Exclusivo: Levantamento aponta que Jequié, Jaguaquara Ipiaú e Ibirataia lideram o Ranking de homicídios e tentativas na área da 9° Coorpin

Um levantamento feito pela redação do Blog Mateus Oliver Repórter na área de abrangência da 9° Coordenadoria da Polícia Civil (9ā Coorpin) e 19° Batalhão da Polícia Militar e 55ā CIPM na região sudoeste e parte do sul da Bahia, junto à Secretaria de segurança pública do estado (SSP/BA) constatou um total de 33 ocorrências registradas por homicídios apenas nos meses de Janeiro e Fevereiro de 2024.

Segundo dados enviados pela SSP, Jequié foi a cidade dentro da Coordenadoria que mais matou neste período, apresentando um total de 13 homicídios e 5 tentativas no geral; detalhando que foram 5 no mês de Janeiro e 8 no mês de fevereiro.

Já na região sul da Bahia, que ainda faz parte da área da mesma coordenadoria, Ipiaú lidera o ranking de mortes por ataque criminoso letal; O município registrou nos dois primeiros meses do ano, 06 tentativas e 4 homicídios, seguido por Ibirataia, que apresentou 4 homicídios e uma tentativa.

No Vale do Jiquiriçá, Jaguaquara pontuou em destaque com 6 homicídios e 1 tentativa nos primeiros dois meses do ano de 2024, seguida por Santa Inês que registrou 1 homicídio e 2 tentativas.

Maracás, Itiruçu, Iramaia, Apuarema e Jitaúna somaram cada uma 1 homicídio; sendo que Maracás, Itiruçu, Irajuba e Planaltino ainda registraram uma tentativa de execução cada um.

A Coordenadoria conta ao todo com 24 municípios sob sua gerência e os demais que não aparecem na matéria, estão sem registro por esses dois tipos de crimes até o momento.

Vale ressaltar, que a Coordenadoria até 2022 contava com um setor de investigações voltados apenas para CVLIs, que foi desativado e não mais posto em atividade. Diante desta quantidade de homicídios e tentativas, a Coorpin não detalhou quantos destes estão elucidados, tampouco se há alguém preso pelos delitos cometidos.

Em 2023, Jequié foi apontada pelo Anuário da Violência que monitora os números de ocorrências policiais em todo o Brasil, como a cidade de até 100 mil habitantes mais violenta do país; números que foram contestados verbalmente pelas forças de segurança local, mas que não foi apresentado dados que comprovem tais contestações.

Seguindo um Ranking de classificação por municípios que mais apresentaram ocorrências de crimes contra a vida nos dois primeiros meses do ano, Jequié aparece encabeçando a contagem, Veja:

1°Jequié

2°Jaguaquara

3° Ipiaú

4° Ibirataia

5° Santa Inês

Ao todo, segundo informações da secretaria de segurança pública do estado da Bahia; 33 homicídios e 20 tentativas foram registradas nos dois primeiros dois meses de 2024 na área de abrangência da 9ā Coordenadoria.

Fonte: Blog Mateus Oliver Repórter