Prefeitura de Ipiaú realiza triagem para exames oftalmológicos nesta segunda

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando uma triagem para exames oftalmológicos gratuitos. A ação acontecerá no Complexo Municipal de Saúde, a partir das 8h, e é voltada para pessoas acima de 10 anos. Para participar, é necessário apresentar cópias do Cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

A prefeita Laryssa Dias reforçou a importância da iniciativa e destacou que ações como essa ampliam o acesso da população aos cuidados com a saúde ocular.

“A visão é um dos sentidos mais importantes para nossa qualidade de vida, e sabemos que muitas pessoas precisam de atendimento especializado. Com essa triagem, queremos garantir que os ipiauenses tenham acesso a exames oftalmológicos de qualidade, facilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Seguiremos trabalhando para trazer mais ações como essa e fortalecer a saúde no município.”

Os pacientes selecionados na triagem terão acesso a exames completos por meio do Projeto Visão Para o Mundo, que inclui avaliação oftalmológica, medição da pressão ocular, mapeamento de retina, teste do olhinho, refração completa, fundoscopia, acuidade visual e ceratometria computadorizada.

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Soldado da Polícia Militar da Bahia mata ex-companheiro, também policial militar, em Petrolina, diz reportagem

A soldado Marleide, policial militar da Bahia lotada na 25ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), em Casa Nova, matou o ex-companheiro na manhã deste domingo (9) em Petrolina, cidade do interior de Pernambuco que faz divisa com Juazeiro, na Bahia. As informações são do portal Alô Juca.

A vítima, identificada como o soldado Marinho, também era policial militar, mas servia em Pernambuco. Ele estava dirigindo quando foi atacado pela ex-companheira. De acordo com relatos, o casal já estava separado, mas Marleide não aceitava o término do relacionamento. Após o crime, ela foi presa e levada para uma delegacia em Petrolina.

O corpo do soldado Marinho foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina para os procedimentos de praxe. A vítima já estava em um novo relacionamento, e sua atual companheira está grávida.

Adolescente de 14 anos é resgatada de cativeiro em Minas Gerais

Uma adolescente de 14 anos foi resgatada pela Polícia Militar na manhã de sábado (8) de um cativeiro no bairro Vale do Sol, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte.

A ação ocorreu após uma denúncia anônima informar que a jovem estava sendo mantida em cárcere privado por um adulto, sem acesso à escola e impedida de se comunicar com a família.

A adolescente foi encontrada sozinha em uma casa com janelas cobertas e entulhos ao redor. Segundo relato da vítima, ela morava há cerca de um ano com um homem de 44 anos, que a proibia de sair de casa ou conversar com vizinhos. Apesar da situação, a jovem não demonstrava compreender os abusos que sofria e negou ter sido vítima de violência doméstica.

O suspeito, que possui várias passagens pela polícia e estava foragido da Justiça, não estava na residência no momento do resgate e conseguiu escapar. A Polícia Militar segue nas buscas para localizá-lo. A adolescente foi encaminhada ao Conselho Tutelar e o caso foi registrado no 3° Distrito Policial de Nova Lima.

Nova atualização do WhatsApp deixará de suportar iPhones com iOS inferior ao 15.1

O WhatsApp anunciou que, a partir de 5 de maio, deixará de oferecer suporte para iPhones com sistemas operacionais anteriores ao iOS 15.1.

A decisão faz parte de uma atualização anual da Meta, empresa responsável pelo aplicativo, que avalia os dispositivos e softwares mais antigos e com menor número de usuários para definir quais versões permanecerão compatíveis.

Atualmente, o WhatsApp já não funciona em dispositivos Apple com iOS inferior ao 12 e em smartphones Android com versões abaixo do 5.0. A medida tem como objetivo garantir a segurança dos usuários e otimizar o funcionamento do aplicativo, alinhando-se com as tecnologias mais recentes.

