Trabalhadores em situação análoga à escravidão são resgatados na Bahia

O Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) resgatou cinco trabalhadores em condições análogas à escravidão em Salvador e Lauro de Freitas. As ações de resgate aconteceram entre os dias 11 e 13 de novembro.

Segundo o órgão, o caso em Salvador aconteceu no centro da cidade. Uma equipe de profissionais conseguiu resgatar pessoas que estavam em uma espécie de depósito de mercadorias e equipamentos de vendedores ambulantes, no subsolo de um prédio abaixo do nível da rua.

No local, foi constatado as más condições sanitárias para os trabalhadores. Segundo o MTE, o ambiente era “de extrema insalubridade, com iluminação precária e clandestina”. Dos cinco homens resgatados, três foram levados para abrigos e dois retornaram para suas casas.

Em Lauro, um homem que trabalhava a há 10 anos como porteiro e vigilante em um condomínio de galpões industriais, no bairro Caji, foi resgatado. Ele não tinha contrato de trabalho, nunca havia tirado férias e nem recebia o 13º salário.

Para realizar a ação, houve a colaboração de diversas instituições, incluindo a Polícia Rodoviária Federal, a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia e a Defensoria Pública da União.