O anúncio feito pela Petrobrás sobre a redução dos preços da gasolina, diesel e GLP, o gás de cozinha, não terá impacto nos valores dos produtos na Bahia.
Isso porque, a Acelen, operadora da Refinaria Landulpho Alves (RLAM), afirmou em nota que não seguirá a política de preços da Petrobras após a estatal anunciar o fim da política de Preço de Paridade de importação (PPI).
No comunicado, a empresa privada, que adquiriu a refinaria durante o governo Bolsonaro, afirmou que os valores seguem critérios técnicos e que por isso não sofrerão alteração.
“A Acelen informa que os preços dos combustíveis produzidos na Refinaria de Mataripe seguem critérios técnicos, que levam em consideração variáveis como custo do petróleo, dólar e frete, em consonância com as práticas internacionais de mercado. A empresa possui uma política de preços independente e transparente, a partir de uma fórmula objetiva, homologada pela agência reguladora, que assegura previsibilidade e preços justos, visando um mercado mais competitivo no país”, disse.
Com o fim do PPI, anunciado pelo presidente Lula nesta terça, 16, a redução será de 21,3% no gás de cozinha, 12,6% na gasolina e 12,8% no diesel.