As viagens de ônibus e caronas no primeiro trimestre de 2023 na Bahia superaram os índices do mesmo período no ano passado, comprovando uma retomada do setor de turismo e deslocamentos. O crescimento foi de 201% em comparação com 2022, ficando acima da média nacional, de 116%. Em relação às viagens de caronas, o aumento foi de 92%, também acima da média nacional de 49%.
Os dados são da empresa BlaBlaCar, que oferece plataforma multimodal, com serviços de caronas e ônibus intermunicipais e interestaduais. Desde que chegaram no Brasil, a Bahia é o 8º estado mais representativo, com 90 mil usuários no universo de 15 milhões no País, numa média de idade de 33 anos. Entre os passageiros, a divisão entre homens e mulheres é quase igual. Já os condutores, 76% são homens e 24% são mulheres.
Com o destaque para as viagens entre a capital e o interior no agreste baiano, as principais rotas são: Salvador-Feira de Santana; Salvador-Aracaju; Salvador-Vitória da Conquista; e Salvador-Alagoinhas. Esse movimento é feito, por exemplo, por usuários que trabalham na capital e têm família na região. No que diz respeito aos ônibus, além destes deslocamentos mais curtos, também se destacam as rotas de longa distância, como São Paulo e Maceió.
É o caso do personal trainer Fábio Cairo, que viaja constantemente para Feira de Santana, onde moram sua mulher e sua filha, e dá caronas para dividir os custos, como ontem, em que levou dois passageiros pela plataforma. Ele conta que conheceu o aplicativo em 2017 quando ia para Aracaju com dois amigos. Com isso, já realizou mais de 20 viagens como motorista.
“Meu primo me indicou e comecei a usar. Se não tiver ninguém, vou de qualquer forma. Mas, serve como companhia também para a viagem, além da ajuda no custo com a gasolina. Acaba que fazemos amizades e o tempo passa mais rápido”, comenta Fábio.
Para oferecer carona ou ser passageiro, as pessoas precisam realizar um cadastro no site ou no aplicativo da plataforma, que não cobra pelas caronas no País. O pagamento vai inteiramente para o condutor, sendo acertado entre as partes, sem intermediação da empresa. O preço é definido pelo condutor, sem exceder o limite estabelecido pela BlaBlaCar, com os gastos bem distribuídos, sem gerar lucros e renda extra.
Após nascer na França, buscando economia, a troca de experiências, a diminuição da emissão de poluentes e dividir os custos do deslocamento com quem fizesse o mesmo trajeto, a BlaBlaCar chegou ao Brasil em 2015. Com o tempo, expandiu para a venda de passagens de ônibus, observando uma demanda reprimida em algumas rotas.