CHESF Realiza Testes de Sirenes: Sem Riscos para a População

 

 

Nos dias 28 e 29 de novembro, a CHESF realizará testes nas sirenes instaladas próximas à Usina Hidrelétrica de Pedra. O objetivo desses testes é simular situações de emergência, garantindo a eficiência do sistema de alerta.

De acordo com a CHESF, não há comportas abertas e a barragem está operando dentro dos parâmetros normais, sem representar qualquer risco aos municípios margeados pelo Rio de Contas.

Pedimos a colaboração de todos para evitar o compartilhamento de fake news e vídeos alarmistas que possam gerar desinformação.

Prefeitura de Ipiaú
Defesa Civil Municipal

Tentativa de Suicídio é Contida no Bairro Curral Novo, em Jequié

Nas primeiras horas desta quarta-feira, 27, uma tentativa de suicídio foi registrada no bairro Curral Novo, em Jequié. A vítima ameaçava se jogar da Pedra do Curral Novo, o que mobilizou rapidamente as autoridades.

A Polícia Militar, o Corpo de Bombeiros do 8º BBM Grupamento de Jequié e o SAMU foram acionados para o local. Graças à eficiência e à agilidade das equipes, a situação foi controlada a tempo, evitando uma tragédia.

Após o resgate, a vítima foi acolhida pelos socorristas e encaminhada à emergência do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), onde recebeu atendimento médico.

O caso reforça a importância da atenção à saúde mental e do apoio imediato em situações de risco. Se você ou alguém que conhece está enfrentando dificuldades, procure ajuda através de profissionais ou de serviços como o CVV (188), que oferece suporte emocional gratuito.

Com informações do Jequié 24h

A pedido do prefeito eleito de Ibirapitanga, Jé Assunção, Neto Carletto garante casas populares para Ibirapitanga

O município de Ibirapitanga está prestes a dar um importante passo em direção à melhoria da qualidade de vida de seus habitantes. Serão construídas 50 novas casas pelo programa Minha Casa, Minha Vida, uma conquista fruto do trabalho do deputado federal Neto Carletto, em articulação com o ministro das Cidades, Jader Filho, e atendendo ao pedido do prefeito eleito Jé Assunção.

As novas moradias representam mais do que um abrigo para as famílias beneficiadas: são um símbolo de dignidade e oportunidade. O deputado Neto Carletto destacou a importância desse tipo de ação para o desenvolvimento social. “A moradia é a base para que as famílias possam construir um futuro melhor. Esse projeto é um exemplo do que conseguimos alcançar com trabalho sério e parcerias estratégicas, e ações como esta continuarão sendo prioridade em meu mandato,” afirmou.

O prefeito eleito, Jé Assunção, também celebrou a conquista como um marco para Ibirapitanga, destacando o impacto positivo que as moradias trarão para as famílias do município. A iniciativa fortalece o compromisso da nova gestão em promover desenvolvimento e atender às principais demandas da população.

Fonte: Ascom Neto Carletto

Dário Meira: Contas do Prefeito Wiliam de Alemão é aprovada pela Câmara de Vereadores

Vereadores aprovaram, na 154ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira (26), Parecer conjunto das Comissões Permanentes de Finanças e Orçamento, Justiça, Constituição e Redação da Casa, seguindo o Parecer prévio do Tribunal de Contas do Município do Estado da Bahia (TCM-BA), que opinou pela aprovação com ressalvas das contas da Prefeitura Municipal de Dário Meira referente ao exercício financeiro de 2022, gestão William de Alemão.

– NOEL MARINHO

“É com muita alegria que venho aqui votar sem peso na consciência, debruçado sobre um tema tão importante, que é o cuidado com as verbas e com aquilo que é de verdade, que é do povo dessa cidade e os avanços nós enxergamos a cada canto dessa cidade e observamos o quanto o nosso município tem se desenvolvido”, afirmou o parlamentar Noel Marinho (PP).

– WILLIAM DE ALEMÃO

“Isso mostra que sempre estivemos no caminho certo, com uma gestão responsável, transparente e eficaz, focada na recuperação fiscal da nossa cidade. Foi esse equilíbrio que me fez honrar o servidor público ao longo desses 96 de gestão”, disse William de Alemão.

“Obviamente, gerenciar com esmero as contas municipais, é um dever de todos os gestores que conduzem seus municípios. Por outro lado, convenhamos, nem todos conseguem lidar com o dinheiro público de forma eficaz, comprometida, à luz dos ditames da transparência e da impessoalidade”, finalizou.

