a 1 em cada 4 no país
Já o número de evangélicos no Brasil atingiu o maior número registrado e cresceu 5,2 pontos percentuais entre 2010 e 2022, passando de 21,6% para 26,9% da população. O crescimento desse grupo também foi mais devagar: na década anterior, entre os Censos de 2000 e 2010, o avanço havia sido de 6,5 pontos percentuais — ou seja, 1,3 ponto a mais do que no período mais recente.

Itacaré: Família cava sepultura de bebê após coveiro embriagado não cumprir serviço

A família do bebê Lyan Gabriel Silva Santos, de apenas 10 meses, teve que cavar a própria sepultura da criança no Cemitério Municipal de Itacaré, no sul da Bahia, após o coveiro responsável pelo sepultamento chegar ao local supostamente embriagado e sem condições de realizar o serviço.

Lyan faleceu na quarta-feira (4), após ser levado ao Hospital Manoel Novaes, em Itabuna, com sinais de mal-estar. O bebê foi atendido, mas não resistiu. A causa da morte foi identificada como leucemia.

Segundo os familiares, o corpo foi velado na casa de uma tia, em Itacaré, e o sepultamento estava marcado para a manhã de quinta-feira (5), às 9h, no cemitério da cidade. No entanto, ao chegarem ao local, os parentes não encontraram nem o coveiro nem a cova ou gaveta preparadas para o enterro.

“A gente começou a entrar em desespero, porque a situação já era muito pesada, era um bebezinho que completou 11 meses ontem. Não demorou muito, o coveiro chegou totalmente bêbado, embriagado, sem condições de fazer nada”, contou Vanda Rosa Santos, prima da criança.

Diante da situação, a própria família precisou improvisar o sepultamento para garantir que o bebê fosse enterrado com dignidade. O caso gerou comoção e revolta entre os moradores da cidade.

A prefeitura de Itacaré se manifestou sobre o ocorrido, em nota extra-oficial e garante que o responsável por tal irresponsabilidade será punido por esse ato de falta de compaixão com a família nesse momento de dor, a prefeitura ainda se solidarizou com a família enlutada e disse que está a disposição.

Fonte: A voz da Bahia

Prefeitura de Ipiaú confirma apoio para retorno e fortalecimento da tradicional Exposição de Ipiaú

Recentemente a prefeita Laryssa Dias esteve visitando o Parque José Thiara, local onde acontecerá, entre os dias 10 e 17 de agosto, a 31ª Exposição Agropecuária de Ipiaú.

Na oportunidade, a gestora acenou ao presidente do Sindicato Rural, Sérgio Gondim, a possibilidade da Prefeitura apoiar o evento e manifestou o desejo de ver o retorno das grandes exposições no nosso município, com estímulo à pecuária, à agricultura, ao artesanato e à valorização da cultura local.

Acompanhada do secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Poleandro Silva, a prefeita Laryssa percorreu as dependências do parque, que este ano completa 60 anos de existência, tendo sido o primeiro do Brasil a ser totalmente construído com recursos próprios dos produtores rurais, através de uma iniciativa de Euclides Neto.

O presidente do Sindicato Rural informou que, durante o período da exposição, será prestada uma homenagem especial ao centenário do nascimento do escritor e ex-prefeito Euclides Neto, assim como aos produtores rurais que investiram na construção do espaço. Sérgio Gondim adiantou que o Sindicato Rural vem elaborando um projeto que resulte na dinamização do Parque José Thiara, visando que o mesmo funcione continuamente, tornando-se um espaço de lazer e utilidade da comunidade.

José Américo Castro / Decom PMI

Ipiaú receberá Selo de Transparência dos Festejos Juninos

O município de Ipiaú foi contemplado com o Selo de Transparência dos Festejos Juninos 2025. A premiação atesta a correta prestação de contas e o uso responsável de recursos públicos na contratação de atrações artísticas para a Festa de São Pedro, que acontecerá no período de 27 a 30 de junho, nesta cidade.

A solenidade de entrega oficial do Selo de Transparência 2025 acontece às 9 horas dessa terça-feira, 10 de junho, no Salão Nobre do Ministério Público da Bahia, em Salvador, cabendo à prefeita Laryssa Dias receber a premiação.

O selo evidencia o compromisso da gestão municipal com a boa governança, a ética administrativa e a valorização das tradições culturais de forma responsável. A gestora aderiu à iniciativa do MP, reconhecendo seu compromisso com a gestão pública responsável e com o direito do cidadão à informação.

