Em solenidade nesta segunda-feira (28), a Polícia Civil da Bahia realizou a passagem de Comando da 9ª Coordenadoria de Polícia do Interior/9ª Coorpin de Jequié, que responde por 24 delegacias do Médio Rio de Contas e do Vale do Jiquiriçá.
Na ocasião, o delegado Rodrigo Fernando, que estava no cargo de Coordenador desde março de 2021, ocupando a vaga do delegado Cristiano Mangueira, que à época foi nomeado para uma coordenação no Depin, em Salvador, passou o Comando da Polícia Civil Regional para o delegado Roberto Leal, este que chega de Feira de Santana, onde ocupou a mesma função. Já Rodrigo Fernando foi nomeado no último dia (24) para assumir outra função na Secretaria de Segurança Pública da Bahia – SSP.
O novo titular da 9ª Coorpin terá pela frente o desafio de combater o crime na Cidade Sol, que ainda lida com a repercussão do levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, que coloca o município como o mais violento do país, apesar da doscirdância de autoridades policiais locais.
Em nota, Rodrigo Fernando destacou a redução dos crimes violentos intencionais em 2023 em comparação com 2022, 30,5%, conforme dados divulgados pelo delegado.
”Estamos encerrando um ciclo na Coordenadoria Regional de Jequié, que durou 02 (dois) e 06 (seis) meses de trabalho, dedicação e empenho às 26 (vinte e seis ) unidades, distribuídas nas 24 (vinte e quatro) Cidades que compõe a 9ª Coorpin/Jequié.
Tenho a satisfação de entregar uma Coordenadoria muito mais equipada, seja com computadores novos, instalação do inquérito eletrônico, instalação do Núcleo de Inteligência, implementação do CATI/Central, 16 (dezesseis) novas unidades, que passaram por reformas, foram ou estão sendo construídas, diversas ocorrências e operações realizadas, que contribuíram para o desenvolvimento da Polícia Civil, não só em Jequié, mas em toda a região da 9ª Coorpin.
Graças ao trabalho em equipe, atualmente a cidade de Jequié encontra-se com redução do números de homicídios em 30,5% (trinta vírgula cinco por cento), contando atualmente com 41 homicídios quando em 2022 foram registrados 59 crimes. Nesse sentido, a coordenadoria como um todo também apresenta redução em 16% (dezesseis por cento) nos crimes de homicídios, em relação ao mesmo período de 2022”, disse Rodrigo, que fez agradecimentos aos colegas delegados, escrivães, investigadores, colaboradores e aos profissionais de imprensa.
Número de homicídios mudou
O número de assassinatos em Jequié saltou para 42, horas depois da passagem de Comando, com a morte de um adolescente João Vitor Santos, 15 anos, que chegou a ser socorrido depois de baleado a tarde na Rua da Banca, bairro Jequiezinho, em um terreno baldio.
*por Marcos Frahm