Saúde
Polícia
Ação da Secretaria de Agricultura em parceria com a Bahia Pesca impulsiona produção sustentável no município.
Na manhã desta sexta-feira (09), a Prefeitura de Ibirataia promoveu a segunda entrega de alevinos em apenas cinco meses de gestão. A ação foi realizada pela Secretaria de Agricultura, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, em parceria com a Bahia Pesca, beneficiando diretamente piscicultores da região com milhares de filhotes de peixes.
A iniciativa reforça o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento rural e a sustentabilidade da produção aquícola. Com a distribuição gratuita dos alevinos, pequenos produtores têm a oportunidade de fortalecer suas atividades e garantir renda no campo, favorecendo a economia local e o abastecimento alimentar.
A entrega inédita em frequência e alcance demonstra a atuação eficiente da Secretaria de Agricultura, que tem investido em políticas públicas voltadas ao fortalecimento da piscicultura em Ibirataia. A parceria com órgãos estaduais, como a Bahia Pesca, tem sido fundamental para garantir apoio técnico e fomentar a produção sustentável na zona rural.
Equipes da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) Bahia e das Polícias Militar e Civil alcançaram o líder de uma facção criminosa identificado como Nilton Santana dos Santos vulgo “Coroa Caju” na manhã desta sexta-feira (9).
Segundo levantou o Jornalista Mateus Oliver, o traficante tinha atuação de comando na Cidade de Ibirataia, e estava preso, porém fugiu do presídio de Jequié em 2023, e nesta sexta feira entrou em confronto com as Forças da Segurança, acabou ferido, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
O criminoso é mais dois comparsas foram interceptados no bairro do Imbuí, em Salvador. Durante tentativa do cumprimento de mandado, o trio atacou os policiais com disparos de arma de fogo.
Além do líder da organização criminosa que acabou não resistindo ao confronto, outro integrante da facção acabou preso e o terceiro componente do bando conseguiu escapar e está sendo procurado.
Com o trio foram apreendidos pistolas, carregadores e munições. Em 2025, ações de inteligência resultaram na localização de 22 líderes de facções.
Fonte: Mateus Oliver Repórter
Em mais uma ação administrativa no interior do município, a prefeita Laryssa Dias esteve, na manhã desta quinta-feira (8), no Distrito de Córrego de Pedras, onde acompanhou de perto as atividades do mutirão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF). O documento substitui a Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e é fundamental para o acesso a políticas públicas e programas de apoio à agricultura familiar. O CAF identifica e qualifica as famílias e empreendimentos familiares rurais, sendo essencial para acessar crédito rural e outros benefícios. Com esse documento, agricultores individuais ou associados podem escoar suas produções por meio de vendas para o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
Além disso, os agricultores cadastrados se tornam aptos a receber os benefícios do Projeto Parceiros da Mata, lançado pelo Governo do Estado, que visa produzir alimentos de qualidade ao mesmo tempo em que preserva o ecossistema. Durante o mutirão, 35 agricultores foram cadastrados pela equipe da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), Núcleo Jequié, coordenada pelo técnico José Luís. Os agricultores cadastrados fazem parte da recém-criada Associação Comunitária Desportiva dos Agricultores e Moradores de Córrego de Pedras.
Na ocasião, a Prefeitura, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, entregou aos agricultores 200 sacos de calcário, provenientes do Programa Estadual Parceria Mais Forte, da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), CAR e CIMURC. Presente no evento, o secretário da Agricultura e Meio Ambiente de Ipiaú, Poleandro Silva, destacou que o agricultor ou a entidade que aderir ao CAF conquista o reconhecimento formal como integrante do segmento produtivo, fortalecendo sua identidade e direitos.
A prefeita Laryssa Dias reforçou que sua gestão está comprometida com o fortalecimento das entidades que congregam os trabalhadores da agricultura familiar, visando torná-las rentáveis para seus associados, gerar renda, melhorar a economia do município e manter o homem no campo. Durante a visita a Córrego de Pedras, Laryssa tomou café com os agricultores, ouviu as demandas da comunidade e, acompanhada da secretária da Saúde, Keila Maia, visitou o Posto de Saúde local.
