O senador Otto Alencar (PSD) utilizou as suas redes sociais para informar que o seu nome vem sendo utilizado para a aplicação de um golpe.
Nos stories do Instagram, a assessoria de comunicação do parlamentar informa que o contato é feito pelo aplicativo WhatsApp por um número que não pertence ao senador. Pelo aplicativo, os criminosos usam uma mensagem de texto e inteligência artificial para criar áudios com uma voz similar ao de Otto para pedir doações para uma ONG
“Alerta de Golpe. Desta vez, criminosos estão utilizando inteligência artificial para criar áudios com voz semelhante à do senador Otto Alencar, com o objetivo de aplicar golpes. Pedimos que fiquem atentos às ligações e mensagens recebidas do número de celular (61)98135-0122. Reforçamos que este número não pertence ao senador.
Esta não é a primeira vez que criminosos se passam por Otto. Em outubro do ano passado, o nome e uma foto do senador eram usados para aplicar golpes em prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e conselheiros tutelares.