Além de promover a transparência na gestão pública, a ação visa incentivar a cidadania e fortalecer o uso eficiente dos recursos destinados à cultura e ao turismo no estado.

O painel reúne dados sobre contratos firmados, valores pagos a artistas, empresas de estrutura e demais serviços contratados para os eventos juninos, assegurando total publicidade e controle social sobre os recursos empregados.

A lista completa dos municípios contemplados com o selo está disponível no Painel de Transparência dos Festejos Juninos, uma iniciativa conjunta do MP/BA com os Tribunais de Contas do Estado (TCE) e dos Municípios (TCM).

A prefeita de Ipiaú considera a premiação como um motivo de honra para sua gestão e um incentivo à continuidade dos propósitos de transparência e seriedade com o uso dos recursos públicos.

José Américo Castro

Ibirataia: Gestão Sandro Futuca busca parceria com a Cimurc para melhorias no município

Nesta quinta-feira, 05 de junho, o prefeito Sandro Futuca recebeu em seu gabinete a coordenadora e secretária executiva do Cimurc (Consórcio Municipal do Médio Rio de Contas), Junicacia. A reunião teve como pauta principal a assembleia que definirá os próximos passos para a implantação do aterro sanitário que atenderá Ibirataia e municípios da região.

Durante o encontro, o prefeito aproveitou a visita institucional para solicitar ao consórcio a realização de um serviço emergencial de tapa-buracos na estrada que liga Ibirataia ao município vizinho de Gandu. A via é de grande importância para o escoamento da produção local e mobilidade dos moradores.

A parceria entre o município e o Cimurc tem sido essencial para promover soluções conjuntas em infraestrutura e meio ambiente. A expectativa é de que o novo aterro traga impactos positivos à gestão dos resíduos sólidos na região, alinhado com a sustentabilidade e a saúde pública.

Polícia prende suspeito de se passar por delegado com câncer; homem já aplicou golpe em Ipiaú

Seis pessoas foram presas na manhã desta quinta-feira (5), em Salvador e Dias D’Ávila, na Região Metropolitana, durante uma operação da Polícia Civil contra crimes patrimoniais, como assaltos, extorsões e estelionatos.

Entre os detidos está Edson Júnior, de 26 anos, acusado de aplicar golpes usando a imagem do delegado Thiago Costa, da Delegacia de Defesa do Consumidor (Decon), que está em tratamento contra um câncer. O suspeito se aproveitava da condição de saúde do delegado para sensibilizar vítimas durante conversas por aplicativos de mensagens, com o objetivo de obter vantagens financeiras.

De acordo com a Polícia Civil, Edson Júnior foi localizado em Dias D’Ávila e estava sendo investigado desde setembro de 2024 por aplicar golpes em dezenas de pessoas, especialmente nas cidades de Santo Antônio de Jesus e Feira de Santana e Ipiaú. Estima-se que as fraudes tenham causado um prejuízo de aproximadamente R$ 90 mil às vítimas.

A operação visa coibir práticas criminosas que afetam diretamente o patrimônio da população, principalmente os golpes virtuais, que têm registrado aumento nos últimos anos. Os suspeitos foram levados para delegacias da capital e seguem à disposição da Justiça.

Em entrevista para a TV Bahia, o delegado Thiago Costa contou que Edson Júnior estava foragido desde maio deste ano, do Conjunto Penal de Valença, após descumprir uma saída temporária do sistema prisional. Ele respondia por tráfico de drogas.

Durante o depoimento, o suspeito contou para o delegado que aprendeu a aplicar golpes enquanto estava preso. Nas redes sociais, ele usava a foto de Thiago Costa e o nome fictício “Lucas Sena”.

Coca-Cola sob suspeita: 9 milhões de litros retidos por risco químico

A produção de uma fábrica da Coca-Cola localizada no Ceará foi suspensa pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) na última quarta-feira, 4, para apuração de um vazamento no sistema de resfriamento da linha de produção e uma possível contaminação.

A medida foi tomada de forma preventiva, em consonância com a empresa Solar Bebidas — segunda maior fabricante de produtos da Coca-Cola no Brasil. De acordo com o Mapa, a equipe de fiscalização constatou que, durante o processo produtivo, houve contato entre os produtos em elaboração e o líquido utilizado no sistema de resfriamento. Esse líquido contém álcool de grau alimentício que não oferece risco elevado à saúde e não inclui substâncias tóxicas.

