Na última segunda-feira (14), um caso grave foi denunciado envolvendo uma paciente internada em Vitória da Conquista, na região Sudoeste da Bahia, após enfrentar complicações sérias decorrentes de uma cirurgia estética. O incidente, ocorrido na quinta-feira (10), foi reportado ao Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb).
De acordo com informações da TV Sudoeste, a paciente passou por uma lipoaspiração submentoniana, popularmente conhecida como “lipo da papada”. O procedimento, que tem um custo a partir de R$ 6 mil, foi realizado por uma profissional que não possui formação médica. Durante a cirurgia, a suposta biomédica fez uma incisão no pescoço da paciente, causando lesões em vários vasos sanguíneos e comprometendo sua respiração normal.
Após a intervenção, a paciente foi imediatamente levada a uma unidade hospitalar em Vitória da Conquista. Na segunda-feira (14), representantes do Cremeb visitaram o hospital para coletar informações do prontuário da paciente e dar seguimento à investigação. O conselho planeja oficializar uma denúncia ao Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA) contra a investigada, acusando-a de exercício ilegal da medicina, falsidade ideológica e lesão corporal grave.