Brasil
Colisão entre ônibus da Novo Horizonte e carreta deixa um morto e vários feridos na BA-245
Um grave acidente foi registrado na manhã deste sábado (23) na BA-245, no trecho que corta o município de Ibipitanga, localizado no Centro Sul da Bahia.
De acordo com o Blog do Anderson, a colisão frontal envolvendo um ônibus e uma carreta resultou em pelo menos uma morte e deixou vários feridos. Equipes de resgate foram mobilizadas e encaminharam as vítimas para o Hospital Municipal de Ibipitanga. O estado de saúde dos feridos ainda não foi divulgado.
As causas do acidente estão sendo investigadas. Imagens compartilhadas nas redes sociais mostram a gravidade do impacto entre os veículos. Em instantes mais informações.
Ver esta publicação no Instagram
92 líderes de facções e 77 fuzis são alcançados pelas Forças da Segurança Pública, diz balanço
A intensificação do combate às facções resultou na localização de 92 líderes de organizações criminosas e na apreensão de 77 fuzis entre os meses de janeiro e novembro de 2024. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (21), durante coletiva de Balanço das Ações Policiais e de Bombeiros, no Centro de Operações e Inteligência (COI), no CAB.
Entre os criminosos que exercem papel de liderança em grupos envolvidos com homicídios, tráficos de drogas e armas, corrupção de menores, roubos, entre outros delitos, 27 foram encontrados em outros estados.
”Ações de inteligência permitiram a localização de 22 integrantes do Baralho do Crime da SSP. As Forças Estaduais e Federais continuarão fechando o cerco contra o crime organizado”, destacou o secretário da Segurança Pública, Marcelo Werner.
Acrescentou ainda que 77 fuzis foram retirados das ruas. ”Ultrapassamos o número de 55 fuzis apreendidos em todo o ano de 2023 e seguiremos firmes com investigações através das Polícias Civil e Federal, além da ampliação das abordagens e repressão qualificada . A redução das mortes violentas tem relação direta com a retirada dessas armas”, enfatizou Werner.
Acusado de matar namorada de 16 anos na Bahia é absolvido em júri popular por falta de provas
O acusado de matar a namorada de 16 anos em São Gonçalo dos Campos, município a cerca de 130 km de Salvador, foi absolvido em julgamento nesta sexta-feira (22). Segundo a defesa da família da vítima, que participou do ato a portas fechadas, a conclusão foi de ”insuficiência de provas”.
Eveny Brito Oliveira foi morta e teve o corpo carbonizado em novembro do ano passado. Uelisson Cerqueira Ferreira, de 22 anos, foi preso em seguida por suspeita de feminicídio e aguardava o júri em cárcere, desde então.
As investigações apontam que o crime teria sido motivado por uma suposta gestação indesejada. O jovem teria assassinado a adolescente após descobrir que ela estava à espera de um filho dele. No entanto, os parentes dela afirmaram que não sabiam da gravidez e um laudo pericial descartou a gestação. O documento, que baseou a decisão, apontou ainda a morte da menina como inconclusiva e não apontou nenhum tipo de agressão sofrida pela vítima.
A família informou que vai recorrer da decisão judicial e solicitar uma nova investigação. Uelisson Cerqueira Ferreira, que estava no Conjunto Penal de Feira de Santana, não retornou mais para a prisão após o julgamento, que durou cerca de seis horas. O ato aconteceu no Fórum Ministro João Mendes. Apenas o acusado, testemunhas, jurados e os representantes da defesa e acusação tiveram acesso ao local.
Durante o júri, familiares da vítima protestaram na porta do fórum e cobraram justiça. Entre eles, estava a mãe de Eveny Brito, Ângela Brito. ”Ele destruiu a minha família, destruiu a vida da minha filha. Ele foi frio, cruel, calculista, porque ele saiu com minha filha, rodou, rodou, com o corpo estrangulado no carro, até anoitecer, pra desovar no matagal. Ainda contou no depoimento, rindo, que que dormiu a noite toda depois do crime”, desabafou.