Rede social X enfrenta instabilidade e fica fora do ar no Brasil

A rede social X, antigo Twitter, passou por instabilidades na manhã desta segunda-feira (10) e ficou fora do ar no Brasil. A queda ocorreu por volta das 06h50 (horário de Brasília), afetando milhares de usuários.

Até o momento, a empresa não divulgou os motivos para a falha. Durante as primeiras horas do dia, foram registradas 2.638 reclamações sobre problemas na plataforma.

Criado em 2006, o Twitter sempre foi visto como uma rede social “sem filtros”, onde os usuários expressam opiniões, compartilham memes e debatem diversos temas.

Em 2022, a plataforma foi adquirida pelo bilionário Elon Musk por US$ 44 bilhões (cerca de R$ 242 bilhões). Desde então, passou por diversas mudanças, incluindo a mudança de nome para X.

Ibirataia: Prefeito Sandro Futuca e Vice Caio Pina visitam reforma da Escola Manoel Tinôco de Miranda em Tesourinhas

O prefeito de Ibirataia, Sandro Futuca, e o vice-prefeito e secretário de Educação, Caio Pina, visitaram neste domingo (9) a Escola Manoel Tinôco de Miranda, na Vila Tesourinhas, que está passando por uma grande reforma. A unidade escolar está recebendo novos banheiros com chuveiro e acessibilidade, além da revitalização do parquinho e substituição completa do teto.

Outra novidade é a climatização das salas, garantindo mais conforto para alunos e professores. A ventilação, antes um desafio, também está sendo solucionada. A gestão municipal segue trabalhando para transformar a educação em Ibirataia e oferecer um ambiente mais digno para a comunidade escolar.

Ipiaú: Homem é acusado de abusar sexualmente de uma criança de 12 anos no Bairro Aparecida

Um homem identificado como ‘Nilton Karatê’, acusado de abusar sexualmente de uma menina de 12 anos foi agredido por populares na noite da última sexta-feira (07), no bairro Aparecida, em Ipiaú, e está internado no Hospital Geral Prado Valadares, em Jequié.  Os abusos teriam sido descobertos na quinta-feira (06), após um vizinho perceber uma mulher entrando no imóvel do suspeito com a criança.

Depois de uma conversa com o pai por cerca de 40 minutos, a criança começou a chorar e revelou os abusos e que sofria ameaça de morte contra ela e o pai. Foi realizado exame de Corpo de Delito em Jequié e posteriormente constatado por uma médica numa unidade hospitalar em Ipiaú.

Populares revoltados invadiram o local onde reside o suspeito e o agrediram fisicamente. A mulher acusada de levar a criança até ele também sofreu agressões de populares.

O caso já foi registrado na delegacia da Policia Civil e no Conselho Tutelar. A criança revelou que os abusos teriam ocorrido por duas vezes. A mulher que encaminhava a menina ao suspeito recebia a quantia de R$ 100,00 por cada ato cometido.

100 dias de governo: Grandes conquistas e uma festa inesquecível para Almadina

O que muda na vida do povo com essas novas realizações? Descubra agora mesmo!

Almadina está prestes a viver um momento histórico! Nos próximos dias, o município celebrará seus 63 anos com uma programação especial e a presença do governador Jerônimo Rodrigues. Na ocasião, ele inaugurará oficialmente a tão esperada BR Almadina x Floresta Azul e anunciará novas obras e melhorias para a cidade.

Para o prefeito Marciel Pinheiro, que se aproxima dos 100 dias de governo, esse é um marco importante. “Estamos vivendo uma nova fase de progresso e união. Essa estrada, que durante tanto tempo foi um sonho, agora é realidade, trazendo mais mobilidade, desenvolvimento e oportunidades para nossa gente”, afirmou.

E para celebrar essa conquista, a Prefeitura está preparando uma festa especial, pensada para abraçar toda a comunidade – trabalhadores, famílias e a juventude de Almadina. Em breve, serão divulgadas mais informações sobre a programação, que contará com atrações musicais e atividades culturais.