José Américo Castro / Decom PMI
O policial militar Lucas Silva Matos, acusado de matar um homem com deficiência mental, em fevereiro de 2020, em Mucuri, no sul da Bahia, foi condenado a 14 anos de prisão em regime fechado, nesta quinta-feira (8). A decisão foi tomada por júri popular, cinco anos após o crime.
A vítima, identificada como Darlon Fernandes da Silva, foi morta a tiros na porta de um restaurante da cidade. Ele era aposentado por invalidez decorrente de problema mental.
Um vídeo registrado por câmeras de segurança mostra momento em que Darlon caminhava pelo passeio da rua, vestido com uma bermuda vermelha e sem camisa. Em determinado momento, o policial militar atravessa a rua e entra no estabelecimento com a vítima. Na sequência, os dois entram em luta corporal na rua, até que Lucas saca a arma e efetua disparos.
De acordo com informações da TV Santa Cruz, o delegado Samuel Martins Neto, responsável pela investigação, revelou que o policial confessou o crime e disse que abordou a vítima após a esposa dele reclamar que foi assediada com os olhos.
Durante uma operação na BR-101, em São Miguel das Matas, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu cerca de 65,5 mil maços de cigarros contrabandeados do Paraguai na noite de quarta-feira (7). A carga foi localizada após o motorista de uma van desobedecer à ordem de parada e iniciar uma fuga com manobras perigosas.
O veículo foi abandonado e o condutor fugiu a pé, não sendo localizado até o momento. A carga foi levada para a Delegacia da Polícia Federal, onde foi aberto inquérito para apuração do caso. A PRF segue em buscas para capturar o suspeito.
Catorze pessoas precisaram ser resgatadas no mar da Baía de Todos-os-Santos, após um incidente com uma lancha de passeio na manhã desta quinta-feira (8), nas proximidades da Praia de Guarapuá, em Morro de São Paulo, no município de Cairu, sul da Bahia.
De acordo com informações da Prefeitura de Cairu, a lancha apresentou entrada de água durante a navegação e, para evitar o afundamento, o marinheiro conduziu a embarcação até um banco de areia, onde conseguiu apoio até a chegada do resgate.
O socorro seguiu o protocolo de emergência firmado entre a gestão municipal e a Associação das Lanchas de Passeio, que garante a atuação rápida de embarcações de apoio em situações críticas. Todos os passageiros foram resgatados com segurança.
O marinheiro Ademilson de Jesus sofreu uma fratura no décimo osso da costela e será encaminhado para uma unidade hospitalar via regulação. Já a turista Denise Marinho teve um corte no joelho esquerdo, mas exames constataram que não houve fratura.
“As equipes das secretarias de Turismo, Saúde e demais órgãos do município prestaram todo o suporte necessário, e os passageiros foram conduzidos de volta ao Morro de São Paulo”, afirmou a prefeitura em nota.
Após quase uma semana de grande aflição, o jovem barrochense Jarbas de Almeida Barroso, 27 anos, casado, pai de família e trabalhador, foi liberado pela justiça, após ter tido prisão decretada no último dia 28/04 por acusação de envolvimento em homicídio ocorrido na cidade de Barra do Rocha em abril/2024, por meio de denúncia anônima que será investigada pela justiça e poderá sofrer consequências por acusação caluniosa.
Um jovem de 19 anos, identificado como Gabriel Santos Ribeiro morreu após ser baleado em uma via pública de Jequié, no Médio Rio de Contas.
O crime aconteceu no final da manhã desta quinta-feira (08/05), por volta das 11h, em uma rua do Residencial Segredo, na localidade de Beira Rio, região do bairro Cidade Nova. Gabriel, que usava na perna esquerda uma tornozeleira caiu na calçada da via, chegou a ser socorrido, mas não resistiu.
Os atiradores fugiram após o cometimento do crime. Equipes das polícias Civil e Militar foram ao local, coletando informações acerca do ocorrido, mas não encontraram os autores e a motivação está sendo apurada pela Delegacia Territorial de Jequié. O corpo foi removido por peritos da Polícia Técnica ao Instituto Médico Legal.
