Temporal causa alagamentos e deixa moradores desabrigados em Jaguaquara

As fortes chuvas que atingem cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS) e do interior da Bahia desde a tarde desta sexta-feira (10) provocaram alagamentos e prejuízos significativos. Em Jaguaquara, no sudoeste do estado, moradores ficaram desabrigados após um temporal causar estragos em diversas áreas.

De acordo com a prefeitura, ainda não há um levantamento completo do número de famílias afetadas. Relatos e vídeos compartilhados nas redes sociais mostram o impacto das chuvas, que, em menos de uma hora, fizeram o nível da água subir rapidamente, alagando ruas, avenidas e estabelecimentos comerciais.

Lojas foram invadidas pela enxurrada, mercadorias ficaram submersas, e algumas pessoas ficaram “ilhadas”. Em uma das vias, a força da correnteza arrastou um carro e cobriu outros veículos. O vento forte também destelhou imóveis comerciais. Apesar do cenário de destruição, não houve registro de feridos.

O volume acumulado em apenas 30 minutos chegou a 36 milímetros, considerado elevado para um curto período. Com previsão de mais chuvas fortes no sábado (11), o município permanece em sinal de alerta, enquanto equipes trabalham para avaliar os danos e auxiliar os moradores atingidos.