O baiano Rui Costa (PT), ministro da Casa Civil, pode ser um dos alvos das próximas mudanças a serem realizadas pelo presidente Lula (PT). Isso porque o chefe do executivo brasileiro já sinalizou a auxiliares que pretende fazer mais uma reforma ministerial em sua gestão. A intenção do Lula seria realizar mudanças mais amplas no início do próximo ano.
Caso seja confirmada, as mudanças devem atingir alguns ministérios do Palácio do Planalto. Dentre elas, a que mais chama atenção seria, como sobredito, a pasta do seu braço direito, o ex-governador da Bahia, Rui Costa. Ao que tudo indica, a intenção de Lula seria remanejar o baiano para a presidência da Petrobras.
Nessa próxima reforma, segundo dizem alguns auxiliares do presidente, também deve ocorrer a definição do sucessor do ministro da Justiça, Flávio Dino. Mesmo indicado e se aprovado pelo Senado Federal, Dino deve permanecer na pasta até a sua eventual posse no Supremo Tribunal Federal (STF), em fevereiro.
Outras pastas
Interlocutores da presidência tem dito também que essas mudanças deve atingir os ministérios da Defesa e dos Direitos Humanos. Essas duas pastas são comandadas por José Múcio e Silvio Almeida, respectivamente. Vale lembrar que essas mudanças são praxe nas gestões de Lula já que ele sempre busca corrigir os rumos do governo após o primeiro ano de sua gestão.