Quarta-feira (3/1) será de chuva forte em vastas áreas do Brasil

O ano está começando com chuvas fortes em boa parte do Brasil. Com a formação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (abreviadamente ZCAS) sobre o centro-norte do Brasil e a proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) da costa norte do Nordeste, uma grande quantidade de nuvens de chuva está se formando sobre o país.

De acordo com o Climpatempo, a chuva cai forte em muitos estados brasileiros, incluindo áreas que estavam há meses sofrendo com a seca.

Há alertas de chuva moderada a forte nas capitais Curitiba, Florianópolis, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Campo Grande, Cuiabá, Goiânia, Brasília, Palmas, Belém, Macapá, Rio Branco, Porto Velho, Salvador, Aracaju, São Luís e Teresina.

Também há alerta para temporais com raios e rajadas de vento entre 71km/h e 90km/h no sul e leste de Santa Catarina, no leste do Paraná, na fronteira de Mato Grosso do Sul com a Bolívia, em Goiás (exceto no sul do estado),no Distrito Federal, em Mato Grosso, leste e norte/nordeste de São Paulo, em Minas Gerais (exceto no Triângulo, Vales do Rio Doce e do Jequitinhonha), interior do Rio de Janeiro, sul do Tocantins, Acre, Rondônia (exceto no norte do estado) centro- sul do Maranhão e do Piauí, oeste da Bahia e Vale do São Francisco, sertão de Pernambuco.

As áreas de instabilidade da ZCAS que estão sobre o interior do Brasil se juntam com uma frente fria que está na costa do Espírito Santo. Outras nuvens de chuva crescem no Sul por causa do calor e da umidade do ar elevada. A grande quantidade de nuvens e chuva evita que a temperatura do ar fique muito elevada.