Acidente grave na BR-116 vitimou jovem de 20 anos, de Itaquara, estudante de direito em Jequié

Um acidente na BR-116 no final da tarde deste domingo (15) vitimou um jovem de Itaquara, no Vale do Jiquiriçá, que estava direito e trabalhava em Jequié, onde estava residindo. Kuaã  Pereira Lima, de apenas 20 anos estava a bordo de uma motocicleta Honda CG, seguia em direção a Jequié e segundo informações a moto colidiu inicialmente com um carro, no impacto a motocicleta invadiu a via contrária e colidiu frontalmente com uma carreta-tanque, no trecho entre Jaguaquara, Lafaiete e Jequié.

O mais doloroso é que a mãe do jovem seguia logo atrás em acompanhou de perto a situação. O corpo de Kauã foi removido ao Instituto Médico Legal de Jequié para realização dos serviços periciais e o acidente será apurado pela Polícia Rodoviária Federal. O jovem, que sonhava em ser advogado era bastante querido em Itaquara e sua morte precoce provoca comoção na cidade.

*Blog do Marcos Frahm

Empresas têm até esta sexta-feira para pagar a segunda parcela do décimo terceiro salário

Nesta sexta-feira, 20 de dezembro, é o prazo final para o pagamento da segunda parcela do décimo terceiro salário para os trabalhadores com carteira assinada. Conforme a legislação, a primeira parcela foi paga até 29 de novembro.

Segundo o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), a injeção de R$ 321,4 bilhões na economia, resultante do décimo terceiro, beneficia diretamente os consumidores e impulsiona o comércio neste final de ano. Em média, cada trabalhador receberá R$ 3.096,78 somando as duas parcelas.

A Lei 4.090/1962, que instituiu o décimo terceiro salário, assegura o direito ao benefício aos aposentados, pensionistas e empregados com carteira assinada que trabalharam pelo menos 15 dias durante o ano.

Trabalhadores em licença maternidade, afastados por doença ou acidente também recebem o benefício. No caso de demissão sem justa causa, o décimo terceiro é pago proporcionalmente ao período trabalhado.

O cálculo do décimo terceiro considera 1/12 do salário para cada mês completo de trabalho. Trabalhadores que não completaram um ano na mesma empresa recebem o benefício proporcionalmente.

É importante que o trabalhador esteja atento à tributação sobre o décimo terceiro, que incide apenas sobre a segunda parcela, incluindo Imposto de Renda, INSS e, no caso do empregador, Fundo de Garantia do Tempo de Serviço.

Casal de pastores de Jequié se envolve em acidente entre Ilhéus e Olivença e bebê de 07 meses morre

Carros colidiram na BA-001, entre Ilhéus e Olivença. Foto: Rede social

Um acidente ocorrido na manhã deste domingo (15) envolveu um casal de pastores evangélicos da cidade de Jequié, no Médio Rio de Contas. O desastre ocorreu na BA-001, nas proximidades da Pousada Terras Sem Fim, no trecho entre Ilhéus e Olivença, no Sul do Estado.

O acidente teria ocorrido durante a madrugada, quando o casal retornava para Jequié e a colisão envolveu um carro Astra / Chevrolet e um Fiat Doblô. Com o impacto da batida, um bebê de 07 meses, filho do casal Élio e Gabriela não resistiu e faleceu.

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Rodoviária Estadual e Polícia Técnica estiveram no local, para o registro da ocorrência e para contornar o trânsito, que chegou a ficar interrompido na estrada. O condutor do Astra chegou a ficar preso às ferragens e foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Os evangélicos estavam a bordo do Doblô, que capotou após a batida. As circunstâncias do desastre devem ser apuradas pela CIPRv/Itabuna. Os sobreviventes foram socorridos para unidades de saúde da região Sul.

Acidente envolvendo uma motocicleta e um carro de passeio é registrado na BR-330 próximo ao passa com jeito

Reprodução: Amarelinho Noticias

Um acidente foi registrado na noite deste sábado, 14 de dezembro, por volta das 21h, na BR-330, antes do local conhecido como “Passa com Jeito”, sentido Barra do Rocha. A colisão envolveu uma motocicleta modelo Pop 100 branca e um veículo Duster de cor branca.