Além da inauguração da rodovia, a gestão segue avançando em diferentes áreas. Um dos destaques recentes foi a conquista de mais de 7 hectares de terra para o município, um passo essencial para o crescimento da cidade. O esporte também tem ganhado força com o Campeonato Almadinense, realizado com uma estrutura inédita, valorizando os atletas locais.

Os primeiros 100 dias de governo mostram que Almadina está no caminho certo: com trabalho, desenvolvimento e compromisso com o povo. E as próximas semanas prometem ainda mais avanços e comemorações. Fique ligado!

Prefeitura de Ipiaú realizará triagem para exames oftalmológicos gratuitos nesta segunda

A Prefeitura de Ipiaú, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizará na próxima segunda-feira (10) uma triagem para exames oftalmológicos gratuitos. A ação acontecerá no Complexo Municipal de Saúde, a partir das 8h, e é voltada para pessoas acima de 10 anos. Para participar, é necessário apresentar cópias do Cartão do SUS, RG e comprovante de residência.

A prefeita Laryssa Dias reforçou a importância da iniciativa e destacou que ações como essa ampliam o acesso da população aos cuidados com a saúde ocular.

“A visão é um dos sentidos mais importantes para nossa qualidade de vida, e sabemos que muitas pessoas precisam de atendimento especializado. Com essa triagem, queremos garantir que os ipiauenses tenham acesso a exames oftalmológicos de qualidade, facilitando o diagnóstico precoce e o tratamento adequado. Seguiremos trabalhando para trazer mais ações como essa e fortalecer a saúde no município.”

Os pacientes selecionados na triagem terão acesso a exames completos por meio do Projeto Visão Para o Mundo, que inclui avaliação oftalmológica, medição da pressão ocular, mapeamento de retina, teste do olhinho, refração completa, fundoscopia, acuidade visual e ceratometria computadorizada.

Michel Querino / Decom Prefeitura de Ipiaú

Idoso é assassinado e tem órgãos arrancados em cidade de São Paulo; mulher confessa canibalismo

Um idoso de 60 anos foi encontrado morto com parte do coração e o pênis arrancados em Peruíbe, no litoral de São Paulo. A idosa Josefa Lima de Sousa, de 65 anos, confessou ter matado Celso Marques Ferreira e comido seus órgãos. O companheiro dela, Robson Aparecido de Oliveira, de 41, também foi preso por participação no crime.

O corpo da vítima foi localizado na sexta-feira (7), na Rua Antônio Siqueira, no bairro Beira Mar. A perícia constatou múltiplos ferimentos de arma branca no pescoço, tórax e genitália.

No local, a polícia apreendeu um facão artesanal com cabo vermelho e manchas de sangue, além de um objeto com a inscrição “estuprador pega gringa”.

A Polícia Civil investiga a possível participação de outras pessoas em situação de rua no crime.

Golpe imobiliário: Leonardo é processado por compra de lotes irregulares no Mato Grosso

O cantor Leonardo está sendo processado por centenas de compradores de lotes em Querência (MT), a 765 km de Cuiabá, devido a um empreendimento imobiliário que permanece paralisado.

Os clientes alegam que o projeto, lançado há mais de três anos, apresenta irregularidades e enfrenta um processo de reintegração de posse pelo antigo proprietário. Apesar de ter sido o rosto da campanha publicitária, Leonardo nega ser sócio do negócio.

Entre 2021 e 2022, o sertanejo esteve na cidade ao lado da empresa AGX Smart Life, do empresário Aguinaldo José Anacleto, também citado nos processos.

Durante esse período, ele participou de vídeos promocionais, outdoors e materiais de divulgação dos empreendimentos, sendo visto como parceiro do projeto. Sua presença ajudou a atrair investidores, que confiaram na credibilidade do artista.

