Um terremoto de magnitude 9 na Fossa de Nankai, no Japão, poderia causar até 300 mil mortes, desalojar mais de 12 milhões de pessoas e gerar perdas econômicas de até US$ 1,8 trilhão, cerca de 50% do PIB do país. Os dados foram projetados em um relatório do governo japonês, divulgado nesta segunda-feira, 31.
O relatório atualiza as projeções de um possível “grande terremoto”, com o cenário mais pessimista considerando um tremor durante uma noite de inverno, quando a população estaria em casa ou em trânsito, aumentando o risco de vítimas e caos logístico.
Segundo o estudo, a província de Shizuoka, no centro industrial do Japão, seria a mais afetada, com mais de 100 mil mortes, e outras áreas como Tóquio e Osaka também sofreriam grandes impactos.
Embora o número estimado de mortes tenha diminuído em relação ao relatório anterior, as perdas econômicas aumentaram devido à inflação e a uma análise mais detalhada dos efeitos de tsunamis e inundações.
Especialistas estimam uma probabilidade de 80% de um terremoto de magnitude entre 8 e 9 na Fossa de Nankai nos próximos 30 anos.