De acordo com relatos de uma testemunha à equipe do Amarelinho Notícias, um terceiro veículo também teria se envolvido no acidente, mas deixou o local antes da chegada da polícia.

Reprodução: Amarelinho Noticias

Apesar da gravidade aparente, os envolvidos sofreram apenas leves escoriações. O motociclista foi identificado como Railan de Andrade Batista, enquanto o proprietário da Duster foi identificado pelo prenome Gil.

As autoridades continuam investigando as circunstâncias do acidente. ( Amarelinho Noticias )

A Tribuna de Jornalismo da Nova FM anuncia retorno do programa Jornal da Manhã

A Nova FM 89.3 retomará, a partir da próxima segunda-feira (16), a transmissão do programa Jornal da Manhã, sob o comando do comunicador e vereador Naciel Ramos e do repórter Geni Souza.

Após um período de afastamento devido à campanha eleitoral, os profissionais atendem aos insistentes pedidos do público e voltam aos microfones, trazendo o jornalismo ético e de credibilidade que conquistou ouvintes em toda a região de Ipiaú.

O programa será exibido de segunda a sexta-feira, a partir das 6h30, com o compromisso de informar e debater os assuntos mais relevantes para a comunidade, mantendo o estilo marcante que é a assinatura da dupla.

VIDEO – Ubatã; Homem é vítima de tentativa de homicídio no Alto da Bela Vista

Um homem identificado apenas pelo prenome de João Vitor foi vítima de uma tentativa de homicídio na manhã deste sábado, 14, no Alto da Bela Vista, em Ubatã. Conforme apurou Ubatã Notícias, a vítima estava na frente de sua residência quando dois homens teriam se aproximado e deflagrado os tiros, que atingiram o braço e abdômen.

Após os disparos, os suspeitos fugiram. João Vitor foi socorrido por populares ao Hospital Municipal de Ubatã e logo depois foi transferido pelo SAMU para o Hospital de Base, em Itabuna. João Vitor estava lúcido. (Ubatã Notícias)

Dário Meira: Homem é morto a pauladas após ter sua casa invadida por criminosos

Um homem identificado como Edinaldo Gonzaga Ribeiro, o “Nadin”, foi brutalmente assassinado a pauladas na madrugada deste sábado (14), em uma propriedade onde trabalhava como caseiro na Região dos Gonzagas, em Dário Meira.

Uma ação rápida entre a guarnição do 4° Pelotão de Dário Meira, e do Coordenador da Guarda Municipal de Planalto Íris, Sargento Ozias, resultou na prisão dos três autores próximo ao local do crime, eles confessaram a autoria e foram presos em flagrante.

Ipiaú: Adenildo dos Santos Pereira, o “Zero”, perde a vida em trágico acidente na BR-101

A madrugada deste sábado (14) foi marcada por uma tragédia que abalou a comunidade de Ipiaú e região. Adenildo dos Santos Pereira, conhecido popularmente como “Zero”, morreu em um acidente de caminhão no KM 622 da BR-101, próximo ao distrito de São João do Paraíso, no município de Mascote, sul da Bahia.

Adenildo conduzia um caminhão carregado de leite em caixinha quando o veículo tombou às margens da rodovia. Infelizmente, ele não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Itabuna. Até o momento, não há informações se havia mais alguém no veículo no momento do acidente.

Casado com Rita, Adenildo deixa quatro filhos e um legado de trabalho e dedicação. Sua partida repentina deixa Ipiaú em luto, com muitos amigos e familiares lamentando profundamente a perda de um homem querido e respeitado pela comunidade.

A tragédia reforça a necessidade de atenção e cuidado nas estradas, mas, acima de tudo, é um momento de solidariedade e apoio à família de Adenildo, que enfrenta essa dolorosa perda.

