Um ex-assessor da Assembleia Legislativa de Goiás, identificado como Josemar Alencar Linhares de Oliveira, foi preso após usar seu cargo parlamentar e a imagem de profissional bem-sucedido para atrair um empresário paulista, que não teve o nome divulgado, até Goiânia (GO).
O crime ocorreu no dia 27 de junho, e Josemar foi detido em Miami (EUA), após fugir do Brasil no dia 1º de julho.
Segundo informações do jornal O Globo, Josemar já foi exonerado do cargo, deportado e preso assim que desembarcou no Aeroporto Internacional de Brasília (DF).
De acordo com a Polícia Civil, Josemar se apresentou à vítima como assessor parlamentar e empresário influente. O empresário se hospedou em um hotel, acreditando que participaria de reuniões comerciais com supostos contatos do investigado. No entanto, ao chegar ao local, teve todos os compromissos cancelados por dois dias.
Durante esse período, a vítima foi mantida em cárcere privado por cerca de duas horas, sofreu agressões físicas e foi ameaçada. Os criminosos exigiram grandes quantias em dinheiro, mas, diante das dificuldades de realizar operações bancárias online, conseguiram transferências via Pix que somaram R$ 6.813,28.
Após os pagamentos, o empresário foi abandonado algemado em uma rodovia. Um caminhoneiro que passava pelo local prestou socorro e o levou até uma unidade da Polícia Militar, onde a denúncia foi registrada.