Mais de 155 milhões de eleitores estão aptos a votar, informa TSE

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informou, nesta quinta-feira (18), que mais de 155 milhões de brasileiros poderão votar nas eleições municipais de 2024 para eleger seus prefeitos, vice-prefeitos e vereadores.

Segundo o tribunal, estão aptas a votar 155.912.680 pessoas, o que significa um aumento de 5,4% em relação às eleições de 2020.

De acordo com o TSE, as informações divulgadas sobre o pleito eleitoral servem para “planejar, organizar, preparar e realizar as eleições, de forma segura, transparente e tranquila”.

“O elevado número de eleitoras e de eleitores confirma o que se tem demonstrado na história brasileira, especialmente desde a Constituição do Brasil de 1988 e nos últimos vinte e oito anos em que se desenvolveu o sistema eletrônico de votação”, disse o TSE.

Eleições

O primeiro turno das eleições está marcado para o dia 6 de outubro. Em caso de necessidade de segundo turno ele acontecerá no dia 27 do mesmo mês. O segundo turno só pode acontecer em municípios com mais de 200 mil eleitores.

Para ser eleito no primeiro turno, um candidato precisa obter não só mais votos do que seus concorrentes, mas mais da metade dos votos válidos — ou seja, 50% mais um voto.

Caso essa maioria não seja atingida, acontece o segundo turno. Nele, apenas os dois candidatos mais votados no primeiro turno concorrem.