Prefeito de Iguaí é condenado por fraudes em licitações de obras escolares

Ronaldo Moitinho dos Santos, o Rony Moitinho (PSD), atual prefeito de Iguaí, no interior da Bahia, foi condenado pela Justiça Federal pelo crime de improbidade administrativa praticado entre 2009 e 2012. A ex-presidente da Comissão de Licitação do município, Edineide Lousado de Almeida também foi condenada. A decisão ainda cabe recurso.

As investigações confirmaram que a dupla praticou uma série de ilegalidades em processos licitatórios da prefeitura de Iguaí, como fracionamento ilícito de licitações, aglutinação fraudulenta de fases dos procedimentos e participação de empresas “de fachada” nos certames.

Rony e Edineide foram denunciados pelo Ministério Público Federal (MPF). Conforme a denúncia, as fraudes ocorreram durante a gestão anterior do prefeito e atingiram oito procedimentos licitatórios para obras e reformas em escolas municipais e construções de quadras, com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb).

Homem acusado de ameaçar morte de Lula e incitar violência contra LGBTQIA+ na Uesb é preso em Conquista

A Polícia Civil da Bahia, através da 1ª Delegacia Territorial de Vitória da Conquista, cumpriu um mandado de busca e apreensão na residência de um homem investigado pela prática de discurso de ódio e homofobia. O crime ocorreu no dia 18 de setembro deste ano, nas dependências da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb).

Segundo informações da polícia, o indivíduo incitou à violência contra a comunidade LGBTQIA+, alegando que as “pessoas poderiam vender seus bens pessoais para comprar fuzis e exterminar pessoas LGBT”, além de associar pessoas LGBTQIA+ ao uso de drogas e à violência sexual.

O investigado também declarou ter criado um “ultimato” para exterminar homossexuais, que classificou como “libertinos”, configurando assim a prática de discurso de ódio e preconceito com base na orientação sexual. Essa conduta caracteriza crime de homofobia, previsto no Código Penal.

Dengue em alta na Bahia: casos aumentam mais de 400% em um ano

As altas temperaturas e as chuvas características do verão baiano, aliadas à falta de cuidados básicos, resultaram em um aumento exponencial dos casos de dengue no estado. Segundo dados da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), entre 31 de dezembro de 2023 e 27 de outubro de 2024, houve um aumento de mais de 400% em comparação comparado com o ano passado.

As informações são do Tribuna da Bahia, que dialogou com a Sesab. De 31 de dezembro de 2023 até 27 de outubro deste ano, foram registrados 231.275 casos prováveis da doença. No mesmo período de 2023, foram notificadas 44.963 ocorrências, representando um incremento de 414,4%. Cidades como Salvador, CamaçariLauro de FreitasBarreiras e Luís Eduardo Magalhães apresentam testes disponíveis em suas unidades de sáude.

Além desse quadro e da proliferação do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika, chikungunya e febre amarela, o infectologista e consultor do Sabin Diagnóstico e Saúde, Claudilson Bastos, recomenda algumas medidas simples a serem adotadas:

Para evitar a proliferação do mosquito, é fundamental eliminar qualquer recipiente que possa acumular água parada, como vasos, pneus, garrafas e até mesmo pequenas tampas. Além disso, o uso de roupas que cubram o corpo e repelentes é essencial, principalmente durante o dia.

Jequié: Homem filma confusão entre cadeirantes em via pública

Dois cadeirantes se desentenderam na Rua Santa Luzia, bairro Jaoquim Romão, em Jequié e o caso ganhou as redes sociais através de um vídeo feito por um homem que presenciava a confusão.

No vídeo, é possível ouvi outro homem reclamar da filmagem, mas que apontava o celular na direção dos deficientes continuou a filmar e o vídeo viraliza. Os cadeirantes, um homem e uma mulher chegam a trocar agressões físicas e verbais. Um senhor consegue seperar a confusão, registrada nesta segunda-feira (25).

Tribunal de Contas dos Municípios e UPB orientam prefeitos sobre encerramento de mandato

A União dos Municípios da Bahia (UPB), com a parceria do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, reuniu prefeitos e presidentes de câmaras de vereadores em seu auditório, nesta terça-feira (26/11), para orientar e alertar sobre as regras legais e procedimentos que devem ser observados no encerramento da gestão, de modo a evitar equívocos e irregularidades em ações administrativas que possam comprometer o mérito das contas e acarretar a imposição de sanções por parte dos órgãos de controle.

