O Instituto de Pesquisa Painel Brasil, que teve este ano pelo menos duas pesquisas impugnadas pela Justiça Eleitoral da Bahia por irregularidades, tenta divulgar, na próxima segunda-feira, 16, uma pesquisa registrada em Ubatã. Conforme informações do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a pesquisa custou R$ 10.800 e teria ouvido 521 pessoas entre os dias 05 e 07 de setembro e está registrada sob o número BA-04256/2024.
A Justiça Eleitoral da Bahia já impugnou este ano pesquisas da Painel Brasil nos municípios de Irecê e Barreiras (confira aqui, aqui, aqui, aqui, aqui). Em ambas as cidades, com pareceres do Ministério Público favoráveis à impugnação, restou comprovados alterações nos Planos Amostrais e descumprimento dos requisitos estabelecidos por resoluções do TSE. Nas duas cidades a Justiça impugnou e suspendeu a divulgação dos dados das pesquisas.
Um dos pontos que chamou a atenção da Justiça Eleitoral foi o fato de o Instituto Painel Brasil, sediado em Lauro de Freitas, ter cobrado apenas R$ 5 mil pelo levantamento eleitoral realizado em Barreiras, uma vez que as cidades são separadas por quase 900km. Já em Irecê a Painel Brasil apontou na consulta eleitoral resultado totalmente inverso a um levantamento realizado no mesmo período pelo Instituto Séculus, um dos de maior credibilidade no estado.
Em Ubatã, especialistas em Direito Eleitoral que já analisaram o pedido feito à Justiça Eleitoral, por meio do sistema Pesquele, já apontaram ao menos 03 indícios de irregularidades da pesquisa do Instituto Painel Brasil. A conferir!. (Ubatã Notícias)