Fernando Canuth / Amarelinho Notícias 

Jequié: A cidade que vive o caos e o terror no dia a dia de sua população

Jequié, conhecida como a “Cidade Sol”, vem ganhando notoriedade nacional não por suas belezas ou potencial econômico, mas por um alarmante aumento nos índices de violência. No ano de 2024, já foram registrados 80 homicídios até o momento, um dado que coloca o município como um dos mais violentos do Brasil. Além disso, a cidade enfrenta diariamente assaltos à mão armada em plena luz do dia, sequestros e arrombamentos, alimentando o medo e o sentimento de insegurança entre os moradores.

Enquanto isso, o prefeito Zé Cocá se apresenta em sua propaganda oficial como “o melhor gestor de todos os tempos”. A narrativa, porém, contrasta fortemente com a realidade vivida nas ruas de Jequié. A população enfrenta um cenário de caos e abandono, com falta de políticas públicas efetivas para conter a criminalidade e melhorar a qualidade de vida.

Os moradores se perguntam: até quando o município continuará refém desse cenário de terror? O que tem sido feito para garantir a segurança e a tranquilidade da população? A resposta, infelizmente, parece estar longe de ser satisfatória, enquanto o medo e a violência se tornam parte da rotina.

Fernando Canuth / Amarelinho Noticias 

 

PF prende Braga Netto por obstrução à Justiça e suspeita de golpe

A Polícia Federal cumpre, na manhã deste sábado (14/12), mandados judiciais expedidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF) contra investigados no âmbito do inquérito que apurou a tentativa de golpe de Estado para impedir a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em 2022. O general Braga Netto, ex-vice de Jair Bolsonaro (PL) na chapa de 2022, foi preso em Copacabana, no Rio de Janeiro. Ele ficará sob custódia do Exército.

São cumpridos um mandado de prisão preventiva, dois mandados de busca e apreensão e uma cautelar diversa da prisão contra investigados que estariam atrapalhando a livre produção de provas durante a instrução processual penal.

O coronel Flávio Peregrino, ex-assessor de Braga Netto, é alvo de busca, em Brasília. Segundo a PF, as medidas judiciais têm como objetivo evitar a reiteração das ações ilícitas.

Terça-feira, dia 17: Prefeito Eleito de Ibirataia, Sandro Futuca, anunciará secretariado no programa Amarelinho Noticias

Na próxima terça-feira, dia 17, o prefeito eleito de Ibirataia, Sandro Futuca, será entrevistado no programa Amarelinho Notícias, transmitido pela rádio Ipiaú FM. Durante a entrevista, marcada para as 9h da manhã, Sandro Futuca fará o aguardado anúncio de sua equipe de secretariado em primeira mão.

A expectativa é grande para saber quem ocupará os principais cargos na administração municipal, que promete trazer inovação e compromisso com o desenvolvimento de Ibirataia. Não perca! Sintonize na Ipiaú FM e acompanhe ao vivo as novidades sobre a nova gestão.

Fernando Canuth / Amarelinho Noticias

Idosa condenada por mandar matar menino a facadas para ritual de magia na Bahia é presa em SC

Uma idosa de 70 anos condenada pela morte a facadas de um menino de 8 anos na Bahia foi presa em Brusque, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, na tarde desta sexta-feira (13), informou a Polícia Civil. Ela estava escondida em casa e foi levada ao Presídio Feminino de Itajaí.

O menino foi abusado sexualmente e assassinado em 2008 por dois homens e um adolescente. Segundo a investigação, três mulheres foram mandantes, entre elas a idosa presa em Brusque.

A idosa era conhecida como “Mãe Vanginha”. A morte teria sido encomendada para um ritual de magia maligna.

O delegado Fernando Luis De Farias, responsável pelo caso, detalhou que o mandado de prisão dela mais recente foi expedido em abril deste ano. Ela estava em Brusque há quatro meses.