Ainda segundo o Mapa, não há confirmação de contaminação dos produtos até o momento, mas, por precaução, aproximadamente 9 milhões de litros aguardam análise laboratorial. A medida visa garantir que todos os itens estejam plenamente adequados para o consumo antes de serem comercializados.

Carreta que tombou há 03 dias permanece na BR-116, entre Jaguaquara e Jequié; remoção de veículos tem sido demorada

A remoção de veículos acidentados, bem como os serviços de socorros mecânico e médico de veículos e pessoas envolvidas em acidentes na BR-116 tem ocorrido com lentidão depois da saída da Concessionária ViaBahia. Uma carreta que tombou na terça-feira (03/06) na altura do KM 656 da BR-116, trecho entre Jaguaquara e Jequié permanece no local até esta quinta-feira e os usuários da estrada reclamam da lentidão para remoção dos veículos.

A empresa contrata pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) é a Melo Corrêa, responsável pelos serviços de manutenção, conservação e operação das BRs 116 e 324.

Ponte sobre o Rio Jequitinhonha na BR-101 será reaberta para carros e vans a partir de 20 de junho

O ministro dos Transportes, Renan Filho, anunciou nesta quinta-feira (5) que a ponte sobre o Rio Jequitinhonha, na BR-101, em Itapebi, será parcialmente reaberta para o tráfego de veículos leves a partir do dia 20 de junho. A liberação ocorrerá em sistema de Pare e Siga, permitindo a passagem de carros de passeio e vans. O anúncio foi feito durante agenda em Salvador, ao lado do governador Jerônimo Rodrigues. As informações são do site Radar News.

A medida tem caráter emergencial e visa facilitar o deslocamento da população local para atividades essenciais, como trabalho e atendimento de saúde. A liberação só foi possível após a realização de intervenções emergenciais coordenadas pelo DNIT, como a retirada de parte do asfalto e a limpeza do sistema de drenagem, o que contribuiu para a redução da carga sobre a estrutura da ponte.

O tráfego leve será monitorado por um período inicial de 15 dias, após o qual uma nova avaliação técnica determinará a possibilidade de ampliação do acesso para veículos maiores. Por enquanto, caminhões seguem proibidos de cruzar a ponte. O não cumprimento da restrição pode comprometer a estrutura e resultar em nova interdição total.

Para garantir a segurança e o cumprimento das regras, uma operação conjunta será realizada entre o Governo Federal, Governo da Bahia, DNIT, Polícia Rodoviária Federal e Polícia Militar.

Enquanto isso, o desvio provisório permanece como rota exclusiva para o transporte de cargas. O DNIT informou que está intensificando os trabalhos de manutenção nesse trecho alternativo, com ações de drenagem, aplicação de tratamento antipó e instalação de guard-reios, a fim de garantir melhores condições de tráfego, inclusive em períodos chuvosos.

Renan Filho também destacou que o projeto da nova ponte sobre o Rio Jequitinhonha já está em andamento. Com 510 metros de extensão e investimento de R$ 100 milhões, a nova estrutura será construída ao lado da atual, com início das obras previsto para julho e conclusão estimada em até 12 meses. A futura ponte já será compatível com a duplicação da BR-101 no Extremo Sul da Bahia.

Ibirataia: Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BA-120, no distrito de Algodão

Um homem ainda não identificado ficou gravemente ferido após um acidente ocorrido na noite de quinta-feira (5), na rodovia BA-120, nas imediações do distrito de Algodão, pertencente ao município de Ibirataia, no sul da Bahia.

Segundo relatos de populares, a vítima conduzia uma motocicleta quando foi atingida por um caminhão. O condutor do veículo de carga não permaneceu no local após a colisão, deixando a vítima caída à beira da estrada.

O motociclista sofreu uma fratura exposta em uma das pernas e foi prontamente socorrido por uma equipa do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Inicialmente, ele foi levado para a Fundação Hospitalar de Ibirataia e, devido à gravidade dos ferimentos, transferido para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.

A Polícia Rodoviária Estadual (PRE) foi acionada e deve investigar as circunstâncias do acidente, bem como trabalhar para identificar o caminhoneiro envolvido. O estado de saúde da vítima ainda não foi divulgado oficialmente.

