Mineradora britânica anuncia demissão de 70% dos funcionários na Bahia

 

A Atlantic Nickel, vem comunicar que, diante da queda do preço do níquel nos últimos meses e do cenário macroeconômico atual, revisitou seus planos operacionais para garantir a saúde financeira do negócio e a manutenção de sua operação em Itagibá.

A revisão do plano operacional inclui várias atividades, dentre elas a reorganização dos trabalhos da mina, implicando na transição de uma das atuais contratadas, cujo contrato se encerra em abril de 2024.

Após processo concorrencial, definiu-se pela consolidação deste serviço em uma única empresa, com a redução da movimentação de estéril na mina. Estas ações, portanto, levaram à diminuição do número de equipamentos e pessoas necessários àoperação.

Uma vez que o novo plano acarreta a reestruturação das atividades da mina combinada com o processo de transição entre contratadas, torna-se impossível o reaproveitamento de todas as pessoas entre estas empresas. Por este motivo, todos os esforços estão concentrados em avaliar formas de absorver o maior número possível de trabalhadores junto à proponente vencedora.

Nesse sentido, a empresa planeja manter cerca de 30% dos empregados vinculados ao contrato anterior, sendo todos moradores da Área de Influência Direta do empreendimento.

Já para os profissionais que eventualmente não sejam absorvidos no novo contrato, a Atlantic Nickel está fornecendo todo o suporte necessário à contratada para auxiliar o processo de recolocação no mercado de trabalho, por meio do registro no banco de talentos da Atlantic Nickel e do compartilhamento desses perfis com outras empresas da região.

Com a implementação dessas mudanças, a empresa afirma que mantém a sua saúde operacional e financeira e que não ocorrerá paralisação de suas atividades no atual preço do Níquel.

Ademais, com seu modelo operacional robusto, a Atlantic Nickel continua seguindo as melhores práticas de ESG e mantendo a segurança como um valor inegociável. Ainda, como parte do modelo de negócios do Grupo Appian, a empresa continua executando o processo de transação dos seus ativos junto a potenciais investidores.

No que tange ao futuro do ativo, a mineradora ressalta que continua investindo nos estudos para o desenvolvimento da mina subterrânea, o que eleva a longevidade da Mina Santa Rita em mais 27 anos.

A Atlantic Nickel também continuará avançando com os estudos de depósitos, satélites, mantendo seu compromisso com um legado positivo e duradouro para as suas comunidades anfitriãs, empregados, poder público e parceiros de negócio.

Por fim, a empresa reforça que sempre mantém o diálogo constante com as partes interessadas, visando dar transparência e clareza da situação operacional atual.