Carolaine Paixão Natural de Ipiaú é Bicampeã do Prêmio Top of Mind Brasil como Nail Designer e Instrutora

A talentosa Carolaine Paixão, natural de Ipiaú, foi novamente consagrada com o prêmio Top of Mind Brasil, desta vez pelo segundo ano consecutivo, na categoria nail designer e instrutora. A premiação, que reconhece profissionais de destaque por sua excelência e inovação, aconteceu no último dia 28 de novembro, em São Paulo.

Carolaine atua em seu estúdio, localizado na Rua Leonizia Andrade Nogueira, no bairro Aloísio Conrado, em Ipiaú, onde oferece serviços especializados e de altíssima qualidade. Seus trabalhos e atualizações podem ser acompanhados no Instagram, através do perfil @studio_carolainepaixao, onde ela exibe suas criações e novidades.

Prefeitura de Ipiaú entrega mais uma casa reformada pelo Programa Morar Melhor

A Prefeitura de Ipiaú entregou, na tarde desta sexta-feira (13), no Pau D’arco, mais uma residência reformada pelo Programa Morar Melhor. Executado com recursos próprios, o projeto reafirma o compromisso da gestão com a melhoria da qualidade de vida da população. Desta vez, a beneficiada foi Anita de Oliveira Macedo, 56 anos, e sua filha Camila de Oliveira Macedo, de 33 anos.

A cerimônia contou com a presença da prefeita Maria das Graças, acompanhada das secretárias Andrea Suzart, da Infraestrutura, e Rebeca Câncio, da Assistência Social.
Durante o evento, a prefeita destacou a importância do programa. “Essa entrega simboliza o cuidado da nossa gestão com as famílias que mais precisam. É gratificante saber que, com essa reforma, estamos proporcionando conforto, segurança e dignidade para dona Anita e sua filha Camilinha”, ressaltou a prefeita.
Reforma completa e acessível
Antes e Depois
Com um investimento de R$ 40.640,40, as obras, que tiveram início em 11 de julho e foram concluídas em 22 de novembro, transformaram completamente a residência, que, segundo a engenheira Thainá Trindade, agora conta com:
•Dois quartos, sala, cozinha, banheiro, área de lavanderia e um quintal.
•Reforma estrutural com contenção do aterro para elevar o nível da casa.
•Execução de infraestrutura completa: rede de água, esgoto e elétrica.
•Instalação de barras de apoio e substituição das louças sanitárias para garantir melhor acessibilidade à Camilinha.
•Construção de uma rampa de acesso para cadeira de rodas.
•Substituição de portas e janelas, reforma do telhado, e pintura geral.

Além disso, foram realizadas melhorias como a execução do passeio externo e a instalação de novas pias na cozinha e área de serviço, trazendo maior funcionalidade para o dia a dia da família.

Anita, mãe de dois filhos e dona de casa, celebrou emocionada a conclusão da reforma: “É um sonho realizado. Agora, minha filha, que utiliza cadeira de rodas, tem mais conforto e segurança para se locomover pela casa. Só tenho a agradecer por todo o apoio da prefeitura.” *Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Mulher se Joga na Frente de Carro na BR-330 em Barra do Rocha

Reprodução: Redes Sociais

Na noite desta sexta-feira, 13 de dezembro, uma mulher se jogou na frente de um carro às margens da BR-330, próximo ao terminal rodoviário de Barra do Rocha. Até o momento, não há informações sobre a motivação do ocorrido.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado para prestar os primeiros socorros à vítima. O estado de saúde da mulher ainda é desconhecido, e seu nome e idade não foram divulgados.

A equipe do Amarelinho Notícias segue acompanhando o caso e trará mais detalhes em breve. A matéria está em atualização.

Um dos Foragidos do Presídio de Eunápolis é Natural de Ibirataia

Crédito: Amarelinho Noticias

Na última quinta-feira (12), uma fuga em massa no Presídio de Eunápolis chocou a região após um grupo de cinco homens armados invadir o local para resgatar o detento conhecido como “Dada”, apontado como líder do PCE (Primeiro Comando de Eunápolis). A ação resultou na fuga de 16 presos, incluindo Rubens Lourenço dos Santos, conhecido como “Binho Zoiao”, natural de Ibirataia.