Em contato com a TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, o advogado da família de Eveny, Danilo da Conceição, destacou a necessidade da reabertura das investigações, que será pedido. Ele também criticou possíveis inconsistências durante o processo, que podem ter resultado na absolvição de Uelisson, mas não detalhou quais as falhas.
Já advogado Hércules Oliveira, que faz a defesa do acusado, afirmou que a absolvição ocorreu dentro dos parâmetros legais e ressaltou que o caso segue em segredo de Justiça. G1
Armadilha com pregos fura pneus de viatura durante operação contra desmatamento ilegal no interior da Bahia
Policias da 38ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) foram surpreendidos durante uma operação para verificar ocorrência de desmatamento ilegal na comunidade de Lagoa dos Portácios, na zona rural de Carinhanha, na região do Velho Chico.
Ao chegarem na propriedade da empresa Calsete Indústria Comércio e Serviços Ltda, foram impedidos de entrar no terreno pois uma armadilha com pregos e madeiras instalada no terreno furou os pneus da viatura do 4º Pelotão. O episódio aconteceu na manhã da última quinta-feira (21), durante o cumprimento de um mandado expedido pelo juiz Arthur Antunes Amaro Neves.
Criminosos simulam operação da Polícia Federal para roubar casa do filho de Maluf
Três criminosos fingiram ser policiais federais para roubar a casa de Otávio Maluf, filho do ex-governador Paulo Maluf, no bairro do Morumbi, na zona oeste de São Paulo.
Segundo informações da Folha de S.Paulo, o trio, que ainda não foi identificado, simulou uma operação da Polícia Federal e realizou a ação por volta do meio-dia desta sexta-feira (22).
Testemunhas relataram à polícia que os criminosos estavam fortemente armados, com roupas com o símbolo da PF e usavam capuzes ninja, cobrindo todo o rosto e deixando somente os olhos de fora
Jequié contrata lateral ex-Bahia para disputa do Baianão 2025
De olho na disputa do Baianão 2025, o Jequié anunciou oficialmente a contratação do lateral-direito Railan, formado nas divisões de base do Bahia. Com 30 anos, o defensor retorna ao futebol baiano para disputa do Estadual, após jogar no Al-Najma, do Bahrein.
Contudo, não será a primeira vez de Railan no Campeonato Baiano, onde já jogou por clubes como o próprio Bahia, sendo campeão em 2012, 2014 e 2015, além de passagens por Jacuipense e Itabuna. No Jequié, o lateral também vai atuar na disputa do Campeonato Brasileiro Série D.
Vereador mata empresário a tiros após discussão no Paraná
O presidente da Câmara Municipal de Castro (PR), Miguel Zahdi Neto (PSD), conhecido como Neto Fadel, matou os tiros do empresário Guilherme de Quadros Becher, seu vizinho, na noite da última quarta-feira, 20, após uma discussão. O caso aconteceu na cidade localizada a cerca de 160 quilômetros de Curitiba.
Segundo a Polícia Civil, o conflito teve início quando Becher foi até o portão da casa de Fadel reclamação do barulho das crianças que brincavam no local, onde ocorria uma confraternização. Durante a discussão, o empresário sacou duas armas e disparou contra os presentes. O vereador, que possui porte de arma regular, reagiu e atingiu Becher.
A vítima foi socorrida com vida, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.
De acordo com o delegado Luís Gustavo Timossi, o vereador foi liberado sem ser autuado, já que as reivindicações iniciais apontam para defesa legítima. A decisão baseou-se em relatos de testemunhas e provas encontradas no local. No entanto, a polícia aguarda o resultado da perícia das armas e o laudo do IML para verificar se houve excesso de disparos por parte de Fadel.
