O governo da Venezuela bloqueou o acesso à rede social X (antigo Twitter) na noite da última quinta-feira (8), após uma ordem do presidente Nicolás Maduro. De acordo com a agência de notícias France-Presse (AFP), o bloqueio teve início às 21h no horário local (22h no horário de Brasília). Desde então, a plataforma só pode ser acessada no país por meio de redes privadas virtuais (VPNs).
A suspensão temporária deve durar 10 dias, período durante o qual o regulador de telecomunicações da Venezuela determinará a medida definitiva a ser tomada em relação ao funcionamento da rede social no país.
O bloqueio ocorre em meio a uma escalada de tensões entre Maduro e Elon Musk, que começaram após as eleições venezuelanas de 28 de julho.
Em pronunciamento, o presidente venezuelano afirmou que Musk estaria envolvido em um suposto ataque hacker contra o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) durante as eleições.
A troca de farpas entre os dois escalou nas redes sociais, com Maduro desafiando Musk e o empresário respondendo de forma provocativa, sugerindo que o presidente “amarelaria” diante do confronto. (BNews)