O papa Francisco, de 86 anos, foi internado nesta quarta-feira, 29, no hospital Gemelli, em Roma, onde permanecerá “vários dias” devido a uma “infecção respiratória”, indicou o Vaticano.
O pontífice precisou ser “submetido a exames médicos pois nos últimos dias vinha se queixando de dificuldades respiratórias”, disse em comunicado o diretor da secretaria de imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni.
Exames médicos “evidenciaram uma infecção respiratória (excluída a covid-19), que exigirá vários dias de tratamento médico hospitalar adequado”, explicou.
A hospitalização inesperada do pontífice argentino gerou dúvidas sobre o seu real estado de saúde.
As audiências dos próximos dias foram canceladas e não se sabe se Francisco poderá celebrar a missa do Domingo de Ramos, em 2 de abril, e as cerimônias da Semana Santa que costuma liderar.
“O papa Francisco está comovido com as numerosas mensagens recebidas e expressa sua gratidão pela solidariedade e oração”, ressaltou o Vaticano.
A conferência episcopal italiana foi uma das primeiras a enviar a Francisco uma mensagem de “rápida recuperação”, e convidou as pessoas a rezar pela saúde do pontífice.