A defesa do vereador afirma que ele agiu para proteger a si e aos presentes, prestou socorro à vítima e pediu no local até a chegada das autoridades.
Pai é preso na BA suspeito de dopar, estrangular e matar filho autista de 15 anos
Um produtor rural, de 42 anos, foi preso suspeito de dopar e matar o filho, um adolescente autista de 15 anos, estrangulado com um cipó dentro de casa em Jaguaré, no Norte do Espírito Santo, em 2021. Na época, a morte foi relatada como suicídio, mas depois foram constatados sinais de homicídio na investigação.
José Hilton Bonfim foi localizado em Camamu, cidade da Bahia, na quarta-feira (13). A madrasta da vítima, Luciene da Silva Santos, é suspeita de participar do crime e é considerada foragida.
Mudanças nas investigações
Segundo a Polícia Civil, João Vitor dos Santos foi morto em fevereiro de 2021 e, inicialmente, pai e madrasta disseram que o menino havia se suicidado, mas alguns detalhes chamaram a atenção dos peritos e as investigações tomaram novo rumo. As informações foram divulgadas na manhã desta quinta-feira (21).
Adolescente foi dopado
O titular da Delegacia de Polícia (DP) de Jaguaré, delegado Rodrigo Alves Damasceno, responsável pelo caso, disse que o crime foi constatado por meio de um laudo cadavérico na vítima.
“Em razão de ser usado um estrangulamento, já começamos a descartar o suicídio. Isso porque, quando há estrangulamento, é necessário haver uma força atuante que faça a constrição do pescoço do rapaz e ele (a vítima) não conseguiria fazer isso”, explicou o delegado.
Alves pontuou ainda que o corpo do menino também não tinha sinais de defesa pessoal ou de luta corporal contra o estrangulamento, o que levou à corporação a fazer um exame toxicológico.
PM é preso suspeito de torturar e matar empresário em Salvador
Um policial militar suspeito de torturar e matar o gerente de marketing Gabriel de Cerqueira Borges, de 37 anos, foi preso na manhã desta sexta-feira (22), durante a Operação Sparta, em Salvador. O corpo da vítima foi encontrado em novembro do ano passado, dentro de um carro e com as mãos amarradas, no subúrbio da capital baiana.
Conforme apurou o g1, a Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) não deu detalhes sobre a motivação do crime. Durante a ação, além do mandado de prisão, foram cumpridos mandados de busca e apreensão em imóveis usados pelo suspeito. Foram apreendidos armas de fogo, munições, celulares e coleção de relógios.
O nome do suspeito não foi divulgado, mas de acordo com apuração da TV Bahia, ele é soldado da 15º Companhia Independente da Polícia Militar.
Gerente de Marketing foi morto em 2023
Gabriel de Cerqueira Borges foi encontrado morto no dia 4 de novembro de 2023, com as mãos amarradas em banco do carro e com marcas de tiros, no bairro de Escada, no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Ele foi morto a facadas.
Gabriel era formado em administração e trabalhava como gerente de marketing em uma concessionária de Salvador. O carro da vítima foi encontrado na linha do trem, com as janelas fechadas.
O local onde o corpo foi encontrado chamou a atenção de amigos e familiares pois o gerente de marketing não costumava frequentar o subúrbio.
Homem é preso após tentativa de feminicídio na Bahia
Um homem de 31 anos foi preso por tentativa de feminicídio em Palmas de Monte Alto, cidade do sudoeste baiano. O caso ocorreu por volta das 6h desta sexta-feira (22), no bairro Jardim Brasil.
Segundo a Polícia Militar, policiais foram acionados após a denúncia de que uma mulher teria sido encontrada aparentemente sem vida dentro de uma casa. No local, os agentes encontraram Geovana de Souza Dias, gravemente ferida, com um corte profundo na cabeça, causado por um objeto perfurante ainda não identificado.
