Ipiaú: Veja as ações da Prefeitura para minimizar os impactos das fortes chuvas

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Defesa Civil e da Secretaria de Infraestrutura, divulgaram na noite deste sábado, 27, uma nota informando sobre ações desenvolvidas para minimizar os impactos das fortes chuvas na cidade. No comunicado a Prefeitura informa que “tem se empenhado em garantir a segurança da população em relação às áreas de risco de alagamentos. Através de um minucioso mapeamento e zoneamento, todas as regiões suscetíveis a esse tipo de ocorrência foram identificadas e medidas estão sendo tomadas para prevenir danos e proteger os moradores.

Com o objetivo de promover melhorias estruturais no município, a cidade de Ipiaú se inscreveu no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. Essa iniciativa tem como finalidade viabilizar a execução das 6 sub-bacias no município, contribuindo para a efetivação de um sistema de drenagem mais eficiente.

Atualmente, encontra-se em andamento a obra de macrodrenagem no bairro ACM, proporcionando um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores. Além disso, já foi concluída a obra no bairro Santana, abrangendo as Ruas Talma Reis, João Durval e João Mota, com benefícios estendidos ao bairro Dois de Dezembro, bem como o sistema de macrodrenagem no bairro Irmã Dulce que também está em pleno funcionamento. Essas ações estão sendo realizadas visando minimizar os problemas relacionados a enchentes e alagamentos.

No bairro Nova Conquista, foi implementado um sistema de microdrenagem para auxiliar no escoamento das águas. Trata-se uma obra de microdrenagem, entretanto, para solucionar o problema de todas as ruas do bairro será necessário serviço de macrodrenagem, implantando galerias.

A Prefeitura de Ipiaú está empenhada em resolver esses problemas e vem trabalhando incansavelmente para garantir a segurança e a qualidade de vida da população. No entanto, é fundamental ressaltar que a colaboração de todos é essencial. Por isso, solicita-se que a população evite jogar lixo e entulhos em lugares inadequados, uma vez que essa prática contribui para o entupimento dos sistemas de drenagem e agravamento dos problemas relacionados a alagamentos”.