Brasileiras presas na Alemanha após troca de malas são soltas

As brasileiras presas na Alemanha após terem as etiquetas das bagagens trocadas no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, serão soltas após autorização do Ministério Público do país europeu. A tendência é que as brasileiras Kátina e Jeanne serão liberadas ainda nesta terça-feira, 11.

A soltura vai acontecer após o promotor que cuida do caso pedir o arquivamento do caso. A informação foi compartilhada com a defesa das brasileiras. As informações foram passadas ao UOL pela advogada Chayane Kuss, que defende o casal no país europeu.

“O promotor entrou em contato comigo e informou que enviou a ordem de soltura delas direto para o presídio. Elas devem ser liberadas em, no máximo meia, hora. Não existe precedente disso na Alemanha. Normalmente vai para o juiz que comunica as partes”, disse a advogada Chayane Kuss.

A decisão de liberar as brasileiras foi tomada após a polícia alemã e o Ministério Público analisarem vídeos enviados por autoridades brasileiras na manhã desta terça. Ontem, a Polícia Federal confirmou que as malas das duas turistas brasileiras tiveram as etiquetas trocadas no aeroporto de Guarulhos.

As turistas são Kátyna Baía e Jeanne Paollini, casadas há 12 anos, moradoras de Goiânia, e que iriam para uma viagem de férias para a Alemanha. Presas por tráfico internacional de drogas, elas estão em um presídio feminino em Frankfurt.

Agora o foco da PF é desmantelar o grupo criminoso que realizou a troca das malas. Uma operação foi realizada na semana passada, onde foram vumpridos seis mandados judiciais de prisão temporária contra funcionários de empresas terceirizadas que atuam dentro do aeroporto para as companhias aéreas.