PF deflagra operação em combate à mineração ilegal de ouro no interior da Bahia

Polícia Federal deflagrou a Operação Olhos D`ouro, na manhã desta terça-feira (25), com o objetivo de cumprir mandados judiciais decorrentes de investigação relativa à mineração ilegal de ouro, no município de Santaluz, na Bahia. Cerca de 20 policiais federais cumpriram três mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Feira de Santana.

Foram cumpridos mandados de busca e apreensão em uma residência, um galpão comercial e uma propriedade rural, de onde era retirado minério, conhecido como “rejeito”, para posterior extração do ouro, mediante uma técnica hidrometalúrgica.

De acordo com informações da PF, o ouro era extraído do “rejeito” através do procedimento da lixiviação, com a utilização de grande quantidade de Cianeto de Sódio. A utilização ilícita de Cianeto de Potássio ou Cianeto de Sódio, substâncias altamente tóxicas e cuja compra e uso são controlados pelo Ministério do Exército, pode causar grande impacto para a saúde humana e para o meio ambiente local.

Os investigados poderão responder pelos crimes de usurpação de bens da União, associação criminosa, posse de artefatos explosivos, extração ilegal de recursos minerais e uso/armazenamento ilícito de substância tóxica, perigosa e nociva. As penas podem chegar a 19 anos de reclusão.