Jogadores do Flamengo foram alvo de uma tentativa de assalto na madrugada desta quinta-feira (8), na Linha Amarela, importante via expressa da zona norte do Rio de Janeiro.
O carro blindado em que estava o goleiro Agustín Rossi foi atingido por quatro tiros, segundo informações divulgadas oficialmente pelo clube. Ninguém ficou ferido.
O ataque aconteceu por volta das 5h30, quando parte da delegação rubro-negra retornava ao Brasil após partida pela Copa Libertadores, na Argentina. Alguns atletas seguiam para casa em veículos particulares quando criminosos abordaram os carros na altura do bairro de Bonsucesso.
“O carro onde estava o goleiro Rossi, que é blindado, chegou a ser alvejado com quatro tiros. Apesar da grave ocorrência, a tentativa não se concretizou e nenhum dos atletas ou integrantes dos veículos se feriu”, informou o Flamengo em nota.
A Polícia Militar, por meio do Batalhão de Policiamento em Vias Expressas (BPVE), realizou buscas na região. Vítimas da ocorrência foram encaminhadas para a 21ª Delegacia de Polícia, também em Bonsucesso, onde o caso foi registrado.
Nas redes sociais, o goleiro argentino lamentou o ocorrido. “Fui vítima da falta de segurança que assola o Rio de Janeiro. Agradeço por todas as mensagens de apoio que recebi”, escreveu Rossi.
Na noite anterior ao episódio, o Flamengo havia empatado em 1 a 1 com o Central Córdoba, em Santiago del Estero, pela quarta rodada do Grupo C da Libertadores.
Os jogadores devem se reapresentar na tarde desta quinta-feira (8), no Ninho do Urubu, em preparação para o confronto contra o Bahia, marcado para sábado (10), pelo Campeonato Brasileiro.
Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o primeiro papa agostiniano e o segundo pontífice americano depois do papa Francisco. Nascido em Chicago, nos Estados Unidos em 14 de setembro de 1955, tem descendência italiana, francesa e espanhola.
Prevost obteve a licenciatura em 1984 e, no ano seguinte, enquanto preparava sua tese de doutorado, foi enviado para a missão agostiniana em Chulucanas, Piura, Peru (1985-1986). Em 1987 defendeu sua tese de doutorado sobre “O papel do prior local da Ordem de Santo Agostinho” e foi nomeado Diretor de Vocações e Diretor de Missões da Província Agostiniana “Mãe do Bom Conselho” em Olympia Fields, Illinois (EUA).
Arcebispo emérito de Chiclayo, cerca de 750 quilômetros ao norte de Lima, Prevost deixou o Peru para se juntar ao governo do Vaticano, onde chefiou o Dicastério para os Bispos, que tem a importante função de aconselhar o papa sobre a nomeação de líderes da Igreja.
Após a morte de Francisco, Prevost disse que ainda havia “muito a fazer” na transformação da Igreja.
“Não podemos parar, não podemos retroceder. Temos que ver como o Espírito Santo quer que a Igreja seja hoje e amanhã, porque o mundo de hoje, em que a Igreja vive, não é o mesmo que o mundo de 10 ou 20 anos atrás”, disse ele, no mês passado, ao Vatican News.
A fumaça branca emitida pela chaminé da Capela Sistina, no Vaticano, e o badalar dos sinos anunciaram a escolha de um novo papa. O nome daquele que sucederá Francisco e que será 267° pontífice no cargo deve ser anunciado em breve, como prevê o protocolo.
O conclave para a escolha do pontífice teve início nessa quarta-feira (7/5). Desde então, cardeais de todo o mundo estão isolados no Vaticano para que, por meio do voto, definam quem irá liderar a Igreja Católica pelos próximos anos.
A fumaça branca anuncia a escolha do sumo pontífice. Na sequência, é apresentado o escolhido na varanda central da Basílica de São Pedro, no Vaticano, e proclamada a frase “Habemus Papam” (“Temos um papa”), para que se cumpra a tradição.
O cargo estava vago desde a morte do papa Francisco, em 21 de abril deste ano. Jorge Bergoglio foi o primeiro papa latino-americano, sucedendo Bento XVI após a renúncia deste.