“Binho Zoiao” estava entre os detentos que aproveitaram a ação criminosa para escapar. A operação dos invasores foi extremamente audaciosa, demonstrando organização e violência, e colocou as forças de segurança em alerta.

As autoridades continuam em busca dos fugitivos e reforçaram a segurança na região. A população foi orientada a colaborar com informações que possam levar à captura dos foragidos. Quem souber de alguma pista pode entrar em contato com a polícia através do Disque-Denúncia (181) de forma anônima.

Essa fuga evidencia a fragilidade do sistema penitenciário local e reforça a necessidade de melhorias na segurança das unidades prisionais.

Já está na conta o 13º salário dos servidores contratados e efetivos de Aurelino Leal

O prefeito Rodrigo Andrade reafirma seu compromisso com a valorização dos profissionais que, diariamente, contribuem para o desenvolvimento do município. O pagamento do 13º salário é um marco importante de sua gestão, demonstrando responsabilidade e respeito com os servidores.

Com dinheiro no bolso, nossos servidores poderão celebrar, junto com toda a população, os 61 anos de emancipação política de Aurelino Leal.

Parabéns, Aurelino Leal! Juntos, seguimos avançando e construindo um município ainda melhor para todos.

Redação Amarelinho Noticias! 

Em briga por terra, irmão de 71 anos mata o outro de 67 com tiros

Um homem de 71 anos matou a tiros o irmão em Torixoréu (MT) foi preso na terça-feira (10/12). O crime aconteceu no último sábado (7/12) contra o irmão de 67 anos do suspeito.

O atirador teve a prisão preventiva decretada pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Barra do Garças, após investigação e requisição da Polícia Civil do Mato Grosso (PC-MT).

A vítima foi identificada como Alci Ribeiro de Castro. O crime aconteceu em uma propriedade rural que fica próxima à rodovia MT-100.

Alci foi localizada já sem vida, próximo a uma cerca que divide os pastos da fazenda da família. A arma utilizada no crime foi apreendida.

O delegado de Torixoréu que apura o caso, Wilyney Santana Borges, afirma que a morte foi motivada por um desentendimento familiar por causa de uma disputas de terras.

A identidade do suspeito do crime não foi divulgada pela PCMT. Ele está detido e à disposição do Poder Judiciário.

Ubaitaba: PM prende chefe do tráfico local com arma de fogo no ACM

Uma guarnição do Pelotão de Emprego Ta1tico Operacional (PETO) da 61ª CIPM prendeu um homem, na manhã desta quinta-feira, 12, e apreendeu uma aram de fogo numa localidade conhecida como Favelinha, no bairro ACM, em Ubaitaba. Conforme informou a Polícia Militar, a prisão ocorreu após abordagem policial quando o homem, que não teve a identidade revelada, passou a apresentar atitude suspeita.

Durante a abordagem, a PM encontrou com o suspeito um revólver calibre 38 com 05 munições. Ainda de acordo com a PM, o suspeito preso seria chefe do tráfico local. O homem e o material apreendido foram apresentados na Delegacia Territorial de Aurelino Leal. (Ubatã Notícias)

Aurelino Leal: Prefeito anuncia pagamento de 13º para servidores efetivos e contratados

O prefeito Rodrigo Andrade (PP) anunciou que fará o pagamento do 13º salários de todo o funcionalismo público do município, o que inclui servidores efetivos e também contratados. Conforme apurou o Ubatã Notícias, a gestão Rodrigo realiza o pagamento do 13º de efetivos e contratados pelo 4º ano consecutivo. O pagamento do benefício coincide com os festejos de 63 anos de aniversário de emancipação política do município.

Rodrigo Andrade, de 41 anos, foi reeleito prefeito nas eleições municipais com mais de 80% dos votos válidos, mais precisamente 80,35%. Ele venceu o petista Dhones Almeida, que alcançou 19,65%. Rodrigo tem uma das gestões mais elogiadas da região e teve como candidata a vice Liu Andrade (PP), duas vezes prefeita de Aurelino Aurelino Leal. (Ubatã Notícias)