Moradores da região reivindicam maior fiscalização na BA-120, alegando que o trecho é frequentemente palco de acidentes graves, muitos dos quais com vítimas fatais ou ferimentos severos.

Barra do Rocha abre com sucesso a 3ª Copa CTJP de Futevôlei com talentos de toda a Bahia

Teve início nesta quinta-feira (5) a aguardada 3ª Copa CTJP de Futevôlein na quadra Hamilton Halley Aleluia, um dos eventos esportivos mais vibrantes da região, realizado com o total apoio da Prefeitura de Barra do Rocha, por meio das secretarias municipais. A abertura contou com a categoria Iniciante e já movimentou a cidade com atletas de diversas cidades da Bahia, mostrando o talento e a paixão pelo esporte que cresce a cada edição.

O prefeito Dr. José Luiz parabenizou todos os envolvidos na organização do campeonato, destacando o esforço coletivo para promover o esporte e valorizar os atletas locais e visitantes. “É gratificante ver Barra do Rocha recebendo com alegria e estrutura eventos como esse, que unem esporte, lazer e integração entre os municípios”, destacou o gestor.

A programação segue até domingo (8), com disputas nas categorias Misto Iniciante, Série C e Série B, sempre a partir das 9h da manhã. O evento vem fortalecendo a prática esportiva e o turismo esportivo local, movimentando a economia e enchendo de orgulho a população rochense.

Ascom/PMBR

Deputado Hassan articula volta do governador a Jequié para anúncio de novas obras e investimentos

A articulação do deputado municipalista Hassan (PP) com o secretário de Relações Institucionais (Serin), Adolpho Loyola, que resultou na visita de três dias do governador Jerônimo Rodrigues ao município de Jequié, na primeira quinzena do mês de abril, quando entregou obras, inaugurou escolas e delegacia e anunciou novos investimentos ao lado do prefeito Zé Cocá, continua dando bons frutos. Nesta quarta-feira (4) Hassan e Zé Cocá reuniram-se na Serin com Loyola e com o presidente da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder), Zé Trindade, oportunidade na qual o secretário confirmou a volta de Jerônimo Rodrigues a Jequié na sexta-feira da próxima semana (13), para entregar novas obras e anunciar novos investimentos.

‘Política se faz assim, com trabalho e diálogo, com o objetivo de conquistar benefícios para a população baiana”, afirmou Hassan. O parlamentar informou que durante o encontro desta quarta-feira foram tratadas diversas pautas de interesse do município de Jequié, e que “graças a nossa interlocução e o apoio de Adolpho Loyola, Jequié receberá um importante investimento na modernização urbana da cidade, com mais de R$ 70 milhões em investimentos na duplicação da Avenida Otávio Mangabeira e Avenida Ulisses Coelho, além de muitos outros avanços para toda a região.

Durante a próxima visita a Jequié, no dia 13, o governador e o prefeito Zé Cocá vão inaugurar o módulo de hortifruti do Centro de Abastecimento Vicente Grilo (Ceavig), obra que vem sendo executada pela prefeitura e que receberá aporte financeiro do governo do estado nas próximas etapas. O governador deverá autorizar o início da duplicação da Avenida Otávio Mangabeira e da Avenida Ulisses Coelho, projeto estimado em mais de R$ 70 milhões, que contemplará macrodrenagem, ciclofaixa, iluminação e toda a infraestrutura urbana necessária à modernização dessas vias, beneficiando os bairros no entorno e o Distrito Industrial.

O governador ainda cumprirá agenda com o empresariado local e encerrará sua programação participando do Trezenário de Santo Antônio. A agenda inclui ainda visitas do governador a Apuarema, Boa Nova, Itamari e Itagi, municípios da base política do deputado Hassan, que reforça seu compromisso com o desenvolvimento dos municípios do Vale do Jiquiriçá e do Médio Rio de Contas.

Bahia: Mulher é presa suspeita de torturar própria filha e forçá-la a acusar o pai de abuso

Uma mulher de 40 anos foi presa na manhã da última quarta-feira (4), acusada de submeter a própria filha, menor de idade, a torturas físicas e psicológicas. A prisão foi realizada por meio da Delegacia Territorial de Cruz das Almas, com apoio do Departamento de Polícia do Interior (DEPIN).

O mandado de prisão preventiva foi expedido pela Vara Criminal de Cruz das Almas e cumprido no bairro de São Marcos, em Salvador.

