Dez dias após o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitir o primeiro alerta de vendaval para 100 cidades baianas, um novo alerta foi emitido desde o dia (31). Dessa vez, 145 municípios têm risco de serem afetados pelos ventos.
O alerta do órgão se refere às seguintes áreas do estado: Centro Sul, Vale São-Franciscano, Centro Norte, Extremo Oeste e Nordeste. Entre as cidades baianas afetadas, estão: Bom Jesus da Lapa e Lençóis, Andaraí, Morro do Chapéu e Palmeiras.
Durante este período, as temperaturas poderão variar entre 13ºC e 28ºC na região da Chapada e entre 17ºC e 33ºC em Bom Jesus da Lapa. Além da Bahia, outros estados podem vir a ser impactados, como: Ceará, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Piauí.
O alerta amarelo refere-se à situação meteorológica potencialmente perigosa e, nestes casos, a população deve ter cuidado na prática de atividades sujeitas a riscos de caráter meteorológico. “Mantenha-se informado sobre as condições meteorológicas previstas e não corra risco desnecessário”, destaca o órgão.
Portanto, medidas de segurança são aconselháveis em caso de vendavais, que consistem em uma ventania de maior intensidade, geralmente provocada pelo deslocamento das massas de ar e acompanhada de chuva concentrada, ocasionalmente, formando tempestades. Apesar do baixo risco de queda de galhos de árvores neste período, o alerta do Inmet traz instruções, como: em caso de rajadas de vento, se abrigar debaixo de árvores não é uma atitude recomendável, pois há leve risco de queda e descargas elétricas; e evitar estacionar veículos próximo a torres de transmissão e placas de propaganda.
O órgão ainda orienta que mais informações sejam obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193). Em nota, a Superintendência de Proteção e Defesa Civil reforçou o alerta de ventos fortes e informou que seguirá monitorando o desenvolvimento das condições meteorológicas.