Um dos empreendimentos, o Munique Smart Life, com cerca de 800 lotes, está parado, sem previsão de entrega, apesar de já ter gerado milhões em vendas. Muitos compradores já quitaram seus terrenos e agora buscam na Justiça a rescisão dos contratos, a devolução do dinheiro pago e indenização por danos morais.

Em um vídeo promocional gravado em 2022, que ainda está disponível nas redes sociais da AGX, Leonardo incentivou a compra dos lotes:

“Alô, galera maravilhosa de Querência, meu Mato Grosso querido. Olha, quer fazer um bom negócio e investir bem o seu dinheiro? AGX e Leonardo! Estamos aqui em Querência com vários empreendimentos. Venha aqui conhecer, meu filho, venha! Venha fazer um bom negócio. Você não vai se arrepender. Estou te esperando aqui.”

Agora, com os problemas enfrentados pelo projeto, os investidores alegam ter sido enganados e buscam responsabilizar os envolvidos.

Grave Acidente na BR-101 Entre Ubaitaba e Aurelino Leal

Por volta das 16 horas deste sábado, um grave acidente foi registrado na BR-101, na ponte que liga os municípios de Ubaitaba e Aurelino Leal. O condutor de uma picape Strada, identificado como Izael, filho de “Seu Bigode da Farinha” – bastante conhecido na região –, perdeu o controle do veículo enquanto transportava uma carga de melancias.

Dani, que trabalhava vendendo frutas ao lado da padaria, próximo à igreja católica em Aurelino Leal, sofreu ferimentos e foi socorrido, sendo encaminhado para o Hospital de Base em Itabuna.

A Polícia Rodoviária Federal já está no local, e a Polícia Militar auxilia na organização do trânsito, que está bastante prejudicado na região.

Amarelinho Notícias

Ação integrada das forças de Segurança resulta na apreensão de carga roubada e arma de fogo em Manoel Vitorino

Na tarde de quinta-feira (06), uma operação conjunta entre a CIPE Central e o 19º BPM resultou na interceptação de uma carga de mercadorias de origem duvidosa e na apreensão de uma arma de fogo em Manoel Vitorino.
A ação teve início quando a CIPE Central solicitou apoio ao efetivo de plantão do Pelotão local, informando sobre uma suposta negociação envolvendo carga roubada. Diante da informação, as guarnições seguiram até o local indicado, onde abordaram um indivíduo em um veículo Toyota SW4. Durante a busca pessoal e veicular, foi encontrada uma pistola Taurus G2c calibre 9mm, carregada com sete munições. O homem alegou ser CAC (Colecionador, Atirador e Caçador), mas não possuía autorização para portar a arma fora de sua residência, localizada em Feira de Santana.
Ainda durante a abordagem, o suspeito revelou que estaria negociando com um indivíduo já conhecido por envolvimento em roubos de carga. As guarnições se deslocaram até a residência indicada, onde encontraram grande quantidade de mercadorias sem comprovação de origem, incluindo aproximadamente 400 caixas de biscoitos, roupas novas em embalagens lacradas, peças automotivas, televisores de 85 e 42 polegadas e outros eletrônicos. Além disso, foram apreendidos uma pistola Taurus G2c calibre 9mm com carregador e sete munições, um caderno de anotações, R$ 808,00 em espécie, três cheques nos valores de R$ 4.500,00 e R$ 9.700,00, além de um cheque em branco, e uma caminhonete Toyota Hilux SW4.
Todo o material foi encaminhado à 9ª COORPIN para as providências cabíveis, e o suspeito, foi conduzido à Delegacia de Jequié, onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Com informações do Jequié Repórter

Polícia Civil descobre fábrica clandestina de armas na zona rural de Jaguaquara; suspeito foge ao ver viatura

Uma operação da Polícia Civil de Jaguaquara resultou na descoberta de uma fábrica clandestina de armas de fogo no povoado de Itiúba, zona rural do município, no Vale do Jiquiriçá. A ação, comandada pelo delegado Chardison Castro,  nesta sexta-feira (07), revelou um esquema ilegal de fabricação e possível comércio de armamentos na região.