Ainda conforme a PM, a vítima relatou que foi golpeada por João Vítor Ribeiro de Jesus, que tentou fugir, mas foi detido. O suspeito já tem passagem pela polícia por tráfico de drogas e estava em liberdade há pouco tempo.
Geovana foi socorrida ao Hospital Municipal de Palmas de Monte Alto. Ela permanece internada no hospital local e aguarda transferência para o Hospital Geral de Guanambi devido à gravidade do ferimento. A Polícia Civil investiga os detalhes do caso.
Homem de 31 anos é assassinado a tiros em Valença
O suposto líder do tráfico de drogas de Valença, identificado somente pelo vulgo de ‘Feijão’, foi morto a tiros na manhã desta sexta-feira (22), no centro do município.
De acordo com informações iniciais enviadas ao Alô Juca, o homem foi executado em um estacionamento de motocicletas, enquanto várias pessoas passavam pelo local.
Policiais militares da 33ª Companhia Independente (CIPM) foram acionados pelos moradores e isolaram a área até a chegada do Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realizar a remoção do corpo.
A autoria e motivação do crime vão ser investigadas pela Polícia Civil.
Mulher é presa com cocaína da Bolívia escondida em roupa; droga seria levada para Eunápolis
Uma mulher foi presa com cocaína de origem boliviana em um trecho da BA-275 de Itagimirim, na Costa do Descobrimento. A mulher, que seria integrante de uma facção criminosa, escondia a droga em uma vestimenta [body], informou a Secretaria da Segurança Pública do Estado (SSP-BA).
Segundo a pasta, ações de inteligência constataram que a mulher, moradora de Eunápolis, na mesma região, viajava até o estado do Mato Grosso para comprar a droga oriunda da Bolívia. Para isso, ela usava veículos por aplicativo, e retornava a Eunápolis para distribuir os entorpecentes.
No flagrante, os policiais apreenderam o veículo usado pela suspeita. Aos policiais, o motorista de aplicativo contou que cobrou R$ 500 reais pela viagem, indo da cidade mineira de Almenara, com destino em Eunápolis.
A pasta base apreendida seria refinada para produzir cocaína e crack ao tráfico de drogas. (Bahia Notícias)
Beto Barbosa é alvo de críticas após se casar com jovem de 15 anos: Entenda
Beto Barbosa virou alvo de críticas após dar detalhes de seu casamento. O cantor, hoje com 69 anos, é casado com Gisele Barbosa, de 27, há 12 anos. Ou seja, os dois se juntaram quando tinham 57 e 15 anos, respectivamente.
“Somos casados há 12 anos. Minha mulher me ajuda bastante. Eu sempre fui quieto. Essa pessoa que está comigo é exatamente a pessoa que eu precisava para me ajudar nesse esquema de shows, produção, contrato… Que está ali para trabalhar e me ajudar a crescer”, disse o cantor, em entrevista ao Ticaracaticast.
Acontece que, após a repercussão da entrevista, muitos internautas passaram a questionar a diferença de idade dos dois. Isso porque, na época do casamento, Gisele ainda era uma adolescente, enquanto Beto Barbosa já tinha uma idade considerável.
Ex-vice-presidente da Caixa é demitido por justa causa por assédio sexual e moral
A Controladoria Geral da União (CGU) anunciou, nesta sexta-feira (22), a demissão por justa causa de Antônio Carlos Ferreira de Sousa, ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal, em decorrência de denúncias de assédio sexual e moral. A decisão, publicada no Diário Oficial da União e assinada pelo ministro-chefe da CGU, Vinicius Marques de Carvalho, representa a punição mais severa prevista no serviço público.
Sousa, que ocupava a vice-presidência da Caixa até julho de 2022, foi acusado de humilhação, constrangimento e insinuações às vítimas entre 2021 e 2022. Embora tenha sido afastado do cargo na época, ele permaneceu no quadro de funcionários do banco por ser servidor de carreira.
