Itagi recebe o Dr. Nadson Pellegrini para assumir delegacia Após quase 8 meses sem delegado

Fonte: Blog Mateus Oliver Repórter
Foi publicada no diário oficial do estado da Bahia nesta quarta-feira (25), a designação do delegado de polícia Civil Dr. Nadson Pellegrini para assumir a titularidade e dar rumos as investigações policiais em andamento e as novas ocorrências que serão registradas na delegacia territorial de Itagi, no sul da Bahia.
Nadson é graduado em Direito pela UniJorge, Especialista em Inteligência Policial e Segurança Publica; Pós graduado em Direito do Estado; Pós graduado em Direito e Gestão das Cidades e participou de inúmeros cursos da área policial ministrados pela PCBA, Polícia Federal, Ministério Público da União, Ministério da Economia, Ministério da Justiça e Segurança Pública, Ministério Público da Bahia, Polícia Civil de Minas Gerais, PMBA, Universidade Federal de Santa Catarina, SEAP BA, ADPEB, Faculdade de Direito da Universidade de Buenos Aires, entre outras instituições.
Ele exerceu as funções de plantonista da DT de Jequié; de chefe do setor de investigação de homicídios onde elucidou 80% dos crimes desta modalidade e promoveu 26 das 41 operações no âmbito da 9ª COORPIN no ano de 2021 culminando em vários mandados de buscas, apreensões e prisões cumpridos.
Até esta terça-feira (24) Pellegrini era delegado adjunto e trabalhava juntamente com a Doutora Grazielle Quaresma que é delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) em Jequié, e além de Itagi ainda continua como delegado substituto do município de Barra do Rocha também no sul baiano.
Itagi que tem cerca de 12.140 habitantes segundo estimativa do IBGE em 2021 ficou 7 meses sem delegado, data a contar a partir de 1° junho de 2022, quando a ex-delegada titular Drª Vilma saiu de licença prêmio por 9 (meses) com intuito de se aposentar em seguida.
Até junho de 2022 quando a delegada se afastou o município havia registrado nos últimos dois anos e meio, 18 Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI); (sendo 5 em 2020, 8 em 2021 e 5 em 2022) que de acordo com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) envolve os crimes de homicídio doloso, feminicídio, lesão corporal seguida de morte e o latrocínio.
A nomeação de um novo delegado para o município de Itagi atende um pedido de meses, feito pela população, pela imprensa e também pela gestão Municipal ao Governo do Estado.