O presidente da UPB, José Henrique Silva Tigre (Quinho), conduziu a cerimônia de abertura do evento, que contou com a participação do presidente do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, conselheiro Francisco de Souza Andrade Netto, do diretor da Escola de Contas do TCM, conselheiro Nelson Pellegrino, da Superintendente de Controle Externo, Marilene Marques e do diretor de Assistência aos Municípios da Corte de contas, Alessandro Macedo. Presentes ao evento, também, representantes do Ministério Público Estadual e advogados especializados em Direito Municipal.

Ao saudar os prefeitos em fim de mandato e os eleitos na última eleição, o conselheiro Francisco Netto destacou que ”a transição de mandato é um processo essencial para a continuidade administrativa e para o fortalecimento da democracia”. E enfatizou a importância da transmissão de informações de governo, recursos públicos e sobre os projetos em andamento para garantir que a máquina administrativa continue a funcionar, em benefício da população.

Frisou que o objetivo do TCM é orientar os gestores e suas equipes, oferecendo suporte técnico e promovendo o diálogo necessário para que a transição ocorra de forma pacífica, eficiente e em conformidade com a legislação. Para isso – destacou – a equipe técnica do TCM elaborou um ”Guia de Orientação para Gestores Municipais sobre Enceramento de Mandato”, com informações sobre a legislação, normas e precauções a serem observadas.

O diretor da Escola de Contas, conselheiro Nelson Pellegrino, alertou os prefeitos para atentar para a gravidade das consequências em caso de desrespeito ao artigo 42 da Lei de Responsabilidade Fiscal, que versa sobre ”Resto a Pagar” de despesas assumidos nos últimos oito meses de mandato.

Observou que o desrespeito ao artigo 42 é causa recorrente e mais frequente de rejeição de contas no último ano de mandado. “A punição é grave porque assumir dívidas nos últimos oito meses da administração, sem disponibilidade de caixa, pode comprometer a gestão seguinte. O gestor, além de ter as contas rejeitadas, poderá responder a processo criminal, porque a prática é definida como crime, no artigo 359 do Código Penal”.

O conselheiro Pellegrino recomentou aos prefeitos em fim de mandato – os que ainda não o fizeram – a aproveitar os dias que faltam para o final do ano para preparar uma transição de poder de forma correta, civilizada, de modo a evitar quaisquer dificuldades que possam gerar prejuízo à administração ou à qualidade dos serviços prestados aos cidadãos.

Na programação do seminário que se seguiu após a solenidade de abertura, na parte da manhã, teve uma palestra do prefeito de Amargosa e vice-presidente da UPB, Júlio Pinheiro, que apresentou “Um case de sucesso em gestão fiscal”; palestra sobre ”A transição de mandato: importância das informações contábeis e fiscais”, do advogado Fernando Carlos Almeida; e também uma conferência do professor Isaac Newton Carneiro com o tema “Responsabilidade de prefeitos e tribunais de contas”.

Na parte da tarde ocorreram outras palestras: ‘Medidas efetivas voltadas ao controle da Administração”, pelo advogado Lucas Barbosa Mollicone; seguida por “Encerramento de mandato, transição de governo e gestão do passivo previdenciário: desafios e responsabilidades para o futuro das administrações públicas” com o advogado Jaime Cruz.

E por fim, no encerramento do evento, o auditor de controle externo e diretor de Assistência aos Municípios (DAM) do TCM, o professor e advogado Alessandro Macedo tratou do tema central do seminário: ”Os cuidados necessários ao gestor público na transição de mandato à luz das regras financeiras, orçamentárias e de contratação”. Após a palestra, Alessandro Macedo respondeu a uma série e questionamentos de prefeitos e vereadores, esclarecendo pontos importantes que devem ser observados no processo de troca de poder.

Ibirataia: Mais um acidente na BA-120, motociclista colide com vaca

Na noite desta terça-feira (26), um acidente foi registrado na BA-120, no trecho entre Ibirataia e o distrito de Algodão. Um motociclista, conduzindo uma moto Honda Bros, colidiu com uma vaca que estava na pista.
O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas o condutor já havia sido levado por meios próprios até a Fundação Hospitalar de Ibirataia. Após avaliação inicial, a equipe do SAMU transferiu o homem para o Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.
De acordo com informações, o estado de saúde do motociclista é considerado estável. O acidente reforça a preocupação com a presença de animais soltos nas rodovias, que representam um risco constante para os motoristas.
As autoridades alertam para que os condutores redobrem a atenção ao trafegar por essa região, principalmente durante a noite, quando a visibilidade é reduzida.
David Santos / Giro em Ibirataia

Égua da raça mangalarga é furtada em Ipiaú

Uma égua da raça mangalarga, de cor pampa de preto, foi furtada no último final de semana em Ipiaú. O animal estava em um pasto localizado entre a BR-330 e o Parque de Exposição José Thiara.

