Um idoso de 77 anos engoliu um osso de frango e acabou perfurando o apêndice. A descoberta foi feita quando ele procurou o Hospital Charles Nicolle, em Túnis, capital da Tunísia, relatando intensas dores abdominais.
O paciente não apresentava febre, alteração na frequência cardíaca ou problemas intestinais — sinais comuns em quadros de apendicite ou infecção abdominal. Os médicos realizaram uma tomografia computadorizada e descobriram um pequeno osso, com cerca de dois centímetros de comprimento, que estava alojado em seu apêndice.
O idoso não soube informar há quanto tempo o osso estava ali, e também não conseguia se lembrar da última vez que havia consumido frango.
Os médicos decidiram realizar uma cirurgia e removeram o órgão. A operação ocorreu bem, e o paciente passou por um ano de acompanhamento médico.
O apêndice é um órgão localizado na junção entre o intestino grosso e o delgado. Esse órgão não é considerado essencial para o funcionamento do corpo, e sua remoção é comum em casos de inflamação ou obstrução.
De acordo com especialistas, a probabilidade de um objeto estranho se fixar no apêndice é extremamente baixa. Estima-se que apenas uma em cada 2.000 ingestões acidentais de corpos estranhos resultem nesse tipo de complicação.