Com a mudança climática, as fortes chuvas afetam todo sul e extremo sul da Bahia, confira as cidades mais afetadas

SANTA CRUZ CABRÁLIA:
A forte chuva da madrugada desta sexta-feira (21) deixou centenas de moradores desabrigados em Santa Cruz Cabrália. O Rio Yaya, que passa pela cidade, transbordou e atingiu os bairros Nova Cabrália, Sapolândia e Capitão Luís de Matos, o mais prejudicado. Na região choveu quase 300 milímetros e cerca de 800 casas foram inundadas. Várias famílias estão sendo alocadas em colégios.
EUNÁPOLIS:

 

Com as fortes chuvas que caíram em Eunápolis desde a quinta-feira (20), a prefeitura agiu rápido e acionou uma força-tarefa para atender as necessidades dos moradores afetados. Até o momento, 50 pessoas foram desalojadas e uma pessoa ficou desabrigada, mas não há registro de mortos ou feridos. As equipes, compostas por servidores de diversas secretarias, estão trabalhando intensamente em toda a cidade, realizando o levantamento das áreas mais afetadas, executando serviços emergenciais de infraestrutura, intensificando a limpeza em diversas localidades e prestando auxílio assistencial às famílias afetadas.

 

 

ILHÉUS:

Chuvas intensas estão caindo na cidade de Ilhéus, nesta sexta-feira (21), feriado de Tiradentes. O temporal tem causado inundações em diversos bairros da cidade. Segundo a previsão do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), divulgada pelo site Ilhéus 24h na última quinta-feira (20), a situação deve se manter pelos próximos dias. Ainda não há informações sobre os danos totais causados pela chuva, mas inúmeros moradores já relataram diversas situações. Ruas ficaram alagadas, dificultando o trânsito e a locomoção dos moradores. Bairros como Teotônio Vilela e Malhado foram os mais afetados pela tempestade. Moradores têm relatado perdas materiais significativas em suas residências, como móveis, eletrodomésticos e até mesmo carros.
Fonte: Verdinho Itabuna