De acordo com informações repassadas por populares ao dono do animal, um automóvel modelo Gol, de cor prata, quatro portas, foi visto na noite do furto próximo ao local, acompanhado de um trolete. Testemunhas relataram que quatro pessoas entraram no pasto e estavam “rodando” os animais, levantando suspeitas de que possam ser responsáveis pelo crime.

O caso foi registrado na delegacia de Ipiaú, e a Polícia Civil está investigando. Imagens de câmeras de segurança na cidade serão analisadas para tentar identificar o veículo e os possíveis envolvidos.

Quem tiver informações que possam ajudar na localização da égua ou na identificação dos responsáveis pode entrar em contato com a polícia ou com o proprietário pelo telefone (73) 98808-7229

Prefeitura de Ipiaú intensifica limpeza de bueiros e orienta população sobre responsabilidade individual

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, segue realizando ações de limpeza em bueiros, bocas-de-lobo, galerias e esgotos a céu aberto de forma constante. Com as recentes fortes chuvas, o trabalho foi intensificado em locais estratégicos para garantir a segurança e o bem-estar da população.

Ruas como Do Honório, Amâncio Félix, Do Sapo, Nova Conquista e ACM estão recebendo atenção especial das equipes. No bairro ACM, a macrodrenagem, que está em fase de conclusão, evitou alagamentos como os registrados em chuvas anteriores. Ainda assim, a limpeza preventiva continua sendo realizada no local.

Em suas redes sociais, a prefeita Maria das Graças destacou a importância do trabalho conjunto entre a gestão e a comunidade para minimizar os impactos das chuvas. “Nesse período de chuvas, nossa equipe está nas ruas limpando bueiros e prevenindo alagamentos. Mas para que o trabalho dê certo, precisamos contar com você! Evite deixar lixo fora do horário da coleta e ajude a manter nossa cidade limpa e segura”, escreveu a prefeita em uma publicação recente.

O secretário de Desenvolvimento Urbano, Henrique Romano, reforçou que a secretaria está atenta às demandas e trabalha em integração com a Defesa Civil do município. “Nosso objetivo é agir com rapidez e eficiência diante das urgências”, pontuou.

A gestão lembra à população que, em caso de emergências, é fundamental acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou a Defesa Civil pelo contato 73 99103-0831. A colaboração de todos é essencial para garantir uma cidade mais segura e resiliente diante das adversidades climáticas.

Ubatã: Ambulância sofre princípio de incêndio na BR-101 durante transporte de pacientes

Crédito: Reprodução/Ubatã Notícias

Uma ambulância da Secretaria Municipal de Saúde sofreu um princípio de incêndio durante uma viagem Ubatã-Itabuna na manhã desta terça-feira, 26. O incidente ocorreu nas proximidades do posto da Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-101, já na chegada de Itabuna.

No momento do ocorrido pelo menos 07 pessoas eram transportadas no veículo. O condutor, após perceber o aquecimento no motor, parou a ambulância, que felizmente não foi tomada pelo fogo. A Prefeitura de Ubatã enviou outro veículo para conduzir os pacientes, que foram à Itabuna passar por exames e procedimentos médicos. Não há informações acerca do que poderia ter causado o incêndio. *As informações são do Ubatã Notícias

Prefeita eleita de Ubaitaba Gracinha Viana, reuniu-se em Salvador com prefeitos eleitos do ‘Avante’ com a presença do Governador

Nesta manhã (25), a prefeita eleita de Ubaitaba-Ba, Gracinha Viana, reuniu-se em Salvador com os demais prefeitos eleitos do partido Avante da Bahia.

Evento organizado pelo presidente estadual, Ronaldo Carletto. Que contou com a presença do governador Jerônimo Rodrigues, o ministro Rui Costa, senador Jaques Wagner e o deputado federal Neto Carletto.

Na oportunidade do momento, Gracinha aproveitou a presença dos representantes do governo federal e estadual, para tratar sobre demandas para os próximos quatro anos e também estreitar laços com diversas potências políticas.

Mais uma vez, Gracinha mostra que não esperará janeiro para começar as movimentações e planejamentos políticos.