Segundo as investigações, os abusos incluíam agressões constantes, privação de alimentação, ausência de cuidados médicos e obrigatoriedade de assistir a filmes de terror. De acordo com a polícia, o objetivo era forçar a menor a fazer uma falsa acusação contra o pai, atribuindo a ele os maus-tratos sofridos.

As apurações apontaram ainda que, em 2019, a mulher teria cometido ato libidinoso contra a criança, à época com menos de 14 anos, causando dor e obrigando-a a declarar que os abusos haviam sido praticados pelo genitor.

Após o recebimento do mandado judicial no fim de maio, equipes do Setor de Investigação da DT de Cruz das Almas iniciaram diligências para localizar a acusada. Através de técnicas investigativas e pesquisas online, os policiais conseguiram identificar o endereço da mulher na capital baiana.

Vereadora Mônica realiza visita ao gabinete do deputado Rosemberg em busca de melhorias para o município

Na última terça-feira, 04 de junho, a vereadora Mônica, acompanhada de seus apoiadores, esteve em Salvador para uma visita institucional ao gabinete do deputado estadual Rosemberg Pinto, líder do Governo na Assembleia Legislativa da Bahia.

A comitiva buscou fortalecer o diálogo com o parlamentar e apresentar uma série de demandas voltadas para o desenvolvimento do município. Durante o encontro, foram discutidas possíveis ações em áreas essenciais como infraestrutura, saúde, educação e agricultura familiar, com o objetivo de garantir investimentos e apoio dos órgãos estaduais.

A vereadora destacou a importância da articulação política para trazer benefícios concretos à população. “Estamos aqui com um propósito firme: buscar melhorias e lutar pelos interesses do nosso povo. Acreditamos na parceria com o deputado Rosemberg, que sempre tem se mostrado sensível às causas dos municípios do interior”, afirmou.

O deputado Rosemberg acolheu as reivindicações com atenção e se comprometeu a encaminhar os pedidos aos setores competentes do Governo do Estado, além de acompanhar pessoalmente o andamento de cada solicitação.

A visita reforça o compromisso da vereadora com o desenvolvimento local e evidencia o papel ativo que vem desempenhando na busca por políticas públicas eficazes para a comunidade.

Ubatã e Gongogi devem voltar a fazer parte da 61ª CIPM

Publicação interna do Comando de Policiamento Regional Sul – CPR-Sul informa que Ubatã e Gongogi voltarão a ter o policiamento realizado pela 61ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM-Ubaitaba). As duas cidades haviam sido repassados, em julho de 2024, para a 55ª CIPM, sediada em Ipiaú.

A publicação informa os 42 municípios que fazem parte da área de abrangência da CPR-Sul, localizada em Ilhéus, com população estimada de quase 1 milhão de habitantes, informa os territórios de identidade e faz a ressalva que Ubatã e Gongogi, apesar de pertencerem ao Médio Rio de Contas, passarão a fazer parte da 61ª CIPM.

Diversos municípios da Bahia passaram em 2024 por um processo de reorganização territorial e aos poucos algumas alterações estão sendo desfeitas. Ibirapitanga, que havia sido repassada a 70ª CIPM/Gandu, já havia retornado para a 61ª CIPM. Agora aparentemente é a vez de Ubatã e Gongogi. Procurado pelo Ubatã Notícias, o Major Dalmo, Comandante da 55ª CIPM/IPiaú, informou não ter sido informado sobre uma possível mudança. (Ubatã Notícias)

Barra do Rocha é contemplada com nova ambulância entregue pelo Governo do Estado

A entrega aconteceu na manhã desta quinta-feira (05), em Salvador, durante a cerimônia de reinauguração do Hospital Otávio Mangabeira, que passou por obras de reforma e ampliação. O evento contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e de diversas autoridades estaduais e municipais.

Representando Barra do Rocha, o prefeito Dr. José Luiz participou da solenidade a convite do governador e do ministro. Coincidentemente, a entrega da ambulância ocorreu no dia do aniversário do prefeito, o que tornou o momento ainda mais simbólico e especial para a população rochense.

“Receber essa ambulância representa mais cuidado e agilidade no atendimento à nossa comunidade. É um presente não apenas para mim, mas para todo o povo de Barra do Rocha”, destacou Dr. José Luiz.

A nova ambulância chega para reforçar a frota municipal e garantir mais qualidade no transporte de pacientes, principalmente em casos de urgência e emergência.

Ascom/PMBR