PM cria conselho de controle interno de processos

Com o objetivo de oferecer mais qualidade e controle dos recursos públicos em busca da excelência na área da segurança pública, o Comando-Geral da Polícia Militar da Bahia criou o Conselho Superior e a Câmara Técnica de Controle Interno da Corporação, após reestruturação e requalificação do Sistema de Controle da Instituição. Para apresentar e iniciar o funcionamento, a PM realizará uma solenidade na próxima terça-feira (16), às 10h, no Fiesta Convention Center.

O Conselho Superior do Sistema de Controle Interno é um órgão constituído pelos oficiais do último posto da Corporação que define a regulamentação de processos, métodos e procedimentos pertinentes às atividades de controle interno e gestão de riscos de forma colegiada. O foco é assegurar maior transparência, efetividade, eficiência e eficácia no trato da administração pública, fomentando atenção especial às normativas vigentes, a exemplo da nova Lei de Licitações e Contratos.

Já a Câmara Técnica assume a característica consultiva e doutrinária, sendo constituída para apoiar iniciativas, fomentar pesquisas, estudos e investigações sobre assuntos temáticos de controle interno e gestão de riscos. É responsável também por atualizar e difundir as normas internas por meio de canais ativos da Corporação aos demais agentes de controle interno lotados nas diversas unidades policiais militares espalhadas pelo território baiano.

O evento vai contar com palestras de diversas personalidades, a exemplo da Secretária Executiva da Controladoria Geral da União, Eveline Martins Brito, do conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia, Inaldo Araújo, do auditor Geral do Estado, Luis Augusto Peixoto Rocha e do diretor executivo da Gran TI, Guilherme Paupério.