Além da demissão, Sousa foi proibido de exercer cargos comissionados no serviço público pelos próximos oito anos. Segundo a CGU, as práticas atribuídas ao ex-vice-presidente foram confirmadas após um processo administrativo disciplinar que identificou “situações vexatórias e incompatíveis com a ética profissional”.
A Caixa Econômica Federal reforçou seu compromisso com um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, e destacou a importância das medidas de combate ao assédio no âmbito da instituição. Até o momento, a defesa de Sousa não se manifestou sobre o caso.
Barra do Rocha é destaque no Radar de Transparência Pública
O município de Barra do Rocha atingiu 74,83% no índice de transparência no Radar de Transparência Pública, plataforma que tem como objetivo promover a divulgação dos índices de transparência ativa dos órgãos públicos em todo o Brasil. O levantamento é realizado pelo Tribunais de Contas em parceria com a diversos institutos, associações e também com a colaboração de controladores internos.
Barra Rocha liderou inclusive o índice de transparência dentre os catorze municípios que compõem o Território do Médio Rio de Contas. “Resultado nos deixa feliz. Já havíamos recebido este ano o Selo de Transparência do Ministério Público por conta da assertividade na organização dos festejos juninos, e agora atingimos uma excelente nota no Radar da Transparência Pública”, destacou o prefeito José Luiz, reeleito no último pleito de 06 de outubro. *Com informações do Ubatã Notícias
Mulher é presa após simular próprio sequestro para pagar dívida após perder tudo no tigrinho
A Polícia Civil do Rio de Janeiro prendeu, na última terça-feira (19), uma jovem de 23 anos acusada de simular o próprio sequestro para tentar extorquir R$ 50 mil do pai. Segundo a Delegacia Antissequestro (DAS), a mulher confessou que arquitetou o plano para quitar dívidas acumuladas com apostas online. As informações são da Folha de São Paulo.
De acordo com as investigações, a jovem contraiu cerca de R$ 35 mil em dívidas com agiotas. Após perder dinheiro apostando no jogo do tigrinho, para resolver a situação, ela decidiu fingir o sequestro. No dia do ocorrido, saiu de casa pela manhã e, por volta do meio-dia, começou a enviar mensagens para o pai e familiares alegando ter sido raptada. Ela exigiu o pagamento de R$ 50 mil como resgate e chegou a gravar um vídeo, aparentemente em cativeiro, em que aparece nua, para convencer os parentes.
Durante o dia, a mulher passou horas circulando de ônibus pela cidade. À noite, foi até um hospital no centro do Rio e, em uma nova tentativa de sustentar a farsa, alegou ter sofrido um acidente. No local, pediu o celular de uma recepcionista para ligar ao pai e informar sua localização.
Após o pai registrar o caso na delegacia, agentes da DAS foram até o hospital e prenderam a jovem em flagrante.
Outro caso semelhante no mesmo dia
No mesmo dia, a Delegacia Antissequestro também prendeu um homem que simulou seu próprio sequestro para pedir R$ 2 mil de resgate ao dono de uma locadora de motos. Ele alegou estar sendo mantido refém por traficantes no Complexo do Alemão, zona norte da cidade. Após monitoramento e cruzamento de dados, a polícia descobriu que o homem era, na verdade, o locatário de uma das motos e estava tentando enganar o proprietário para evitar o pagamento do aluguel.
Ambos os casos chamaram a atenção pela criatividade das fraudes e pelo desdobramento rápido das investigações, resultando na prisão dos envolvidos.
Frente fria avança sobre a Bahia e alerta para chuvas fortes no fim de semana
Uma frente fria que avança pelo litoral da Bahia promete trazer instabilidade climática significativa para quase todas as regiões do estado neste fim de semana. A previsão inclui chuvas intensas e constantes, com risco elevado de alagamentos e deslizamentos, especialmente em áreas do leste baiano, como Ilhéus, Porto Seguro e Salvador.