A Prefeitura Municipal de Ipiaú, em parceria com o Hospital Geral de Ipiaú (HGI), promoveu, nesta quinta-feira (08), uma grande mobilização em celebração ao Dia do Doador de Sangue. A ação contou com a participação de servidores públicos municipais e voluntários, que foram encaminhados à HEMOBA, em Jequié, para realizar doações de sangue.
A iniciativa integra as comemorações da recém-instituída Lei Municipal nº 2.584/25, que estabelece o Dia do Doador de Sangue no calendário oficial do município. Com essa medida, Ipiaú se torna o segundo município da Bahia a contar com uma legislação específica que reconhece e valoriza esse gesto de amor e solidariedade. A prefeita Laryssa Dias destacou a importância da ação e celebrou o engajamento dos servidores. “Estamos muito felizes em contribuir com essa causa tão nobre e em ajudar a salvar vidas por meio da doação de sangue. É um gesto simples, mas que faz toda a diferença para quem precisa. Agradeço a todos os servidores, voluntários e funcionários do HGI que se mobilizaram para participar desta campanha,” afirmou.
Também participaram do evento o secretário de Governo Marcos Miranda, a secretária de Saúde Keila Maia, o secretário Sandro Gomes, a diretora do HGI Thaís Cardoso, e o vice-prefeito Orlando Santos, reforçando o apoio da gestão municipal a essa importante ação solidária. A mobilização reflete o compromisso do município em incentivar práticas de solidariedade e cuidado com o próximo, fortalecendo os estoques de sangue da HEMOBA e garantindo suporte para emergências e tratamentos de saúde em toda a região.
A doação de sangue é um ato voluntário e seguro, capaz de salvar até quatro vidas a cada bolsa coletada. Para doar, é necessário estar em boas condições de saúde, pesar no mínimo 50 kg e ter entre 16 e 69 anos — menores de 18 anos precisam de autorização dos responsáveis. A HEMOBA de Jequié segue aberta para doações durante toda a semana, a Prefeitura de Ipiaú reforça o convite para que a população participe dessa corrente de solidariedade.
Prefeitura de Ipiaú — juntos por uma cidade modelo.
Fernando Canuth / Decom PMI
O deputado estadual Sandro Régis (União Brasil), integrante da Comissão de Agricultura da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), pediu apuração do Ministério Público da Bahia (MP-BA) sobre os indícios de sobrepreço no contrato firmado pelo Governo do Estado para a compra de 250 mil sacas de milho, a serem distribuídas a 25 mil famílias de agricultores e criadores de caprinos, ovinos e vacas leiteiras atingidos pela estiagem.
A aquisição, feita por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) junto à Cooperfarms, custou R$ 26 milhões aos cofres públicos, o que equivale a R$ 104 por saca. O valor, no entanto, é superior ao preço médio de mercado, que gira em torno de R$ 72. A diferença de R$ 32 por unidade representa um prejuízo de mais de R$ 8 milhões.
Apesar de reconhecer a importância de medidas de apoio ao campo, o deputado questiona a falta de critérios técnicos e a aparente ausência de economicidade na contratação feita pelo governo.
“Não estamos questionando o auxílio em si, mas sim a forma como ele está sendo executado. O Governo da Bahia tem o dever de buscar o melhor preço possível, principalmente em uma situação de emergência”, afirmou Sandro Régis.
O deputado cobra ainda que o governo dê total transparência a todas as etapas desse processo, desde os detalhes do contrato firmado até as notas fiscais emitidas e os critérios utilizados para definição do fornecedor.
“Transparência é o mínimo que se pode pedir nesse momento, até para corrigir eventuais os rumos se falhas forem identificadas”, acrescentou Régis.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou a lei que obriga a oferta de cirurgia reconstrutiva de lábio leporino ou fenda palatina no Sistema Único de Saúde (SUS). O texto, publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (7), prevê ainda o tratamento pós-cirúrgico, abrangendo serviços de fonoaudiologia, psicologia, ortodontia e outros necessárias para a recuperação integral do paciente.