Segundo à polícia, ”ao perceber a chegada das viaturas, o proprietário do local fugiu imediatamente, tomando rumo desconhecido. No interior da oficina clandestina, os agentes encontraram diversas armas em diferentes estágios de fabricação, além de maquinários e ferramentas utilizadas para a montagem dos artefatos bélicos”.

A polícia segue investigando o caso e trabalha para localizar o responsável pelo esquema criminoso. Segundo informações preliminares, a fábrica pode estar ligada ao fornecimento de armamentos para grupos criminosos da região.

A descoberta acende um alerta sobre a circulação ilegal de armas no interior baiano, evidenciando a necessidade de operações constantes para desmantelar redes criminosas. A Polícia Civil reforça que denúncias anônimas podem ajudar nas investigações e na captura dos suspeitos.

Jequié: Em repressão a violência contra a mulher; DEAM deflagra operação e prende homem que descumpriu ordem judicial

Em detrimento ao mês de Março, “ Mês do dia Nacional da Mulher”, a “ Operação Guardiã da Cidade Sol”, deflagrada pela Delegacia Especializada em Atendimento a Mulher (DEAM) de Jequié, empreende neste período o cumprimento de ações de prevenção e repressão a crimes contra o gênero feminino.

Sendo assim, nesta sexta-feira (09), a equipe de policiais da especializada deu cumprimento ao Mandado de Prisão Preventiva localizando e prendendo um homem o qual não teve a identidade revelada pela polícia, porém identificado pelo Jornalista Mateus Oliver como Adailson Souza Barros.

O mandado teria sido requerido pela própria Autoridade Policial, no bojo de uma investigação, no qual a vitima comunicou o descumprimento de Medidas Protetivas, cometendo crime tipificado no Artigo 24-A, da Lei Maria da Penha, por enviar mensagens ameaçadoras a mulher detentora da proteção judicial.

Além do mandado de prisão, foi dado cumprimento também ao Mandado de Busca e Apreensão no intuito de apreender eventuais armas , drogas ou objetos de cunho criminoso, sendo apreendido uma arma branca no endereço do acusado.

O preso foi cientificado dos seus direitos constitucionais e posteriormente encaminhado à carceragem para as formalidades de praxe e segue à disposição da justiça, e encaminhamento para o Presídio.

Destaca-se que a DEAM de Jequié vem intensificando o desenvolvimento de ações de grande relevância, neste Mês da mulher, para combater a violência doméstica e familiar contra mulheres.

Fonte: Jornalista Mateus Oliver

Chevette é multado trafegando a 148 km/h em BR; saiba detalhes

Um Chevette foi flagrado por um radar fotográfico móvel durante o carnaval trafegando acima de mais de 50% da velocidade permitida na via. Sendo conduzido a 148 km/h, o veículo foi multado em R$ 880,41 e responderá a um processo de suspensão do direito de dirigir.

O caso aconteceu na RSC-453, em Venâncio Aires, no Rio Grande do Sul, na tarde do último sábado (1º) no sentido Lajeado–Venâncio. O flagrante foi feito pelo Comando Rodoviário da Brigada Militar de Cruzeiro do Sul.

Além do Chevette, outros 140 veículos foram registrados trafegando acima do limite de velocidade da RSC-453.

Jerônimo Rodrigues defende proposta de Lula para reduzir o ICMS sobre cesta básica

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) saiu em defesa do pedido feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para que os estados zerem o ICMS de itens da cesta básica. Ele ainda ressaltou que a Bahia já adotou a prática.

Com a isenção de impostos anunciada por Lula, o preço da cesta básica fica mais leve no bolso. Aqui na Bahia, seguimos essa atitude e também isentamos de ICMS os produtos da cesta básica, garantindo comida no prato para nossa gente”, escreveu Jerônimo no X.