De acordo com os meteorologistas, esta sexta-feira (22) será marcada por muitas nuvens e chuvas isoladas em diversas regiões, com as temperaturas oscilando entre 23°C e 33°C. As áreas mais afetadas incluem o extremo sul, sudoeste e oeste da Bahia.
No sábado (23), o cenário continuará instável, com pancadas de chuva e céu predominantemente nublado. As temperaturas devem variar entre 24°C e 33°C. Já no domingo (24), os termômetros apontam uma mínima de 24°C e máxima de 26°C, com a previsão de chuvas mais dispersas, mas ainda presentes.
Diante da previsão de clima adverso, as autoridades estaduais reforçam a necessidade de precaução. A Defesa Civil alerta para possíveis inundações em áreas urbanas, bem como para o risco de deslizamentos de terra em regiões de encostas.
Bolsonaro pode pegar até 28 anos de prisão por crimes investigados pela PF
A Polícia Federal (PF) indicou nesta quinta-feira (21) que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) pode enfrentar até 28 anos de prisão se condenado pelos crimes investigados no âmbito do suposto golpe de Estado planejado após a derrota nas eleições de 2022.
Além da pena de prisão, Bolsonaro pode ter sua inelegibilidade estendida por décadas, dependendo do desfecho dos processos judiciais.
O relatório da PF, encaminhado à Justiça, também aponta que outras 36 pessoas foram enquadradas nos mesmos crimes: organização criminosa, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e golpe de Estado. Agora, a Procuradoria-Geral da República (PGR) analisará as conclusões, podendo oferecer denúncia, pedir novas diligências ou arquivar o caso.
Cálculo da pena e impacto político
As penas para os crimes imputados variam: o golpe de Estado prevê de 4 a 12 anos de reclusão; a abolição violenta do Estado Democrático de Direito, de 4 a 8 anos; e a participação em organização criminosa, de 3 a 8 anos. A dosimetria será definida considerando as circunstâncias específicas de cada acusado.
Bolsonaro já está inelegível até 2030 devido à condenação por divulgar informações falsas sobre as urnas eletrônicas. Caso seja condenado em instâncias colegiadas por crimes relacionados ao golpe de Estado, a contagem da nova inelegibilidade começaria apenas após o cumprimento da pena, segundo o jurista Fernando Neisser, especialista em Direito Eleitoral.
“Uma condenação a 12 anos, por exemplo, poderia deixá-lo inelegível por mais de 20 anos, considerando o tempo de cumprimento da pena e a suspensão dos direitos políticos”, explica Neisser.
No Congresso, aliados do ex-presidente tentam aprovar mudanças na legislação para reduzir o período de inelegibilidade, mas a proposta enfrenta dificuldades para avançar.
Outras investigações
Bolsonaro já é investigado em outros dois inquéritos conduzidos pela PF. No caso das joias sauditas, ele foi indiciado por associação criminosa e lavagem de dinheiro, com penas que podem chegar a 13 anos. No inquérito sobre fraudes em cartões de vacinação, o ex-presidente foi acusado de associação criminosa e inserção de dados falsos, o que pode resultar em até 15 anos de prisão.
Os investigadores indicam que, ao lado de militares de alta patente, Bolsonaro teria planejado ações para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre as ideias discutidas, segundo a PF, estariam a captura e até o assassinato de lideranças como Lula, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro do STF Alexandre de Moraes.
A defesa de Bolsonaro nega as acusações. “O ex-presidente jamais compactuou com qualquer movimento contra o Estado Democrático de Direito”, afirmou o advogado Paulo Amador Bueno, que disse aguardar acesso ao relatório completo da PF para se manifestar.
Ipiaú está na lista dos 242 municípios da Bahia sob alertas de chuva nesse final de semana
Na manhã desta sexta-feira, 22 de novembro, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), por meio do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS), emitiu novos alertas de chuvas intensas englobando áreas da Bahia.