“Quando o lábio leporino for diagnosticado no pré-natal ou após o nascimento, o recém-nascido será encaminhado tempestivamente a centro especializado para iniciar o acompanhamento clínico e para programar a cirurgia reparadora”, diz a Lei nº 15.133/2025.
Caso o paciente necessite de reeducação oral, deverá ser disponibilizado, gratuitamente, fonoaudiólogo para auxiliá-lo nos exercícios de sucção e de mastigação e no desenvolvimento da fala. Além disso, ele poderá ser assistido, sem custos, por um ortodontista, a quem caberá decidir sobre implante dentário e adoção de aparelhos ortodônticos no tratamento.
O projeto de lei foi aprovado pelo Congresso no início de abril. Na ocasião, o relator do texto na Câmara, deputado Dr. Ismael Alexandrino (PSD-GO), lembrou que cerca de 15 crianças nascem, por dia, com essa malformação no Brasil. “Quanto mais tarde a criança demora para operar, mais problemas acarreta do ponto de vista de desenvolvimento, alimentação, infecções e bullying”, afirmou.
Para Alexandrino, embora o tratamento possa ser interpretado como já garantido pela Constituição, a nova lei explicita e fortalece esse direito. (Agência Brasil)
Nas primeiras horas da madrugada desta quinta-feira (08), quatro homens morreram em um confronto com policiais militares da 61ª CIPM, Polícia Civil e Cipe Cacaueira, no bairro Novo, em Ibirapitanga. Conforme informações iniciais, os suspeitos estariam envolvidos em tráfico de drogas, homicídios, assaltos e integrariam uma facção criminosa atuante na região.
A operação foi desencadeada após investigações apontarem o paradeiro dos indivíduos, que estariam planejando ações criminosas no município. Durante o confronto, os suspeitos resistiram à abordagem policial, resultando em um intenso tiroteio. Nenhum policial ficou ferido.
As autoridades policiais informaram que um release completo deve ser divulgado nas próximas horas, detalhando a dinâmica da operação, os nomes dos envolvidos e o material apreendido. Até o momento, não foram divulgadas informações sobre armas ou drogas encontradas no local.
A operação é parte de um esforço conjunto para combater o crime organizado e reduzir a violência na região. A Polícia Civil investiga o caso e deve realizar perícias para elucidar todos os detalhes da ação.
Um vídeo que começou a circular nas redes sociais nesta quarta-feira, 7, mostra um homem sendo forçado a usar um biquíni fio-dental e desfilar pelas ruas dde Salvador. Nas imagens, ele também carrega uma placa de papelão com os dizeres: “ladrão, vacilão”.
Durante a gravação, uma voz — atribuída a um dos traficantes da região — afirma que a vítima do roubo seria um motorista de aplicativo. “Pegou o Uber onde? Dentro da favela, né?”, diz o homem, sugerindo que o acusado teria cometido o crime dentro da comunidade.
A reportagem entrou em contato com a Polícia Militar e aguarda retorno com informações sobre o caso.
Ver esta publicação no Instagram
Um grave acidente registrado na manhã desta quarta-feira (7) resultou na morte de uma pessoa e deixou outras feridas, após uma colisão frontal entre dois veículos na BR-101, no trecho entre os municípios de Gandu e Wenceslau Guimarães, no baixo sul da Bahia. A batida ocorreu na altura da localidade conhecida como “Palestina”.
Segundo informações do site Bahia em Dia, o acidente envolveu um Volkswagen Gol, ocupado por dois moradores de Wenceslau Guimarães, e uma caminhonete Nissan Frontier, na qual estavam pessoas da cidade de Itamari. Uma das vítimas que estava no Gol morreu no local. O outro ocupante do veículo foi socorrido em estado grave.
Os feridos da caminhonete também foram encaminhados para o Hospital João Batista de Assis, em Gandu. Até o momento, não foram divulgadas atualizações sobre o estado de saúde das vítimas.
O impacto da colisão foi violento, deixando ambos os veículos completamente destruídos. Destroços ficaram espalhados pela rodovia, exigindo a atuação de equipes de resgate e das autoridades de trânsito.