Ela faz questão de sempre reafirmar o seu compromisso com a população Ubaitabense. Essa é uma das missões para sua gestão, responsabilidade com o cidadão.

ASCOM

Ibirataia: Corpo é encontrado próximo à Vila Tesourinhas; polícia investiga caso

Na manhã desta terça-feira (26), um corpo foi encontrado em uma roça próxima à Vila de Tesourinhas, na zona rural de Ibirataia.

Moradores locais avistaram o cadáver e acionaram a polícia, que encontrou sinais de tiros na vítima, sugerindo que a morte foi por disparos.

A identidade da pessoa ainda não foi confirmada, e a causa da morte será apurada por exames periciais.

A Polícia Civil e a Polícia Técnica irão apurar o caso, e qualquer informação relevante pode ser repassada de forma anônima.

Caminhão tanque capota na BR-330, entre Morro Verde e Jequié após motorista desviar de animais

Um caminhão tanque capotou nesta segunda-feira (25) ao trafegar pela BR-330, entre o Povoado de Morro Verde e Jequié, no Médio Rio de Contas, Sudoeste baiano.

De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual, a guarnição foi ao local por volta das 15h, para averiguar uma informação sobre o tombamento de um caminhão e constatou que o veículo VW 24.280 CRM 6X2 teria capotado.

Ainda de acordo com a PRE, o condutor do caminhão, Juarez nascimento Souza revelou que o acidente aconteceu por volta das 06h40, que o tempo estava chuvoso e que tentou desviar de dois animais equinos na pista, que o veículo derrapou e capotou a direita. O homem estava sozinho e não sofreu ferimentos.

Chuvas causam estragos em dezenas de municípios baianos

Para alguns, chuva é trilha sonora gostosa para dormir, para outros é motivo de preocupação. Na Bahia aconteceram ocorrências com danos materiais em 39 municípios por conta da chuva, com maior impacto em Wenceslau Guimarães e Gandu, além de Ribeirão do Largo, Teixeira de Freitas e Salvador. A atuação da frente fria no estado gerou uma precipitação intensa e maior do que o esperado. Diante do cenário, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil (Sudec) tem se mobilizado com outros órgãos para enfrentar o fenômeno.

A previsão é que a chuva continue até a sexta-feira, de acordo com a meteorologista do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), Julyane Souza.

“Vai seguir, porém com menor intensidade. É aquela chuvinha fininha, fraca, mas continua ao decorrer dessa semana”, afirma.

Ela ainda reforça que as chuvas do último fim de semana foram “acima da média histórica”, comenta.

Por conta das fortes precipitações foi determinada situação de emergência em Gandu ontem. Deslocamento de massa e alagamentos são as principais razões para os 64 desalojados do município. Já em Wenceslau Guimarães são 26 pessoas desalojadas e um total de 240 afetadas de alguma maneira por conta das chuvas.

“Esses dois municípios são os que tiveram mais gravidade nesse momento. Pela intensidade, as chuvas acabam causando problemas, mas sem maiores ocorrências do ponto de vista de danos humanos”, conta o superintendente da Sudec, Heber de Souza.

Ribeirão do Largo, Maiquinique, Teixeira de Freitas, Pindobaçu, Anagé, Morro do Chapéu, Uruçuca, Correntina, Itabela, Livramento de Nossa Senhora, Encruzilhada, Pau Brasil, Lapão, Lençóis Lençóis, Salvador, Macarani, Ipiaú, Caem, Ruy Barbosa, Jaguaquara, Porto Seguro, Ibipitanga, Ibitiara, Alcobaça, Guaratinga, Simões Filho, Itaquara, Barra do Rio Grande, Barra do Rocha, Luís Eduardo Magalhães, Ibipeba, São Félix do Coribe, Jacobina, Macururé, Riachão das Neves, Barreiras e Santa Rita de Cássia são os municípios afetados.

Esforço conjunto

Diante deste cenário, na tarde de ontem, representantes de diversos órgãos estaduais se reuniram para tratar da situação, e alinhar ações para diminuir os impactos. Para proteger a população, a Sudec está em parceira com o Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMB) e a Neoenergia Coelba, além dos coordenadores de Defesa Civil municipais, secretários de Assistência Social, prefeitos e outras autoridades locais para fortalecer as ações de resposta.

O trabalho conjunto é importante para monitorar os danos e fornecer suporte imediato às vítimas. Outra ação da Superintendência é o compartilhamento de alertas meteorológicos para prevenção de novos incidentes, além de informar a Coelba sobre a queda de energia nos municípios por conta da chuva.