Na último quinta-feira (6), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) anunciou que o imposto dos alimentos importados pelo Brasil serão zerados. A ação é uma tentativa de reduzir o preço dos produtos essenciais.

Davi Brito esquece de desligar energia ao trocar chuveiro e é atingido por explosão

Davi Brito, campeão do BBB 24, tomou um susto enquanto trocava um chuveiro elétrico. Tentando cortar os fios do equipamento com uma faca de serra, Davi foi surpreendido com fogo e uma pequena explosão.

Apesar do incidente, ele não ficou ferido e compartilhou o momento nas redes sociais. Após o susto, Davi relatou que ia trocar o chuveiro, mas que esqueceu de desligar o disjuntor de energia, o que acabou ocasionando o estouro.

“Gente, é o seguinte, eu mexi ali e deu esse ‘papoco’. Eu vacilei, era para eu ter cortado [a energia], mas agora eu já desliguei tudo, geral, e vou fazer aqui no escuro. Vai dar certo”, relatou.
Mesmo após desligar a energia, Davi optou por colocar óculos escuros para se prevenir. Ele trocou o equipamento e fez um teste posterior, tendo dado tudo certo ao final.

Projeto de Lei visa classificar profissão de flanelinhas como crime de extorsão

Um novo projeto de lei quer regulamentar e punir abusos cometidos por guardadores de carros, os chamados “flanelinhas”.

O PL 239/25, de autoria do deputado General Pazuello (PL-RJ), propõe enquadrar a prática irregular como crime de extorsão, com pena de multa e reclusão de até oito anos nos casos em que condutores sejam ameaçados ou coagidos.

Atualmente, a atividade é regulamentada pela lei federal 6.242/75, que exige cadastro na Delegacia Regional do Trabalho. No entanto, muitos atuam sem autorização. O projeto estabelece ainda um agravante caso a vítima seja mulher, idoso, pessoa com deficiência ou esteja acompanhada de crianças, aumentando a pena entre 33% e 50%.

A justificativa para a proposta é a ausência de uma tipificação penal específica para esse tipo de situação. O texto foi encaminhado para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), onde passará por análise antes de ser submetido à votação na Câmara dos Deputados.

8 de Março: Brasil teve mais de 7 mil feminicídios nos últimos 5 anos

CREATOR: gd-jpeg v1.0 (using IJG JPEG v80), quality = 100

Entre 2020 e 2024, o Brasil registrou 7.072 casos de feminicídio, com um recorde histórico em 2024. Segundo o Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública (Sinesp), o país contabilizou 1.459 assassinatos de mulheres apenas neste ano, um aumento de 7,6% em relação a 2023. A média alarmante é de quatro mortes por dia.

O Mato Grosso lidera o ranking dos estados mais violentos para mulheres, com 1,23 morte por 100 mil habitantes, apesar da redução em relação a 2020, quando a taxa era de 1,72. Em seguida, aparecem Mato Grosso do Sul (1,21) e Piauí (1,18). Já o Amazonas registrou o maior crescimento percentual nos últimos cinco anos, passando de 0,39 morte por 100 mil habitantes em 2020 para 0,70 em 2024.

Rosana de Sant’Ana Pierucetti, advogada e presidente da ONG Recomeçar, reforça a gravidade da situação. “Atendemos diariamente mulheres em risco iminente de morte, e o aumento dos casos é evidente”, afirma.

Ela destaca que muitas vítimas não recebem o apoio necessário nem mesmo da própria família, o que pode agravar a violência e levar ao feminicídio.

Diante desse cenário, serviços como a Central de Atendimento à Mulher (Ligue 180) são fundamentais. O canal gratuito funciona 24 horas por dia e oferece orientações sobre direitos, encaminhamento de denúncias e suporte para vítimas. Além disso, em casos de emergência, a Polícia Militar pode ser acionada pelo 190.