Nas duas lojas da rede de Supermercados GBarbosa em Jequié, já podem ser vistos nos caixas cartazes limitando a venda de qualquer tipo de arroz em 5 (cinco) unidades. A limitação está relacionada aos rumores de que, dentre outros produtos, poderá ocorrer desabastecimento do cereal, em razão da crise que ocorre no estado do Rio Grande do Sul, um dos maiores centros exportadores do país.
A Federação das Associações de Arrozeiros do Estado (Federarroz), diz em nota que, “É desnecessária uma medida para importação de arroz pelo governo brasileiro para supostamente evitar impactos na inflação devido às enchentes no Rio Grande do Sul”. De acordo com a entidade, “apesar das inundações os gaúchos ainda produzirão mais do que no ano passado”.
Associações, empresas e economistas descartam risco iminente de desabastecimento do arroz e de outros produtos por conta da crise climática do sul.
São apontadas como alarmistas postagens nas redes sociais orientando a população para que faça estoque de arroz. O Estado do Rio Grande do Sul é o maior produtor do grão do Brasil, responsável por 70% da safra nacional. Apesar disso, representantes dos setores de produção e venda do alimento descartam a possibilidade de desabastecimento e afirmam que não é preciso fazer estoque.
Jequié Reporter