Ao todo, 242 municípios das regiões Centro-Sul, Centro-Norte, Extremo-Oeste, Sul e Vale São-Franciscano baianos estão sob alerta amarelo ou laranja. Eles começaram a vigorar às 10h e têm validade de 24 horas, abrangendo também áreas dos estados do Acre, Amazonas, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Rio de Janeiro, Roraima, São Paulo e Tocantins, além do Distrito Federal.
O alerta laranja, classificado como de perigo, engloba 97 municípios localizados em uma faixa ao sul do estado próxima às divisas com Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo. Nestas localidades, podem ocorrer chuvas entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, acompanhada de ventos intensos, com rajadas de 60 a 100 km/h.
Já o alerta amarelo vale para 168 municípios de uma faixa mais ao Norte, englobando toda a região central do estado. Para estes municípios, são esperadas chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, com ventos intenso, com rajadas entre 40 e 60 km/h. Entre os municípios sob alerta amarelo, 23 também tem territórios sob alerta laranja.
De acordo com o Inmet, as chuvas devem se intensificar em quase todo o estado no fim de semana com a configuração da Zona de Convergência do Atlântico Sul (Zcas) e de um ciclone extratropical na altura do litoral sul da Bahia.
Recomendações
Nas áreas sob alerta meteorológico, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas. Em caso de rajadas de vento, recomenda-se não se abrigar debaixo de árvores, devido ao risco de quedas e descargas elétricas, e evitar estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Quando possível, é recomendando desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia como medida de segurança. Para mais informações ou em caso de emergência, entre em contato com a Defesa Civil pelo telefone 199 ou com o Corpo de Bombeiros pelo telefone 193.
Municípios da Bahia sob alerta laranja
Os municípios sob alerta laranja na Bahia incluem:
Alcobaça, Anagé, Aracatu, Arataca, Barra do Choça, Belmonte, Belo Campo, Bom Jesus da Lapa, Brumado, Caatiba, Caculé, Caetité, Camacan, Canavieiras, Candiba, Cândido Sales, Caraíbas, Caravelas, Carinhanha, Cocos, Condeúba, Cordeiros, Coribe, Correntina, Encruzilhada, Eunápolis, Feira da Mata, Firmino Alves, Floresta Azul, Guajeru, Guanambi, Guaratinga, Ibiassucê, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapuã, Igaporã, Iguaí, Itabela, Itagimirim, Itaju do Colônia, Itamaraju, Itambé, Itanhém, Itapé, Itapebi, Itapetinga, Itarantim, Itororó, Iuiu, Jaborandi, Jacaraci, Jucuruçu, Jussari, Lagoa Real, Lajedão, Licínio de Almeida, Macarani, Maetinga, Maiquinique, Malhada, Malhada de Pedras, Mascote, Matina, Medeiros Neto, Mortugaba, Mucuri, Nova Canaã, Nova Viçosa, Palmas de Monte Alto, Pau Brasil, Pindaí, Piripá, Planalto, Poções, Porto Seguro, Potiraguá, Prado, Presidente Jânio Quadros, Riacho de Santana, Ribeirão do Largo, Rio do Antônio, Santa Cruz Cabrália, Santa Cruz da Vitória, Santa Luzia, Santa Maria da Vitória, São Desidério, São Félix do Coribe, São José da Vitória, Sebastião Laranjeiras, Serra do Ramalho, Teixeira de Freitas, Tremedal, Una, Urandi, Vereda e Vitória da Conquista.
