Um idoso de 71 anos, procurado pela Justiça do Rio Grande do Sul por estupro de vulnerável, foi preso na manhã desta segunda-feira (12) na cidade de Itabuna, no sul da Bahia.
A captura foi realizada por meio do Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA), com apoio da Polícia Federal (PF) e do Centro Integrado de Comunicações (Cicom).
A operação teve início na última quarta-feira (7), após a PF solicitar a inclusão do suspeito no banco de dados do sistema de monitoramento. A partir daí, equipes do Cicom passaram a acompanhar os deslocamentos e horários do alvo.
Segundo o coordenador adjunto do Cicom de Itabuna, subtenente Ricardo Nepomuceno, o homem tentava dificultar a identificação cobrindo o rosto com um boné. “Ele dificultava os alertas de mais de 90% da ferramenta com a ajuda de um boné que cobria todo o rosto. Em um dado momento ele levantou um pouco a face e recepcionamos o alerta”, explicou.
Com a confirmação da identidade, uma guarnição do 15º Batalhão da Polícia Militar foi acionada e efetuou a prisão. O suspeito foi conduzido à sede da 6ª Coorpin (Coordenadoria Regional de Polícia do Interior), onde foram cumpridos dois mandados de prisão expedidos pela 6ª Vara Criminal de Porto Alegre. Ele permanece custodiado à disposição da Justiça.