“Temos procurado estar seriamente à disposição, não só nós, mas toda a infraestrutura do governo do estado. É um trabalho que é feito a muitas mãos. Tivemos uma reunião hoje (ontem) determinada com vários órgãos do estado participando, que estão trabalhando no monitoramento e distribuição de equipes. Temos atuado com diversos órgãos no salvamento, resgate, restabelecimento, para que a gente possa dar um retorno o mais rápido possível”, afirma o chefe da Sudec.

Professora de Camaçari é apedrejada por alunos por ser candomblecista: “bruxa”, “demônia”, “santanás”

A professora Sueli Santana, que atua na rede municipal de Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), registrou um boletim de ocorrência e uma denúncia junto ao Ministério Público, na semana passada, por causa das agressões verbais e físicas que vem sofrendo por parte de alunos da instituição, que não respeitam o credo da docente. Em entrevista ao site Farol da Bahia, a professora contou que sofre racismo e intolerância religiosa desde o início do ano letivo.

De acordo com a professora, os comentários ofensivos sobre a religiosidade começaram quando alunos entre 10 e 12 anos, da mesma família, ingressaram na Escola Municipal Rural Boa União, localizada na Zona Rural de Abrantes, onde Sueli leciona, e se recusaram a assistir à aula sobre cultura afro-brasileira. Vale lembrar que tal disciplina, oriunda da Lei 10.639 de 2003, determina o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana nas escolas.

“No início do ano, chegaram novos alunos e, entre eles, três pertencentes a uma família evangélica tradicional. Essas crianças se incomodaram ao me verem em uma sexta-feira com minhas vestes tradicionais do Candomblé. Eu sou professora da rede municipal, mas também sou makota do Terreiro de Lembarocy, em Salvador. Makota é um título candomblecista, e eu sempre assumi minha religiosidade. Vou de branco toda sexta-feira à escola e, quando estou em rituais, além de vestir branco, cubro minha cabeça”, revelou a professora ao site.

Raio mata sete animais durante tempestade em Caém, na Bahia

Pelo menos sete bovinos morreram na madrugada deste domingo (24), após supostamente serem atingidos por um raio na localidade de Gonçalo, no município de Caém, região do Piemonte da Diamantina, na Bahia.

Entre os animais mortos estão três vacas, um garrote (macho jovem) e três novilhas (fêmeas jovens), conforme informou o portal Jacobina Notícias. Até o momento, não foi divulgado o valor estimado do prejuízo para o proprietário da fazenda.

A tempestade que atingiu a região assustou os moradores, mas não foram registrados outros danos significativos. O fenômeno reforça a importância de medidas preventivas para minimizar perdas e garantir a segurança em áreas rurais durante períodos de tempestade.

Celular na tomada provoca incêndio e destrói casa no interior da Bahia

Uma mulher perdeu eletrônicos, roupas, alimentos, documentos pessoais e todas as economias após um incêndio atingir a casa em que morava, no bairro da Polêmica, em Salvador. Ismaiara Ganconte, moradora do imóvel, suspeita que um carregador de celular que foi deixado na tomada seja a causa do incidente registrado na sexta-feira (22).

Entre os prejuízos está o valor de R$2.400 em dinheiro que foi queimado pelo fogo. A quantia seria usada para quitar uma dívida. Ismaiara trabalha como garçonete e faz bolos pra complementar a rendas, ela tinha vendido um notebook e um celular para juntar o dinheiro.

Segundo a moradora, que vivia no imóvel com três filhas, ninguém estava no local no momento que o fogo começou. Ismaiara tinha saído de casa para ir ao mercado quando tudo aconteceu.

Em entrevista a TV Bahia, nesta segunda-feira (25), ela contou colocou o celular para carregar em cima do sofá e saiu com uma das crianças. As outras duas estavam na escola. Minutos depois de sair, foi chamada pelos vizinhos e encontrou a casa em chamas. Uma equipe do Corpo de Bombeiros atendeu a ocorrência.

“Foi muito rápido, deixei o celular no carregador porque não estava 100%. Quando cheguei do outro lado da rua, em menos de três minutos, os vizinhos me chamaram. Quando cheguei aqui estava essa tragédia”, relatou.

Com a ajuda dos vizinhos, a mulher conseguiu retirar o botijão de gás, jogar água, cortar a fiação e esperar a chegada dos bombeiros, mas a casa ficou completamente destruída. *Com informações do g1