Municípios da Bahia sob alerta amarelo
Os municípios sob alerta amarelo na Bahia incluem:
Abaíra, Aiquara, Almadina, América Dourada, Anagé, Andaraí, Angical, Apuarema, Aracatu, Aurelino Leal, Baianópolis, Barra, Barra da Estiva, Barra do Mendes, Barra do Rocha, Barreiras, Barro Alto, Barro Preto, Boa Nova, Boa Vista do Tupim, Bom Jesus da Lapa, Bom Jesus da Serra, Boninal, Bonito, Boquira, Botuporã, Brejões, Brejolândia, Brotas de Macaúbas, Brumado, Buerarema, Buritirama, Caetanos, Caetité, Cafarnaum, Camamu, Campo Alegre de Lourdes, Canápolis, Canarana, Catolândia, Caturama, Central, Coaraci, Contendas do Sincorá, Correntina, Cotegipe, Cravolândia, Cristópolis, Dário Meira, Dom Basílio, Érico Cardoso, Floresta Azul, Formosa do Rio Preto, Gandu, Gentio do Ouro, Gongogi, Iaçu, Ibicaraí, Ibicoara, Ibicuí, Ibipeba, Ibipitanga, Ibiquera, Ibirapitanga, Ibirataia, Ibitiara, Ibititá, Ibotirama, Igaporã, Igrapiúna, Iguaí, Ilhéus, Ipiaú, Ipupiara, Irajuba, Iramaia, Iraquara, Irecê, Itabuna, Itacaré, Itaeté, Itagi, Itagibá, Itaguaçu da Bahia, Itajuípe, Itamari, Itapé, Itapitanga, Itaquara, Itiruçu, Ituaçu, Ituberá, Jaguaquara, Jequié, Jiquiriçá, Jitaúna, Jussiape, Lafaiete Coutinho, Lagoa Real, Lajedinho, Lajedo do Tabocal, Lapão, Lençóis, Livramento de Nossa Senhora, Luís Eduardo Magalhães, Macaúbas, Malhada, Manoel Vitorino, Mansidão, Maracás, Maraú, Marcionílio Souza, Matina, Mirante, Morpará, Mucugê, Mulungu do Morro, Muquém do São Francisco, Mutuípe, Nilo Peçanha, Nova Ibiá, Nova Itarana, Nova Redenção, Novo Horizonte, Oliveira dos Brejinhos, Palmeiras, Paramirim, Paratinga, Piatã, Pilão Arcado, Piraí do Norte, Planaltino, Poções, Presidente Dutra, Presidente Tancredo Neves, Riachão das Neves, Riacho de Santana, Rio de Contas, Rio do Pires, Ruy Barbosa, Santa Inês, Santa Maria da Vitória, Santana, Santa Rita de Cássia, São Desidério, São Félix do Coribe, São Gabriel, São José da Vitória, Seabra, Serra do Ramalho, Serra Dourada, Sítio do Mato, Souto Soares, Tabocas do Brejo Velho, Tanhaçu, Tanque Novo, Teolândia, Ubaíra, Ubaitaba, Ubatã, Uibaí, Una, Uruçuca, Utinga, Wagner, Wanderley, Wenceslau Guimarães e Xique-Xique.
Ibirataia: Bandidos armados roubam cacau em fazenda nas três barras
Na noite da madrugada da última quinta-feira (21), uma fazenda localizada na região das Três Barras, em Ibirataia, foi alvo de um assalto envolvendo bandidos armados. De acordo com informações, um trabalhador que estava no local ouviu barulhos suspeitos e, ao abrir a janela da casa onde estava, foi surpreendido por disparos de arma de fogo. Felizmente, ele não foi atingido.
Os criminosos fugiram levando uma grande quantidade de cacau. O produto, que teve alta significativa no preço nos últimos meses, tem sido alvo constante de ações criminosas em toda a região.
A polícia local tem reforçado a orientação aos produtores rurais sobre a necessidade de redobrar os cuidados com a segurança, destacando a importância de adotar medidas preventivas para proteger as plantações e o armazenamento do cacau.
As autoridades pedem que a população colabore, denunciando qualquer atividade suspeita que possa auxiliar no combate a esse tipo de crime que tem causado prejuízo e insegurança aos produtores locais.
David Santos / Giro em Ibirataia