As causas do acidente ainda estão sendo investigadas, mas há suspeita de que uma ultrapassagem indevida possa ter provocado a colisão.
Ver esta publicação no Instagram
O cantor Gusttavo Lima será uma das atrações do São João de Jequié, cidade do sudoeste da Bahia, em 2025. O show do artista compõe a programação municipal dos festejos juninos, mas será custeado pela iniciativa privada. A informação foi confirmada ao g1 pela assessoria da prefeitura da cidade.
De acordo com a gestão municipal, o show do artista foi viabilizado por meio de um edital, lançado em março de 2025. A empresa selecionada ficou responsável por assegurar ao município a apresentação de uma atração musical de renome nacional e, em contrapartida, recebeu um espaço na estrutura física do São João na cidade.
Procurada pelo g1, a prefeitura detalhou que este formato visa permitir que o município conte com atrações musicais a nível nacional, sem compremeter os recursos públicos destinados à organização da festa junina.
Ainda não se sabe quanto será o cachê do artista este ano, mas vale ressaltar que, em 2024, o Embaixador foi o dono do show mais caro do São João na Bahia, recebendo cerca de R$ 1,1 milhão para uma apresentação em Luís Eduardo Magalhães.
Meses antes, em fevereiro do ano passado, ele teve um show cancelado no município baiano de Campo Alegre de Lourdes. Na época, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) acatou uma recomendação do Ministério Público (MP-BA), que apontou os problemas financeiros e estruturais enfrentados pela cidade. O cachê do artista, de R$ 1,3 milhão, seria maior do que o orçamento previsto para toda a Secretaria Municipal de Cultural.
Segundo o edital de licitação n° 116/2025, a empresa escolhida fica responsável por todos os detalhes da realização do evento, incluindo a estrutura, a contratação de funcionários, bem como a realização de todas as permissões necessárias para que a apresentação aconteça. O local deve ter acesso livre para o público e a contratada pelo município poderá comercializar bebidas e alimentos, além de incluir atrações na grade do evento, desde que seja sem ônus para a administração pública.
A programação do São João 2025 de Jequié ainda está em formação, mas os festejos terão duração de 11 dias e acontecerão entre 14 e 24 de junho. Apesar disso, além de Gusttavo Lima, nomes como Wesley Safadão, Calcinha Preta, Ana Castela e Flávio José estão entre os artistas já confirmados para o evento junino.
O segundo dia de votação do Conclave, que vai escolher o novo Papa, segue sem um consenso. Realizada na manhã desta quinta-feira (08/05), não houve maioria formada e a fumaça preta tornou a sair da chaminé instalada na Capela Sistina, em Roma.
O mesmo havia acontecido na quarta-feira, na primeira votação realizada pela Colégio de Cardeais da Igreja Católica. Ao todo, três votações já ocorreram.
Segundo informações da Santa Sé, outras duas votações estão previstas para a tarde: Perto de 12h30 e perto de 14h. Se o novo papa for escolhido, uma fumaça branca deverá sair da chaminé.
Pelo menos dez pessoas foram alvo de tentativas de golpe entre fevereiro e abril de 2025, em cidades como Salvador, Itabuna, Ilhéus, Valença e Campo Formoso. Os golpistas se passam por representantes da Defensoria Pública da Bahia (DPE/BA), informam a existência de um valor a receber e pedem dados bancários, além de cobranças indevidas.
As abordagens são feitas via WhatsApp, com uso do nome de defensores, logomarca da instituição e até dados de processos reais, o que tem confundido os usuários. Em alguns casos, os criminosos solicitam instalação de apps bancários, envio de fotos de cartões e cobranças de taxas para liberação de supostos valores.
A DPE/BA alerta que não cobra qualquer valor por seus serviços e que nunca solicita dados bancários por telefone ou mensagens. As tentativas de golpe têm partido, em sua maioria, de números com DDD 82 (Alagoas), enquanto os contatos oficiais da Defensoria utilizam apenas DDDs da Bahia.
Para reforçar a prevenção, a instituição lançou uma campanha de alerta nas redes sociais e orienta que qualquer abordagem suspeita seja ignorada e denunciada pelos canais oficiais.