A polícia federal deflagrou em Ilhéus a “operação membepe” e chegou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (18) em endereços ligados à administração pública no município e também nas cidades de Itabuna e Salvador para cumprimento de 13 mandados de buscas e apreensões.
Segundo apurado pelo Jornalista Mateus Oliver, A ação tem com objetivo combater crimes de fraude à licitação e desvios de recursos públicos na contratação de empresa, pela prefeitura de Ilhéus, para realizar a manutenção e conservação de prédios públicos municipais.
A polícia federal descobriu crimes como fraude documental, existência de esquema em favorecimento a empresa vencedora além de superfaturamento que culminou com a má prestação dos serviços contratados.
Agentes dos poderes executivo e legislativo do município de Ilhéus também são investigados; pois segundo informações apuradas junto a Polícia Federal, estes funcionários sem ligação com a vencedora da licitação executaram algumas obras, que deveriam ser executadas pela empresa contratada.
Ao todo, a empresa investigada que atua desde 2019 no município, já se beneficiou do município ilheense um montante de R$50 milhões de reais, através de diversos contratos celebrados.
Os investigados responderão pelos crimes de frustação do caráter competitivo da licitação, fraude em licitação ou contrato, corrupção passiva; estelionato; falsidade Ideológica e associação criminosa.
Fonte:Mateus Oliver