Uma mulher está internada em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Couto Maia, em Salvador, após ser diagnosticada com o Vírus Ilhéus, que é raro entre humanos. A paciente tem 41 anos e é residente de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador. A infecção é mais comum em aves e roedores, mas bastante rara em humanos.
Segundo a secretária de Saúde de Simões Filho, antes de ser transferida para o hospital, a mulher procurou uma unidade de saúde do município com sintomas como fadiga e dor de cabeça. Além disso, ela teve sudorese, pressão baixa e confusão mental, além de dificuldades respiratória.
Com a piora do quadro, a mulher foi transferida para Salvador. As mostras de sangue dela foram encaminhadas para o Instituto de Ciências da Saúde, da Universidade Federal da Bahia (Ufba), onde passou por diversas análises, com testes para arboviroses mais conhecidas, que deram negativo até o diagnóstico do Vírus Ilhéus. As informações foram passadas pelo pesquisador Gúbio Soares à TV Bahia.
O Vírus Ilhéus tem esse nome porque foi descoberto no município de Ilhéus, no sul da Bahia, no ano de 1947. Desde então, só há registros dele no Brasil, Equador e Bolívia.