Eleições na CNM expõe racha na UPB e prefeitos preparam desfiliação em massa

Na última sexta-feira (01/03), prefeitos de todo o país reelegeram Paulo Roberto Ziulkoski para presidência da Confederação Nacional de Municípios (CNM).

A chapa vencedora, a ‘CNM Independente’, trouxe dois baianos. Carlinhos Matos, prefeito de Riachão de Jacuípe, foi eleito tesoureiro e Fidel Dantas de Aramari, vai fazer parte do conselho fiscal. Por outro lado, o atual presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Quinho, concorria como vice-prefeito e perdeu. Representantes dos mais de 5.500 municípios associados a CNM votaram pela internet.

Em conversa com o Informe Baiano, prefeitos disseram que o pleito expôs a divisão que há na UPB e apontaram que deverá ocorrer uma desfiliação em massa. Pelo menos 70 prefeitos devem deixar a UPB. Alguns gestores municipais, como é o caso de Juliana Araújo de Morro do Chapéu e Ricardo Mascarenhas de Itaberaba, já teriam se desligado.

O principal motivo da irritação dos gestores seria a subordinação da entidade, que deveria ser independente, ao governo. A UPB, segundo alguns membros, virou um puxadinho do Executivo estadual. Com isso, parou de atender os interesses dos municípios.